A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 14 de julho de 2009 Ano 8

Aluno da Católica revela os detalhes sobre a conquista na Imagine Cup 2009
Por Tiago Cisneiros

Na última semana, Pernambuco recebeu duas grandes notícias. As equipes Levv It e Proativa, formadas por estudantes do estado, conquistaram os títulos das categorias Desenvolvimento de Games (Jogos) e Reconhecimento em Interoperalidade na maior competição mundial de informática, a Microsoft Imagine Cup. Na tarde desta segunda-feira, os integrantes da Levv It concederam uma entrevista coletiva, na Agência Comuniquê, no bairro de Boa Viagem. A reportagem do Boletim Unicap foi ao local para conhecer mais sobre o jogo Choice e a vida de Luciano José Firmino Junior, aluno do quinto período do curso de Ciências da Computação da Católica.

Choice assemelha-se ao jogo de tabuleiro War, em que os participantes precisam cumprir determinados objetivos de conquista de territórios. No game virtual – também disposto em um tabuleiro -, os competidores tentam atingir uma “Meta do Milênio” (em referência aos desafios apresentados pela Organização das Nações Unidas), isto é, completar uma missão positiva para os países que controlam. “Você pode governar o Brasil e ter que trabalhar em prol da sustentabilidade, desenvolvendo projetos e parcerias com outras nações. Ganha o jogo quem conseguir chegar ao seu objetivo primeiro”, explica Luciano Firmino.

De acordo com Edgar Neto (Universidade Federal de Pernambuco), que dividiu com Luciano a responsabilidade da programação de Choice, o jogo é um elemento interessante para disseminar uma nova visão sobre os games virtuais. “É preciso que os jogos sejam vistos de uma forma mais madura, como um instrumento de educação, arte e conscientização.” A equipe Levv It, ainda, é composta por Victor Rafael (Unibratec), Diogo Burgos (Universidade de Pernambuco) e Vinícius Ottoni (Instituto Federal de Pernambuco). Apesar de cada integrante estudar em uma instituição diferente, o grupo garante que conseguiu manter bastante contato para desenvolver o jogo. “Além das trocas de e-mails, nos reunimos, ao menos, uma vez por semana, desde setembro de 2008. Foi um trabalho de muito esforço e cobrança”, conta Edgar.

Em abril de 2009, Choice obteve o segundo lugar no XNA Challenge, uma espécie de preliminar nacional para o Imagine Cup. Embora pareça positivo, o resultado frustrou os integrantes do grupo. “Nessa oportunidade, o principal foi conquistar amadurecimento, uma rede de contatos, portfólio e experiência. Funcionou como um termômetro para a competição mundial”, declara Luciano. Até a realização da Imagine Cup, na cidade do Cairo, no Egito, a equipe Levv It precisou fazer diversos ajustes no game, sobretudo na simplificação das regras e da parte visual. “Depois da segunda colocação, colhemos as avaliações dos juízes e de especialistas daqui de Pernambuco e, a partir disso, chegamos a duas versões. A primeira era semelhante à que foi apresentada no XNA Challenge, com algumas mudanças. Embora a outra exigisse diversas alterações e só tivéssemos três semanas de prazo, resolvemos arriscar, porque acreditávamos ter mais chances de chegar à final com ela. Esse tempo final foi muito intenso para todos nós”, explica o programador.

Imagine Cup 2009

 A Microsoft Imagine Cup 2009 teve, como tema, a frase “Imagine um mundo onde a tecnologia ajude a solucionar os problemas mais complexos que enfrentamos atualmente”. A competição é destinada a estudantes da área de tecnologia de todo o mundo, distribuídos em oito categorias (Software Design, Embedded Development, Game Development, IT Challenge, Robotics & Algorythms, Mashup, Photo Story e Short Film).

Na primeira rodada da Imagine Cup, Choice ficou entre os 150 selecionados de um total de mais de 600 projetos participantes da categoria “Desenvolvimento de Jogos”. A segunda etapa classificou os seis finalistas da competição. A produção pernambucana passou a concorrer, diretamente, com dois trabalhos belgas, dois norte-americanos e um britânico. Curiosamente, o primeiro colocado no XNA Challenge não esteve entre as melhores criações do campeonato mundial. Outra situação inusitada foi a repetição do resultado de 2008: a equipe que obteve o segundo lugar na disputa nacional foi a campeã do torneio internacional.

Em uma cerimônia nas proximidades das pirâmides do Cairo, Choice foi anunciado como o melhor jogo da Imagine Cup 2009. A vitória rendeu mais do que o cheque de 25 mil dólares aos integrantes da Levv It. “Mais do que isso, ganhamos o crescimento pessoal e profissional, a melhoria na parte de relacionamento e uma noção de negócios”, afirma Luciano. O retorno a Pernambuco marcou uma mudança na vida dos cinco rapazes. A aparente passagem repentina do anonimato ao status de “orgulho” do estado comprova o ditado de que as aparências enganam. A fama atual é fruto de dez meses de trabalho no desenvolvimento do jogo, que está disponível para download gratuito no site www.choicegame.net . A ideia do grupo é lançar o game no mercado tradicional, com o apoio do Banco Bradesco, patrocinador da delegação brasileira na Imagine Cup.

