A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 27 de Abril de 2009 Ano 8

Missa de Páscoa é celebrada na Católica
Por Lílith Perboire

Aconteceu na tarde de sexta-feira(24), na Capela da Universidade, a missa de Páscoa da Católica. O Reitor, Padre Pedro Rubens, presidiu a celebração com vários padres, inclusive o diácono Tuta, recém-chegado à Unicap.

A missa foi o momento de toda a Universidade comemorar junta a Páscoa. As músicas foram cantadas pelo coral de funcionários da Unicap.

“Acredito que esse é o momento de renovarmos nossa fé com a ressurreição de Jesus, com a Páscoa de Jesus e a nossa Páscoa”, afirmou a pastoralista do CTCH e do Liceu, Maristela Velozo.

“Não podemos perder a oportunidade para renovarmos nossa fé. A Páscoa é renovação e hoje estamos nos renovando”, disse o Reitor.

Um dos momentos mais emocionantes da Celebração foi quando o Padre Pedro fez a aspersão da água benta nos fiéis. No fim, todos os presentes rezaram um Pai Nosso.

“Resolvemos destacar a data, afinal a Páscoa é a principal festa. Cada centro celebrou da sua maneira e agora a gente conseguiu coroar uma confraternização de toda a Universidade”, concluiu Padre Pedro.

Católica é destaque na divulgação dos resultados do Marcas que eu gosto 2009
Por André Amorim

A Universidade Católica de Pernambuco, por mais um ano, foi destaque no Marcas que eu gosto 2009. A Unicap, que aparece no topo da lista da categoria Instituições Privadas de Ensino Superior, teve 36% da preferência dos entrevistados. O estudo mostrou ainda que a instituição foi citada em 42% das entrevistas por sua qualidade e em 60% por sua tradição.

O estudo, realizado em parceria pelo Diário de Pernambuco e pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), tem como intenção traçar um perfil do consumidor pernambucano. O anúncio dos destaques da 6ª edição aconteceu num café da manhã realizado no restaurante Boi Preto, em Boa Viagem, nesta segunda-feira (27), às 8h.

O Ipespe realizou um estudo qualitativo com homens e mulheres com mais de 16 anos, num total de 600 entrevistas, respeitando a proporcionalidade de cada Região Político-Administrativa (RPA), por sexo e por classe social.

“O resultado desta pesquisa mostra que a Universidade Católica de Pernambuco atua de maneira efetiva e contínua, com muito compromisso, por isso tem sido lembrada pela sociedade, tendo uma presença de qualidade. É com muita alegria que recebemos esta notícia, mas temos que manter o ritmo aspirando sempre o melhor”, ressaltou o Pró-reitor Acadêmico, professor Junot Matos.

Começa a Jornada de Estudos Jurídicos
Por Jaime Mitchell

O coordenador do curso de Direito, professor Marcelo Labanca, fez a abertura da Jornada de Estudos Jurídicos na manhã desta segunda-feira (27), no auditório G1. Ele lembrou aos alunos presentes que a Jornada continua no decorrer de todo o ano, mas que para os painéis que vão acontecer no segundo semestre é preciso fazer nova inscrição. Após a abertura ele chamou os professores convidados para discutir o primeiro painel intitulado “Ativismo judicial e democracia o Brasil: o STF manda no país?”.

A mesa foi presidida pelo professor da Católica e organizador científico do evento, Glauco Salomão, e teve como palestrantes os professores Maria Betânia, Adriana Rocha e Walber de Moura, todos da Unicap.

A professora Adriana Rocha foi a primeira a falar. Ela abordou “Os novos rumos do poder judiciário: o Supremo Tribunal Federal como o poder moderador”. “Antes da República, o imperador já pensava em um grupo de pessoas que pudessem substitui-lo no poder moderador”, explicou Adriana.  Ela definiu ativismo judicial como uma maneira de interpretar a Constituição de forma pró-ativa. Segundo a professora, tudo gira em torno do controle da constitucionalidade no país. O cuidado deve ser o de não acatar decisões através do subjetivismo. O excesso de ativismo político, para a professora, se dá pela inércia do Poder Legislativo.

A pergunta do tema “Ativismo judicial e democracia no Brasil: o STF manda no país?” foi respondida pela professora Maria Betânia com um  não. “O STF não manda, pois quem manda não justifica. Ele tem que decidir e quem decide justifica”, explicou a professora. Segundo Maria Betânia, o STF decide o que julga, pois ele decide se a causa é assunto de repercussão geral. Na opinião da professora, o Supremo Tribunal Federal deve entrar na luta das causas, tentando persuadir o cidadão de que a decisão escolhida por ele foi a melhor.

O professor Walber de Moura encerrou o painel da manhã. Ele explicou que o STF foi uma das cortes judiciais que menos operou na América Latina. Essa afirmação faz um paralelo com dados apresentados pela professora Maria Betânia que mostram que apenas 4% dos casos apresentados podem ser considerados considerados de repercussão geral.

A Jornada de Estudos Jurídicos continua no mês de maio. O terceiro e o quarto painel estão programados para o dia 14, no auditório G2, e terão como tema: “Direito Processual Civil e tutela efetiva de direitos” (9h) e “Direito tributário, segurança jurídica  e mudança jurisprudencial” (19h15), respectivamente.  Confira a programação completa:

3º PAINEL: “Direito Processual Civil e tutela efetiva de direitos”

DATA: 14/05LOCAL : Auditório  G-2

HORÁRIO: 09:00h.

Doutor Lúcio Grassi – Juiz de Direito. Doutor em Direito pela Universidade de Lisboa (Portugal). Professor de Direito Processual Civil da UNICAP.

Doutor Marcelo Navarro - Des. Federal - TRF-5ª Região. Doutor em Direito Processual Civil pela PUC/SP.

Prof. José Mario Wanderley Gomes Neto – Mestre em Direito pela UFPE. Doutorando em Ciência Política pela UFPE. Prof. de Direito Processual Civil da UNICAP.

4º PAINEL: “Direito tributário, segurança jurídica  e mudança jurisprudencial”.

DATA: 14/05LOCAL : Auditório  G-2

HOÁRIO: 19:15H

Prof. José Souto Maior Borges – Prof. Emérito da PUC/SP. Prof. Titular da Faculdade de Direito do Recife (aposentado). (a confirmar)

Prof. Raymundo Juliano Feitosa - Doutor em Direito pela Universidade Autônoma de Madri (Espanha). Prof. de Direito Tributário do  Mestrado e Doutorado em Direito da UFPE.

Prof. Gustavo Ventura - Mestre em Direito Tributário pela PUC/SP. Prof. de Direito Tributário da UNICAP.

