»

set

Performance visual ao vivo é tratada na oficina de VJ

Por Priscila Miranda /Fotos: Danilo Galvão

O profissional que busca referências em expressões artísticas relacionadas à experiência entre som e imagem é chamado de Video-jockey, popularmente conhecido como VJ. Esse foi algum dos conceitos aprendidos pelos 13 participantes da oficina de VJ, ministrada pelo professor da Universidade Católica de Pernambuco Luiz Eduardo Cerquinho Cajueiro, durante a tarde deste sábado no bloco A da universidade.

Luiz apresentou alguns artistas que utilizam o VJ e as artes visuais durante a apresentação de shows. Entre os exemplos, a banda Pink Floyd e Kraftverk. “Essas bandas têm uma grande relação com o audiovisual”, conta. O professor mostrou alguns programas para edição de trabalhos, como o GrandVJ e o Resolume. “Há também o projection mapping, que consegue mudar o objeto somente com projeções de imagens em cima dele.”