A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
 Edições Anteriores
 Minuto Unicap
 Fotolog
 Católica na Imprensa
 Agenda

Recife, 04 de setembro de 2009 - Ano 8

Padre Airton lança livro na Unicap
Rebeca Kramer e Tércio Amaral
Assessoria de Comunicação - Unicap

“Causos, assim como o título sugere, é uma obra-prima”, afirmou o presidente estadual do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Dorany Sampaio, acerca do novo livro lançado pelo Padre Airton Freire, intitulado “Causos”. A obra do Padre foi lançada no auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco, às 20h desta quinta-feira (3). O Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, deu as boas-vindas ao Padre Airton, colocando a Universidade à sua disposição, como se fosse a sua própria casa.

Na ocasião, ainda foram vendidas a Revista de Teologia e Ciências da Religião da Católica “As Múltiplas faces de Deus: Desafios do Pluralismo Religioso”, o livro do Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens “O Rosto Plural da Fé e do livro” e o livro “A Introdução ao pensamento ético político de Santo Agostinho”, de Marcos Roberto. Além desses, outras obras do Padre Airton, entre CDs e livros, também foram vendidas. São 55 livros e 37 CDs já produzidos. O religioso foi o responsável pela criação da Fundação Terra, entidade que tem por objetivo ajudar pessoas carentes da cidade de Arcoverde, cujo lema consiste em saúde, educação, moradia e a prática do evangelho.

Sebastião de Almeida, um dos voluntários da Fundação Terra, resumiu a história do Padre Airton. “Ele foi designado para uma Igreja de elite, a Igreja Matriz de Arcoverde. A primeira missa que ele celebrou, no entanto, foi na Rua do Lixo, no bairro de São Cristóvão, de onde os moradores tiravam seu sustento, no ano de 1983. E, então, o Padre viveu uma crise existencial: ser Padre para que, se não for para ajudar os pobres?”, contou. Por meio da Fundação Terra, criada pelo Padre Airton em 1984, os moradores da região foram integrados a uma rede de programas de amparo às famílias nas suas necessidades básicas, como moradia e alimentação, a questão da saúde e da educação. “Ele criou escolas de informática, saneamento, moradia, abrigo... Próximo dia 6 de setembro, por exemplo, será inaugurada uma biblioteca”, revelou. Segundo a voluntária da Fundação Terra Andréa Lins.

O aluno da Fundação da Terra Francisco de Assis realizou uma apresentação de um repente. Depois, o Sinhá Maracatu Infantil, um dos projetos desenvolvidos pelo Padre Airton, fez uma performance no corredor do auditório G2, demonstrando um pouco do trabalho das crianças. Em seguida, a enfermeira e professora do departamento de enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco Graça Barros falou das ações da Fundação Terra do Setor Saúde. “Aquelas pessoas tinham carência de amor e inclusão social, educação. Com o projeto, a vida deles está bem melhor”, afirmou a enfermeira. Ao final, o professor da Escola de Cordel George Silva lembrou o reconhecimento do trabalho da Fundação Terra pelo Criança Esperança e pelo Ministério da Cultura.

Segundo Padre Airton, o livro foi escrito numa linguagem própria e simples, tendo sido construída com as pessoas que constituem a Fundação da Terra. “Aprendi muito com eles e espero ter retribuído a experiência ao longo desses 25 anos”, comentou. Ainda de acordo com o Padre, as pessoas são apenas executoras da vontade de Deus, e o grupo nasceu, portanto, da espiritualidade dos servos da terra, de Deus. “Somos todos irmãos de esperança. Filhos da misericórdia. Devemos atender a cada um segundo suas necessidades. E procurar oportunizar os jovens as chances de acordo com suas necessidades”, afirmou.

Padre Airton Freire de Lima nasceu de uma família pobre em 29 de dezembro de 1955, em São José do Egito-PE. Estudou Filosofia e Teologia no ITER (Instituto de Teologia do Recife) e Psicologia na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda-PE. (FACHO). Foi ordenado sacerdote pela Diocese de Pesqueira, Pernambuco, em 13 de fevereiro de 1983. Fez formação Analítica no Centro de Estudos Freudianos em Recife e Pós Graduação na Metodologia de Ensino criada por Paulo Freire, pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente assessora a formação religiosa nos Colégios das Damas. Teve seu primeiro contato com a comunidade da Rua do Lixo em 1983, através de uma visita realizada ao local, a convite de um grupo de jovens da Paróquia de Cajueiro, no Recife.

