A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 30 de Junho de 2009 Ano 8

Católica realiza 5a Jornada de Portas Abertas durante o Vestibular 2009.2
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco promove, no próximo sábado (04), o Vestibular 2009.2, que oferece 410 vagas para oito cursos da instituição. Durante as cinco horas de prova (das 8h às 13h), os pais e acompanhantes dos vestibulandos vão receber uma atenção especial na 5a Jornada de Portas Abertas da Unicap.

Além da capela e dos jardins da Católica, os acompanhantes poderão ter acesso a jornais e revistas, aproveitando a estrutura da Biblioteca Central da Universidade, localizada nas proximidades do bloco G, onde a prova será aplicada. No local, também, serão realizadas uma dinâmica de grupo, com a coordenação de professores e estudantes do curso de Psicologia, e atividades de alongamento e relaxamento, organizadas por alunos e docentes de Fisioterapia.

Enquanto os vestibulandos respondem às provas no segundo andar, os pais e acompanhantes poderão saber mais sobre a Católica, em um quiosque montado no térreo do bloco G. Funcionários vão oferecer dados sobre as matrículas de novos alunos e a estrutura e cursos da Universidade.

De acordo com a coordenadora de Graduação da Católica, professora Aline Grego, a Jornada Portas Abertas é uma forma de acolher os pais e acompanhantes. “Abrimos a Universidade para que eles possam passar o tempo e se distrair, com conforto, enquanto os vestibulandos fazem o exame”, explica.

Serviço

5a Jornada Portas Abertas da Católica

Data: 04 de julho, sábado

Horário: das 8h às 13h, durante a realização do vestibular 2009.2

Térreo do bloco G: quiosque de informações sobre a Católica e o processo de matrícula

Biblioteca Central: Atividades de dinâmica de grupo e exercícios de alongamento e relaxamento, além de jornais e revistas à disposição do público.

Local de aplicação das provas: 2o andar do bloco G da Católica

Prova do Vestibular 2009.2 será realizada no dia 4 de julho
Por Tiago Cisneiros

Os candidatos inscritos no Vestibular 2009.2 da Católica irão fazer a prova no dia 4 de julho, das 8h às 13h. Eles irão disputar 410 vagas, distribuídas nos cursos de Administração; Direito; Ciências Biológicas; Ciência da Computação; Fisioterapia; História (Licenciatura); Publicidade e Propaganda; e Psicologia. Além do exame vestibular, os candidatos têm a opção de concorrer às vagas com as notas das versões 2006, 2007 e 2008 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os três melhores colocados em cada uma das graduações receberão a bolsa prêmio, que concede redução de 25% no valor das mensalidades ao longo do curso. Eles ainda terão benefícios na matrícula. Os primeiros lugares terão um desconto de 100% no valor da primeira mensalidade. Os segundos colocados, 75%; e os terceiros lugares, 50%.

O resultado do vestibular será divulgado até 8 de julho, no site www.unicap.br e no térreo do bloco G da Católica. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas no dia 13 de julho, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h, no auditório G2 (localizado no primeiro andar do bloco G). Os retardatários poderão cumprir o procedimento no dia seguinte (14), das 8h30 às 11h30, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas – CTCH -, no primeiro andar do bloco B. Os certificados de matrícula serão entregues em 30 de julho, das 13h30 às 16h, no campus da Universidade. Mais informações sobre o Vestibular 2009.2 da Católica podem ser obtidas pelo e-mail coave@unicap.br, pelo www.unicap.br ou pelo telefone (81) 2119 4143.

Estrutura oferecida pela Católica aos seus alunos

Biblioteca: A Biblioteca da Católica é a maior do Recife, com um acervo de mais de 141 mil títulos e 429 mil exemplares. Os estudantes têm à disposição cabines individuais e um amplo espaço para estudo em grupo, além da Seção de Multimeios com salas de vídeo, cabines de áudio e computadores com acesso à Internet. A Biblioteca é totalmente climatizada.

