»

set

III Colóquio Brasil-Argentina de Estudos da Comunicação prossegue neste sábado

Texto:Rafael Sabóia/ Fotos: Daniel Paza

Termina na tarde deste sábado (3) o III Colóquio Brasil-Argentina de Estudos da Comunicação, evento que pela primeira vez fez parte da grade de programação do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2011, que teve este ano, como tema “Quem tem medo da pesquisa empírica?”.

Gustavo Cimadevilla

Na pauta desta manhã foram apresentados trabalhos com base no tema “Comunicação, circulação e recepção”, sob a coordenação do professor Gustavo Cimadevilla, da Universidad Nacional de Río Cuarto, que na sexta-feira (2), apresentou trabalho sobre “La Investigación de La Comunicación en Argentina”. Cimadevilla foi o responsável pela abertura do segundo e último dia do III Colóquio Brasil-Argentina de Estudos da Comunicação, na manhã deste sábado. O professor saudou a todos os presentes e apresentou os trabalhos que fariam parte do Colóquio naquela manhã. Cimadevilla ressaltou a importância dos trabalhos apresentados na sexta-feira e disse estar satisfeito com os resultados obtidos.

Foram apresentados na manhã do sábado os trabalhos “Médios de Comunicación y redes interpersonales. Sesenta años despues de Lazarsfeld”, da professora Mabel Grillo, da Universidade Nacional de Río Cuarto; “Migraciones. Reconfiguración de las políticas del audiovisual em la transición analógico-digital”, da professora Daniela Monje, da Universidad Nacional de Córdoba; e o trabalho “Imágenes de La performances de cuerpos disidentes. Dimensiones estéticas de la comuniación”, da professora Monica Cohendoz, da Universidad Nacional Del Centro de La Província de Buenos Aires.

A partir dos trabalhos, foram apresentos artigos como: “Informações como commodities; conceitos de fidelidade aos meios on-line e a personalização na recepção de informações”, da professora Maria José Baldessar e do aluno Pedro Henrique Vieira Dellagnello, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina, e o artigo “Informação e Interatividade no rádio do Brasil, Argentina e Uruguai”, da professora Doris Fagundes Haussen, da Pontifícia Universidade Católica do Río Grande do Sul.

Confira o resumo de trabalhos apresentados na manhã do sábado

“Informaçoes como commodities: conceitos de fidelidade aos meios on-line e a personalizaçao na recepçao de informaçoes” -De Maria José Baldessar e Pedro Henrique Vieira Dellagnello (Universidade Federal deSanta Catarina)

O artigo explora as particularidades de estruturação das informações na internet e seus impactos nos conceitos de fidelidade aos veículos jornalísticos, a partir da premissa de que a notícia factual se tornou um bem comum a todos os meios e de difícil monetização. Aborda, também, a tendência – impulsionada pelos mecanismos de filtragem de conteúdo e pelas redes sociais – à personalização da experiência on-line e seus possíveis impactos na pluralidade informativa.

“Informaçao e interatividade no rádio do Brasil, Argentina e Uruguai” -  De Doris Fagundes Haussen (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)

O artigo analisa a produção e a circulação da informação em três emissoras sul-americanas na web: CBN (Brasil), Mitre (Argentina) e El Espectador (Uruguai) com o objetivo de verificar se a presença das mesmas na rede altera os procedimentos jornalísticos e a interatividade. O trabalho apóia-se no suporte teórico de autores como Castells, Cebrián Herreros e Meditsch, entre outros. Conclui-se que o avanço tecnológico nas emissoras radiofônicas analisadas, embora traga inúmeras possibilidades para uma aproximação mais efetiva da região, ainda não produziu resultados diferenciados na interação com os ouvintes, assim como na produção e na circulação de informações.