Depoimentos:

Deputado Federal Raul Henry

Conhece o Padre há 7 anos.

“Ele faz um belo trabalho social e espiritual. Tenho o privilégio de conhecê-lo e ser seu amigo.”

“Em reconhecimento ao trabalho, procurei trazer recursos do Orçamento da União para a Fundação Terra.”

Nilo Simões – superintendente do Sebrae

- “Sou colaborador há muitos anos. É um trabalho admirável e deveria ser copiado pelo Brasil e o mundo.”

- Quanto ao Padre, ele afirma, “É um homem iluminado.”

Sérgio Mota – voluntário e amigo do Padre

- Conhece o Padre há 5 anos

- “Fiquei encantado com a seriedade do trabalho. Se você doar R$ 1,00, esse dinheiro chega, de fato, nas mãos de quem precisa.”

- “Pessoas que apanhavam lixo, hoje fazem parte da escola de música. Os projetos do maracatu infantil e a escola de cordel, por exemplo, foram projetos premiados pelo Criança Esperança e o Ministério da Cultura.”

- Padre Airton deu mais de 200 casas em Arcoverde

- Já foram realizados mais de 16 mil atendimentos médicos, incluindo cirurgia.

Newton Gibson (vice-presidente da CNT) - representando o presidente Clézio Andrade

- “É uma pessoa preocupada com o social. Não o conhecia, mas na CNT é muito falado e nessa ocasião tive o privilégio de conhecer de perto o seu trabalho.”

Verônica Brayner – coordenadora do curso de Relações Públicas da UNICAP

- Nasceu na mesma cidade onde o Padre desenvolveu criou a Fundação Terra: Arcoverde

- “Quando ele chegou a Arcoverde, só tinha casas de papelão na Rua do Lixo. As pessoas se alimentavam de sobras. Hoje, é outra realidade: tem asilo para idosos, escola e, principalmente, casas de alvenaria, todas construídas pela Fundação Terra.”

Geraldo Farias – amigo

- “Para mim, é um santo, um profeta. Confio muito no trabalho dele. O livro “Causos” traz muitos ensinamentos. É uma leitura obrigatória para toda minha família.”

Coleta Seletiva é inaugurada na Católica
Lílith Perboire
Assessoria de Comunicação - Unicap 

Em comemoração ao Dia do Biólogo, 3 de setembro, a Universidade Católica de Pernambuco inaugurou quatro conjuntos de lixeira de coleta seletiva. Na manhã desta quinta-feira, em pleno o II Simpósio de Ciências Biológicas (Simcbio), a comunidade acadêmica oficializou  a instituição  nas atividades de reciclagem.

Estiveram presentes na abertura o Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens; o diretor do Centro de Ciências Biológicas e Saúde, Aranildo Rodrigues; a gerente executiva da Fasa, Maria Isabel Araújo; a coordenadora do curso de Ciências Biológicas e do Simcbio, Goretti Sônia, a professora Bereneuza Brasileiro, além dos alunos.

De acordo com o Padre Pedro Rubens, todas as instituições educacionais deveriam começar a incentivar as políticas ambientais corretas. “As lixeiras seletivas agem como uma forma educativa, mas também é uma forma de participar do cuidado ambiental, preservando o meio ambiente”. Padre Pedro salientou a importância desta ação educativa dentro da comunidade acadêmica. “Espero que com a iniciativa da Católica os alunos, professores e funcionários possam levar esta prática para fora da Universidade”, concluiu o Reitor.

Além da Católica colocar as lixeiras em pontos estratégicos do campus, entrou em contato com a Empresa de Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e estações de tratamento e reciclagem para garantir que o lixo não seja selecionado, apenas, aqui e sim tenha uma finalização adequada. 

A coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Goretti fala sobre a importância desta nova iniciativa. “Uma ação deste porte vai conscientizar toda a comunidade acadêmica. Mas, para dar certo é preciso informar os alunos e fazer um trabalho de educação”, afirmou a coordenadora.

A Fasa tem como objetivo institucional apoiar projetos sociais da Unicap, por isso aderiu a essa ação ambiental e instalou quatro pontos de coleta seletiva no campus da Universidade reconhecendo a importância das organizações desenvolverem atividades de responsabilidade socioambiental.

O que é coleta seletiva?