Astepi e Fórum: Os alunos de Direito têm a oportunidade de vivenciar na prática o que aprendem em sala de aula. No Fórum da Unicap, criado em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco, e na Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Integração (Astepi), os estudantes têm contato real com a profissão. Além disso, através dos 11 Núcleos de Prática Jurídica da Universidade, eles prestam assistência jurídica gratuita à população.

Intercâmbio: A Unicap tem convênios com várias universidades do Brasil e também do exterior. Por meio do Programa de Intercâmbio Estudantil, estudantes podem viver uma experiência acadêmica em uma instituição de ensino superior nacional ou internacional. Tudo isso pagando o mesmo valor da semestralidade.

Esporte e Cultura: A Católica possui cinco grupos artísticos: MPB, Wave, Mandacaru, Flor de Maracujá e Capoeira, além do Madrigal. Na área esportiva, a Universidade conta com mais de 300 atletas, que participam de competições internas, comunitárias e universitárias em modalidades como futsal, handebol, voleibol, tênis de mesa, basquete, judô, entre outras.

Voluntariado: Por meio da Pastoral da Católica, os estudantes têm contato com o voluntariado. Na Ronda Noturna, por exemplo, alunos e funcionários distribuem sopa aos moradores de rua do Recife, toda quinta-feira à noite. Através do Projeto Querer Bem, os alunos podem participar de atividades voluntárias no Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC), na Casa Nossa Senhora da Consolação e no IMIP.

Clínicas e Laboratórios: A Católica dispõe de 115 modernos laboratórios equipados para atender as necessidades práticas dos cursos oferecidos pela Universidade; duas agências experimentais (Relações Públicas e Publicidade e Propaganda); uma empresa júnior; além de quatro clínicas (Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia), onde os alunos prestam atendimento à população.

Pesquisa: A Católica tem investido cada vez mais em pesquisa. Atualmente, a Universidade conta com 36 grupos de pesquisa vinculados ao CNPq. Além disso, tem apostado na formação de jovens cientistas. Hoje, a Unicap tem 204 bolsistas participando do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e dez estudantes do Liceu Nóbrega fazendo parte do Pibic Júnior.

Bolsas e financiamentos disponibilizados para os alunos

Bolsa de Assistência Social: Programa criado para atender ao aluno carente, que deseja concluir o curso de nível superior em que esteja matriculado. Concede uma redução de 25% nas mensalidades aos alunos cuja carência tenha sido comprovada pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). A inscrição acontece no início de cada período letivo pelo site www.unicap.br.

Bolsa Prêmio: É destinada aos alunos classificados através do vestibular nos 1º, 2º e 3º lugares, em cada curso de graduação. Os classificados em 1º lugar recebem uma bolsa de 100% na 1ª parcela; já os classificados em 2º lugar têm direito a uma bolsa de 75% na 1ª parcela e os classificados em 3º lugar recebem uma bolsa de 50% na 1ª parcela. Nas demais parcelas esses alunos terão desconto de 25%.

Prouni (Programa Universidade Para Todos): É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, e institucionalizado pela Lei 11.096, de 13 de janeiro de 2005, que oferece bolsas de estudo aos estudantes de baixa renda e ainda não-graduados que tenham cursado o ensino médio na rede pública, ou particular com bolsa integral. São requisitos para obtenção do benefício: o exame do Enem e a Inscrição no ProUni. A Católica aderiu ao Programa desde o início de sua criação, com bolsa de 100%. Informações pelo site:www.mec.gov.br/prouni.

Financiamento Estudantil (FIES): O programa de Financiamento do Ensino Superior foi criado pelo MEC em 1999, em substituição ao Creduc. É destinado a custear parte da semestralidade do aluno que esteja sem condições de se manter no curso. Os alunos contemplados poderão obter um desconto de 30 a 50%. É preciso apresentar um fiador. Esse financiamento é reembolsável após a conclusão do curso. Maiores informações no site:www3.caixa.gov.br/fies

Crédito Educativo Católica: É um financiamento de 25% resultante do convênio estabelecido com Fundaplub (Associação dos Profissionais Liberais Universitários do Brasil) é concedido a cada semestre letivo através do processo seletivo aos alunos matriculado que apresentem dificuldades de se manterem nos cursos de graduação. Faz-se necessário apresentar um fiador. É reembolsável, em parcelas e tempo equivalente a sua utilização, após um ano do aluno formado. A inscrição acontece no início de cada período letivo pelo site www.unicap.br.

