»

As várias vidas da fotografia

Texto: Luana Pimentel/ Fotos: Gabriella Lucena

“A fotografia deixa de ser de quem a tirou e passa a ser do outro, de quem a visualiza”. Essa foi uma das frases que a professora da Universidade Positivo de Curitiba, Maria Zaclis Veiga, mais enfatizou durante a apresentação de  Leitura Fotográfica, oficina ministrada por ela na sala 306 do bloco G4 da Universidade Católica de Pernambuco. A acadêmica não teve como objetivo negar aos fotógrafos o direito autoral, mas explicar que a imagem vai ganhar interpretações diferenciadas, a cada receptor que a analise. Ela ganha novas vidas. O evento fez parte do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2011.

Maria Zaclis ensina Leitura Fotográfica

Os estudantes, professores e pesquisadores da área de comunicação analisaram fotografias e trabalharam conceitos. Segundo Maria Zaclis, a leitura fotográfica se divide em três fases. A primeira é a da percepção, que, além de ser puramente ótica, é a mais rápida (dura cerca de meio segundo). É nela que o receptor visualiza as formas e tonalidades. Logo em seguida, acontece a fase da identificação, durante a qual o leitor armazena os componentes da imagem visual e mentalmente. A terceira, a da interpretação, vai além do que é objetivo. A leitura pessoal do receptor, combinada com o conhecimento que ele tem de mundo, influencia no resultado, em como a fotografia será decifrada.

Um dos alunos da oficina, o estudante de Jornalismo Davisson Oliveira, veio diretamente de Feira de Santana (BA) para conferir o congresso. Ele, que está no oitavo período do curso, classificou como “muito boas” as palestras que acompanhou no Recife. “O nível intelectual dos professores é bem elevado”, afirmou. O amigo baiano de Muritiba, Costa Pinto, que também está na reta final do curso de Jornalismo, compartilha da mesma opinião. “Tudo está dentro do que esperava. O nível de qualificação dos professores é realmente muito bom.” Uma das razões que  o motivou para o evento foi o Trabalho de Conclusão de Curso, uma biografia escrita sobre o cantor de reggae Edison Gomes.

A motivação da gaúcha Nádiane Schiefferdecker é diferente. Além de já ter bastante experiência com fotografia, ela, que é estudante do 5º período de Publicidade e Propaganda e 7º período de moda, sempre costuma participar de encontros nacionais, devido ao seu desejo de seguir carreira acadêmica, seja como pesquisadora ou professora.