Desde o anúncio dos vencedores, no final da última semana, jornais, sites, revistas e programas de televisão e rádio deram destaque à vitória dos pernambucanos. Esse espaço na mídia, também, é visto como um dos benefícios da recente conquista. Para Luciano, a exposição é muito positiva para o trabalho dos integrantes da Levv It. “Estamos podendo mostrar o que fizemos e, de uma maneira indireta, divulgando o nosso produto gratuitamente”, analisa, com bom humor.

A viagem

 Recife, São Paulo, Dakar, Istambul e Cairo. Para apresentar o Choice à comissão do Imagine Cup 2009, os integrantes da Levv It precisaram enfrentar 20 horas de vôo. Comemorar em casa, só após percorrer o mesmo caminho, agora invertido, durante o mesmo tempo. “Na ida, estávamos preocupados com a exposição do trabalho, pensando no que poderíamos fazer para melhorá-la. A volta foi muito mais tranqüila. Estávamos aliviados ao olhar para trás e ver o nosso esforço reconhecido”, comenta Luciano.

No Cairo, a equipe hospedou-se no Hotel Intercontinental, o melhor do Egito, sob o patrocínio da Microsoft, organizadora da Imagine Cup. Durante a estadia, os pernambucanos conheceram as pirâmides, jantaram no principal restaurante do Oriente Médio (com vista panorâmica para o rio Nilo) e experimentaram um passeio de camelo. Segundo Luciano, “a viagem, por si só, já foi um prêmio para o grupo”.

Luciano, um apaixonado por jogos

Superar concorrentes de todo o planeta é um privilégio de poucos. O jogador de futebol brasileiro Ronaldinho Gaúcho foi eleito melhor jogador do mundo em 2005 e 2006. O enxadrista russo Garry conquistou 15 títulos internacionais consecutivos, de 1985 a 2000. O velocista jamaicano Usain Bolt tem sido destaque em todas as competições de que participa, colecionando medalhas, recordes e fama. O que eles têm em comum? Os três foram campeões mundiais aos 22 anos, assim como Luciano José Firmino Junior. Coincidência ou não, a promessa é de sucesso.

Estudante do quinto período do curso de Ciências da Computação da Católica, Luciano trabalha na Manifesto Games Studio, empresa de desenvolvimento de jogos do Porto Digital. Segundo ele, a entrada no mercado deve-se a uma combinação entre os estudos particulares e os conhecimentos adquiridos na Universidade. “Espero que a Unicap abra espaço para essa área de games, através de disciplinas específicas e instalações nos laboratórios de informática. Isso é importante para que a instituição possa ter novos representantes com títulos e reconhecimento”, afirma. Sobre a repercussão da vitória entre os colegas de faculdade, Luciano revela: “Falei com meus colegas só pelo MSN (programa de conversação virtual), mas já deu para perceber que eles gostaram bastante da notícia. Estou esperando uma recepção bem positiva”.

Em 2008, na França, dois estudantes do estado, Carlos Eduardo Rodrigues e Renato Viana, obtiveram o segundo lugar na categoria Desenvolvimento de Software da Imagine Cup. Em 2007, a equipe TriventDreams conseguiu a primeira colocação na modalidade Sistemas Embarcados, na competição realizada em Seul, na Coreia do Sul. Para Luciano, as novas conquistas destacam a tradição de Pernambuco como um dos principais centros de informática no Brasil e no mundo. “Esse resultado reforça o nosso pólo na área de jogos. Temos muita gente competente que pode fazer bonito em um torneio internacional”.

Museu de Arqueologia da Católica promove oficinas para crianças
Por Rebeca Kramer 

Existente desde o ano passado, o projeto Arqueologia para Crianças, promovido pelo Museu e pelo Laboratório de Arqueologia da Universidade Católica de Pernambuco, está desenvolvendo, durante as férias, uma programação especial com aulas e oficinas para crianças entre 7 e 11 anos. Para o mês de julho, foram 60 vagas, divididas em duas turmas de 30 alunos: uma que acontece de 13 a 15 e outra que acontece de 21 a 23 de julho. O investimento por criança consistiu em R$30, taxa que inclui o material didático. As aulas acontecem no Museu de Arqueologia (1º andar do bloco G) e na sala de pesquisa em Arqueologia da Universidade (2º andar do bloco G), das 14h às 17h.

Para ministrar as oficinas, foram voluntários os estudantes de Ciências Biológicas da Unicap Tássia Maria Nascimento, Igor Ferraz Gominho, Carlos Eduardo de Lima e Allan Correa; o aluno de História também da Católica Pablo Dantas e os estudantes de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco Pedro Breckenfeld e Lucas Lins. Segundo Tássia, foram inscritos, nesta primeira turma, 25 crianças. “Para facilitar as aulas, dividimos esta primeira turma em dois grupos de alunos. Enquanto uma parte está no Museu, a outra está na sala de pesquisa desenvolvendo outras atividades”, comentou. E complementou: “Durante o ano, nós entramos em contato com as escolas para que elas se comuniquem com os pais dos alunos se há o interesse das crianças em participarem do projeto”.

