A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 03 de Abril de 2009 Ano 8

Reitor da Católica fala sobre a Caravana da Anistia
Por Tiago Cisneiros

O Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, e a professora Maria Rita de Holanda, coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade (Astepi), participaram, nesta quarta-feira (1o), da solenidade da Caravana da Anistia, realizada no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco. Também estiveram presentes, entre outras autoridades, o governador do estado, Eduardo Campos, o ministro da Justiça, Tarso Genro, e o prefeito do Recife, João da Costa.

Na cerimônia, 32 anistiados políticos pernambucanos receberam as indenizações governamentais (de R$ 7 mil a R$ 30 mil), além do reconhecimento de sua luta contra a ditadura militar brasileira. Entre os beneficiados, está o ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes, avô de Eduardo Campos. Mais detalhes sobre a solenidade podem ser obtidas no Boletim Unicap desta quarta-feira (1o), através do link http://www.unicap.br/assecom2/boletim/2009/abril/boletim_01.04.2009.html#1 .

Entrevista – Reitor Padre Pedro Rubens

Em entrevista para o Boletim Unicap, o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, falou sobre a importância da anistia política no Brasil e, especialmente, em Pernambuco. Confira:

- O papel do Estado -

Reitor: “Em primeiro lugar, esse pedido de perdão às vítimas do regime, por parte do Estado Brasileiro, significa assumir a agenda de uma democracia. As pessoas que estão realizando este ato não são as mesmas que praticaram os abusos da ditadura. O Estado está assumindo a história do público, reparando os erros de outrora através de um pedido de perdão. É importante que o Estado não apenas vire a página da história, mas que assuma a agenda da democracia, pedindo perdão, também, às famílias das vítimas, que ainda sofrem em conseqüência do regime militar”.

- A escolha por Pernambuco -

Reitor: “Acho muito importante que a Caravana da Anistia tenha escolhido Pernambuco, por causa de Miguel Arraes, Dom Helder Câmara e outras vítimas da ditadura militar. Apresenta que o Estado tem uma participação nessa gestão democrática. A sociedade precisa ter consciência do papel que o povo de Pernambuco teve na volta à democracia, reconhecendo a sua luta como algo fundamental para que se possa respirar, hoje, a liberdade. Esse evento recoloca em cena o apelo e a responsabilidade de continuar essa história de construção democrática. Precisamos nos manter vigilantes para que o país não viva mais um acontecimento como o golpe militar, bem como ficar atentos para as novas formas de ditadura”.

- A Católica em foco -

“É importante que nós, da Universidade, façamos parte desse processo democrático, através da formação de cidadãos de bem e de competência, que possam interferir positivamente na sociedade, e do resgate da história e da crítica dos momentos políticos da nossa história. Desse modo, estamos incluindo essa agenda democrática na própria formação universitária. Faço questão de participar de atos como esse, porque a Universidade Católica de Pernambuco precisa marcar presença, mostrar que não só está de acordo, mas quer, de fato, assumir a sua parte e participar da construção da democracia”.

O Reitor Padre Pedro Rubens lembrou, ainda, a homenagem realizada aos estudantes Jonas José de Albuquerque Barros e Ivan da Rocha Aguiar, assassinados durante um protesto contra a ditadura, em 1o de abril de 1964. A história dos manifestantes foi retratada no livro “Jonas presente... agora e sempre!”, de Marisa Barros, publicado nesta quarta-feira, durante a solenidade da Caravana da Anistia. O Reitor destacou: “Como a Universidade é uma instituição de estudantes, ela precisa estar solidária a esses jovens que arriscaram suas vidas em nome da liberdade e da democracia”.

Flor de Maracujá apresenta show em homenagem a Cartola na livraria Cultura
Por Tiago Cisneiros

O Flor de Maracujá, grupo de choro da Universidade Católica de Pernambuco, vai realizar, no auditório da livraria Cultura do Paço Alfândega, uma apresentação em homenagem ao cantor e compositor Cartola. O show acontecerá no dia 25 de abril (sábado), a partir das 17h. O acesso ao evento será permitido mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível, a ser repassado a instituições beneficentes cadastradas na livraria.           

No espetáculo, o Flor de Maracujá apresenta, durante uma hora, os clássicos da obra de Cartola, além da canção “Preciso me encontrar”, composta por Candeia e imortalizada na voz do homenageado. Conheça o repertório:

  1. Amor proibido
  2. Chega de demanda
  3. Tive, sim
  4. Corra e olha o céu
  5. Autonomia
  6. O mundo é um moinho
  7. Cordas de aço
  8. O sol nascerá
  9. Minha
  10. Sim
  11. As rosas não falam
  12. Alvorada
  13. Preciso me encontrar

O grupo Flor de Maracujá é composto por alunos, ex-alunos e funcionários da Católica. Além da voz de Marina Duarte, conta com violões de sete cordas, cavaquinho, clarinete, acordeon e instrumentos de percussão.

