A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 20 de julho de 2009 Ano 8

Padre Paulo Meneses lança livro no dia 22 de julho
Por Tiago Cisneiros

O coordenador do Grupo Hegel Unicap, Padre Paulo Meneses, lançará, quarta-feira (22), o livro “Homilias na Unicap”. O evento será realizado a partir das 17h, no terraço (primeiro andar) da Residência dos Jesuítas da Universidade Católica de Pernambuco.

Padre Paulo Gaspar Meneses possui graduação em Filosofia pela Faculdade Pontifícia de Friburgo, concluindo o curso em 1947. O título de doutor veio em 1959, após quatro anos de estudos na Universidade Católica de Pernambuco, onde trabalha desde 1978. Desde junho de 1987, ocupa os cargos de assessor do Reitor e de coordenador do Grupo Hegel Unicap. Em 1950, fundou o curso de Ciências Econômicas da Universidade.

Padre Paulo Meneses possui fluência em alemão, inglês, francês, italiano, espanhol, grego e latim. A habilidade com as línguas estrangeiras reflete-se na sua produção bibliográfica, que conta com as traduções da Enciclopédia das Ciências Filosóficas de Hegel e do livro “Moral em desordem. Um discurso em defesa do ser humano”, de autoria do filósofo francês Paul Valadier, que apresentará uma palestra na Católica, no dia 19 de agosto.        

Reitor lançará livro no dia 26 de agosto
Por Tiago Cisneiros

O Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, lançará, no dia 26 de agosto, o Tomo 1 da obra “O Rosto Plural da Fé: da ambiguidade religiosa ao discernimento do crer”, publicado pelas Edições Loyola. Na ocasião, um dos principais teólogos do país, João Batista Libânio, apresentará a palestra “Fazer Teologia a partir do contexto religioso brasileiro”. O evento será realizado a partir das 19h, no auditório G1 da Universidade, localizado no primeiro andar do bloco G.

O Tomo 1 de “O Rosto Plural da Fé” é o primeiro de três volumes do estudo (em tradução livre, Discernir a fé nos contextos religiosos ambíguos), defendido como tese de doutorado em Teologia no Centre Sévres, Facultes Jésuites de Paris. Na segunda parte do livro, intitulada “Apresentação da edição brasileira”, João Batista Libânio explica que a escolha pela divisão da obra deve-se a “razões didáticas e de facilitação de acesso a leitores diversificados”.

A publicação, que está distribuída em cinco partes, divididas em 18 capítulos e 199 páginas, procura permitir o discernimento teológico da situação religiosa. Para tanto, o Reitor, Padre Pedro Rubens, relaciona o catolicismo popular brasileiro a três fenômenos surgidos após a década de 1960: as comunidades eclesiais de base, a renovação carismática católica e o pentecostalismo nacional. “A minha intenção é oferecer um diagnóstico da complexidade da realidade religiosa no Brasil, sem fazer um julgamento, mas, sim, propondo a necessidade de um discernimento, com o reconhecimento dos valores das diversas experiências”, explica.

De acordo com o Padre Pedro Rubens, o livro fornece uma visão que destoa do senso comum sobre o contexto religioso. “As pessoas, normalmente, tratam essa questão da diversidade como um conflito de religiões. Eu estou abordando essas experiências pelos valores veiculados por elas, que não podem ser descartados, mas vistos como um fator de enriquecimento.”

No prefácio de “O Rosto Plural da Fé”, o teólogo alemão Christoph Theobald salienta a importância da obra para o estudo das religiões. Segundo ele, “a obra do jovem teólogo Pedro Rubens vem preencher uma grande lacuna, porque, embora ligado às aquisições da teologia da libertação dessa época (anos 1980), satisfaz às novas exigências que a diferenciação interna do contexto religioso e cultural do continente, em particular do Brasil, põe agora ao trabalho teológico”. No dia 3 de setembro, Christoph Theobald apresentará, na Católica, a palestra “O cristianismo como estilo: uma maneira de fazer teologia na pós-modernidade”. Confira os detalhes na reportagem “Teologia promove conferências em agosto”, de Rebeca Kramer.

A tese Discerner la foi dans dês contextes religieux ambigus, origem da obra “O Rosto Plural da Fé”, foi traduzida pelo coordenador do Grupo Hegel Unicap, Padre Paulo Meneses, que lançará o livro “Homilias na Unicap”, na próxima quarta-feira, na Católica. Saiba mais sobre o evento na matéria “Padre Paulo Meneses lança livro no dia 22 de julho”, de Tiago Cisneiros.