 

De acordo com a coordenadora do Museu e do Laboratório de Arqueologia e fundadora do projeto, a professora Maria do Carmo de Caldas Dias Costa, o intuito do trabalho é a conscientização das futuras gerações acerca da preservação dos sítios arqueológicos. Além disso, salientar que o que está na natureza não é de propriedade do ser - humano, mas faz parte da vida dele, sendo necessário, portanto, a preservação dessa natureza. “Temos que acreditar que, ao desenvolver essa ideia na criança e prepará-la para tal entendimento, ela não irá olhar a natureza e os seres vivos como uma propriedade ou algo que lhes pertence”, afirmou.  

Na programação, estão inclusas oficinas de argila, cerâmica e de escavação. Segundo Maria do Carmo, as crianças aprendem sobre a histórica da cerâmica e o significado dela para a história das civilizações e, até mesmo, como elas chegaram ao Brasil. Nesse processo, portanto, entra o papel do arqueólogo, na empreitada de reconstrução dessas peças. “Nas oficinas, desenvolvemos, ainda, com as crianças, atividades como quebrar pratos de cerâmica para que elas os reconstituam; modelagem de blocos de argila para que elas criem algo que seria importante para a humanidade; na oficina de escavação, pegamos uma caixa de areia onde enterramos objetos para que os alunos aprendam a delimitar áreas e fazer medições. E, então, eles fotografam o que encontram e colocam em saquinhos com as etiquetas. Nesta oficina de escavação, as crianças são parametradas, ou seja, vestidas especialmente para realizar a atividade, com máscaras, luvas etc.”, revelou.  

Ainda segundo a coordenadora do projeto, no último dia das oficinas são realizadas avaliações em conjunto com os pais e os alunos, com o objetivo de contarem os que acharam do trabalho desenvolvido. As avaliações, contou Maria do Carmo, tem sido positivas.

Pró-reitor Acadêmico da Católica participará de reunião da Renorbio em Fortaleza
Por Tiago Cisneiros

O Pró-reitor Acadêmico da Católica, professor Junot Cornélio Matos, participará de uma reunião da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) no dia 20 de julho, na Universidade Estadual do Ceará, em Fortaleza. O encontro visa à construção de uma proposta de aperfeiçoamento do Programa de Biotecnologia da entidade, a ser encaminhada para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e à solução de questões operacionais com algumas instituições participantes. A Unicap e a Universidade Tiradentes (Unit) são os únicos estabelecimentos de ensino superior não públicos credenciados no programa da Renorbio.

D.A de Direito promove minicurso sobre direito do consumidor
Por André Amorim

Foi realizado nesta terça-feira (14), no auditório do bloco J, o 2º módulo do minicurso Direito do Consumidor, promovido pelo Diretório Acadêmico do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco. Os presentes assistiram às palestras da diretora em exercício do Procom Recife, Adoleide Folha, e da gerente de fiscalização do Procom Pernambuco, Solange Ramalho, sobre noções gerais do Código de Defesa do Consumidor.

Inicialmente, Adoleide parabenizou a iniciativa do D.A de Direito e da Unicap por promover um minicurso com um assunto que ela considera “essencial”. A representante do Procom Recife, convidada para falar sobre as práticas abusivas cometidas por fornecedores, explicou que no Artigo 5º da Constituição Federal, o parágrafo XXXIII garante que o Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor. Além disso, Adoleide exemplificou casos que podem ser configurados como práticas abusivas. Segundo ela, as mais comuns são o uso de bombons como troco de compras e o limite de vendas de determinado produto.

Solange Ramalho, representante do Procom estadual, apresentou as principais iniciativas que vêm sendo tomadas em Pernambuco. Entre as ações, podem ser destacadas a realização de palestras em escolas públicas e privadas com o intuito de ensinar educação para o consumo e a instalação de estantes no Terminal Integrado de Passageiros (TIP) no Aeroporto Internacional dos Guararapes para que as pessoas possam realizar suas reclamações.

Novas parcerias

Na ocasião, o representante do Ministério Público Estadual, o promotor Maviael de Souza, anunciou uma pareceria entre o Fórum Pernambucano de Combate à Corrupção e o Diretório Acadêmico de Direito da Unicap. A parceria prevê a realização de um ciclo de palestras com representantes de órgãos que compõem o Fórum como, por exemplo, a Controladoria Geral da União (CGU) e Polícia Federal. As datas ainda não foram definidas, mas, provavelmente, as palestras serão realizadas na 3ª semana do mês de agosto.

Odebrecht inicia seleção para programa Jovem Parceiro 2010
Por André Amorim

O grupo Odebrecht está com inscrições abertas até o dia 31 de agosto para selecionar jovens para ocupar vagas de trainne e estagiários. A iniciativa faz parte do programa Jovem Parceiro 2010, que todos os anos identifica, integra e desenvolve jovens profissionais dispostos a trabalhar na empresa.

A empresa está a procura de universitários com formação prevista entre dezembro de 2010 e dezembro de 2011 ou profissionais que tenham se formado entre dezembro de 2006 e dezembro de 2008. Os candidatos precisam ter domínio em inglês e informática. As inscrições devem ser feitas pelo site www.odebrecht.com.

