»

03

Fique por dentro do que vai acontecer na tarde deste sábado no III Colóquio Brasil-Argentina de Estudos da Comunicação

Por Rafael Sabóia

Sessao 4 – Comunicaçao e fronteiras

Coordenaçao: Valci Zuculoto

Portal de ingreso y configuración territorial. Tránsito,

comunicación y identidad

Maria Rosa Carbonari (Universidad Nacional de Rio Cuarto)

“Emissoras de TV do Brasil e da Argentina: um estudo preliminar sobre os canais televisivos presentes na fronteira” Flavi Ferreira Lisbôa Filho (Universidade Federal de Santa Maria)

Este estudo tem o propósito de analisar como se dá a produção e a cobertura televisiva nos espaços fronteiriços do Brasil (mais especificamente no RS) com aArgentina. Partimos do pressuposto de que a produção televisiva é pautada por inúmeros recursos técnicos e estéticos, que são perpassados por aspectos culturais, econômicos, sociais e tecnológicos. Este processo investigativo caracteriza-se como qualitativo, pelo estudo da produção dos sentidos e dos conteúdos da programação televisiva. Por outro lado, é também quantitativo. Até o momento, podemos perceber que todos os canais possuem uma parte da programação produzida localmente, mas, a grande maioria, dos espaços televisivos é ocupada por programas nacionais ou produtos audiovisuais importados pelos grupos de comunicação, que controlam as redes televisivas tanto no Brasil quanto na Argentina. ( Rurbanidad y sistema de objectos. De sus (in)visibilidades en La prensa y la política pública Silvina Galimberti (Universidad Nacional de Rio Cuarto)

Produçao cultural na mídia fronteiriça Brasil-Argentina

Vera Lúcia Spacil Raddatz (UNIJUÍ)

O artigo traz a discussão sobre comunicação e produção cultural na mídia de fronteira e tem como contexto de análise a fronteira Brasil-Argentina nos limites do Rio Grande do Sul com Corrientes e Misiones. O estudo está focado nas marcas culturais presentes nas emissoras de rádio e jornais dessa região. A fronteira é Intercom 2011 | Unicap | Recife – PE 33 Colóquio Brasil – Argentina olhada aqui na sua dimensão cultural e não como um espaço geopolítico de demarcação de limites. A música, a história, a língua e as relações de vizinhança estabelecidas neste espaço são elementos importantes e estão presentes na mídia local, abrindo o debate para o tipo de cultura que por ali é produzida e circula, quais as fontes de origem e os traços que a caracterizam como cultura de fronteira.

Las TIC en el campo moderno. Los espacios críticos del desarollo rural

Edgardo Carniglia (Universidad Nacional de Rio Cuarto).

Sessão Plenária de Encerramento

Coordenaçao: Doris Fagundes Haussen , Gustavo Cimadevilla e Sonia Virgínia Moreira