Texto: Luana Pimentel/ Fotógrafo: Leonardo Felipe
Fotojornalismo foi tema de oficina ministrada na tarde deste sábado (3) pela professora da Universidade Positivo de Curitiba, Silvana Louzada. A sala 001 do térreo do bloco G estava lotada de estudantes e interessados na temática. No lugar de dar uma palestra teórica, Silvana optou por colocá-los em contato com a prática da profissão. “O objetivo é fazer com que eles participem da cobertura de um evento de repercussão nacional como o Intercom, estimulando-os a trabalhar em equipe.”
Para dar início ao trabalho, eles tiveram uma pequena reunião de pauta na qual determinaram quinze temas. Em seguida, se dividiram em equipes. A jornalista goianiense Marina Muniz, 22, ficou responsável por tirar fotos de pessoas vestidas de maneira exótica. Ela, que é apaixonada por fotografia e, inclusive, já foi monitora de fotojornalismo na academia, achou a oficina bem proveitosa. “Esse Intercom está bem melhor que o último que participei em Curitiba. Os professores estão mais bem preparados e envolvidos”.
O estudante do 6º período de Rádio e TV Davi Severiano veio de mais perto: Natal (RN). É a primeira vez que ele participa de um congresso nacional, mas está gostando bastante da experiência. “A professora é bem experiente, preparada. Foi bom para me atualizar sobre as técnicas”, disse. Davi estagia numa assessoria de imprensa e, vez ou outra, precisa tirar fotos para alimentar o blog da empresa.
As fotos tiradas pelos alunos da oficina vão compor uma reportagem fotográfica sobre o XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2011 que, pela primeira vez, acontece no Recife. Essas imagens estarão disponíveis no portal do aluno da Intercom.