«

»

set
03

Publicações hipermidiáticas repensam comunicação na web

Fotógrafo: Thiago Neres

Por Thiago Neres

Durante o segundo dia do Intercom 2011, realizado na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), as atividades do evento foram marcadas por uma série de oficinas e minicursos com temas diversos. Entre eles, uma mesa sobre publicações hipermidiáticas, coordenada pela professora Danielle Brasiliense, mestre em comunicação pela Universidade Federal Fluminense e especialista em internet, interface e multimídia, também pela UFF.

A professora e pesquisadora introduziu alguns conceitos e propostas da linguagem hipermidiática, como interatividade e convergência. O hipertexto, caracterizado pela linguagem HTML, que é utilizada para escrever sites na web, deve possuir resolução semântica e links visíveis com caminhos de fácil acesso. “É uma linguagem que depende muito do dialogismo. São elos de significado que se atrelam uns aos outros e formam múltiplos sentidos”, explica Danielle.

Na comunicação, a linguagem hipermidiática contribuiu com o surgimento da web colaborativa, conhecida como web 2.0. “Um dos princípios é promover a participação e o feedback dos usuários, descentralizando a informação dos jornalistas e veículos oficiais. Alguns exemplos são blogs, fóruns e wikis. É importante entender que a organização é essencial para tornar o site funcional”, conclui a professora, citando exemplos de páginas com arquitetura digital deficiente.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.