»

set

Minicursos oferecem programação eclética no Intercom 2011

Texto: Erick Silva/ Fotos: Leonardo Alexandre

Na manhã deste sábado (03) ocorreram os primeiros minicursos  do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2011. As aulas ofereceram a profissionais da área, e interessados, diversos panoramas da comunicação.

Um dos cursos oferecidos foi o de Planejamento de Campanha Publicitária, ministrado pela professora Patrícia Saldanha, da Universidade Federal Fluminense (UFF), na sala 501 do bloco G4. Ponto fundamental durante a apresentação desse tema foi a explicação a respeito do briefing, visto que o primeiro passo para um bom planejamento é a elaboração de um check list completo. Patrícia frisou que tudo isso necessita de dados objetivos. Mas, acima de tudo, afirmou: “Saiba ouvir seu cliente, pois o planejamento também é um relacionamento de fidelidade com este”. Além disso, Saldanha contextualizou ainda períodos históricos, como quando o planejamento tornou-se disciplina na Inglaterra, no início dos anos 80, até as formas mais articuladas da propaganda, na forma de envolver o consumidor.

Já na sala 602, também no bloco G4, foi ministrado o minicurso Marketing Político com foco no Marketing Eleitoral, ministrado pela professora Thelma Guerra, da Universidade Católica de Pernambuco. Grande destaque foi quando ela apresentou os princípios estratégicos do marketing político, entre eles o conhecimento do eleitor e a melhor forma de conquistar sua mente, a associação da imagem do candidato ao perfil desejado pela população, a não demonstração de incoerência entre discursos do passado e do presente, entre outras características desse meio. O que deixou a aula mais interessante foram os exemplos práticos dados por Thelma, o que ajudou a deixar os conceitos mais nítidos. Ela, inclusive, citou um velho pré(conceito) a respeito do assunto: “Não odeiem a política, pois nossa vida é baseada nela”. Para um conhecimento mais biográfico, foi mencionado, inclusive, o livro Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda. Por fim, foi ressaltada a importância de se vencer os debates, ferramentas úteis para o candidato e o eleitor.

Ainda na manhã deste sábado, foi ministrado o minicurso Leitura de Jornalismo Científico, pelo professor Ricardo Henrique Almeida Dias, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na sala 504 do bloco G4. Entre os métodos de leitura desse tipo de publicação, Ricardo aproveitou para dialogar sobre a importância do estudo das teorias e das traduções feitas a partir de publicações científicas. O ideal, segundo ele, é realizar entrevistas com fontes próximas ao leitor e, se possível, contextualizar determinado assunto com a ciência local, possibilitando, assim, uma utilidade maior.

Essas foram apenas pequenas amostras de como o Intercom está interagindo com diversos segmentos na área de comunicação, e como elas podem servir de parâmetro para o que é feito em nosso cotidiano.