Mestrado abre inscrições para alunos especiais
Por André Amorim

Entre os dias 15 e 17 de julho, a Universidade Católica de Pernambuco estará com inscrições abertas para os interessados em cursar disciplinas isoladas de mestrados. Os candidatos devem comparecer na Secretaria de Registros Acadêmicos da Pós-graduação, sala 003 no térreo do bloco G4, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h, portando os seguintes documentos para cada disciplina que deseja cursar:

  • Currículo com comprovações (preferencialmente o Currículo Lattes)
  • Cópia e original do RG
  • Cópia e original do CPF
  • Cópia e original do Título de Eleitor, além da comprovação de voto na última eleição
  • Cópia e original do histórico do curso de graduação
  • Cópia e original do diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação

As inscrições passarão pelo processo de análise dos documentos para, só após a seleção, o candidato poder cursar até duas disciplinas. Outras informações: (81) 2119.4369 ou (81) 2119.4388.

Católica prorroga período de inscrição para curso de Teologia
Por Tiago Cisneiros

A Católica prorrogou o período de inscrição para os interessados em realizar os exames para aproveitamento de estudos concluídos em cursos livres de teologia. A medida deve-se à dificuldade encontrada por alguns candidatos para reunir todos os documentos necessários. Agora, as inscrições podem ser feitas até o dia 15 de julho, no Setor de Admissão, localizado no bloco R da Universidade. O espaço está aberto de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O processo seletivo para os inscritos, no dia 28 de julho, sofreu alterações de horário. A prova de redação, antes prevista para as 10h, será aplicada às 9h. A partir das 11h, os concorrentes passarão por entrevistas, anteriormente marcadas para o turno da tarde. Os exames acontecerão na coordenação do curso de Teologia da Católica, localizada no primeiro andar do bloco B.

Depois da entrega da documentação exigida, o candidato receberá um boleto de pagamento no valor de R$ 100, que deverá ser quitado no posto de serviço do Unibanco da Universidade Católica de Pernambuco (térreo do bloco G). Estão sendo oferecidas 40 vagas para o curso. Os alunos poderão assistir às aulas presencialmente, no turno da noite, ou à distância, através da internet.

Confira a lista de documentos acadêmicos exigidos (cópias autenticadas pelo estabelecimento de origem ou Cartório de Notas).

  • Certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, acompanhado de histórico escolar.
  • Histórico escolar do curso livre em Teologia, contendo as disciplinas por período/ano em que foram cursadas com as respectivas cargas horárias.
  • Certificado de conclusão de Curso livre em Teologia, com duração mínima de 1600 horas.
  • Programas ou emendas das disciplinas cursadas.

Veja a seguir a documentação pessoal necessária para a inscrição (cópias autenticadas pelo próprio candidato, confirmando a veracidade dos dados).

  • Certidão de nascimento ou casamento.
  • Carteira de identidade (RG).
  • CPF.
  • Quitação com Serviço Militar.
  • Título de eleitor e comprovante do último exercício eleitoral.
  • Fotografia 3x4, de frente, recente e de boa qualidade.

Para mais informações, telefone para (81) 2119 4090 ou (81) 2119 4171 ou acesse, no site www.unicap.br , a portaria que dispõe sobre as informações de admissão e avaliação do aproveitamento de estudos e conhecimentos extraordinários para o curso de Teologia.

Período de matrículas para alunos veteranos começa no dia 20 de julho
Por Tiago Cisneiros

Os alunos veteranos da Católica devem efetuar a matrícula para o próximo período entre os dias 20 e 24 de julho. Caso aceite a proposta de disciplinas apresentada pela Universidade, o estudante poderá realizar todo o processo pela internet, através do site http://www.unicap.br/matricula/ . Se precisar ou preferir alterar o plano de cadeiras oferecido, será preciso comparecer ao campus da Unicap no dia, horário e local indicados pela tabela de matrícula.

O serviço de matrícula para os retardatários será oferecido no dia 30 de julho, no campus da Católica, apenas para os aprovados em cursos que, ainda, apresentem vagas disponíveis. O pagamento da primeira parcela da semestralidade, equivalente à efetivação da matrícula, deverá ser realizado até o dia 31 de julho.

As informações completas acerca das matrículas estão disponíveis no site http://www.unicap.br/matricula/ . Em caso de dúvidas, entre em contato com o Setor de Admissão da Católica, através dos telefones (81) 2119 4408 ou (81) 2119 4132, ou com a coordenação do seu curso.

Católica vai promover 11º Jornada de Iniciação Científica em agosto
Por Rebeca Kramer

A Universidade Católica de Pernambuco irá promover, entre os dias 17 e 21 de agosto de 2009, no bloco G4 (térreo - sala de teleconferências e no 3º andar- anfiteatro), a 11ª Jornada de Iniciação Científica. O evento ocorrerá das 9h às 17h. No dia 21 de agosto, no anfiteatro, a partir das 15h, acontecerá o encerramento oficial, com a premiação.

Segundo a coordenadora geral de pesquisa, a professora Arminda Saconi, as apresentações serão orais, com duração de 10 minutos e mais 5 minutos para o debate com a comissão avaliadora, formada por membros do Comitê Científico de Iniciação à Pesquisa ( CCIP), do Comitê Científico de Pesquisa (CCP) e do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), além de convidados externos.

Ainda de acordo com Arminda, os participantes dos projetos devem comparecer à ocasião com a camiseta da jornada, disponibilizada na Secretaria de Coordenação Geral de Pesquisa (8º andar do bloco G4), no dia 12 de agosto (quarta-feira), das 8h15 às 11h e das 14h15 às 17h. No local, também deverá ser entregue o CD com arquivo (compatível com Word 97-2003) da apresentação em Datashow, até o dia 12 de agosto. A participação do pibiquiano é obrigatória e, diante de qualquer impossibilidade de comparecimento ao evento, o motivo deverá ser explicado pelo orientador e pelo aluno com antecedência. Confira aqui a relação das apresentações orais e a lista com os avaliadores.