Bolsa para funcionários e dependentes: O benefício é concedido aos funcionários e professores da Católica, bem como a seus respectivos dependentes diretos (filhos e cônjuges). Aqueles com carga horária de 40 horas semanais têm direito a bolsa integral na mensalidade dos cursos de graduação. Já os funcionários que trabalham até 34 horas têm desconto de 75% no valor da mensalidade e os professores, de 50%.

Programa Fidelidade: Redução de 10% sobre o valor da mensalidade para quem tem dependentes matriculados na Católica. Esse é o objetivo do Programa Fidelidade Unicap, adotado a partir do período letivo 2008.1. O benefício contempla os alunos que comprovarem dependência fiscal perante os pais, tutores ou avós, conforme disposto na legislação do Imposto Sobre a Renda. O incentivo é válido somente a partir do segundo irmão matriculado, desde que o mesmo não possua bolsa ou financiamento estudantil de qualquer tipo. A redução do Programa Fidelidade Unicap é concedida já a partir da segunda parcela da mensalidade. 

Ex-aluno de Jornalismo da Católica recebe prêmio internacional
Por Tiago Cisneiros

O jornalista e ex-aluno da Católica José Marques de Melo está entre as personalidades escolhidas pela Organização Católica Latinoamericana de Comunicação (OCLACC) para receber o prêmio Comunicador da Paz 2009. A cerimônia de entrega será realizada no dia 14 de julho, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, durante o Mutirão Latinoamericano e Caribenho de Comunicação. Completam a lista dos agraciados o colombiano Javier Darío Restrepo (ainda vivo), o salvadorenho Monsenhor Romero, o equatoriano Monsenhor Leônidas Proaño e o uruguaio Washington Urana.

Segundo as informações da OCLACC, o prêmio Comunicador da Paz é “um reconhecimento à trajetória de vida a favor da promoção da paz, da justiça, da solidariedade, da democracia e da participação cidadã dos comunicadores latinoamericanos”.

Premiado na categoria “Trajetória de vida”, junto a Javier Darío Restrepo, José Marques de Melo participou da primeira turma do curso de Jornalismo da Católica, criado em 1961 (o mais antigo do Norte e Nordeste). Entretanto, devido ao envolvimento com o governo de Miguel Arraes, foi preso pelos militares e precisou adiar a conclusão do curso para o ano de 1966. Ainda aluno da Universidade, venceu o Prêmio Esso de “Reportagem Regional”, com a matéria Decreto caça do São Francisco a malha rodoviária. Atualmente, preside a Comissão de Especialistas em Jornalismo, responsável pela proposta de revisão das diretrizes curriculares do bacharelado, e a recém-criada Confederação Internacional de Comunicação.

No final de abril, José Marques de Melo lançou, na Católica, durante a Semana de Jornalismo da Universidade, o livro Vestígios da travessia – da imprensa à internet: 50 anos de jornalismo (editora Paulus, R$ 30). Na primeira parte da obra, o jornalista retrata experiências pessoais e profissionais, destacando episódios desde o seu começo na carreira jornalística, como free lancer sem remuneração, em Alagoas. O segundo trecho traz alguns textos publicados durante os 50 anos de atuação na mídia, que revelam as diversas fases da sua produção jornalística.

Para mais informações sobre o livro e a biografia de José Marques de Melo, leia a reportagem “Vestígios da travessia é lançado na Católica”, de Tiago Cisneiros, disponível pelo link http://www.unicap.br/assecom2/boletim/2009/abril/boletim_27.04.2009.html