5º PAINEL:  “É a parte que te cabe deste latifúndio”: direito de propriedade no poema “Morte e vida severina” de João Cabral de Melo Neto.

DATA: 26/05 LOCAL : Auditório  G-2

HORÁRIO: 09:00h.

Doutor Francisco Queiroz - Des. Federal –TRF 5ª Região. Doutor em Direito pela Universidade de Lisboa (Portugal) . Prof. de Direito Administrativo da UNICAP.

Profa. Isabel Guimarães – Procuradora da República. Profa. de Direito Civil da UNICAP.

Sr. Marcos Accioly – Escritor da Academia Pernambucana de Letras.

Profa. Andrea Almeida Campos – Profa. de Direito Civil  e Coordenadora  do Grupo de Estudos "Direito e Literatura" na UNICAP.

6º PAINEL: “Interpretação jurídica e decisionismo judicial: existem respostas corretas no direito?”

DATA:  28/05LOCAL : Auditório  G-1

HORÁRIO: 19:15 h.

Prof. Alexandre da Maia - Doutor em Teoria Geral e Filosofia do Direito pela UFPE. Professor dos Programas de Graduação e Pós-graduação em Direito da UFPE.

Prof. Gustavo Ferreira Santos – Doutor em Direito Constitucional pela UFPE. Prof. de Direito Constitucional da UNICAP. Procurador do Município do Recife.

Prof. Adrualdo Catão  – Mestre e Doutorando em Teoria Geral e Filosofia do Direito pela UFPE. Prof. da UFAL.

Prof. João Paulo Allain Teixeira – Doutor em Teoria Geral e Filosofia do Direito pela UFPE. Prof. de Direito Constitucional da UNICAP.

7º PAINEL:  “Políticas criminais e direitos fundamentais”.

DATA: 04/06LOCAL : Auditório G-2

HORÁRIO: 09:00H.

Profa. Marília Montenegro – Doutora em Direito pela UFSC. Profa. de Direito Penal da UNICAP.

Prof. Adriano Oliveira – Doutor em Ciência Política pela UFPE. Coordenador de pesquisas do Instituto Mauricio de Nassau. Professor-convidado da Pós-Graduação em Ciência Política da UFPE.

Profa. Fernanda Fonseca – Mestre em Criminologia Universidade Católica de Leuven (Bélgica). Profa. de Direito Penal da UNICAP.

Prof. José Maria Nóbrega - Graduado em História pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre e Doutorando em Ciência Política pela UFPE. Pesquisador do NICC - Núcleo de Estudos em Instituições Coercitivas e da Criminalidade da UFPE. Professor da AESO - Faculdades Integradas Barros Melo e da Faculdade Nova Roma – FGV.

8º PAINEL:“Aspectos polêmicos do novo Direito de Família”

DATA: 04/06 NOITELOCAL : Auditório  G-2

HORA: 19:15

Profa. Renata Lima – Mestre em Direito Civil pela UFPE. Profa. de Direito da Faculdade Integrada do Recife (FIR) e da Faculdade de Direito de Caruaru (ASCES).

Profa. Fabíola Albuquerque - Doutora em Direito Civil pela UFPE. Profa. dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da UFPE.

Profa. Maria Rita de Holanda Oliveira – Mestre e em Direito Civil pela UFPE. Profa. de Direito Civil da UNICAP.

Professor belga faz palestra sobre fisioterapia respiratória na Unicap
Por Rebeca Kramer 

“Por que falar de ausculta em fisioterapia?”, indagou o fisioterapeuta belga, o professor Guy Postiaux, que ministrou palestra na Universidade Católica de Pernambuco com o tema: “A fisioterapia respiratória guiada pela Ausculta Pulmonar - Uma nova abordagem no adulto, na criança e no recém-nascido”. Fizeram parte da mesa o coordenador do curso de Fisioterapia da Católica, professor Jader Carneiro, e as professoras da Universidade Federal de Pernambuco Armele Dornelas e Graça Araújo (que traduziu as falas do professor). O evento, que aconteceu às 19h da última sexta-feira (24) no auditório G1 da Unicap, foi uma parceira da Universidade por meio do CCBS (Centro de Ciências Biológicas e Saúde) com a Cais Eventos.  

Segundo o coordenador de Fisioterapia da Unicap, o professor Jader Carneiro, sempre é importante ter uma personalidade internacional da fisioterapia ministrando palestras e cursos por ser uma forma de atualizar os alunos com o que se está sendo discutido em âmbito mundial. “Por ser uma palestra aberta, a gente conseguiu atrair a discussão científica para dentro do campus da Universidade Católica, mas com a presença de alunos de outras instituições também”, observou o professor.  E prosseguiu: “As professoras Armele Dornelas e Graça Araújo trouxeram Guy Postiaux para ministrar um curso no final de semana para divulgar a questão da ausculta pulmonar na reabilitação da fisioterapia respiratória. Então, aproveitamos e o chamamos para dar essa palestra”.

A ausculta é o termo técnico que se refere aos sons pulmonares percebidos quando se coloca o estetoscópio tanto no pulmão, como no coração e no intestino. Segundo Guy Postiaux, muitos pensam o estetoscópio como uma ferramenta unicamente médica, mas que muitos erros são cometidos por eles nos diagnósticos. “Os médicos têm o hábito de definir patologias somente com o uso dos estetoscópios, o que é um erro. Um mesmo problema respiratório pode se encontrar em várias patologias”, afirmou o professor. E ainda complementou explicando que a ausculta é algo que não se pode ensinar e que a técnica só é, de fato, bem executada, em decorrência da experiência no campo de trabalho com os doentes.  

Guy Postiaux é membro titular da Sociedade Científica Belga de Fisioterapia, membro da Internacional Lung Sounds Association (EUA), mestre de Conferência da Universidade Livre de Bruxelas e professor convidado das Universidades Ramon Lull, em Barcelona. Outras informações sobre Guy Postiaux no site: http://www.postiaux.com

Semana de Jornalismo termina com palestra sobre Jornalismo Cultural
Por Rebeca Kramer   

“Uma revista de cultura do estado. Agora, com um perfil mais quente”. Foi assim que a superintendente de edição da Revista Continente, a professora de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco Adriana Dória Matos, definiu a nova fase da revista, na palestra que encerrou a 5ª Semana de Jornalismo da Unicap, com o tema: “Jornalismo Cultural e a Revista Continente”. O evento aconteceu às 19h da última sexta-feira (24), na sala 510 do bloco A. 