Coordenador de Direito da Católica participa de reunião da CNEJ em Brasília
Por Rebeca Kramer

O coordenador do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco, Marcelo Labanca, vai participar, dia 6 de abril, da reunião da Comissão Nacional de Ensino Jurídico do Conselho Federal da OAB (CNEJ), em Brasília- DF.

De acordo com o professor, a finalidade de sua presença nesta reunião do Conselho consiste na apresentação das linhas gerais do projeto pedagógico do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco. “O curso de Direito da instituição, em seu currículo novo, instaurado já há três anos e meio, tem o diferencial da prática de Direito Internacional. Então, é bem interessante fazer com que a preocupação dos alunos também se volte para a defesa dos direitos humanos em âmbito internacional”, afirmou Marcelo.

Professor da Unicap participa do Seminário Nacional de História da Matemática
Por Rebeca Kramer e Tiago Cisneiros

O professor do curso de Matemática da Universidade Católica de Pernambuco Severino Barros de Melo vai participar do VIII Seminário Nacional de História da Matemática. O evento será realizado de 5 a 8 de abril de 2009, na cidade de Belém do Pará.

Na ocasião, o professor vai expor os temas “A contribuição do Centro Internacional Blaise Pascal na construção de uma base de dados sobre estudos pascalinos” e “O conceito matemático de infinito e seu uso como metáfora religiosa na obra de Blaise Pascal”. Segundo o professor, as questões a serem apresentadas, relacionadas à fé, à ciência e à cultura estão em sintonia com a sua vocação e missão na Católica.

No dia 23 de março, Severino Barros de Melo recebeu conceito máximo na avaliação da sua tese de doutorado em Educação, defendida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A pesquisa, intitulada “Um estudo sobre a relação entre matemática e religião na obra de Blaise Pascal”, obteve, ainda, indicação para publicação. A banca examinadora foi composta pelos professores da UFRN John A. Fossa, Bernadetre Morey e Iran Abreu Mendes.

Professora de Publicidade e Propaganda escreve para revista especializada
Por André Amorim

A professora do curso de Publicidade e Propaganda, Izabela Domingues, passa a assinar uma coluna sobre tendências do consumo, na revista Pronews. A publicação, voltada para profissionais de marketing e comunicação, é veiculada mensalmente. Na última edição (15 de março a 15 de abril), Izabela escreveu sobre o Conteúdo Transmidiático e Consumo de Mídia.

Inscrições abertas para bolsas de pesquisa no exterior
Por Tiago Cisneiros

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) está com inscrições abertas para a seleção de bolsistas para pesquisa no exterior. A oportunidade consiste na concessão de duas modalidades de bolsa (Estágio Pós-Doutoral e Estágio Sênior) para pesquisadores doutores das diversas áreas de conhecimentos.

As inscrições, abertas até o dia 1 de maio, podem ser feitas nos sites http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/estagio-pos-doutoral e http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/estagio-senior . Os aprovados vão começar o estágio entre os meses de setembro e dezembro de 2009. O resultado da seleção será divulgado no dia 30 de julho.

Confira a seguir as especificações de cada modalidade:

Estágio Pós-Doutoral

A bolsa de Estágio Pós-Doutoral no exterior é oferecida a pesquisadores doutores com até oito anos de formação e com atuação em atividades de docência e/ou pesquisa no Brasil.

A duração da bolsa é de seis a dezoito meses, improrrogável, estabelecida conforme acordo com o cronograma de execução proposto na candidatura.

Estágio Sênior

A bolsa de Estágio Sênior no exterior é fornecida a pesquisadores doutores com mais de oito anos de formação e com vínculo empregatício com instituição brasileira de ensino superior ou de pesquisa.

A duração da bolsa é de um a doze meses, improrrogável, estabelecida de acordo com o cronograma de execução proposto na candidatura.

Outras datas

Os interessados nas bolsas podem se inscrever, também, de 3 de maio a 1 de julho (para estágios a serem iniciados entre janeiro e abril de 2010) e de 3 de setembro a 1 novembro (para estágios a serem iniciados entre maio e agosto de 2010). Os resultados das seleções serão divulgados, respectivamente, nos dias 30 de outubro de 2009 e 28 de fevereiro de 2010.