Universidade não tem idade anuncia minicursos para o Segundo semestre
Por Tiago Cisneiros

O programa Universidade não tem idade, organizado pela Católica, está com novos minicursos para o segundo semestre de 2009. As inscrições poderão ser feitas a partir da próxima semana no site http://www.unicap.br/universidade/index.html ou na sala da Pró-reitoria Comunitária da Unicap, localizada no térreo do bloco B e em funcionamento das 8h às 11h e das 14h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2119 4140.

Confira os detalhes dos minicursos oferecidos:

Direitos fundamentais da pessoa idosa

Professor: José Maria Silva (curso de Direito)
Carga horária: 15 horas/aula
Período: segundas-feiras de novembro (9, 16, 23 e 30) e dia 7 de dezembro
Horário: das 16h às 19h
Vagas: 30
Local: sala 102 do bloco G
Investimento: R$ 65,00

Orientações de postura: você anda, senta e dorme direito?

Professor: Francisca Maria Alves de Mota (curso de Fisioterapia)
Carga horária: 15 horas/aula
Período: sábados - 17 e 24 de outubro e 7, 14 e 21 de novembro
Horário: das 8h30 às 11h30
Vagas: 30
Local: sala 310 do bloco B
Investimento: R$ 75,00

Espiritualidade e saúde: a contribuição da fé para o bem-estar físico e psíquico

Professor: Moab Duarte Acioli (curso de Psicologia)
Carga horária: 12 horas/aula
Período: terças-feiras de outubro (6, 13, 20 e 27)
Horário: das 17h às 20h
Vagas: 30
Local: sala 503 do bloco B
Investimento: R$ 55,00

Ativando a memória: raciocínio lógico

Professor: Mauricéa Tabosa (curso de Terapia Ocupacional)
Carga horária: 15 horas/aula
Período: sábados – 7, 14, 21 e 28 de novembro e 5 de dezembro
Horário: 8h30 às 11h30
Vagas: 30
Local: sala 305 do bloco G4
Investimento: R$ 50,00

Paulo Freire: um educador à frente do seu tempo

Professor: Maria do Carmo Mota (curso de Pedagogia)
Carga horária: 15 horas/aula
Período: sextas-feiras de outubro (2, 9, 16, 23 e 30)
Horário: das 14h às 17h
Vagas: 40
Local: sala 310 do bloco B
Investimento: R$ 50,00

Sacramentos: sinais de vida e de esperança

Professor: Luiz Alencar Libório (Pastoral da Católica e curso de Teologia)
Carga horária: 20 horas/aula
Período: quartas-feiras, entre 2 de setembro e 9 de dezembro
Horário: das 18h30 às 20h10
Vagas: 40
Local: Espaço Loyola – térreo do bloco B
Investimento: R$ 80,00

Igreja: da Construção de pedra à comunidade viva

Professor: José Artur Tavares de Brito (Pastoral da Católica e curso de Teologia)
Carga horária: 20 horas/aula
Período: quartas-feiras, entre 2 de setembro e 9 de dezembro
Horário: das 20h20 às 22h
Vagas: 40
Local: Espaço Loyola – térreo do bloco B
Investimento: R$ 100,00

Liturgia: Teologia da Eucaristia

Professor: Padre Jacques Trudel (Pastoral da Católica e curso de Teologia)
Carga horária: 20 horas/aula
Período: quintas-feiras, entre 3 de setembro e 10 de dezembro
Horário: das 14h às 15h30
Vagas: 40
Local: Espaço Loyola – térreo do bloco B
Investimento: R$ 95,00

Liturgia na vida: uma incursão na prática celebrativa

Professor: Creômenes Tenório Maciel (Pastoral da Católica e curso de Teologia)
Carga horária: 20 horas/aula
Período: quintas-feiras, entre 3 de setembro e 10 de dezembro
Horário: das 16h às 17h30
Vagas: 40
Local: Espaço Loyola – térreo do bloco B
Investimento: R$ 95,00

Nascimento do Cristianismo: Evangelho de São João

Professor: Cláudio Vianney Malzoni (Pastoral da Católica e curso de Teologia)
Carga horária: 15 horas/aula
Período: sábados, de 26 de setembro a 24 de outubro
Horário: das 8h às 11h
Vagas: 70
Local: Espaço Loyola – térreo do bloco B
Investimento: R$ 35,00

Do Jesus de Nazaré ao Cristo da Fé

Professor: João Luiz Correia Jr. (Pastoral da Católica e curso de Teologia)
Carga horária: 15 horas/aula
Período: sábados, de 7 de novembro a 5 de dezembro
Horário: das 8h às 11h
Vagas: 70
Local: Espaço Loyola – térreo do bloco B
Investimento: R$ 35,00

A Reforma Protestante (século 16): um resgate histórico

Professor: José Roberto (bacharelando em Teologia)
Carga horária: 6 horas/aula
Período: sábados – 12 e 19 de setembro
Horário: das 9 às 12h
Vagas: 30
Local: sala 207 do bloco B
Investimento: R$ 25,00