Aluna da UFPB vence concurso de crítica promovido pela Unicap
Por Rebeca Kramer 

O jornalista e crítico da Revista Continente Marcelo Costa, ministrante da oficina de Cinema Documentário realizada durante a 1ª Mostra Internacional de Cinema Documentário da Universidade Católica de Pernambuco, ocorrida no período de 2 a 5 de junho de 2009, divulgou o nome da ganhadora de um exercício final solicitado por ele durante as aulas. Os 26 alunos participantes tiveram um período de 10 dias para entregar o trabalho.  A ideia era que fosse produzida uma crítica de qualquer documentário para ser avaliada. A vencedora foi a estudante de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba Hallita Amorim César Fernandes de Avelar, que desenvolveu o trabalho intitulado: “A Diversidade em Edifício Máster”, do documentário “Edifício Máster”, de Eduardo Coutinho. A ganhadora será premiada por um dos patrocinadores do evento, o Hotel Enseada dos Corais, com um final de semana, entre o período de 1º de julho a 1º de setembro de 2009, em um apartamento duplo de luxo, com direito a acompanhante. [

Marcelo foi convidado pelo coordenador da Mostra, Leo Tabosa, para ministrar a oficina, devido à sua experiência de trabalho na Revista Continente. Segundo o jornalista, no geral, as críticas foram de um nível muito bom. “Infelizmente, nem todos puderam me entregar os seus trabalhos. Mas, dentre os avaliados, o de Hallita conseguiu ser o mais conciso e organizado”, destacou.

Hallita ficou sabendo da oficina por meio de uma amiga da UFPB, que, por sua vez, já ficou sabendo por outra amiga que estuda na Católica. Para ela, a oficina foi muito proveitosa, porque pode aprender temáticas de produção de filme, termos técnicos e a história dos documentários. “Marcelo nos propôs a fazer uma crítica ou do filme ‘Edifício Master’, ou do ‘Jogo de Cena’, ambas as produções de Eduardo Coutinho. Infelizmente, não consegui assistir ao ‘Jogo de Cena’, então, optei pelo outro”, comentou.

Coordenador de mestrado da Católica participa de congresso em Minas Gerais
Por Tiago Cisneiros

O coordenador do Mestrado em Ciências da Religião da Católica, professor Gilbraz Aragão, participará, de 6 a 9 de julho, do 22o Congresso Anual da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião do Brasil (Soter). No encontro, que será realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, ele coordenará o grupo de trabalho “Ciência, Religião e Pluralismo”.

Mestrado abre inscrições para alunos especiais
Por André Amorim

Entre os dias 15 e 17 de julho, a Universidade Católica de Pernambuco estará com inscrições abertas para os interessados em cursar disciplinas isoladas de mestrados. Os candidatos devem comparecer na Secretaria de Registros Acadêmicos da Pós-graduação, sala 003 no térreo do bloco G4, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h, portando os seguintes documentos para cada disciplina que deseja cursar:

  • Currículo com comprovações (preferencialmente o Currículo Lattes)
  • Cópia e original do RG
  • Cópia e original do CPF
  • Cópia e original do Título de Eleitor, além da comprovação de voto na última eleição
  • Cópia e original do histórico do curso de graduação
  • Cópia e original do diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação

As inscrições passarão pelo processo de análise dos documentos para, só após a seleção, o candidato poder cursar até duas disciplinas. Outras informações: (81) 2119.4369 ou (81) 2119.4388.

Concluintes de Relações Públicas apresentam projetos experimentais
Por Rebeca Kramer 

O último dia de apresentação dos 7 projetos experimentais do curso de Relações Públicas da Universidade Católica de Pernambuco para o semestre 2009.1 aconteceu na noite de sexta-feira (26), na sala 510 do bloco A. Na ocasião, dois trabalhos foram apresentados pelas concluintes, sob a orientação do professor Breno Carvalho. A banca examinadora foi composta pela professora da Católica Theresa Sampaio, pela relações públicas da Prefeitura do Cabo Ieda Ferreira e pela relações públicas da Ampla Comunicação Daniela Cury.  