Mais informações sobre as bolsas de estágio podem ser encontradas no site www.capes.gov.br .

Oportunidade no exterior para interessados em iniciar carreira de professor universitário
Por André Amorim

O Fundo Nacional Suíço de Pesquisa Científica (FNS) abriu inscrições para o concurso de bolsas destinadas a jovens que pretendem iniciar carreira como professor universitário. Estão sendo oferecidas entre 30 e 40 vagas para professores bolsistas para interessados do mundo inteiro. As inscrições devem ser feitas até o dia 4 de maio.

Os interessados em participar do concurso devem ter:

· Doutorado completo;

· Publicações em revistas científicas de alto nível;

· 2 anos no mínimo e 9 anos no máximo de experiência em pesquisa pós-doutorado;

· Experiência de vários anos em outras instituições, que não seja o local de

doutoramento, sendo no mínimo um ano no estrangeiro;

Diploma universitário suíço ou exercício de uma atividade de 2 anos no mínimo

em uma universidade suíça até o dia do prazo da inscrição.

Mais informações

Fundo Nacional Suíço de Pesquisa Científica

Fone: + 41 31 308 22 22

Site: www.fns.ch

E-mail: interdiv@snf.ch

Embaixada da Suíça no Brasil

Fone: +55 61 3443 5500

Site: www.dfae.admin.ch./brasilia

Endereço: Avenida das Nações, Quadra 811, Lote 41 – CEP 70448-900 Brasília/DF

Católica vai realizar 1ª Mostra Internacional de Cinema Documentário
Por André Amorim

A Universidade Católica de Pernambuco promoverá de 2 até 5 de junho a 1ª Mostra Internacional de Cinema Documentário (MiradasDoc). Serão exibidos documentários com o intuito de compreender e observar os processos sociais que se fazem presente em todo o planeta.

Além da exibição de documentários, a mostra realizará o Primeiro Concurso UnicapDoc para Desenvolvimento de Roteiros de Documentário em Vídeo. A frase “Sertão. O senhor sabe: sertão é onde manda quem é o mais forte, com as astúcias. Deus mesmo, quando vier, que venha armado”, de Guimarães Rosa, retirada da obra Grande Sertão: Veredas, será o tema do concurso. As produções inscritas devem propor uma reflexão sobre o tema, levando em consideração as questões sociais a que nossa sociedade está subjugada.

A 1ª Mostra Internacional de Cinema (MiradasDoc) oferecerá, ainda, palestras e oficinas de roteiro, produção de documentário e crítica cinematográfica. Outras informações através do site www.unicap.br/eventos/mostra

Madrigal da Católica vai realizar recital preparativo para a Semana Santa
Por Tiago Cisneiros

O Madrigal Marlos Nobre da Universidade Católica de Pernambuco vai apresentar o recital preparativo da Semana Santa, no dia 6 de abril, às 20h, na capela da Unicap. Na ocasião, serão interpretadas as obras “Missas Brevis”, de J. Haydn; e “Réquiem”, de Gabriel Fauré.

Atualmente, o Madrigal Marlos Nobre é composto por sete tenores, seis sopranos, sete baixos e sete mezzo-sopranos, além do pianista Alisson Ribeiro Queiroz. A regência do grupo é de Lindbergh Pires. Na ocasião, o Pró-reitor Comunitário da Católica, Padre Miguel Martins, vai realizar um discurso introdutório ao “Réquiem” de Gabriel Fauré. “A intenção é estabelecer uma ponte entre a música (‘réquiem’ é um canto composto, especialmente, para os mortos) e a morte de Jesus Cristo”, explicou o regente Lindbergh Pires.

Ciências Biológicas vai promover minicursos em abril e maio
Por André Amorim

O curso de Ciências Biológicas, em parceria com o Conselho de Estudantes de Ciências Biológicas da Unicap, irá oferecer minicursos nos meses de abril e maio. As aulas serão realizadas por professores convidados da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Veja a programação:

