Por: Camila Barros/ Foto: Gabriela Vitória
O XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2011 trouxe neste sábado (3) a oficina Blogs no jornalismo diário: cobertura, notícia e opinião. Ela foi ministrada pelo jornalista do JC Online Paulo Floro, que procurou mostrar como funciona um blog e discutiu sobre vários modelos existentes na internet.
Floro falou que a nova mídia precisa aliar tradição com inovação e avaliou a cobertura de notícias em diferentes blogs. Fora isso trouxe à tona temas como: se o que o jornalista publica online tem que estar dentro dos padrões editoriais do jornal o qual trabalha e se as regras do jornalismo funcionam no mundo digital. Os assuntos renderam bastante discussão e impasse entre os participantes da oficina.
O jornalista ressaltou também que, apesar de não existir um modelo de “blogar”, a qualidade é fundamental. Para ajudar na criação de um blog, ele mostrou alguns hospedeiros e apresentou um checklist com dicas indispensáveis para quem pretende ingressar no mundo online. Posts originais, autenticidade e ousadia foram tópicos bem enfatizados.
“Achei interessante porque discutimos até que ponto o jornalismo está servindo como modelo de blog ou se blogueiro pratica jornalismo ou não”, afirmou o professor da Universidade Nove de Julho (Uninove) de São Paulo Welton Trindade. Para finalizar, Paulo Floro pediu para os participantes escolherem blogs e comentarem sobre eles. “Foi muito proveitoso. Agora, no final, discutimos sobre vários tipos de blogs. Então, é possível já ter uma ideia quando for criar um”, ressalta a estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Marina Barbosa.