O primeiro projeto foi sobre a “Baby Roger”, marca cujos principais produtos são fraldas descartáveis, lenços umedecidos e cosméticos para bebês. Com o intuito de avaliar tanto as políticas internas, como a opinião do público acerca da produção da empresa, Sandra Nunes e Vanessa Souza questionaram como se dava a comunicação entre a gerência e os funcionários e quais seriam as necessidades da organização a fim de trazer alguns benefícios e lucros para a empresa. Criaram um jingle com trilha sonora infantil de 30 segundos para uma efetiva divulgação das potencialidades produtivas da “Baby Roger” e um CD institucional, contendo dicas de como uma mãe poderia cuidar melhor do bebê utilizando os produtos da marca. Segundo Sandra e Vanessa, os produtos da marca são bastante divulgados no programa “Cardinot”, da TV Jornal e, com isso, evidencia-se que o público alvo do projeto são as classes A,B,C e D.  

Dentre as várias proposições, falaram da importância de um especialista para esclarecer o funcionário da importância do produto formulado por ele e de como esse serviço pode ser necessário para a sociedade. “Assim, o funcionário compreenderia melhor o que ele está ajudando a produzir, se sentiria mais satisfeito com a empresa por ela estar interessada em seu bem-estar e o rendimento e o ambiente de trabalho seriam melhores”, comentou Vanessa. Além disso, propuseram um evento para divulgação dos produtos cujo boneco propaganda seria o personagem “Baby Roger”. Na ocasião, seriam distribuídos kits promocionais com produtos da marca e os dois CDs produzidos. “Uma parceria com redes de supermercados seria bastante viável para o aumento da divulgação dos produtos e, consequentemente, das vendagens”, complementou. 

Madrigal Marlos Nobre vai realizar recital em julho
Por
Beatriz Lacerda

O Madrigal Marlos Nobre vai apresentar um Recital de Músicas Sacras no qual serão interpretadas peças de compositores como Haendel, Haydn, Mozart e Anton Diabelli. Sete sopranos, cinco contraltos, oito tenores e sete baixos integram o coro do Madrigal da Unicap, que será acompanhado pelo pianista Alison Queiroz e regido pelo irmão Lindbergh Pires.

O recital será realizado no dia 2 de julho, na Igreja Venerável da Ordem Terceira de São Francisco. A apresentação terá início às 19h30 e a entrada é gratuita. Segue abaixo o repertório do Recital :                            

PROGRAMA:

Do Oratório de Judas Macabeus – G. F. Handel“See the conqu’ring hero comes”.

Do Oratório A Criação -  J. Haydn
Duet (Eva e Adão com Coro)
Solistas: Patrícia Maria
Wellington Moura.

Aus Vesperae Solennes Confessore – W. Mozart
Laudate Dominum
Solista: Adriana Lara.

O Divine Redeemer -  Charles Gounod

Da Cantata “Wachet auf....” – J. S. Bach
“Gloria sei dir gesungen”

Ave Verum de Charles Gounod.

Domine Exaudi – Anton Diabelli
Dueto: Adriana Lara
Wellington Moura.

Do Oratório “O Messias” de Georg F. Handel
Accompagnato: “Confort ye...”
Ária: “Ev’ry valley...”
Solista: Ivan Ferreira..

Do Oratório “O Messias) – G. F. Handel
Hallelujah.

D.A de Direito vai realizar minicurso em julho
Por André Amorim

O Diretório Acadêmico do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco realizará nos dias 14, 15 e 16 de julho o minicurso Direito do Consumidor. Durante as aulas, serão discutidos temas como “noções gerais do Código de Defesa do Consumidor”, “crimes nas relações de consumo” e “proteção do consumidor”. O minicurso será ministrado pelo promotor de Justiça Maviel de Souza Silva; pela presidente da Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps), René Patriota; pela diretora do Procon Recife, Cleide Torres; pelo coordenador geral do Procon em Pernambuco, José Cavalcanti de Rangel Moreira; pela presidente da Associação de Defesa da Cidadania e do Consumidor (Adecon), Rosana Grinberg; e pela servidora do Ministério Público de Pernambuco Márcia Janine Espíndola.

Os encontros vão acontecer na sala de júri da Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Graduação (Astepi), das 8h às 12h. O minicurso tem 60 vagas. de As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail cursodoconsumidor@gmail.com.