Temática: Gestão Ambiental e Avaliação de Impacto ambiental

Palestrante: Profa. Dra. Jandira Leal - UFPE

Vagas: 60

Dias: 15 e 16 de abril

Sala: 824.  Bloco B. 8º andar

Horário: 18h às 22h

Temática: Biotecnologia Industrial

Palestrante: Prof. Dr. Marcos Morais - UFPE

Vagas: 60

Dias: 27 e 28 de abril

Sala: 824.  Bloco B. 8º andar

Horário: 14h às 18h

Temática: Bioempreendedorismo

Palestrante: Prof. Dr. João Assis - UFPE

Vagas: 60

Dias: 12 e 13 de maio

Sala: 824.  Bloco B. 8º andar

Horário: 18h às 22h

Temática: Clonagem Gênica e Uso de Células - Tronco na Medicina Regenerativa

Palestrante: Prof. Dr. Humberto Pereira - UFPE

Vagas: 60

Dias: 28 e 29 de maio

Sala: 824.  Bloco B. 8º andar

Horário: 14h às 18h

As inscrições custam R$ 20,00 e podem ser feitas com a representante do Conselho dos Estudantes de Ciências Biológicas, Bruna Cabral, à tarde, na sala 510 do bloco B. Outras informações com os professores Aluízio Bezerra e Bereneuza Brasileiro, ou com a coordenação do curso de Ciências Biológicas pelo fone 2119-4197.

Pastoral e CCS vão promover excursão para a Paixão de Cristo
Por Tiago Cisneiros

A Pastoral e o Centro de Ciências Sociais (CCS) da Católica vão promover uma excursão para Nova Jerusalém, onde acontecerá o espetáculo da Paixão de Cristo. A viagem será realizada no dia 6 de abril, com saída do campus da Universidade, às 11h. O grupo almoçará na feira de Caruaru e voltará ao Recife após a apresentação.

Os interessados podem se inscrever na Pastoral, localizada no térreo do bloco A (sala 014), mediante o pagamento de R$ 35. A Irmã Rosário, pastoralista da Católica, explicou que a viagem não será, apenas, um passeio. “A ideia é fornecer a verdadeira visão, o verdadeiro significado da Páscoa aos alunos”, disse.

A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém será encenada de 3 a 11 de abril

Mais informações

Excursão:

CCS - (81) 2119 4173 e Pastoral - (81) 2119 4238.

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém

Site: http://www.novajerusalem.com.br/2009/index.php

Encontro Regional dos Estudantes de Administração acontece em Teresina
Por André Amorim

Teresina, capital do estado do Piauí, será a sede do 13º Encontro Regional dos Estudantes de Administração (Eread), que acontece nos dias 18, 19 e 20 de abril. Os diretórios acadêmicos das Universidades Católica e Federal (UFPE) pretendem levar, neste ano, 50 alunos das duas instituições. Estudantes da Fcap/UPE também participarão do encontro.

Além de workshops, cases, grupos de discussão, palestras e apresentação de trabalhos científicos, o encontro terá momentos de descontração com apresentações culturais, cine Eread e trilha na natureza.

Estão sendo oferecidos dois pacotes de viagem: o primeiro custa R$ 300,00 e inclui hospedagem em alojamento, transporte, inscrição e três refeições. O outro custa R$ 410,00 e inclui hospedagem em hotel, transporte, inscrição e uma refeição. Para outras informações entrar em contato com o presidente do D.A. de Administração da Unicap, Ricardo Verçoza, pelos telefones 9642-4173 ou 8782-3099.

Encontro de Psicanálise discute amor e desejo feminino
Por Tiago Cisneiros

O Fórum de Psicanálise do Campo Lacaniano do Recife e a Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano realizam, nos dias 24 e 25 de abril, o seminário “Amor, desejo e gozo no feminino”, ministrado pela psicanalista Elisabeth da Rocha Miranda. O evento acontece no Hotel Best Western Manibu, localizado na Avenida Conselheiro Aguiar, bairro de Boa Viagem.

Confira a programação do seminário:

Dia 24:

- “A Formação do Analista” – das 19h30 às 21h30. – Entrada franca

Dia 25:

- “Por que não há relação sexual? Posição masculina/posição feminina” – das 9h às 10h30.

- “O gozo feminino” – das 11h às 12h30.

- “Os dizeres do amor – o amor como suplência” – das 14h30 às 16h.

- “A clínica” – das 16h30 às 18h.

No dia 24, a participação no evento é gratuita. Para o dia 25, as inscrições custam R$ 60,00 para profissionais e R$ 30,00 para estudantes.

Serviço

Informações:

(81) 9114 3874 – Lúcia Carneiro Leão

(81) 9172 4224 – Yáskara Maia

Hotel Best Western Manibu

- Endereço: Av. Conselheiro Aguiar, 919, Boa Viagem - Recife/PE

- Fone: (81) 3084 2810.

