«

»

set
03

Técnica de animação fotográfica é tema de oficina

Por Priscila Miranda /Fotos: Danilo Galvão

O Stop Motion, que na tradução significa “movimento parado”, é uma técnica fotográfica feita quadro a quadro por uma câmera fotográfica. O tema foi abordado nesta manhã no estúdio de fotografia da Universidade Católica de Pernambuco, no primeiro dia das oficinas do Intercom 2011. As professoras Ana Farache e Nara Normande explicaram as técnicas utilizadas pelo homem desde o tempo da Pré-história para representar o movimento. “A história da animação é até mais antiga que a do cinema”, conta Nara.

Os frames, ou quadros, são usados na montagem do Stop Motion e bastante utilizados pela indústria do entretenimento e por produções caseiras. O processo de captação dos movimentos, tanto do olho humano como das lentes fotográficas e cinematográficas, foi mostrado pelas professoras.

Ao final da oficina, os 13 participantes tiveram a oportunidade de fazer a própria animação de Stop Motion. Eles simularam uma corrida de carros, fotografando frame a frame. A aluna do curso de Relações Públicas da Unesp de Bauru-SP Carolina Dias Frey, 20 anos, conta que achou muito diferente a ideia desse tipo de animação. “Eu já tinha ouvido falar do Stop Motion, mas não sabia que existia um programa de edição específico para ele. Adorei a oficina, muito legal mesmo.”

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.