A Continente, criada há nove anos, comemorou sua 100ª edição em abril deste ano com um novo projeto editorial. Segundo Adriana Dória, uma pesquisa revelou que o leitor gostava da revista, mas que uma renovação em seu perfil seria propícia. Dessa forma, partiu-se desse princípio para criar uma revista que continua sendo sobre cultura, mas que propõe a ela mesma um olhar diferente daquele que ela vinha lançando sobre esse tema. “A gente criou novas seções, estamos tentando novos colaboradores, estamos oxigenando a redação, trazendo novas pessoas, voltando o olhar para a fotografia que estava em falta no projeto antigo”, explicou Adriana, comentando ainda que o novo projeto gráfico é assinado pelo designer espanhol Guillermo Nagore, especialista em reforma de periódicos e ex-diretor de arte do The New York Times.  

Sobre a perspectiva de vendagem da revista, Adriana relatou: “Você não pode, com aquela necessidade de vender, transformá-la num produto desimportante. Nós não temos essa fome de aumentar a tiragem assustadoramente. A gente tem interesse em fazer um produto de qualidade. Se isso vai significar uma maior vendagem é outra questão. Penso que a grande dificuldade é estar todo mês nas bancas e manter essa qualidade”. E prosseguiu: “Um grande sonho seria que ela também tivesse uma reverberação regional, o que é difícil, porque você tem que aumentar o número de colaboradores, tem que estar afinado com o que está sendo produzido nos outros estados”. 

Sobre o perfil dos leitores da Continente, Adriana comentou ser muito difícil avaliar o público da revista e que muitas pessoas têm orgulho dela, mas não são leitoras, elas só compram as revistas e dizem aos amigos que assinam porque a revista tem uma relação com status. Tem, portanto, um valor em si e também um valor simbólico. “Uma garota de 15 anos compra a ‘Capricho’ porque tem um valor sentimental. Ali, ela se afirma como adolescente. As pessoas que compram a Continente, muitas vezes, querem dizer: - Olha, eu me identifico com isso, essa revista é feita aqui, sabia?!”, contou.  

Na centésima edição da Revista, houve a colaboração do professor da Católica Alexandre Figueirôa e do jornalista Ricardo Noblat, ex-aluno da Universidade. Segundo Figueirôa, que escreveu sobre o dramaturgo e teatrólogo Antunes Filho, que está completando 80 anos de idade e 60 anos de carreira, a revista tenta acompanhar e refletir a dinâmica do universo cultural de Pernambuco. “Nessa nova fase, já sugeri algumas pautas, como sobre a televisão, que é uma cultura de massa que fica sempre meio de fora, mas que também tem seus lados positivos”, relatou. Figueirôa já é colaborador há muito tempo, e, normalmente, escreve sobre teatro e cinema.

Mesa-redonda discute “Jornalismo, movimentos sociais e mídia alternativa”
Por Tiago Cisneiros

Na última sexta-feira (24), foi realizada, na sala 510 do bloco A, a mesa-redonda “Jornalismo, movimentos sociais e mídia alternativa”. O evento, que integrou a programação da 5ª Semana de Jornalismo da Católica, teve a participação do Padre Francisco de Assis, da representante do MST Cássia Bechara e da professora da Universidade Ana Veloso.

O Padre Francisco de Assis, responsável pela Paróquia da Madalena e aluno da Universidade Católica de Pernambuco, falou sobre a relação entre Dom Helder Câmara e os meios de comunicação. Integrante da diretoria regional e do setor nacional de comunicação do Movimento dos Sem Terra, Cássia Bechara abordou o papel político da imprensa e o trabalho midiático da organização. Membro do Fórum de Mulheres de Pernambuco, a professora Ana Veloso explicou as diretrizes políticas e a atuação comunicacional do movimento feminista.

“Dom Helder foi uma descoberta da imprensa, por sua atuação à frente da luta contra a ditadura”, explicou o Padre Francisco de Assis, que destacou, também, o posicionamento do ex-arcebispo na mídia. “Ele era um líder e comunicador. Sabia ocupar muito bem a lente de uma câmera e a cadeira de uma rádio”, comentou. Segundo o padre, Dom Helder tinha consciência de que precisava da mídia para que seu ideário chegasse à sociedade. Por isso, teria participado de diversos programas de rádio e televisão, além de conceder várias entrevistas para jornais.

Sobre a penetração do ex-arcebispo de Olinda e Recife na mídia, o Padre Francisco de Assis enfatizou: “Certa vez, ele lotou o Maracanã a partir da veiculação e divulgação nos programas dos quais participava. Em 1969, criou o Movimento de Irmãos, em Pernambuco, tendo reunido dez mil pessoas no projeto, através do rádio”. Observou, ainda, a capacidade de Dom Helder em valorizar e respeitar as opiniões contrárias. “Ele sabia que, do colaborador, vem o pensamento divergente, isto é, tinha consciência de que se enriquece com a contrariedade.”

Francisco de Assis destacou, também, a produção das Circulares de Dom Helder. As 290 cartas Conciliares, enviadas para colaboradores no Rio de Janeiro, relatam passo a passo os acontecimentos do Concílio Vaticano II (de 1962 a 1965). “O que ele queria ao contar cada detalhe desse encontro? Ele sabia que estava fazendo história”, declarou o padre. Dom Helder produziu, ainda, 308 documentos Interconciliares e mais de mil Pós-conciliares (guardadas em arquivo e ainda desconhecidas).

A representante do Movimento dos Sem Terra, Cássia Bechara, começou a apresentação defendendo a derrubada de alguns mitos da mídia. “Não existe neutralidade em nenhum tipo de comunicação. O que a gente relata já vem carregado de concepções de mundo. Esse é o discurso da democracia liberal burguesa. Do mesmo modo, não há jornalismo independente, porque não existem meios de comunicação independentes. Sempre, estão atrelados a interesses políticos e econômicos. Toda comunicação é política e tem um papel político”, afirmou. Segundo ela, os veículos de massa têm se tornado o aparato ideológico do Estado burguês, a partir da fabricação do consenso. “Eles minam qualquer capacidade de reação da sociedade, inclusive das classes trabalhadoras. Vivemos, hoje, a concretização da hegemonia burguesa”.

“Para o MST, mídia alternativa é toda forma de comunicação que traz, em si própria, uma concepção de mundo contrahegemônica”, definiu Cássia, que frisou a importância comunicacional desde o início do movimento. “Temos um grupo de militantes voltado às discussões da mídia e ao desenvolvimento da imprensa alternativa, que não pode estar dissociada da questão política”, explicou. Segundo ela, é preciso que os meios de comunicação sejam produzidos a partir da classe trabalhadora, para refletir as suas próprias concepções. “Não adianta se apropriar dos veículos, mas, sim, transformar o papel social deles”.