A chegada do Protestantismo no Brasil (séculos 19 e 20): um resgate histórico

Professor: Ronaldo (bacharelando em Teologia)
Carga horária: 6 horas/aula
Período: sábados – 26 de setembro e 3 de outubro
Horário: das 9h às 12h
Vagas: 30
Local: sala 207 do bloco B
Investimento: R$ 25,00

Pentecostalismo e neopentecostalismo (séculos 20 e 21): um resgate histórico

Professor: Paulo César (mestrando em Ciências da Religião)
Carga horária: 6 horas/aula
Período: sábados – 17 e 24 de outubro
Horário: das 9h às 12h
Vagas: 30
Local: sala 207 do bloco B
Investimento: R$ 25,00

Católica vai promover cursos de extensão para jornalistas e alunos de jornalismo
Por André Amorim

A Universidade Católica de Pernambuco, por meio do programa Universidade não tem idade, vai oferecer, entre os meses de agosto e novembro, quatro cursos de extensão voltados para jornalistas e estudantes de Jornalismo.  Os minicursos serão ministrados por professores doutores e vão enfocar as seguintes áreas: relações internacionais; introdução à filosofia; história da América Latina contemporânea; e direitos humanos. A iniciativa tem apoio do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (SinjoPE).

Para Ricardo Mello, vice-presidente do SinjoPE, essa é mais uma oportunidade para atualizar conhecimentos e reforçar a necessidade da formação profissional. “Além da base que o curso já fornece, esse é um espaço para discussões mais específicas”, disse. Ricardo, que também é professor da Católica, acredita que um jornalista não deve apenas ser atento ao que está acontecendo, mas também se aprofundar em conhecimentos específicos.  As inscrições terão início na próxima semana e deverão ser feitas pelo site www.unicap.br.  Mais informações pelo fone 2119.4140.

Confira abaixo os minicursos que serão oferecidos:

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Área: Economia

Professor: Prof. Dr. Thales Cavalcanti Castro

Público-alvo: Jornalistas e estudantes de jornalismo

Período: 12, 19 e 26 de agosto e 02 de setembro (quartas-feiras)

Carga horária: 12 horas/aula

Horário: das 9h às 12h

Valor: R$ 55,00

Vagas: 30

Local: Espaço Loyola, térreo do Bloco B

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

Área: Filosofia

Professor: Prof. Dr. Karl Heinz Efken

Público-alvo: Jornalistas e estudantes de jornalismo

Período: 09, 16, 23 e 30 de setembro (quartas-feiras)

Carga horária: 12 horas/aula

Horário: das 9h às 12h

Valor: R$ 55,00

Vagas: 30

Local: Espaço Loyola, no térreo do Bloco B

HISTÓRIA DA AMÉRICA LATINA CONTEMPORÂNEA

Área: História

Professor: Prof. Dr. Newton Cabral

Público-alvo: Jornalistas e estudantes de jornalismo

Período: 01, 08, 15 e 29 de outubro (quintas-feiras)

Carga horária: 12 horas/aula

Horário: das 9h às 12h

Valor: R$ 55,00

Vagas: 30

Local: Espaço Loyola, no térreo do Bloco B

DIREITOS HUMANOS: UM PANORAMA INTERNACIONAL

Área: Direito

Professor: Jayme Benvenuto

Público-alvo: Jornalistas e estudantes de jornalismo

Período: 05, 12, 19 e 26 de novembro (quintas-feiras)

Carga horária: 12 horas/aula

Horário: das 9h às 12h

Valor: R$ 55,00

Vagas: 30

Local: Sala 102 do Bloco G

Padre Paulo Meneses lança livro no dia 22 de julho
Por Tiago Cisneiros

O coordenador do Grupo Hegel Unicap, Padre Paulo Meneses, lançará, no próximo dia 22, o livro “Homilias na Unicap”. O evento será realizado a partir das 17h, no terraço (primeiro andar) da Residência dos Jesuítas da Universidade Católica de Pernambuco.

Padre Paulo Gaspar Meneses possui graduação em Filosofia pela Faculdade Pontifícia de Friburgo, concluindo o curso em 1947. O título de doutor veio em 1959, após quatro anos de estudos na Universidade Católica de Pernambuco, onde trabalha desde 1978. Desde junho de 1987, ocupa os cargos de assessor do Reitor e de coordenador do Grupo Hegel Unicap. Em 1950, fundou o curso de Ciências Econômicas da Universidade.

Padre Paulo Meneses possui fluência em alemão, inglês, francês, italiano, espanhol, grego e latim. A habilidade com as línguas estrangeiras reflete-se na sua produção bibliográfica, que conta com as traduções da Enciclopédia das Ciências Filosóficas de Hegel e do livro “Moral em desordem. Um discurso em defesa do ser humano”, de autoria do filósofo francês Paul Valadier, que apresentará uma palestra na Católica, no dia 19 de agosto.

Filósofo francês Paul Valadier fará palestra na Católica
Por Tiago Cisneiros

O renomado filósofo e jesuíta francês Paul Valadier apresentará, na Universidade Católica de Pernambuco, a palestra “A moral atual: entre dissolução e reconstrução”. O evento será realizado no dia 19 de agosto (quarta-feira), às 19h, no auditório G1 da Unicap (primeiro andar do bloco G). Doutor em Teologia, Valadier é especialista no pensador alemão Friedrich Nietzsche e já desenvolveu diversos trabalhos acerca da problemática da desconstrução moral e do niilismo.