É separar o lixo para que seja enviado para reciclagem. Significa não misturar materiais recicláveis com o restante do lixo. Ela pode ser feita por um cidadão sozinho ou organizada em comunidades: condomínios, empresas, escolas, clubes, cidades, etc.

Alguns benefícios da coleta seletiva:

Menor redução de florestas nativas.
Reduz a extração dos recursos naturais.
Diminui a poluição do solo, da água e do ar.
Economiza energia e água.
Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo.
Conserva o solo. Diminui o lixo nos aterros e lixões.
Prolonga a vida útil dos aterros sanitários.
Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias.
Diminui o desperdício.
Melhora a limpeza e higiene da cidade.
Previne enchentes.
Diminui os gastos com a limpeza urbana.
Cria oportunidade de fortalecer cooperativas.
Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.

Padre Hugo Ara lança álbum “Por Amor” na próxima quarta-feira
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

O assessor cultural da Católica, Padre Hugo Ara, lançará o álbum “Por Amor” na próxima quarta-feira (9), às 20h30, no Espaço Receptivo (primeiro andar do bloco G). Na ocasião, Padre Hugo apresentará algumas das canções que compõem o CD, com o acompanhamento de músicos dos grupos artísticos da Universidade. O evento integra as programações dos projetos Bíblia, Comunicação e Arte e Festival de Primavera.

Em “Por Amor”, Padre Hugo Ara interpreta clássicos da música brasileira e internacional. Entre as surpresas, estão versões em espanhol das produções da Broadway, como Cats, Jesus Christ Superstar, Les Miserables e Don Quixote. A parte do álbum em português conta com composições de Vinícius de Moraes, Moacyr Franco, Chico César e Jessé. Confira o repertório completo:

  1. Voa, minha liberdade
  2. Hijo de la luna
  3. Padre nuestro
  4. Memory
  5. São Francisco
  6. Por amor
  7. Porto solidão
  8. Getsemani
  9. Onde estará o meu amor
  10. A donde voy sin ti
  11. No me dejes no
  12. Sillas y mesas vacias
  13. Tengo derecho a ser feliz
  14. Aleluya
  15. Sueño impossible
  16. A nossa vida é um carnaval

De acordo com o Padre Hugo, a escolha e a disposição das 16 faixas obedece a uma ordem temática inspirada em experiências pessoais. A primeira fase é dedicada à condição da liberdade do ser humano. Em seguida, são abordadas a memória e a fé aprendida na vida familiar e, por fim, a descoberta de Jesus e do sentido pleno do amor. “Com essa produção, é possível redescobrir o significado das letras das canções e encontrar o transcendental no mundo cotidiano da criação artística. É a redescoberta da fé na cultura”, afirmou.

A direção de arte de “Por Amor” é assinada por Nivaldo Cannti, e a direção musical e os arranjos, pelo assistente cultural da Católica Percy Marques. Ele, também, foi o responsável pelo projeto de criação do álbum. “A ideia inicial era fazer, apenas, um show. Mas Percy sugeriu a gravação do CD e nós aprovamos. Ele é muito profissional, trabalhou bem e assumiu novos desafios, como as músicas da Broadway”, elogiou Padre Hugo Ara.

O álbum tem, ainda, a participação de 13 integrantes dos grupos artísticos MPB Unicap, Wave Unicap e Flor de Maracujá. Os ensaios com a banda tiveram início em junho, um mês antes da gravação do CD. Mas o processo de produção teve início muito antes, em janeiro, com a escolha de repertório, e a partir de fevereiro, com a prática de canto de Padre Hugo. “Fazíamos três ou quatro ensaios por semana. Essa fase é importante para conhecer o estilo, a estética de interpretação. Mesmo sendo temas bastante conhecidos, há a exigência de tornar aquilo uma coisa própria”, explicou.

Quem é?

Nascido em Santa Cruz, na Bolívia, Padre Hugo Ara tornou-se assessor cultural da Católica em maio de 2008, quando chegou à Universidade. É formado em Teologia e possui mestrado em Cinema, pela Universidade de Barcelona. Aos 30 anos, foi ordenado padre jesuíta. Hoje, trabalha, ainda, como assistente de comunicação do Conselho Episcopal Latinoamericano (Celan).

“Por Amor” é o segundo álbum gravado por Padre Hugo. Em 2006, ele lançou, ainda na Bolívia, o CD “Meditações”, com músicas cantadas apenas em espanhol. O interesse por cultura vem desde a infância, mas ganhou força durante a adolescência, quando estudou teatro, dança e canto na Escola de Artes Cênicas. Depois disso, enveredou pelos campos das letras, comunicação e, mais recentemente, o cinema.

Das três artes estudadas durante a adolescência, ele não esconde a preferência: “Gosto mais do canto, porque ele é capaz de abranger mais pessoas e sentimentos. Além disso, perdura no tempo – por anos, até. Os outros são mais efêmeros, vinculados ao tempo da execução”.

Simcbio promove exposição de orquídeas e aquários
Victor Bastos
Assessoria de Comunicação - Unicap

O II Simpósio do curso de Ciências Biológicas da Universidade Católica de Pernambuco promoveu durante esta sexta-feira (04), das 8h às 17h no térreo do Bloco A, uma exposição de orquídeas e aquários. A exibição foi uma parceria entre a Unicap, a Associação Orquidófila de Pernambuco (Assope) e a professora de Piscicultura, Kátia Santos Bezerra.

A coordenadora de Ciências Biológicas, Goretti Sônia-Silva, explicou que, a exposição de orquídeas e aquários, foi uma iniciativa para conscientização de toda comunidade acadêmica. “Como estamos na semana do meio-ambiente, resolvemos mostrar tudo que é relacionado. Com isso, podemos chamar a atenção das pessoas, de todos os cursos, para a preservação”, afirmou.

Diretor Social da Associação Orquidófila de Pernambuco, Alexandre Xaréu, contou que estava gratificado com a parceria entre a Assope e a Universidade Católica de Pernambuco. “Essa é a primeira vez e é uma grande oportunidade. É muito bom, pois podemos divulgar nosso trabalho e tirar algumas dúvidas das pessoas. A população tem uma carência de informações quando o assunto é orquídeas”, disse.

“Microecossistema”, essa foi à definição que a professora de Piscicultura, Kátia Santos Bezerra, deu aos aquários. “Essa exposição é muito importante, pois é uma oportunidade de mostrar as pessoas o que são realmente os aquários. Isso é uma simulação de um ecossistema, por isso podemos dizer que é um microecossistema”, explicou.

Alunos do Fé e Alegria assistem a palestra do Projeto Educação da Rede Globo Nordeste
Beatriz Lacerda
Assessoria de Comunicação - Unicap

Os alunos da Fundação Fé e Alegria do Brasil no Recife participaram, na tarde desta quarta-feira (2), da palestra de divulgação do projeto Educação da Rede Globo Nordeste, realizada no auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco.

A diretora regional de jornalismo da emissora, Jô Mazzarolo, esteve presente na ocasião e falou sobre as ações que constituem o Projeto, entre elas, as aulas de pré-vestibular exibidas diariamente no programa Bom Dia Pernambuco, o Aulão da Rede Globo e o Simulado do site PE 360 Graus.

Segundo Jô Mazzarolo, a ideia do Projeto Educação surgiu quando a emissora percebeu que a simples cobertura jornalística do vestibular não era suficiente, pois este era um acontecimento que renderia muitas outras ações de interesse do público. Desde então, a Rede Globo promove iniciativas que buscam atrair os vestibulandos, oferecendo a eles suporte teórico que contribua com a preparação dos candidatos para as provas do exame.

“Ficamos muito felizes em saber que podemos realizar atividades que incentivem e contribuam com a questão da educação”, afirmou Mazzarolo,  ao fim da palestra pela qual veio convidar  os alunos que participam  da Fundação Fé e Alegria para acompanharem as ações do Projeto Educação.

Além de falar sobre a série de aulas de pré-vestibular exibidas na Rede Globo diariamente e do aulão intitulado “Contagem Regressiva”, a diretora reforçou o convite para o Simulado PE 360 Graus, que será realizado no dia 15 de novembro nas dependências da Católica, parceira do Projeto Educação. 

Para participar do Simulado presencial, os alunos deverão se cadastrar no portal PE 360 Graus e responder ao total de dez simuladinhos que estarão disponíveis no site. Os alunos que acumularem a maior pontuação nos simuladinhos on-line serão convocados para participar do Simulado presencial do PE 360 Graus e concorrerão a prêmios. Os simuladinhos on-line deverão ser respondidos durante os fins de semana, a partir das 12h do sábado até as 12h da segunda-feira seguinte, período em que o candidato poderá responder ao teste acumulando pontos.  

Na palestra, os alunos da Fé e Alegria acompanharam com atenção a exibição de vídeos da série Educação, que a emissora disponibiliza em DVD para escolas públicas e particulares da Região Metropolitana do Recife. 

Em 2008, o primeiro lugar das escolas públicas do Simulado PE 360 Graus foi de uma aluna da Fundação Fé e Alegria que fazia parte do projeto Amigos do Saber.

Christoph Theobald participa de Café Teológico na Católica
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação

O teólogo jesuíta alemão Christoph Theobald participou, nesta quinta-feira (3), de um encontro com padres e professores da Universidade Católica de Pernambuco. O Café Teológico aconteceu no Salão Nobre da Unicap, localizado no bloco R, das 15h às 16h. Convidado pelo Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, de quem foi orientador na tese de doutorado, Christoph Theobald usou o Café Teológico para explicar os princípios de sua metodologia pastoralista. Essa estratégia de “fazer teologia” diante do cenário atual de descristianização é o tema do livro “Cristianismo como estilo”, publicado em 2007, e da conferência desta sexta-feira. Durante a palestra, haverá, também, o lançamento (primeiro no Brasil) da nova obra de Theobald, intitulada “Transmitir um Evangelho de liberdade”.

Após a identificação dos professores presentes, o teólogo alemão se disse contente em estar conhecendo de perto a Universidade Católica de Pernambuco, sobre a qual o Padre Pedro Rubens já teria falado bastante durante o convívio na França (no período em que desenvolveu a tese de doutorado). Esta é a segunda vez que Christoph Theobald vem ao Brasil: em 2000, ele participou do congresso da Revista Concílio, em São Paulo.

De acordo com Theobald, a principal questão da teologia é o processo de desaparecimento da corrente dogmática. “Esse paradigma caminhou até 1950, quando foi publicada a Encíclica Humanis Generis, que marcou a tomada de uma linha mais pastoral na Igreja”, explicou. Diante do desinteresse de estudantes pela teologia especulativa, ele aponta a filosofia como um caminho para resolver o desafio de unir essa vertente à teologia espiritual.

Dando início à abordagem do principal tema do encontro, Christoph Theobald buscou exemplos nos escritos de São Tomás de Aquino e de Ignácio de Loyola: “São Tomás faz uma narração da vida de Jesus na Suma Teológica, com uma noção de modo que vai ser traduzida na questão de estilo. Já Loyola fala de Cristo e do nosso ‘modo de proceder’. Em toda a história da espiritualidade, vemos a definição do Cristianismo como modo de viver, e não pela mensagem ou conteúdo”. A possibilidade de abordar a maneira de viver dos cristãos foi, inclusive, um dos fatores determinantes para a escolha do conceito de estilo como base do livro “O Cristianismo como estilo”.

Em seguida, Theobald contou aos presentes a sua experiência na área teológica, como professor, diretor da revista “Pesquisa em Ciências da Religião” (qualificada na Europa como Internacional A, isto é, de máxima qualidade) e pastoralista. “Onde trabalho, tento conciliar as partes acadêmica e pastoral. Procuro passar muito tempo nesse último campo, devido ao fenômeno de descristianização e esculturação no continente europeu”, esclareceu.

Para o teólogo alemão, é necessário construir uma ação pastoral com continuidade, já que os fundamentos não têm mais espaço e o Cristianismo perdeu espaço na sociedade. Nesse sentido, ele desenvolveu a “Pedagogia da Gestação”, fundamentada em três pilares: círculos bíblicos, leitura dos sinais dos tempos e acesso à vida interior. Entenda a metodologia:

  • Círculos bíblicos: “Nós formamos equipes guiadas para ler a Bíblia, que, apesar da descristianização, continua sendo um grande código na chave cultural e se transformou em uma nova vertente de estudo para intelectuais, psicanalistas...”
  • Leitura dos sinais dos tempos: “Convidamos as pessoas a narrarem sua existência e, então, nos colocamos em relação à Bíblia como um todo, à existência dessa gente e o lugar onde vive.”
  • Acesso à vida interior: “Esta é a parte da oração, propriamente, dita.”

“Essa linha de atuação”, afirmou Theobald, “é uma alternativa à Pastoral da Reorganização da Paróquia, que está surgindo na França, mas não se preocupa com as pessoas”. Além de desenvolver os três pilares de ação pastoralista, ele está engajado em dois grupos de cultura e discussão. No primeiro, reúne-se com cientistas de diversas áreas do conhecimento, em Paris; no segundo, encontra-se com profissionais e admiradores da música, para escutar e debater sobre canções de cunho religioso. Para Christoph, o envolvimento nos três campos (pastoral, ciência e música) é a comprovação de sua ideia do trabalho teológico: “Esse tipo de projeto precisa estar, diretamente, vinculado à prática”, declarou.

A última parte do Café Teológico foi dedicado a considerações sobre as situações da religião Cristã na Europa e na América Latina. “Existe uma diferença muito grande. Aqui, o Cristianismo é barroco, mais semelhante ao da Alemanha e do atual Papa. É uma versão que permite mais sincretismos do que o Catolicismo esclarecido da França”, observou o teólogo. Segundo ele, o Brasil, embora tenha o problema de transmissão do Cristianismo entre gerações, não há, ainda, o fenômeno da esculturação. “Trata-se, ainda, de uma referência cultural muito forte.”

Por fim, Christoph Theobald criticou o movimento francês a que batizou de “Reaproveitamento do lixo”, isto é, a postura de se ver o Cristianismo como uma fonte de recursos para o cimento social, rebuscando as lições e fundamentos da religião, exclusivamente, em situações de emergência ou crise. Embora condene o comportamento, ainda consegue enxergar o seu lado positivo: “Mesmo isso pode ser um bom ponto de partida para se ir mais longe”.

O Café Teológico foi encerrado com a entrega de uma camisa da Universidade Católica de Pernambuco a Christoph Theobald e a realização de um coquetel de confraternização. Leia a cobertura completa da conferência “O Cristianismo como estilo: uma maneira de fazer teologia na pós-modernidade” na edição de terça-feira (8) do Boletim Unicap.

_________________________________________________

  Confira mais Notícias

Católica realiza exposição e mostra de vídeos sobre diversidade religiosa

Curso de Ciência da Computação da Católica apresenta história da informática em Vitória de Santo Antão

Professor de Jornalismo participa de encontro de Assessores de Comunicação em Maceió

Especialização em Administração Esportiva promove seminário sobre Psicologia do Esporte

Coordenador de mestrado da Católica apresenta palestra em fórum de ensino religioso

Professora de Direito da Católica apresenta palestra em seminário internacional

Conferência discute formas de fazer teologia na pós-modernidade

Diversidade e imaginário coletivo: as Américas em diálogo é o tema do X Congresso Abecan

Programa oferece bolsa de pós-graduação no Canadá

Grupo Hegel Unicap promove minicurso sobre Filosofia do Direito

Professora de Engenharia Ambiental apresentará trabalhos em congresso nacional

Fé e Alegria abre inscrições para o 2° simulado do novo Enem

Unicap irá promover Semana da Pessoa Idosa

Católica In recebe estudantes do Ensino Médio em setembro

Alemanha oferece programa de intercâmbio para jovens jornalistas

Artigos de ex-alunos e professores do Mestrado em Psicologia serão reunidos em livro

Curso de Introdução à Filosofia para jornalistas vai se concentrar em temas contemporâneos

Abertas inscrições para cursos de extensão em Teologia Pastoral

Católica promove Festival de Primavera em setembro

Unicap Jr. e a CDT promovem curso de ventilação mecânica não invasiva

Mestrado em Ciências da Religião promove seminários no 2º semestre

Fé e Alegria promoverá oficina gratuita de maracatu de baque virado

Instituto Cervantes oferece desconto para alunos e funcionários da Católica

Estão abertas inscrições para o 14º Ciso

Topo  

_________________________________________________

  Edições Anteriores

03/09/2009 Christoph Theobald participa de Café Teológico na Católica

02/09/2009 Católica inaugura sistema de coleta seletiva nesta quinta-feira

1º/09/2009 Palestra com Mozart Neves abre o Católica In 2009

Outras Edições >>

Edições de Agosto >>

Topo


  Boletim Unicap

Expediente

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza , André Amorim, Beatriz Lacerda, Diego Ximenes, Lílith Perboire, Rebeca Kramer, Tércio Amaral, Tiago Cisneiros e Victor Bastos.

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza de Paulo e Rodrigo Lyra.

PUBLICIDADE & WEB: Armindo Simão Filho.

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
   
 
Busca  
 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000