Página na internet, Jornal Sem Terra, Revista Sem Terra, rádios dos assentamentos, Brigada Audiovisual. Além desses veículos, organizados pelos próprios militantes, o MST participa da produção do Jornal Brasil de Fato e da Rádio Agência Notícias do Planalto. Cássia Bechara ressalta, no entanto, que a luta por espaço na sociedade é, extremamente, desigual. “A gente nunca vai ter uma rádio ou uma televisão tão fortes quanto as comerciais. A única maneira seria alterar o sistema monopolista da comunicação, o que é impossível em uma concepção de mundo capitalista”, concluiu.

A professora do curso de Jornalismo da Católica Ana Veloso, integrante do Fórum de Mulheres de Pernambuco, tratou da ideologia e da atuação midiática do Movimento Feminista. “Nos baseamos em um pensamento crítico e em uma prática política revolucionária”, explicou, citando as ondas de defesa do voto feminino, da liberdade sexual e da paz. Ressaltou, ainda, que o movimento não busca sobrepor as mulheres aos homens. “Muita gente pensa assim, mas não é verdade. Nós propomos a igualdade de gênero, sem abrir mão da denúncia de uma situação história de submissão feminina na ordem capitalista”.

Em seguida, a professora realizou uma análise dos slogans criados pelo Movimento Feminista nas últimas décadas. “Nos anos 1970, a frase 'Meu corpo me pertence' simbolizou a luta contra a visão de mulher como um objeto de prazer e procriação. Depois, com o slogan 'Filho não é só da mãe', discutimos a legalização do aborto, com os argumentos da liberdade de escolha e da importância na saúde pública”, lembrou. Mais recentemente, o movimento abordou a violência contra a mulher, com o slogan 'O pessoal é político”, que busca alertar para a necessidade de classificar a agressão doméstica como crime. Sobre a situação em Pernambuco, Ana Veloso afirmou: “Somos o estado com o maior índice do país. Aqui, uma mulher morre, por dia, devido à dominação masculina”.

A professora destacou, também, o espaço conquistado pelo Movimento Feminista nos últimos anos. Para combater os modernos estereótipos de sexualidade, foi criado o slogan 'Exigimos respeito: mulher não é só bunda e peito'. De acordo com Ana Veloso, essa discussão é fruto do contexto da década de 1990, quando o movimento ganhou voz nos debates sobre direitos humanos e começou a divulgar os resultados dos seus encontros.  “Com a abertura política, surgiram os jornais Brasil Mulher e Nós, Mulheres. Agora, com o surgimento dos novos veículos de comunicação, a gente tem usado bastante o rádio, a televisão, a internet e, até, uma plataforma livre, que congrega diversos formatos de transmissão”, explicou. Apesar dos avanços na mídia alternativa, a professora lamentou os obstáculos às mulheres na imprensa tradicional. “Na Conferência de Pequim de 1995, foi abordada essa participação feminina na comunicação. Logo depois, um estudo revelou que, no mundo, apenas 21% das fontes qualificadas são mulheres”, disse.

Durante sua apresentação, a professora Ana Veloso mostrou livros organizados pelo Movimento Feminista, como exemplos de publicações em prol da luta pelos direitos femininos. Além disso, tratou da atuação do Fórum de Mulheres de Pernambuco – do qual faz parte – na mídia. “Temos trabalhado bastante com a televisão e o rádio. Nossa postura midiática radical e nossa organização fazem com que sejamos reconhecidas em todo o Brasil”.

Audiência pública discute mudanças nas diretrizes curriculares do curso de Jornalismo
Por André Amorim

Foi realizada na manhã da última sexta-feira (24), a 2ª audiência pública organizada pela Comissão de Especialistas em Jornalismo do Ministério da Educação para discutir, juntamente com o mercado de trabalho, entidades patronais e entidades sindicais, as mudanças nas diretrizes curriculares do curso de Jornalismo. O encontro aconteceu às 10h, no anfiteatro do bloco G4 da Universidade Católica de Pernambuco.

A audiência foi aberta pelo presidente da Comissão, professor José Marques de Melo, que logo conduziu a responsabilidade pelos trabalhos do dia para Lúcia Maria Araújo (Canal Futura) que, juntamente com Eduardo Barreto Vianna Meditsch (Universidade Federal de Santa Catarina), são os integrantes da Comissão responsáveis por escutar o segmento de mercado. Lúcia, então, agradeceu a presença das entidades que compareceram e, em seguida, concedeu um tempo para que cada uma pudesse opinar sobre a questão em debate.

Carlos Carvalho, secretário executivo da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), iniciou falando sobre as assessorias de imprensa, ou, como prefere chamar, agências de comunicação corporativa, um setor que mesmo em tempos de crise continua procurando novos empregados. Entre as propostas entregues num documento para a comissão está à criação de disciplinas que apresentem as agências de comunicação corporativa como uma possível área de trabalho para os que se formam em jornalismo.

“Eu sou professor. No meu dia-a-dia enfrento muitas dificuldades. Acho que essa é uma ótima oportunidade para isso mudar”, disse Cláudio Magalhães, presidente da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), sobre a oportunidade de se debater mudanças curriculares. Logo em seguida, Cláudio leu um documento com três linhas de defesa. A primeira diz respeito à comunicação pública. Para a ABTU, esse segmento deve ser incorporado e trabalhado de forma reflexiva, teórica e prática. Para isso propõe a criação de disciplinas que trabalhem as TVs e rádios públicas. Outro ponto defende o uso das TVs universitárias como forma de vivenciar a realidade do mercado de trabalho. Cláudio destaca a importância do uso de laboratório, mas acredita que só as TVs universitárias apresentam a realidade do mercado de trabalho. Por último, ele sugere que a universidade deve ser o local de se experimentar novos formatos de programas.

O último a expor sugestões foi o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo de Andrade. Entre as propostas contidas no documento que o presidente da Fenaj entregou para a comissão está a implementação do estágio acadêmico sem obrigatoriedade, a duração mínima de quatro anos dos cursos de jornalismo e a defesa de um curso específico de jornalismo, mas sem oposição a área de comunicação. Sérgio Murillo lamentou a ausência de representantes da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert). Em seguida, a comissão abriu as inscrições para os interessados em emitir opiniões sobre o tema.

Participaram da audiência a presidente do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba, Valdice Gomes, o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (SinjoPE), Ayrton Maciel, um representante da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos), estudantes, professores e jornalistas. A coordenadora do curso de Jornalismo da Católica, Paula Reis, enxerga as mudanças no currículo como uma importante forma de ajustá-lo ao momento em que estamos. “De tempos em tempos precisamos ter o currículo atualizado e adequado às características da sociedade”, disse.

A primeira audiência pública aconteceu na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, a comunidade acadêmica foi convidada para discutir as mudanças nas diretrizes curriculares. A terceira audiência acontece dia 18 de maio, em São Paulo, e deve escutar a sociedade civil. Além das audiências públicas, a Comissão recebeu até o dia 30 de março e-mails com opiniões de todas as partes do Brasil.