Nascido em Saint-Etiènne, em 13 de janeiro de 1933, Paul Valadier ocupa, atualmente, os cargos de professor de Filosofia moral e política nas Faculdades Jesuítas de Paris (Centre Sévres) e de diretor da revista “Arquivos de Filosofia”. Cursou licenciatura em Filosofia na Universidade de Sorbonne, além de mestrado e doutorado em Teologia na Faculdade Jesuíta de Lyon. Entre as suas principais obras, estão “A Anarquia dos Valores” (1997), “A Condição Cristã” (2003), “Um cristianismo de futuro” (1998), “Elogio da Consciência” (1994), “Inevitável moral” (1990) e “Nietzsche e a crítica ao cristianismo” (1994). O livro “A moral em desordem: um discurso em defesa do ser humano”, publicado em 2002, foi traduzido pelo coordenador do Grupo Hegel Unicap, Padre Paulo Meneses.

Curso de Biologia irá promover II Simpósio de Ciências Biológicas
Por Rebeca Kramer

O Centro de Ciências Biológicas e Saúde da Universidade Católica de Pernambuco (CCBS) estará promovendo, entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, o II Simpósio de Ciências Biológicas, com o tema: “Evolução Biológica: Fatos e Teorias”. O evento ocorrerá em homenagem aos 200 anos de nascimento de Charles Darwin e aos 150 anos da publicação de sua teoria – “Origem das Espécies”. Além disso, os biólogos comemoram 30 anos de profissão regulamentada. Acesse a programação, as normas e realize as inscrições do evento no site:  http://www.unicap.br/eventos/simcbio/index.htm

Contatos:

E-MAILS

Prof. Goretti Sônia Silva

gorettisonia@yahoo.com.br

goretti@unicap.br

Prof. Bereneuza Brasileiro

bereneuza@gmail.com

btrvb@unicap.br

FONES

(81) 21194197

(81) 21194172

(81) 87153636

Teologia promove conferências em agosto
Por Rebeca Kramer

O curso de Teologia da Universidade Católica de Pernambuco irá promover, durante o mês de agosto, uma série de conferências.  Mais informações pelo fone 2119.4090. Confira a programação:

Teologia e ecologia

Conferencista: Lúcio Flávio Ribeiro Cirne

Dia 11 de agosto (terça-feira), às 18h30

Local: auditório do CTCH – 1o. andar do Bloco B

 

A moral atual: entre dissolução e reconstrução

Conferencista: Paul Valadier

Dia 19 de agosto (quarta-feira), às 19h

Local: auditório do G-I

(atividade em conjunto com todo o CTCH)

 

Religião e confiança: aproximação sociológica ao fato religioso

Conferencista: Patrick Watier (sociólogo belga)

Dia 24 de agosto (segunda-feira), às 18h30

Local: auditório do CTCH – 1o. andar do Bloco B

 

Mosaico religioso

Lançamento do livro de ex-alunos do mestrado

Dia 25 de agosto (terça-feira), às 18h30

Local: auditório do CTCH – 1o. andar do Bloco B

 

Fazer teologia a partir do contexto religioso brasileiro

Lançamento do livro: Rosto plural da fé, de Pedro Rubens

Conferencista: João Batista Libânio

Dia 26 de agosto (quarta-feira), às 19h

Local: auditório do G-I

 

O cristianismo como estilo: uma maneira de fazer teologia na pós-modernidade

Conferencista: Christoph Theobald

Dia 3 de setembro (quinta-feira), às 19h

Local: auditório do CTCH – 1o. andar do Bloco B

 

O ensino religioso nas escolas: desafios e perspectivas

Conferencista: Maria Inês Carnioto, paulina autora de livros sobre o assunto

Dia 21 de setembro (sexta-feira), às 18h30.

Jornada de Cursos de Computação da Católica
Por Jaime Mitchell

A Católica realiza no mês de julho a Jornada de Cursos de Computação. As inscrições já estão abertas no site da Universidade (www.unicap.br). Outras informações podem ser obtidas com a Coordenação Geral de Extensão, no telefone 2119-4242. Confira abaixo os cursos oferecidos:

1 - Título: Construindo planilhas com Excel

Público-alvo: Público em geral

Pré-requisito: Conhecimentos em sistema operacional Windows e informática básica

Carga Horária: 20h

Horário: 19:00 às 21:00

Dias: 20 a 31 de julho de 2009

Investimento: R$100,00

 

2 – Título: Desenvolvendo aplicações para web com ASP.NET  e C#

Público-alvo: Estudantes e profissionais da área de TI interessados no desenvolvimento de aplicações para web com a plataforma .NET.

Pré-requisito: Bom conhecimento da linguagem C#

Carga Horária: 30h

Horário: 18h30min às 21h30min

Dias: 20 a 31 de julho de 2009

Investimento: R$115,00

 

3 – Título: Desenvolvendo aplicações Windows Forms utilizando .NET Framework e C#

Público-alvo: Estudantes e profissionais de TI.