Museu de Arqueologia da Católica oferece aulas e oficinas para crianças
Por Tiago Cisneiros

Durante o mês de julho, o Laboratório e Museu de Arqueologia da Católica realizará uma programação especial dirigida para crianças de 7 a 10 anos. O Projeto Arqueologia para Crianças oferecerá aulas sobre o período da Pré-história e oficinas de cerâmica-argila e escavação.

No total, são oferecidas 60 vagas, divididas em duas turmas (de 13 a 15 de julho e de 21 a 23 de julho). As inscrições custam R$ 30 (incluindo material didático) e podem ser feitas pelo telefone 2119 4192. Confira a programação a seguir.

De 13 a 15 de julho, das 14h30 às 17h

  • 13/07: Aula de Pré-história, Megafauna e Evolução do crânio.
  • 14/07: Oficina de cerâmica-argila.
  • 15/07: Oficina de escavação.

De 21 a 23 de julho, das 14h30 às 17h

  • 21/07: Aula de Pré-história, Megafauna e Evolução do crânio.
  • 22/07: Oficina de cerâmica-argila.
  • 23/07: Oficina de escavação.

As aulas e oficinas serão realizadas no Laboratório e Museu de Arqueologia, localizado no 1º andar do bloco G da Católica. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2119 4192.

Jornada de Cursos de Computação da Católica
Por Jaime Mitchell

A Católica realiza no mês de julho a Jornada de Cursos de Computação. As inscrições já estão abertas no site da Universidade (www.unicap.br). Outras informações podem ser obtidas com a Coordenação Geral de Extensão, no telefone 2119-4242. Confira abaixo os cursos oferecidos:

1 - Título: Construindo planilhas com Excel
Público-alvo: Público em geral
Pré-requisito: Conhecimentos em sistema operacional Windows e informática básica
Carga Horária: 20h
Horário: 19:00 às 21:00
Dias: 20 a 31 de julho de 2009
Investimento: R$100,00

2 – Título: Desenvolvendo aplicações para web com ASP.NET  e C#
Público-alvo: Estudantes e profissionais da área de TI interessados no desenvolvimento de aplicações para web com a plataforma .NET.
Pré-requisito: Bom conhecimento da linguagem C#
Carga Horária: 30h
Horário: 18h30min às 21h30min
Dias: 20 a 31 de julho de 2009
Investimento: R$115,00

3 – Título: Desenvolvendo sites dinâmicos usando PHP e AJAX
Público-alvo: Profissionais (webmaster, webdesigner e consultor de TI) e estudantes que desejem iniciar ou aprofundar seus conhecimentos em PHP e Ajax.
Pré-requisito: Conhecimentos básicos de programação (algoritmos) e HTML
Carga Horária: 30h
Horário: 18h30min às 21h30min
Dias: 06 a 17 de julho de 2009
Investimento: R$115,00

4 – Título: Desenvolvimento de aplicações Java (Básico)
Público-alvo: Estudantes da área de exatas, programadores, analistas de sistemas, gerentes de projetos, profissionais em geral do mercado de TI.
Pré-requisito: Noções básicas de lógica de programação (algoritmo)
Carga Horária: 30h
Horário: 18h30min às 21h30min
Dias: 06 a 17 de julho de 2009
Investimento: R$115,00

5 – Título: Introdução à linguagem de programação C#
Público-alvo: Estudantes e profissionais de TI.
Pré-requisito: Conhecimento básico em programação orientada a objeto.
Carga Horária: 30h
Horário: 14h às 17h
Dias: 06 a 17 de julho de 2009
Investimento: R$115,00

6 - Programando em C#
Público-alvo: Estudantes e profissionais de TI.
Pré-requisito: Conhecimento básico em lógica de programação
Carga Horária: 30h
Horário: 14h às 17h
Dias: 06 a 17 de julho de 2009
Investimento: R$115,00

7 – Título: Desenvolvendo aplicações Windows Forms utilizando .NET Framework e C#
Público-alvo: Estudantes e profissionais de TI.
Pré-requisito: Conhecimento básico em lógica de programação
Carga Horária: 30h
Horário: 18h30min às 21h30min
Dias: 20 a 31 de julho de 2009
Investimento: R$115,00