Formada pelos professores José Marques de Melo, presidente; Alfredo Eurico Vizeu Pereira Junior (Universidade Federal de Pernambuco), Eduardo Barreto Vianna Meditsch (Universidade Federal de Santa Catarina), Lucia Maria Araújo (Canal Futura), Luiz Gonzaga Motta (Universidade de Brasília), Manuel Carlos da Conceição Chaparro (Universidade de São Paulo), Sergio Augusto Soares Mattos (Universidade Federal do Recôncavo Baiano), Sonia Virgínia Moreira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), a Comissão tem até o dia 12 de agosto para entregar as propostas das novas diretrizes curriculares para o MEC, que posteriormente enviará para apreciação do Conselho Nacional de Educação.

“Vestígios da travessia” é lançado na Católica
Por Tiago Cisneiros

Na última sexta-feira (24), o jornalista, ex-aluno e ex-professor da Católica José Marques de Melo lançou, na Unicap, o livro Vestígios da travessia - da imprensa à internet: 50 anos de jornalismo (editora Paulus, R$ 30). O evento, realizado na sala 510 do bloco A, fez parte da programação da 5ª Semana de Jornalismo da Universidade.

Na primeira parte da obra, José Marques de Melo retrata experiências pessoais e profissionais, destacando episódios desde o seu começo na carreira jornalística, como freelancer sem remuneração, em Alagoas. O segundo trecho do livro traz alguns textos publicados durante os 50 anos de profissão, que revelam as diversas fases da sua produção no jornalismo.

Durante o lançamento, foram vendidos os outros livros de José Marques de Melo também publicados pela editora Paulus. Confira os nomes e valores das obras:

- A esfinge midiática – R$ 38,50

- História do Pensamento Comunicacional – R$ 43,00

- Mídia e cultura popular: história, taxionomia e metodologia da folkcomunicação – R$ 31,50

- Teorias do jornalismo: identidades brasileiras – R$ 31,50

Quem é José Marques de Melo?

Fundador da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), José Marques de Melo foi estudante da primeira turma do curso de Jornalismo da Católica (iniciada em 1961). Entretanto, não se formou com os colegas, por ter sido preso pelos militares devido ao seu envolvimento com o governo de Miguel Arraes. Atualmente, preside a Comissão de Especialistas em Jornalismo (responsável pela proposta de revisão das diretrizes curriculares do curso universitário) e a recém-criada Confederação Internacional de Comunicação.

Durante o lançamento, José Marques de Melo lembrou os momentos em que decidiu seguir a carreira jornalística, ingressando, aos 15 anos, na Gazeta de Alagoas. Falou, também, da pressão paterna para abandonar a profissão e do período de lutas do movimento estudantil em Pernambuco. Além disso, fez referências aos ex-professores da Católica Aluísio Mosca de Queiroz e Luiz Beltrão, e elogiou a estrutura do curso na Universidade.

No último ano da graduação em Jornalismo na Católica, José Marques de Melo venceu o prêmio Esso de Reportagem Regional, com a matéria Decreto caça do São Francisco a malha rodoviária. “Eu nem sabia que estava concorrendo. Fui surpreendido por Luiz Beltrão, que havia feito minha inscrição sem me contar”, comentou. Segundo o jornalista, a trajetória de sucesso começou na redação do “Última Hora Nordeste”, jornal fechado pelos militares no golpe de 1964.  “Lá, tive meu batismo de fogo. Com as mudanças do jornalismo, precisei abandonar o nariz-de-cera (introdução superficial e ‘poética’ da matéria) e adotar o lide tradicional”.

Além de professores e alunos de Jornalismo da Católica, esteve presente ao evento o jornalista e cineasta Luiz Maranhão Filho. Amigo de José Marques de Melo há muitos anos, ele foi convidado a integrar a mesa do lançamento, junto às professoras Aline Grego e Paula Reis (coordenadora do curso).

Católica participa de feira de profissões no Contato
Por André Amorim 

A Universidade Católica de Pernambuco participou, no último sábado (25), do Abril para a Universidade, feira que reuniu stands de outras 13 instituições de ensino superior no colégio Contato, em Boa Viagem. O evento foi mais uma oportunidade para que os alunos do ensino médio possam esclarecer suas dúvidas e decidir que curso fará.

Além dos stands das universidades, palestras ocorreram durante toda a manhã. Entre os palestrantes estavam os coordenadores dos cursos da Católica de Engenharia Civil, Antônio Oscar Cavalcanti da Fonte; Engenharia Química, Valdemir Alexandre dos Santos, e de Jornalismo, Paula Reis.

O professor Antônio Oscar procurou situar os interessados sobre as diversas áreas de atuação de um engenheiro civil, e destacou a participação dos alunos na palestra. “A sala estava praticamente cheia e os alunos estavam muito participativos”, disse. Valdemir Alexandre, que também é coordenador dos cursos de Licenciatura em Química e Engenharia Ambiental, falou sobre o grande mercado de trabalho que existe em Pernambuco e da necessidade de formação de novos engenheiros. “Temos os Polos Têxtil, de Hemoderivados e Gesseiro, além de uma refinaria e um estaleiro. A procura por engenheiros é tão grande que vamos ter que contratar profissionais de outros países, mesmo que a gente forme novos engenheiros”, afirmou.

coordenadora do evento, a orientadora pedagógica do Contato, e também mestranda em Psicologia Clínica da Católica, Cristiane Prysthon, destacou esse momento como fundamental para que o aluno fique sabendo de informações sobre o mercado de trabalho e descubra se tem o perfil da profissão que deseja seguir.

Professor da Universidade de Tel Aviv faz palestra no Recife
Por Jaime Mitchell

O professor de Filosofia da Universidade de Tel Aviv Marcelo Dasceal vai ministrar uma palestra na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com o tema “Os dois principais tipos de racionalidade segundo Leibniz”. O evento acontece no dia 5 de maio, às 16h, no auditório do Centro de Filosofia de Ciências Humanas (CFCH), 15° andar.

Os responsáveis pelo evento são o professor de Filosofia da UFPE Fernando Raul e a aluna de Direito da Católica Juliana Albuquerque. A palestra é gratuita. Qualquer dúvida pode ser tirada com Juliana através do e-mail: juliana.albuquerque@gmail.com.

D.A. de História promove palestra sobre a perspectiva dos movimentos diante da crise
Por Tiago Cisneiros

O Diretório Acadêmico de História da Católica promove, na quarta-feira (29), a palestra “História atual: perspectiva dos movimentos diante da crise”, ministrada pelo presidente da Câmara dos Vereadores do Recife, Múcio Magalhães. O evento será realizado a partir das 17h30, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas, localizado no primeiro andar do bloco B. Os participantes receberão certificado de três horas de carga complementar.

Fundaj está com seleção aberta para 2 vagas de bolsistas
Por Tiago Cisneiros

A Fundação Joaquim Nabuco está selecionando dois bolsistas Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) para pesquisa na área de educação (especificamente, no campo de avaliação de políticas públicas educacionais). Os currículos devem ser enviados até o dia 2 de maio, para o e-mail cgee@fundaj.gov.br .

Confira os requisitos para participar da seleção:

- Cursar Pedagogia ou Licenciatura em Ciências Sociais.

- Estar cursando até o antepenúltimo período da graduação.

- Ter disponibilidade de 20 horas por semana (manhã ou tarde).

- Não ter, como média geral do histórico escolar de graduação, nota inferior a 7,0.

- Não ter vínculo empregatício.

As bolsas têm validade de um ano, podendo haver renovação, mediante um novo processo seletivo. O resultado será divulgado até o dia 10 de maio.

Mais informações sobre a concessão das bolsas podem ser obtidas pelo e-mail cgee@fundaj.gov.br, pelo telefone (81) 3073 6490 ou pelo site www.fundaj.gov.br .

Os interessados em participar do Pibic/Fundaj em outras áreas de pesquisa podem buscar informações sobre oportunidades pelo e-mail pibic@fundaj.gov.br e pelos telefones (81) 3073 6511 e (81) 3073 6497.

Clínica de Psicologia promove debate sobre “a intervenção do psicólogo no campo jurídico”

A Clínica de Psicologia da Católica irá promover, nesta quinta-feira (30), às 17h, na sala 824 do 8º andar do bloco B, a palestra “A intervenção do psicólogo no campo jurídico”. A psicóloga da 1ª Vara da Infância e da Juventude e professora do curso de psicologia da Fafire, Sônia Proto, abordará o assunto. O evento é dirigido a estudantes de Direito e de Psicologia e é gratuito. Estão sendo oferecidas 70 vagas. Outras informações sobre as inscrições podem ser obtidas pelo telefone (81) 2119-4115.

Filosofia Aberta discute noção de corpo como prisão da alma de Platão
Por André Amorim

Dando continuidade ao projeto Filosofia Aberta, promovido pelo curso de Filosofia da Católica, será realizada na quinta-feira (30) a palestra “Reconsiderando a noção de corpo como prisão da alma no ‘fédon’ de Platão”.O tema será apresentado pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Anastácio Borges. O encontro acontece no auditório do CTCH, 1º andar do bloco B, às 17h.

Gênero e Crise Econômica Global é tema de curso

Com informações de Nataly Queiroz

O Grupo de Trabalho Internacional em Igualdade de Gênero e Macroeconomia (GEM) vai promover o 5º Curso Internacional Intensivo que, neste ano, tem como tema “Gênero e Crise Econômica Global”. O curso será realizado entre os dias 29 de junho e 10 de julho em Levy Economics Institute de Bard College, New York.

O programa está dirigido a economistas vinculados às universidades, a institutos de pesquisa, a instituições governamentais e a organizações da sociedade civil. Serão aceitos até 30 participantes. A organização concederá 20 bolsas de estudo. Para mais informações sobre o curso e os seus requisitos, acessar o site: http://www.genderandmacro.org/

As pessoas interessadas devem se inscrever até o dia 1º de maio.

Ciências Biológicas promove minicurso em abril e maio
Por Rebeca Kramer  

O curso de Ciências Biológicas, em parceria com o Conselho de Estudantes de Ciências Biológicas da Unicap, oferece minicursos nos meses de abril e maio. As aulas serão realizadas por professores convidados da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Confira a programação dos próximos minicursos clicando aqui.

As inscrições custam R$ 20,00 e podem ser feitas com a representante do Conselho dos Estudantes de Ciências Biológicas, Bruna Cabral, à tarde, na sala 510 do bloco B. Outras informações com os professores Aluízio Bezerra e Bereneuza Brasileiro, ou com a coordenação do curso de Ciências Biológicas pelo fone 2119-4197.

Curso de Ciências Contábeis vai promover ciclo de palestras
Por Tiago Cisneiros

O curso de Ciências Contábeis da Católica vai promover, nos dias 28 e 29 de abril, o “Ciclo de Palestras Contábeis Contemporâneas”. Os encontros, patrocinados pela editora Atlas, serão realizados das 19h às 22h, no auditório G2 da Universidade.

No dia 28 (terça-feira), a professora Umbelina Cravo Teixeira Lagioia vai ministrar a palestra “Impacto da crise financeira na contabilidade”, além de lançar o livro “Fundamentos do Mercado de Capitais”. No dia 29, o professor paulista José Hernandez Perez Junior falará sobre os “Aspectos Contábeis da Medida Provisória 449”, responsável por alterações na legislação contábil brasileira, e lançará o livro “Contabilidade Avançada”, elaborado em co-autoria com Luís Martins de Oliveira.

Segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Católica, professor Josiel Barbosa, o evento é fruto das recentes modificações na contabilidade brasileira. “Nos finais dos anos de 2007 e 2008, tivemos profundas mudanças na legislação da área. Em 2010, adotaremos as normas internacionais de contabilidade. Com tantas alterações, aliadas à crise mundial, o mercado contábil está em polvorosa”, explica.

Sobre a iniciativa da Católica em promover o ciclo de palestras, Josiel enfatiza: “Por sermos um dos maiores cursos de Pernambuco, precisamos estar antenados com a nova realidade brasileira”. Ele destaca, ainda, que o evento é destinado a todos os públicos e não, exclusivamente, aos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade.

As inscrições para o “Ciclo de Palestras Contábeis Contemporâneas” poderão ser feitas no site www.unicap.br/PalestrasContabeis , no valor de R$ 62. Os inscritos receberão, durante as palestras, um exemplar de cada livro lançado no evento (“Fundamentos do Mercado de Capitais” e “Contabilidade Avançada”), além de um certificado de oito horas de carga complementar.

Serviço

Ciclo de Palestras Contábeis Contemporâneas

Dias/horários: 28 e 29 de abril, das 19h às 22h.

Local: Auditório G2 da Católica

Para maiores informações sobre a programação clique aqui!