Nascido em Vazantes, Doutor em Paris, cidadão do Recife

Padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira nasceu no município de Vazantes, no interior do Ceará, em 1961. Vinte anos depois, ingressou na Ordem dos Jesuítas, tendo sido ordenado presbítero em 1993. Cursou Filosofia (1985 a 1987) e Teologia (1990 a 1993) na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. O diploma civil de Filosofia foi obtido em 1989, depois de estudar dois anos na Universidade Católica de Pernambuco.

De 1994 a 2002, Padre Pedro Rubens concluiu o mestrado e o doutorado em Teologia Fundamental nas Facultés Jésuites de Paris (Centre Sèvres). Entre 2002 e 2005, foi professor de Teologia Fundamental e Metodologia nos programas de Graduação, Mestrado e Doutorado da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Minas Gerais. Desde 17 de janeiro de 2006, ocupa os cargos de Reitor e professor do Mestrado em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco. No último dia 19 de junho, recebeu o título de cidadão do Recife, em cerimônia realizada na Câmara Municipal.

Fé e alegria promoverá oficina gratuita de maracatu de baque virado
Por Tiago Cisneiros  

O Movimento Fé e Alegria em Pernambuco estará com inscrições abertas, entre os dias 3 de agosto e 4 de setembro, para o Projeto Tambores da Alegria, uma oficina gratuita de maracatu de baque virado para alunos da rede pública de ensino. As aulas serão realizadas aos sábados, de 5 de setembro a 5 de dezembro, das 8h às 12h, no Liceu Nóbrega, localizada na Rua do Príncipe, no bairro da Boa Vista.

Criada com o patrocínio do Banco do Nordeste, através do financiamento do BNB de Cultura 2009, a oficina terá 35 vagas para estudantes da rede pública de ensino, com idades entre 14 e 18 anos. As inscrições poderão ser feitas na sede do Movimento Fé e Alegria, localizada no quinto andar do bloco B da Universidade Católica de Pernambuco.

Além de promover benefícios sociais, educativos e culturais, o Projeto Tambores da Alegria pretende habilitar os alunos da oficina a integrarem outros grupos de maracatu, inclusive nos cargos de instrutor ou monitor. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2119 4448.

Serviço

Projeto Tambores da Alegria: oficina gratuita de maracatu de baque virado

Local de inscrição: sede do Movimento Fé e Alegria – 5o andar do bloco B da Católica

Período de inscrição: de 3 de agosto a 4 de setembro

Local das aulas: Liceu Nóbrega (Rua do Príncipe, Boa Vista, Recife – PE)

Período das aulas: de 5 de setembro a 5 de dezembro

Horário das aulas: aos sábados, das 8h às 12h.

Informações: (81) 2119 4448

Católica realizará Mostra de Cinema e Religião em setembro
Por Tiago Cisneiros

O projeto Bíblia, Comunicação e Arte e a Assessoria de Cultura da Católica promoverá, entre os dias 1o e 3 de setembro, a Mostra Cinema e Religião Olhares sobre o Sagrado. O evento, que tem, como tema, “Religião e Ritos de Passagem: nascer, viver e morrer”, será realizado no anfiteatro do bloco G4 da Universidade, com três sessões diárias.

Veja a programação a seguir:

Primeira sessão, das 9h às 11h: exibição e debate dos vídeos da Série Religiões do Mundo, de Hans Kung.

Segunda sessão, das 17h às 19h15: exibição de documentários sobre Ritos de Passagem.

Terceira sessão, das 19h30 às 21h30: exibição de filmes e debate sobre o Sagrado na Vida.

Mais informações sobre a Mostra Cinema e Religião Olhares sobre o Sagrado podem ser obtidas pelo fone (81) 2119 4171.

Fórum Inter-religioso da Católica anuncia encontros no segundo semestre
Por Tiago Cisneiros

O Mestrado em Ciências da Religião da Católica divulgou, nesta quarta-feira, os temas e as datas dos encontros do Fórum Inter-religioso no segundo semestre de 2009. Este é o terceiro ano do projeto, que promove reuniões mensais para apresentar e debater as diversas religiões e crenças praticadas pela sociedade brasileira.

As reuniões do Fórum Inter-religioso acontecem às segundas-feiras, das 17h às 18h30, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), localizado no primeiro andar do bloco B da Católica. Confira as datas e assuntos dos encontros do segundo semestre:

Dia 10 de agosto: Fé Ba’hai

Dia 14 de setembro: Judaísmo

Dia 19 de outubro: Igreja Batista

Dia 9 de novembro: Islamismo

No primeiro semestre de 2009, o Fórum Inter-religioso realizou encontros sobre o Presbiterianismo, a Jurema Sagrada, a Igreja Congregacional e a Pajelança dos índios Xucuru de Pesqueira. As informações sobre o projeto estão disponíveis no site www.unicap.br/observatorio ou pelo telefone (81) 2119 4171.

