»

set
03

Oficina Planejamento, gestão, organização e execução de eventos atrai estudantes no Intercom

Por André Amorim

Já pensou como deve ter sido organizar aquele congresso que você participou? Foi justamente sobre isso que falou o professor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Afrânio Motta Filho, na oficina Planejamento, gestão, organização e execução de eventos. O evento, que faz parte das atividades do Intercom, foi realizado neste sábado (3), na sala 403, bloco G4.

O professor procurou quebrar os paradigmas e mostrar a importância da produção de eventos. “Pouca gente sabe, mas a produção de eventos é a atividade que mais gera emprego e renda no mundo, superando, inclusive, os setores da indústria e o comércio”, disse o professor. De forma didática, ele explicou os passos que devem ser seguidos na produção de eventos e todos os pontos que devem ser observados. “Eu brinco que existe uma conspiração contra quem está organizando um evento. Tem a possibilidade de chover, o principal congressista pode faltar, além de outras coisas: você tem que compensar o risco com um bom planejamento, uma boa organização e uma boa execução”, disse.

Acompanhar a montagem de toda a estrutura e manter rígido controle sobre os prazos e horários são pontos importantes, de acordo com o professor Afrânio Motta. “A gente sabe que tudo isso é difícil. No Brasi,l a gente sabe que o atraso já é uma coisa institucionalizada, mas é extremamente importante manter esse controle”, disse. Tão importante quanto isso, disse o professor, é trabalhar no pós-evento.

Depoimentos
Weverson Raiol – Estudante de Publicidade da Universidade Federal do Pará (UFPA)
“Ano passado eu ainda era calouro na UFPA, tinha acabado de entrar no curso de Publicidade. Agora eu já tenho uma noção do que é o curso, então, por isso, eu resolvi vir para o Intercom. Eu já participei da etapa regional e, agora, vim para o nacional. A oficina me chamou atenção porque dentro dos projetos que eu participo na UFPA está a organização da semana de comunicação da universidade, por isso que eu resolvi vir. Isso será bom para ajudar na organização do ano que vem.”

Laís Andrade – Estudante de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)
“O Intercom é o principal evento de comunicação da América Latina, por isso, eu vim para adquirir conhecimento sobre assuntos que a gente não tem muita informação na universidade. Eu tenho muito interesse em planejamento de eventos e decidi escolher essa oficina para saber mais detalhes da produção de eventos.”