2 a 5 de junho de 2009
Recife – PE

SOBRE A MOSTRA

A Mostra Internacional de Cinema Documentário, MiradasDoc, tem como objetivo fundamental a divulgação e promoção de documentários de temática social. São documentários produzidos em qualquer parte do mundo com a idéia de compreender, observar e fazer visíveis os processos sociais que se desenvolvem tanto no sul como no norte do planeta.

Conscientes da necessidade do gênero documentário a comissão organizadora do evento considera a necessidade de incorporar à Mostra o Primeiro Concurso UnicapDoc para Desenvolvimento de Roteiros de Documentários em Vídeo. Em sua primeira edição, terá como tema a frase de Guimarães Rosa em Grande Sertão: Veredas - “Sertão. O senhor sabe: sertão é onde manda quem é o mais forte, com as astúcias. Deus mesmo, quando vier, que venha armado”. Os projetos dos documentários inscritos devem suscitar reflexões sobre a temática proposta, levando em consideração as questões sociais a que nossa sociedade está subjugada, seja no âmbito social, racial, econômico e cultural.

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DOCUMENTÁRIO – MIRADASDOC - RECIFE

Festivais que geram festivais, encontros que promovem encontros, olhares que concebem olhares, imagens que se multiplicam em outras imagens, dessa maneira em grandes jornadas de projeções os cineastas, os gestores culturais, os amantes da arte em movimento dialogam sobre o mundo e tudo o que nele contém.

A nossa Mostra surge na Jornada Internacional de Cinema na Bahia quando nos debates sobre a distribuição dos filmes que não entram no circuito comercial, conheci Alejandro Krawietz, diretor do Festival MirdasDoc de Isora, Tenerife, Espanha. E ali começamos a gerar a possibilidade de fazer todos os anos uma mostra dos melhores documentários premiados do Festival MiradasDoc no Recife, com todo o entusiasmo e entrega que caracteriza a Universidade Católica de Pernambuco. E levar também a Mostra à minha terra Santa Cruz da Serra, Bolívia.

Em sua primeira edição, que será realizada entre 02 e 05 de junho de 2009, a Mostra MiradasDoc oferecerá uma vasta variedade de documentários, palestras, oficinas de roteiro, produção de documentário, crítica cinematográfica e outras atividades com o objetivo de tornar visível os múltiplos, variados e complexos processos sociais dos cidadãos dos cinco continentes.

Pe. Hugo Ara
Diretor da Mostra de Cinema

Informações:
mostramiradasdoc@unicap.br

REITOR DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO: Pedro Rubens Oliveira, S.J.

DIRETOR DO FESTIVAL MIRADASDOC: Alejandro Krawietz

DIRETOR DA MOSTRA MIRADASDOC / RECIFE: Hugo Ara

ASSESSOR ACADÊMICO: Alexandre Figueirôa

COORDENADOR DA MOSTRA: Leo Tabosa

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

APOIO:

Dalkia Global do Brasil