Teologia promove conferências em agosto
Por Rebeca Kramer

O curso de Teologia da Universidade Católica de Pernambuco irá promover, durante o mês de agosto, uma série de conferências.  Mais informações pelo fone 2119.4090. Confira a programação:

Café Teológico: Religião e Teologia em prospectiva
Conferencista: Padre José Comblin
Dia 05 de agosto (quarta-feira), às 10h
Local: térreo da Biblioteca Central

Teologia e ecologia Conferencista: Lúcio Flávio Ribeiro Cirne
Dia 11 de agosto (terça-feira), às 18h30
Local: auditório do CTCH – 1o. andar do Bloco B  

A moral atual: entre dissolução e reconstrução
Conferencista: Paul Valadier
Dia 19 de agosto (quarta-feira), às 19h
Local: auditório do G-I
(atividade em conjunto com todo o CTCH)  

Religião e confiança: aproximação sociológica ao fato religioso
Conferencista: Patrick Watier (sociólogo belga)
Dia 24 de agosto (segunda-feira), às 18h30
Local: auditório do CTCH – 1o. andar do Bloco B  

Mosaico religioso Lançamento do livro de ex-alunos do mestrado
Dia 25 de agosto (terça-feira), às 18h30
Local: auditório do CTCH – 1o. andar do Bloco B

Fazer teologia a partir do contexto religioso brasileiro
Lançamento do livro: Rosto plural da fé, de Pedro Rubens
Conferencista: João Batista Libânio
Dia 26 de agosto (quarta-feira), às 19h
Local: auditório do G-I

O cristianismo como estilo: uma maneira de fazer teologia na pós-modernidade
Conferencista: Christoph Theobald
Dia 3 de setembro (quinta-feira), às 19h
Local: auditório do CTCH – 1o. andar do Bloco B

O ensino religioso nas escolas: desafios e perspectivas Conferencista: Maria Inês Carnioto, paulina autora de livros sobre o assunto
Dia 21 de setembro (sexta-feira), às 18h30.

Programa Bayer Jovens Embaixadores está com inscrições abertas
Por Tiago Cisneiros

Estão abertas, até o dia 21 de agosto, as inscrições para a sexta edição do Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais (BYEE). O concurso é destinado a estudantes entre 18 e 25 anos, universitários (graduação, pós-graduação e especialização) ou regularmente matriculados no Ensino Médio, com bons conhecimentos da língua inglesa e autores de estudo ou projeto ambiental ou de desenvolvimento sustentável. Quatro concorrentes brasileiros serão selecionados para um intercâmbio cultural na Alemanha, em novembro de 2009, no Encontro Internacional de Jovens Embaixadores Ambientais.

O resultado do concurso será divulgado até o dia 22 de setembro. Os autores dos quatro projetos terão até 5 de outubro para providenciar a entrega da documentação preparatória para a viagem à Alemanha, que acontecerá entre os dias 8 e 13 de novembro. Durante o mês de outubro, devem ser promovidas reuniões preparatórias para o evento com os estudantes escolhidos para representar o Brasil no encontro internacional.

O Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais é realizado em 19 países, sob a organização do Grupo Bayer e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Criado em 1998, na Tailândia, o BYEE contemplava, apenas, estudantes das Filipinas e de Cingapura. O Brasil passou a integrar o projeto em 2004, junto a Equador, Colômbia, Coréia, Indonésia, Polônia e Venezuela. Neste ano, a novidade é a participação de estudantes do Chile. Até 2008, foram beneficiados quase 400 jovens em todo o mundo – entre eles, 20 brasileiros.

Mais informações sobre o Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais estão disponíveis no site www.byee.com.br , onde, também, é possível efetuar a inscrição para o concurso.

Instituto Cervantes oferece desconto para alunos e funcionários da Católica
Por Tiago Cisneiros

O Instituto Cervantes está oferecendo 25% de desconto nas mensalidades para alunos e funcionários da Católica interessados em aprender a língua espanhola. A promoção é resultado de uma parceria entre as duas instituições de ensino. As matrículas estão abertas durante todo o ano, para aulas nos turnos da manhã, tarde ou noite.

