»

set

Trabalho do assessor de imprensa é debatido em oficina

Por Rebeca Kramer

Qual o maior desafio de ser assessor de imprensa? Essa entre outras perguntas foram debatidas na oficina Assessoria de Comunicação, ministrada pela jornalista Michele Cruz Vieira, da Universidade Gama Filho (UGF) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), que aconteceu na sala 407 do bloco A, na tarde deste sábado (3), dentro das programações do Intercom 2011.

Segundo Michele, o trabalho do assessor de imprensa consiste em levar a conhecimento público as ações dos seus clientes através da imprensa. Dentre as características de um assessor, estão estabelecer um melhor diálogo com a sociedade, ser proativo, aproveitar as oportunidades para atender às demandas da mídia e, ao mesmo tempo, satisfazer ao cliente, interagir com os jornalistas das redações visando obter resultados efetivos na relação com a imprensa, seja televisão, jornais, rádio, internet ou revistas.

Uma das questões levantadas pela palestrante foi a dificuldade que os empresários têm de entender as atividades e a responsabilidade que a atividade de assessor de imprensa acarreta. “Deve-se fazê-los entender que nem sempre as mídias têm espaço para o conteúdo que a assessoria lança”, expõe.

Para que a eficácia do trabalho de uma assessoria de imprensa seja avaliada, torna-se importante a análise da clipagem de material impresso ou eletrônico, que pode ser um conjunto de notas, notícias, reportagens veiculadas pela mídia sobre a empresa, entidade ou profissional e que está relacionada com a quantidade de releases produzidos.

A palestrante falou também sobre a questão do media training, ou seja, a preparação dos clientes, normalmente executivos, para lidar com a imprensa e entrevistas. “O treinamento de executivos para saber se comportar perante a mídia é essencial para as empresas, pois um deslize com a mídia pode afetar toda a imagem institucional”, afirma.

A oficina contou com presença de peso de alunos de relações públicas e de publicitários, interessados em saber de que maneira seria possível traçar o espaço de trabalho de cada um dos três campos profissionais dentro da comunicação. “O jornalista tem tirado o espaço de trabalho especialmente do relações públicas dentro das assessorias, porque ele acaba tendo a vantagem de lidar mais diretamente com a imprensa, que teve a mesma formação que ele”, colocam as alunas de RP Rosângela Crestani, da Universidade de Caxias do Sul, e Suzana Compton, do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas.