»

set

Música e comunicação são temas de minicurso no Intercom 2011

Texto: Milenna Gomes/ Foto: Jessica Pimentel

“Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda”. A música é, para o professor universitário Pablo Laignier, como a liberdade do poema de Cecília Meireles: apreciada por todos, mas complexa de significar. Por isso, o condutor do minicurso Música como objetivo de estudo, realizado na manhã deste sábado (3) no Intercom 2011, aconselhou os alunos a não limitarem o entendimento sobre expressões musicais e nem se fecharem para certos gêneros.

A palestra abordou assuntos que foram da teoria musical de Theodor Adorno – sobre a padronização da música - ao assumido estilo pop de Dave Grohl, vocal da banda americana Foo Figthers. A mescla de temas serviu para situar os presentes, público formado, majoritariamente, por pessoas em processo de elaboração de monografias, na realidade de uma pesquisa acadêmica. “Não dá para fazer um trabalho desse nível de um dia apara o outro. É preciso estar por dentro de vários assuntos, ler tudo e muito”, explicou Laignier, que também é doutorando da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em um momento do minicurso.

O professor deixou claro acreditar no poder da música como discurso social e esse conceito foi bem assimilado por quem ouviu suas palavras. “A palestra me ajudou a repensar a música enquanto comunicação infantil”, contou Andrei Müzel, jovem que pesquisa produção cultural na infância.

Para os interessados em fazer trabalhos em comunicação tendo a música como objeto de estudo, o Laignier enfatizou pontos importantes do campo atual. Um deles é a possibilidade de encontrar personagens históricos da música ainda vivos, visto que essa área sofreu uma ebulição dos anos 70 para cá. Há, ainda, a internet, meio com o qual os artistas se relacionam de forma intensa e direta, proporcionando ao pesquisador material interessante e de qualidade. Pesquisar ficou muito mais fácil.