Único centro cultural de língua espanhola reconhecido pelo governo da Espanha, o Instituto Cervantes disponibiliza uma série de vantagens para seus alunos. A biblioteca conta com mais de sete mil livros e mantém conexão com acervos das outras 63 cidades do mundo em que o Instituto está presente. No Brasil, a entidade tem sedes em Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Os títulos de Diploma Espanhol de Língua Estrangeira (D.E.L.E) emitidos pelo Instituto Cervantes são reconhecidos para cursos no exterior, estudos de pós-graduação e concessão de bolsas. Além do Preparatório para D.E.L.E,  a entidade oferece os seguintes cursos especiais: Conversação; Espanhol Coloquial; Gramática; Tradução; Catalão, galego, basco; Espanhol para empresas; Espanhol para negócios e jurídico; Cultura hispânica; Melhor idade; Crianças e Adolescentes; e Vestibular.

Para mais informações, telefone para (81) 3334 0450, acesse www.recife.cervantes.es ou entre em contato pelo e-mail cenrec@cervantes.es . O Instituto Cervantes no Recife está localizado na Avenida Agamenon Magalhães, 4.535, no bairro do Derby.

Católica anuncia datas e locais das colações de grau de 2009.1
Por Tiago Cisneiros

A Diretoria de Gestão Escolar da Católica divulgou, quarta-feira (15), as datas e locais das cerimônias de colação de grau dos concluintes do período 2009.1. Confira os detalhes a seguir.

Dia 17 de julho, das 8h30 às 11h30, no Auditório G2 (1o andar do bloco G)
Curso: Direito

Dia 27 de julho, das 9h às 11h, no Teatro da Católica (1o andar do bloco B)
Cursos: História, Letras, Pedagogia e Teologia

Dia 27 de julho, das 14h às 16h, no Teatro da Católica (1o andar do bloco B)
Cursos: Ciências Biológicas, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional

Dia 28 de julho, das 9h às 11h, no Auditório G1 (1o andar do bloco G)
Cursos: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Serviço Social

Dia 28 de julho, das 14h às 16h, no Auditório G1 (1o andar do bloco G)
Cursos: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Turismo

Dia 29 de julho, das 14h às 16h, no Auditório G1 (1o andar do bloco G)
Cursos: Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Física (licenciatura), Física Médica, Química (licenciatura) e Telemática.

Inscrições para alunos especiais dos mestrados terminam no dia 24  
Por André Amorim

Entre os dias 15 e 24 de julho, a Universidade Católica de Pernambuco estará com inscrições abertas para os interessados em cursar disciplinas isoladas de mestrados. Os candidatos devem comparecer na Secretaria de Registros Acadêmicos da Pós-graduação, sala 003 no térreo do bloco G4, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h, portando os seguintes documentos para cada disciplina que deseja cursar:

  • Currículo com comprovações (preferencialmente o Currículo Lattes)
  • Cópia e original do RG
  • Cópia e original do CPF
  • Cópia e original do Título de Eleitor, além da comprovação de voto na última eleição
  • Cópia e original do histórico do curso de graduação
  • Cópia e original do diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação

As inscrições passarão pelo processo de análise dos documentos para, só após a seleção, o candidato poder cursar até duas disciplinas. Outras informações: (81) 2119.4369 ou (81) 2119.4388.

__________________________________________________

 .: Outras Notícias :.

15/07/2009 Instituto Itaú Cultural realiza concurso sobre jornalismo cultural

15/07/2009 Odebrecht inicia seleção para programa Jovem Parceiro 2010

15/07/2009 Filósofo francês Paul Valadier fará palestra na Católica

14/07/2009 Católica vai promover 11ª Jornada de Iniciação Científica em agosto

14/07/2009 Universidade não tem idade anuncia minicursos para o 2º semestre

14/07/2009 Católica vai promover cursos de extensão para jornalistas e alunos de jornalismo

13/07/2009 Jornada de Cursos de Computação da Católica

13/07/2009 Católica abre inscrições para especialização em Tecnologia Assistiva

13/07/2009 Católica abre inscrições para especialização em Ensino de Matemática

13/07/2009 Católica abre inscrições para especialização em História e Cultura Afro brasileira

13/07/2009 Católica abre inscrições para especialização em Sexualidade Humana

13/07/2009 Católica abre inscrições para especialização em Serviço Social na Área de Saúde

13/07/2009 Estão abertas inscrições para o 14º Ciso

 


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza , André Amorim, Beatriz Lacerda, Lílith Perboire, Marília Simas, Rebeca Kramer, Tiago Cisneiros e Victor Bastos  (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza de Paulo, Karoline Costa e Rodrigo Lyra (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Armindo Simão Filho e Maria Eduarda de Albuquerque (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, env ie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
JULHO
 

6 a 30 - Jornada de Computação

 
Pró-reitoria Comunitária promove Celebração Eucarística de Santo Inácio de Loyola
 
Curso de Biologia irá promover II Simpósio de Ciências Biológicas
 
 
Católica vai promover 11º Jornada de Iniciação Científica em agosto
 
Teologia promove conferências em agosto
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000