Católica vai promover Semana Indígena

O Dia Nacional do Índio, celebrado neste domingo (19), será comemorado na Católica entre 28 e 30 de abril na I Semana Indígena da Universidade. O evento vai discutir com a sociedade civil as múltiplas questões relacionadas ao índio: exploração, lutas, direitos e cultura. A programação especial contará com palestras, mesas-redondas, painéis e atividades culturais. A abertura será feita pelo Reitor, o Padre Pedro Rubens, no auditório G1, às 19h. Logo em seguida, o primeiro tema a ser debatido será sobre o Movimento Indígena no Brasil: desafios e avanços, com a participação de lideranças indígenas e do professor Edson Heley Silva. O segundo assunto a ser discutido na noite tratará dos direitos, educação, cultura e terra. Entre os participantes estarão o representante da Comissão Pró-índio do Nordeste, o professor Clóvis Antunes; e a professora Eliene Almeida, do Centro Luiz Freire. A coordenação da mesa ficará a cargo do Padre Antonio Mota, da Pastoral da Católica.

A programação seguirá nos dias 29 e 30 de abril, sempre com dois grandes debates por noite iniciados a partir das 19h. Representantes de várias instituições como Fundação Nacional do Índio (Funai); Conselho Indigenista Missionário (Cimi); Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme); Secretaria de Direitos Humanos do Estado de Pernambuco e do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra) estarão entre os debatedores.

Apresentações artísticas irão movimentar a Semana Indígena com várias opções. No dia 28, das 15h às 18h, serão exibidos vídeos e filmes no auditório G1, sob a coordenação da professora Vera Borges. No dia 29, o hall do bloco G será palco de apresentações de danças e músicas típicas. Durante toda a semana, uma feirinha com produtos indígenas ficará armada no hall do bloco A, das 9h às 20h, além disso, o Museu de Arqueologia ficará aberto à visitação das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h e a Biblioteca Central da Unicap realizará uma exposição sobre o acervo indígena que dispõe. A Semana Indígena está sendo promovida pela Pró-reitoria Comunitária em parceria com a Divisão de Ação Pastoral e o curso de Serviço Social da Unicap. A programação completa está disponível no site www.unicap.br .

Livro sobre o fim da velhice será lançado na Católica
Por André Amorim

Será lançado no dia 30 de abril, no Espaço Loyola, térreo do bloco B, às 16h30, o livro O fim da velhice - A superação bem humorada de um conceito. A obra, organizada por Jacques Ribemboim e Dulce Albert, traz contos, poemas, ensaios e depoimentos de diversos escritores pernambucanos. Logo após o lançamento, uma mesa-redonda será realizada com as presenças de Jacques Ribemboim, organizador do livro, Alexandre Santos, presidente da União Brasileira de Escritores - Seção Pernambuco, Padre Libório e Djanira Silva, escritora pernambucana.

Semana de História da Católica vai debater as crises do capitalismo
Por Jaime Mitchell

O curso de História da Católica vai realizar entre os dias 5 e 8 de maio a IX Semana de História da Unicap, que terá como tema “O Brasil e as crises do capitalismo: 1929 – 2009”. Convidados, como o deputado federal Maurício Rands, vão participar do evento, que terá conferências, minicursos, sessões de comunicações e publicações. Outras informações no www.seminariodehistoriaunicap.blogspot.com. Segue abaixo a programação completa.

Para maiores informações sobre a programação clique aqui!

Alunos de Terapia Ocupacional realizam o Programa Envelhecimento Ativo
Por Lílith Perboire

Alunos do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Católica de Pernambuco estão realizando o "Programa Envelhecimento Ativo" para adultos e idosos saudáveis. Os encontros acontecem todas as segundas e quintas-feiras na Clínica Corpore Sano, das 9h às 11h.

O curso terá orientações e avaliações para desenvolver as habilidades individuais, além de discussões sobre saúde e doença no envelhecimento. Também, serão feitas oficinas de leitura e memorização, jogos e raciocínio lógico, expressão corporal e atividades psicomotoras, artes e criatividade. O objetivo é a construção de um projeto de vida que dará um novo significado para o cotidiano.

A professora Mauricéa Tabósa ressaltou que o enfoque do programa é no sentido de que os adultos e idosos possam ter um envelhecimento ativo. "Este programa tem tido um papel importante na saúde dos idosos. E muitas pessoas estão saindo de quadros de depressão, evitando muitas doenças", afirmou Mauricéa.

Serviço:

O valor de todo o programa é R$ 84.

Para outras informações, os interessados devem telefonar para a Clínica Corpore Sano para agendar sua avaliação (sexta-feira pela manhã).

Endereço: Rua Dom Manuel Pereira, 220. Boa Vista. Recife/PE.

Fone: (81) 2119-4490.

Católica vai sediar 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito
Por André Amorim

A Universidade Católica de Pernambuco vai sediar, de 30 de abril até 3 de maio,  o 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito (Ered). Com o tema “A luta pela efetivação dos direitos humanos no Nordeste”, o evento pretende, além de facilitar a integração entre os futuros bacharéis, compartilhar conhecimentos sobre a realidade jurídica de cada estado. O evento vai contar com painéis e palestras, atividades culturais, oficinas, concurso de artigos e atividades esportivas. Confira a programação:

Quinta-feira - 30/04/09

20h - Abertura oficial

22h - Atividade Cultural

Sexta-feira - 01/05/09

8h45 - Painel 1 - “A flexibilização dos direitos trabalhistas frente à crise econômica”

11h30 - Grupo de Discussão (painel 1)

14h - Peça de Teatro: “Ato Público”

20h15 - Mesa Redonda - Trabalho escravo e bóias-fria

22h - Atividade Cultural

Sábado - 02/05/09

8h45 - Painel 2 - Debate “O ensino Jurídico e o Exame da Ordem”

11h - Oficinas

14h - Painel 3 - “Dos Manguezais à transposição do São Francisco”

16h30 - Oficinas

20h15 - Valorização do Regionalismo, A Cultura Consciente e os Movimentos Populares

22h30 - Atividade Cultural

Domingo - 03/05/09

8h45 - Painel 4 – Encerramento

10h - Plenária Final

12h – Entrega dos Certificados

A expectativa é que mais de 500 estudantes da Regional Nordeste II, que reúne os estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, participem do encontro. O evento é articulado pelo Diretório Acadêmico Fernando Santa Cruz (DAFESC) e faz parte das comemorações dos 50 anos do curso de Direito da Unicap.

Os interessados em participar podem escolher entre dois pacotes: sem alimentação, ao custo de R$ 50 até o dia 20 de abril, ou R$ 65 após a data; com alimentação, ao custo de R$ 65 até o dia 20 de abril e R$ 75 após a data. As inscrições podem ser feitas pelo www.dafesc-unicap.com/ered2009 ou no D.A de Direito, 3º andar do bloco G, sala 301.

Museu de Arqueologia abre as portas para a 7ª Semana Nacional de Museus
Por André Amorim

De 17 a 23 de maio, será realizada a 7ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus e Turismo”. Em virtude da realização desse evento, o Museu de Arqueologia da Católica estará aberto, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, entre os dias 18 e 22 de maio. Na ocasião, além do museu aberto ao público, serão montadas, no térreo do bloco A, as exposições “Megafauna”, “Cerâmica” e “Evolução do Homem”.

