»

set

Intercom discute as linguagens jornalísticas nas mídias sociais

Por Diego Ximenes

Dentro da programação do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2011, a oficina de Linguagem Jornalística X Interatividade debateu, na manhã deste sábado (3), as diversas formas de comunicação dentro das mídias sociais com estudantes de várias partes do Brasil. O evento, que aconteceu na sala 403 do bloco G4 da Universidade Católica, foi uma das palestras de abertura da Conferência que vai até a terça-feira (6).

Na sala, a pesquisadora de linguagens da comunicação Talita Rampazzo Diniz, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), discutiu as variações de linguagens presentes nos diversos meios de comunicação social. Além disso, Talita abordou as novas maneiras articuladas pelas agências de notícias de se aproximar do público. Muitas delas, já utilizam contas no microblog Twitter e no site de relacionamento do Facebook para encontrar-se figurada no mesmo patamar dos receptores da notícia.

Com o intuito de parecer ainda mais próximo do público, nesses espaços de relacionamento são usados tipos de linguagem muito mais informal. Assim, é perceptível o afastamento do que é publicado nos sites oficiais e em outras mídias sociais. “Existe um grande investimento nas redes sociais. Boa parte das pessoas já está conectada em uma grande rede para se relacionar com os amigos,e, para se inserir nessa rede, os portais usam uma linguagem menos coloquial. Não esquecendo de publicar o link da notícia para os que desejarem outras informações”, finalizou a palestrante.