»

set

Oficina mostra o conceito de transmídia aplicado aos jogos digitais

Por Thiago Neres

O conceito de transmídia, apontado com uma das tendências para o futuro da comunicação, foi abordado durante uma oficina realizada no segundo dia do Intercom 2011, coordenada pelo professor Luiz Adolfo Andrade, docente do curso de jornalismo e multimeios da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Na ocasião, ele traçou um paralelo entre transmídia e inovação nos jogos digitais e apresentou um jogo desenvolvido pela empresa em que trabalha, inspirado na obra Capitães da Areia, de Jorge Amado.

O pesquisador, que faz doutorado em comunição e estuda cibercultura, explica que transmídia é o processo em que os consumidores de um produto ou informação são influenciados a fazer associações e procurar determinado conteúdo espalhado em diversos ambientes ou mídias. Para ficar mais claro, um exemplo são tramas exploradas em cinema, jogos e livros que acabam completando-se e, juntas, permitindo um entendimento da narrativa transmidiática.

Em seguida, Luiz Adolfo Andrade apresentou a ideia de tecnologia calma, trabalhada por Mark Weiser, em 1991. “É aquela tecnologia sutil, que acaba incorporada ao cotidiano do ser humano e torna-se natural, tal como a escrita, a energia elétrica e os computadores”, afirma. Assim, a informática e as inovações tecnológicas da atualidade contribuíram para uma nova dinâmica de relacionamento entre as pessoas.

É nesse contexto que entram os games pervasivos. A ideia deles é não utilizar consoles, e sim smartphones, web, redes sem fio e dispositivos móveis. “No ano que vem será comemorado o centenário de Jorge Amado. Usamos isso como mote e decidimos transmidiar, com a autorização da família dele e patrocínio de empresas privadas, o conteúdo de Capitães da Areia. Desenvolvemos um ARG (jogo de realidade alternativa) e estamos produzindo outros games, que serão lançados gratuitamente até o final do ano”, finalizou o professor, que também é diretor de atendimento da Porreta Games.

DEPOIMENTOS

Fotógrafo: Thiago Neres

“Achei a oficina muito legal, não sabia exatamente o que era transmídia e nem como o tema seria tratado, mas considero que foi uma experiência positiva e aprendi bastante” (Pedro Vale, estudante de jornalismo da UFRN)

Fotógrafo: Thiago Neres