Ainda durante a semana, o projeto “Arqueologia para Crianças” realizará as oficinas de Escavação - de segunda a quinta-feira, das 9h às 11h ou das 15h às 17h, e na sexta-feira, das 9h às 11h; Cerâmica e Argila - segunda e quarta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h, e na sexta-feira, das 15h às 17h; Pinturas Rupestres - de segunda a quinta, das 9h às 11h e das 15h às 17h, e na sexta-feira das 15h às 17h; e Hábitos Alimentares da Pré-história – terça e quinta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h. Cada oficina oferece 15 vagas por turno. As inscrições custam R$ 5,00 e podem ser feitas pelo telefone 2119-4192.

Grupo Hegel vai promover minicurso sobre Michel Foucault
Por Tiago Cisneiros

O Grupo Hegel Unicap vai realizar, de 18 a 20 de maio, das 14h às 17h, o minicurso “Introdução ao Pensamento de Michel Foucault”. As aulas serão ministradas no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Católica, pela professora Ângela Baía, mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco.

As inscrições para o minicurso custam R$ 20 e podem ser feitas no espaço do Grupo Hegel (sala 005 do bloco B da Universidade). Serão conferidos certificados de nove horas de carga complementar aos participantes.

Informações e inscrições:

Grupo Hegel Unicap – sala 005 do bloco B da Católica

Fone: (81) 2119 4230

Grupo Hegel vai  realizar seminário sobre Sócrates
Por Tiago Cisneiros

O Grupo Hegel Unicap promove, nos dias 8 e 10 de junho, das 14h às 17h,  o seminário “Por que Sócrates?”. As palestras serão ministradas pela professora Emília Mendonça de Moraes, doutora em Filosofia pela Universidade de Campinas (Unicamp), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Católica.

As inscrições custam R$ 15 e podem ser feitas no espaço do Grupo Hegel (sala 005 do bloco B da Universidade). A participação no evento dá direito a um certificado de seis horas de carga complementar.

Informações e inscrições:

Grupo Hegel Unicap: sala 005 do bloco B da Católica

Fone: (81) 2119 4230

Programa Universidade não tem idade está com inscrições abertas
Por Lílith Perboire

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para o programa Universidade não tem idade. Serão oferecidos vários cursos para aquelas pessoas que desejam retomar os estudos buscando atualizar-se, aprofundar novos conhecimentos e/ou obter capacitação em áreas específicas. As aulas serão ministradas entre abril e junho. As inscrições podem ser feitas pelo www.unicap.br ou na Pró-Reitoria Comunitária, localizada na sala 003 no térreo do bloco B. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 17h.O valor dos cursos varia de R$ 50 a R$ 175. Mais informações pelo fone 2119.4146.

Para maiores informações sobre a programação dos cursos clique aqui!

Católica vai promover 1a Mostra Internacional de Cinema Documentário
Por André Amorim e Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco promove, de 1 a 5 de junho, a 1a Mostra Internacional de Cinema Documentário, com a exibição dos melhores filmes premiados no Festival MiradasDoc de Isora (Espanha). A importância social, a produção e as críticas de documentários, também, serão abordadas no evento, através de palestras e oficinas.

Segundo o Padre Hugo Ara, diretor da mostra, os filmes selecionados têm o intuito de compreender, observar e divulgar os processos sociais que se desenvolvem em todo o mundo. Ele conta, também, que a ideia de criar o evento surgiu durante a Jornada Internacional de Cinema na Bahia. “Nos debates sobre a distribuição dos filmes que não entram no circuito comercial, conheci Alejandro Krawietz, diretor do Festival MiradasDoc de Isora. Ali, começamos a gerar a possibilidade de fazer esta mostra anual na Universidade Católica de Pernambuco”, explica.

Confira a programação completa dos filmes selecionados para o 1a MiradasDoc Recife. O acesso ao auditório G1 da Católica, local da exibição, será gratuito. Para ver a programação clique aqui!

Concurso

Durante a Mostra Internacional de Cinema Documentário, será realizado o 1o Concurso UnicapDoc para Desenvolvimento de Roteiros de Documentário em Vídeo. A competição tem, como tema, a frase “Sertão. O Senhor sabe: sertão é onde manda quem é o mais forte, com as astúcias. Deus mesmo, quando vier, que venha armado”, escrita por Guimarães Rosa, no livro Grande Sertão: Veredas. As produções inscritas devem propor uma reflexão sobre esse assunto, levando em consideração as questões sociais, raciais, econômicas e culturais às quais a sociedade está subjugada.

As inscrições para o concurso poderão ser feitas pelo site http://www.unicap.br/eventos/mostra, durante os meses de abril e maio. A divulgação dos vencedores da competição acontecerá no dia 5 de junho, no encerramento da Mostra Internacional de Cinema Documentário. A banca examinadora será formada por Padre Hugo Ara, Alejandro Krawietz e pelos professores da Católica Alexandre Figueirôa, Cláudio Bezerra e Aline Grego.

Oficinas

A 1ª MiradasDoc oferece, ainda, aulas sobre crítica, roteiro e produção de documentário e  captação de som direto no audiovisual. O investimento nas oficinas é de R$ 50 (R$ 30 para alunos da Universidade Católica de Pernambuco). O pagamento deve ser efetuado na agência do Unibanco na Unicap. As inscrições já podem ser feitas pelo site http://www.unicap.br/eventos/mostra.

Palestras

Durante a mostra, também serão promovidas palestras sobre a produção de documentários no Brasil e a importância social desse gênero cinematográfico. A participação no evento é gratuita, e as inscrições para as 80 vagas disponíveis devem ser feitas no site http://www.unicap.br/eventos/mostra.

Veja os detalhes das palestras clicando aqui!

Serviço

1a Mostra Internacional de Cinema Documentário

Data: De 1o a 5 de junho de 2009

Local: Universidade Católica de Pernambuco – auditório G1– 1o andar do bloco G

Mais informações no site http://www.unicap.br/eventos/mostra

 


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Jaime Mitchell, Manuela Ramos, Rebeca Kramer, Tiago Cisneiros (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza Vanessa, Janine Burgos, Jeyse Araújo (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: José Vianney Alencastro, Maria Eduarda de Albuquerque (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
MAIO





1, 2 e 3 - Católica sedia Encontro Regional dos Estudantes de Serviço Social







JUNHO

até o dia 25 - inscrições abertas para concurso de monografias

29 a 10 de julho - 5º Curso Internacional Intensivo discute “Gênero e Crise Econômica Global”

 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000