»

Oficina discute conceitos teóricos de leitura autoral

Foto: Danilo Galvão

O deslocamento da ideia para o campo da materialidade foi o ponto de partida da oficina Como ler suas próprias fotografias: a construção de imagens como percurso autoral, ministrada pela professora Geórgia Quintas, da Fundação Arnaldo Álvares Penteado (FAAP-SP). A atividade reuniu 14 participantes e foi realizada na tarde deste sábado (3) como parte da programação do Intercom 2011.

A oficina foi dividida em duas partes. Na primeira, foram abordados alguns conceitos teóricos do processo de criação da fotografia. “O ensaio é vislumbrado a partir de imagens internas, íntimas e simbólicas. A criação é sempre uma busca por transformar a ideia em imagem”, explicou Geórgia. Ela destacou ainda que a intuição, sensibilidade e intelecto são a base dos processos criativos. “Um ensaio fofográfico é um pensamento sobre algo”, complementa.

A professora defendeu também que o estilo é uma ferrramenta usada pelo fotógrafo para expor sua identidade. “Todo ensaio traz um ponto de vista sobre algo que foi fotografado”, argumenta. O principal objetivo da oficina foi o de facilitar a autocompreensão da produção de cada um.

A segunda parte da atividade foi dedidacada à prática. Geórgia Quintas apresentou ensaios de alguns artistas como João Castilho, Marco A.F, Pedro Davi e Gilvan Barreto para que os alunos pudessem análisá-los. Alguns também mostraram imagens produzidas por eles mesmos e que serviram de modelo de análise entre o grupo. ”São teorias bastante complexas e ela tem uma incrível capacidade de transmitir de forma confortável, acessível”, disse Denise Gonçalves, mestranda da ECA-USP, ao elogiar Geórgia.

Geórgia Quintas é antropóloga por formação e atualmente é coordenadora de pós-graduação em Fotografia da FAAP. Ela foi professora do curso tecnológico superior de fotografia da Universidade Católica de Pernambuco onde lecionou a disciplina de semiótica.

A oficina Como ler suas próprias fotografias: a construção de imagens como percurso autoral foi realizada das 14h às 18h na sala 117 do bloco R.