8 – Título: Desenvolvendo games e aplicativos para dispositivos móveis usando a plataforma J2ME (Java2 Micro Edition)
Público-alvo: Estudantes e profissionais da área de TI interessados em desenvolver games e aplicativos para dispositivos móveis, tais como celulares e PDA’s.
Pré-requisito: Conhecimentos de Java básico.
Carga Horária: 30h
Horário: 18h30min às 21h30min
Dias: 20 a 31 de julho de 2009
Investimento: R$115,00

Inscrições para Mestrado em Engenharia Civil terminam no dia 10 de julho
Por Tiago Cisneiros

Estão abertas até 10 de julho as inscrições para o Mestrado em Engenharia Civil da Católica, com área de concentração em Engenharia das Construções. A seleção dos candidatos será realizada entre os dias 20 e 22 de julho, e as aulas terão início na manhã do dia 10 de agosto.

Após fazer a pré-inscrição no site www.unicap.br , os interessados devem se dirigir à Secretaria Acadêmica de Pós-graduação (sala 003 do bloco G4 da Católica), de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h, e apresentar os seguintes documentos:

  • Ficha de inscrição fornecida pela Católica
  • Justificativa de interesse pelo curso
  • Original e cópia do diploma de graduação ou declaração de conclusão de curso ou de declaração de que está cursando o último período da graduação em 2009.1.
  • Original e cópia do histórico escolar
  • Currículo documentado
  • Duas cartas de recomendação (modelo fornecido pelo Programa de Mestrado)
  • Comprovante de pagamento da taxa de pré-inscrição, no valor de R$ 150.
  • Original e cópia do CPF.
  • Original e cópia do documento de identidade (RG).
  • Original e cópia da certidão de nascimento e/ou casamento.
  • Original e cópia do certificado de quitação com o serviço militar.
  • Uma foto 3x4 recente e colorida.
  • Original e cópia do título de eleitor com comprovante da última eleição.
  • Proposta preliminar de projeto de pesquisa.

As cópias solicitadas deverão ser entregues à Secretaria Acadêmica de Pós-graduação.

O processo de seleção para as 16 vagas disponíveis consistirá em seis etapas, a saber:

  • Prova escrita de conhecimentos em Engenharia Civil, com base na bibliografia indicada no edital (em breve, no site www.unicap.br)
  • Exame de proficiência de língua estrangeira (inglês ou francês), com auxílio de dicionário, através de teste de compreensão de texto ou apresentação de uma comprovação de proficiência emitida por instituição credenciada.
  • Entrevista com os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 na prova escrita.
  • Análise do currículo.
  • Análise do histórico escolar da graduação.
  • Análise da proposta preliminar do projeto de pesquisa.

O Mestrado em Engenharia Civil tem duração entre 12 e 24 meses. O valor das mensalidades será divulgado antes do término do período de inscrições.

Mais informações:

Pró-reitoria Acadêmica da Católica

Endereço: Rua do Príncipe, 526, bloco G4, sala 003 – Boa Vista, Recife/PE.

Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h.

Fone: (81) 2119 4369

E-mail: prac@unicap.br ou cpg@unicap.br

Católica abre inscrições para especialização em Tecnologia Assistiva
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a segunda turma do curso de especialização em Tecnologia Assistiva. A pós-graduação tem carga horária total de 390 horas/aula, distribuídas em 18 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas sextas-feiras, das 18h45 às 22h, e nos sábados (quinzenalmente), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Tecnologia Assistiva é de R$ 325. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização
Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.
Fone: (81) 2119 4134
Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em Ensino de Matemática
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a quarta turma do curso de especialização em Ensino de Matemática. A pós-graduação tem carga horária total de 360 horas/aula, distribuídas em 16 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nos sábados, de 8h às 12h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Ensino de Matemática é de R$ 245. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134
Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em História e Cultura Afro-brasileira
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a primeira turma do curso de especialização em História e Cultura Afro-brasileira. A pós-graduação tem carga horária total de 360 horas/aula, distribuídas em 16 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas sextas-feiras, das 18h45 às 22h, e sábados, das 8h às 13h15.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 30 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em História e Cultura Afro-brasileira é de R$ 210. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134

Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em Sexualidade Humana
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a terceira turma do curso de especialização em Sexualidade Humana. A pós-graduação tem carga horária total de 375 horas/aula, distribuídas em 16 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas terças e sextas-feiras, das 18h45 às 22h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Sexualidade Humana é de R$ 250. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134

Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em Serviço Social na Área de Saúde
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a terceira turma do curso de especialização em Serviço Social na Área de Saúde. A pós-graduação tem carga horária total de 360 horas/aula, distribuídas em 14 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas quartas-feiras, das 18h30 às 22h, e sábados, das 8h às 12h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Serviço Social na Área de Saúde é de R$ 270. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134

Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Inscrições para Teologia
Por Jaime Mitchell

Quem concluiu um curso livre em Teologia e deseja obter um diploma da Católica reconhecido pelo MEC pode conferir a portaria n° 002/2009, no site da Universidade e ver o procedimento necessário. As pessoas interessadas devem ver o período de inscrição, o local de inscrição, os documentos requeridos, a data das provas de admissão, os pré-requisitos para o curso em sua modalidade à distância ou em sua modalidade presencial.

O link é: http://www.unicap.br/processos_admissao/teo_bacharel.htm

Outras informações podem ser obtidas através da coordenação do curso no telefone 2119 – 4090 ou na secretaria pelo 2119 – 4171.

Estão abertas inscrições para o 14º Ciso
Por Daniel França

As inscrições para o 14º Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (Ciso) já estão abertas. O evento, que vai acontecer entre os dias 8 e 11 de setembro, também marca os 60 anos da Fundação Joaquim Nabuco e conta com o apoio da Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco e Faculdade Marista. A programação está organizada em 12 fóruns, 12 mesas-redondas e oito minicursos que irão discutir o tema “Desigualdade e Justiça Regional: regiões, classes e identidades no mundo globalizado”. As atividades serão realizadas no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que fica no bairro de Dois Irmãos, Zona Norte do Recife.

A proposta é reunir especialistas não só da região, mas também de outras partes do Brasil e de outros países. De acordo com o comitê organizador, estão sendo convidados pesquisadores da Argentina, Chile, Colômbia, México e Venezuela para participarem dos fóruns. “Os fóruns pretendem fazer a interação entre academia, a sociedade, representantes do terceiro setor e do poder público”, explica um dos organizadores do Ciso e pesquisador da Fundaj Alexandre Zarias.

Ao todo, a programação vai reunir 30 grupos de trabalho (GT´s) sobre os mais diversos temas das Ciências Sociais. Trata-se da troca de experiência de produção científica de 50 programas de pesquisa e pós-graduação de várias instituições. Entre GT´s, fóruns e mesas-redondas serão apresentados cerca de 500 trabalhos. “Educação, violência, desigualdade regional e concentração de renda. Todos esses temas têm repercussão nas políticas públicas a serem analisadas e debatidas durante o evento”, explica o presidente da comissão organizadora do Ciso e pesquisador da Fundaj, o professor Joanildo Burity.

O 14º Ciso contará ainda com uma vasta programação cultural que está em fase de elaboração. A primeira edição do encontro aconteceu no Recife em 1986 e a mais recente foi em Maceió, em 2007. O Ciso acontece a cada dois anos. Outras informações sobre as inscrições, pontos turísticos da capital pernambucana e a programação estarão disponíveis no site www.fundaj..gov.br/xivciso ou pelo telefone (81) 3073-6474.

 


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza Madeiro, André Amorim, Jaime Mitchell, Lílith Perboire, Rebeca Kramer e Tiago Cisneiros (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza Vanessa, Janine Burgos e Jeyse Araújo (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: José Vianney Alencastro e Maria Eduarda de Albuquerque (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
JUNHO

até o dia 25 - inscrições abertas para concurso de monografias

Ate 21/06 - Inscrições para o Vestibular 2009.2

29 a 10 de julho - 5º Curso Internacional Intensivo discute “Gênero e Crise Econômica Global”
 

 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000