Pré-requisito: Conhecimento básico em lógica de programação

Carga Horária: 30h

Horário: 18h30min às 21h30min

Dias: 20 a 31 de julho de 2009

Investimento: R$115,00

 

4 – Título: Desenvolvendo games e aplicativos para dispositivos móveis usando a plataforma J2ME (Java2 Micro Edition)

Público-alvo: Estudantes e profissionais da área de TI interessados em desenvolver games e aplicativos para dispositivos móveis, tais como celulares e PDA’s.

Pré-requisito: Conhecimentos de Java básico.

Carga Horária: 30h

Horário: 18h30min às 21h30min

Dias: 20 a 31 de julho de 2009

Investimento: R$115,00

Católica abre inscrições para especialização em Tecnologia Assistiva
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a segunda turma do curso de especialização em Tecnologia Assistiva. A pós-graduação tem carga horária total de 390 horas/aula, distribuídas em 18 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas sextas-feiras, das 18h45 às 22h, e nos sábados (quinzenalmente), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

Comprovante de inscrição

Currículo

Histórico escolar

Uma foto 3x4

Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Tecnologia Assistiva é de R$ 325. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134
Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em Ensino de Matemática
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a quarta turma do curso de especialização em Ensino de Matemática. A pós-graduação tem carga horária total de 360 horas/aula, distribuídas em 16 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nos sábados, de 8h às 12h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

Comprovante de inscrição

Currículo

Histórico escolar

Uma foto 3x4

Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Ensino de Matemática é de R$ 245. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134

Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em História e Cultura Afro-brasileira
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a primeira turma do curso de especialização em História e Cultura Afro-brasileira. A pós-graduação tem carga horária total de 360 horas/aula, distribuídas em 16 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas sextas-feiras, das 18h45 às 22h, e sábados, das 8h às 13h15.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

Comprovante de inscrição

Currículo

Histórico escolar

Uma foto 3x4

Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 30 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em História e Cultura Afro-brasileira é de R$ 210. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134

Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em Sexualidade Humana
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a terceira turma do curso de especialização em Sexualidade Humana. A pós-graduação tem carga horária total de 375 horas/aula, distribuídas em 16 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas terças e sextas-feiras, das 18h45 às 22h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

Comprovante de inscrição

Currículo

Histórico escolar

Uma foto 3x4

Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Sexualidade Humana é de R$ 250. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134

Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em Serviço Social na Área de Saúde
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a terceira turma do curso de especialização em Serviço Social na Área de Saúde. A pós-graduação tem carga horária total de 360 horas/aula, distribuídas em 14 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas quartas-feiras, das 18h30 às 22h, e sábados, das 8h às 12h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

Comprovante de inscrição

Currículo

Histórico escolar

Uma foto 3x4

Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Serviço Social na Área de Saúde é de R$ 270. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134

Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Estão abertas inscrições para o 14º Ciso
Por Daniel França .

As inscrições para o 14º Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (Ciso) já estão abertas. O evento, que vai acontecer entre os dias 8 e 11 de setembro, também marca os 60 anos da Fundação Joaquim Nabuco e conta com o apoio da Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco e Faculdade Marista. A programação está organizada em 12 fóruns, 12 mesas-redondas e oito minicursos que irão discutir o tema “Desigualdade e Justiça Regional: regiões, classes e identidades no mundo globalizado”. As atividades serão realizadas no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que fica no bairro de Dois Irmãos, Zona Norte do Recife.

A proposta é reunir especialistas não só da região, mas também de outras partes do Brasil e de outros países. De acordo com o comitê organizador, estão sendo convidados pesquisadores da Argentina, Chile, Colômbia, México e Venezuela para participarem dos fóruns. “Os fóruns pretendem fazer a interação entre academia, a sociedade, representantes do terceiro setor e do poder público”, explica um dos organizadores do Ciso e pesquisador da Fundaj Alexandre Zarias.

Ao todo, a programação vai reunir 30 grupos de trabalho (GT´s) sobre os mais diversos temas das Ciências Sociais. Trata-se da troca de experiência de produção científica de 50 programas de pesquisa e pós-graduação de várias instituições. Entre GT´s, fóruns e mesas-redondas serão apresentados cerca de 500 trabalhos. “Educação, violência, desigualdade regional e concentração de renda. Todos esses temas têm repercussão nas políticas públicas a serem analisadas e debatidas durante o evento”, explica o presidente da comissão organizadora do Ciso e pesquisador da Fundaj, o professor Joanildo Burity.

O 14º Ciso contará ainda com uma vasta programação cultural que está em fase de elaboração. A primeira edição do encontro aconteceu no Recife em 1986 e a mais recente foi em Maceió, em 2007. O Ciso acontece a cada dois anos. Outras informações sobre as inscrições, pontos turísticos da capital pernambucana e a programação estarão disponíveis no site www.fundaj..gov.br/xivciso ou pelo telefone (81) 3073-6474.

 


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza Madeiro, André Amorim, Jaime Mitchell, Lílith Perboire, Rebeca Kramer e Tiago Cisneiros (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza Vanessa de Paulo, e Jeyse Araújo (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Armindo Aparecido Simão Filho e Mª Eduarda de Albuquerque (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
JULHO

 

6 a 30 - Jornada de Computação

 
Até 10 - Inscrições para Mestrado em Engenharia Civil
 
Até 10 - 5º Curso Internacional Intensivo discute “Gênero e Crise Econômica Global"

 

14, 15 e 16
 
13 a 15 | 21 a 23
 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000