Museu de Arqueologia abre as portas para a 7ª Semana Nacional de Museus
Por André Amorim

De 17 a 23 de maio, será realizada a 7ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus e Turismo”. Em virtude da realização desse evento, o Museu de Arqueologia da Católica estará aberto, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, entre os dias 18 e 22 de maio. Na ocasião, além do museu aberto ao público, serão montadas, no térreo do bloco A, as exposições “Megafauna”, “Cerâmica” e “Evolução do Homem”.

Ainda durante a semana, o projeto “Arqueologia para Crianças” realizará as oficinas de Escavação - de segunda a quinta-feira, das 9h às 11h ou das 15h às 17h, e na sexta-feira, das 9h às 11h; Cerâmica e Argila - segunda e quarta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h, e na sexta-feira, das 15h às 17h; Pinturas Rupestres - de segunda a quinta, das 9h às 11h e das 15h às 17h, e na sexta-feira das 15h às 17h; e Hábitos Alimentares da Pré-história – terça e quinta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h. Cada oficina oferece 15 vagas por turno. As inscrições custam R$ 5,00 e podem ser feitas pelo telefone 2119-4192.

Inscrições para MBA em Planejamento e Gestão de Eventos vão até 3 de abril
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco realizará, a partir do dia 27 de abril, o MBA em Planejamento e Gestão de Eventos. A pós-graduação tem sido bastante procurada por profissionais de turismo, relações públicas e administração.

Os interessados no curso podem se inscrever até o dia 3 de abril. O formulário de inscrição está disponível no site www.unicap.br, e deve ser entregue no Espaço Executivo da Unicap, junto aos seguintes documentos:

  • Original e cópia do diploma
  • Original e cópia do histórico escolar
  • Originais e cópias do documento de identidade e do CPF
  • Curriculum vitae
  • Uma fotografia ¾ recente

Estão sendo oferecidas 40 vagas para o MBA em Planejamento e Gestão de Eventos. O processo de seleção levará em conta o diploma e o histórico escolar. Se necessária, será realizada uma entrevista individual com o candidato. O resultado será divulgado até o dia 8 de abril.

A matrícula para os candidatos aprovados acontecerá entre os dias 13 a 17 de abril, no Espaço Executivo da Unicap, onde o curso será oferecido. As aulas serão ministradas de segunda-feira à quinta-feira, das 18h30 às 22h15, em semanas alternadas e não consecutivas. A carga horária total é de 360 horas/aula, distribuídas em 17 disciplinas. Ao término do MBA, os alunos deverão apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O investimento é de 18 parcelas de R$ 420,00.

O MBA em Planejamento e Gestão de Eventos é coordenado pela professora Verônica Brayner, docente dos cursos de Comunicação Social e das pós-graduações em Jornalismo Cultural e Estudos Cinematográficos, além de coordenadora do curso de Relações Públicas. “Esse curso se diferencia da especialização, porque se dirige a pessoas que estão no mercado e voltam à universidade, a fim de aprimorar as suas habilidades profissionais. O MBA pretende aprimorar as técnicas de planejamento e administração de eventos, nos mais diversos segmentos”, esclarece.

Sobre o mercado de trabalho, Verônica é otimista: “Este segmento de mercado está, absolutamente, aquecido. O Recife, por exemplo, tem uma tradição muito grande de eventos culturais, religiosos e científicos”. E justifica: “Nós, da academia, sentimos a necessidade de um aprimoramento desses profissionais, quanto ao planejamento e à administração de eventos, à criação de mercados e oportunidades de empreendedorismo e à observância de tendências. Esse é o propósito do curso”.

Serviço

Espaço Executivo da Unicap – Rua Almeida Cunha, 245 – 3o. Andar – Sala 303 – Boa Vista – Recife/PE

Horário de atendimento: das 9 às 13h e das 14h às 17h.

Mais informações:

Telefones: (81) 2119 4344 e (81) 2119 4243.

E-mail: espacoexecutivo@unicap.br

Site: www.unicap.br

Programa Universidade não tem idade está com inscrições abertas
Por Lílith Perboire

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para o programa Universidade não tem idade. Serão oferecidos 28 cursos para aquelas pessoas que desejam retomar os estudos buscando atualizar-se, aprofundar novos conhecimentos e/ou obter capacitação em áreas específicas. As aulas serão ministradas entre abril e junho. As inscrições podem ser feitas pelo www.unicap.br ou na Pró-Reitoria Comunitária, localizada na sala 003 no térreo do bloco B. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 17h.O valor dos cursos varia de R$ 50 a R$ 175. Mais informações pelo fone 2119.4146. Confira abaixo a relação dos cursos:

Direitos Humanos: um panorama internacional
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: Jayme Benvenuto Lima Júnior
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

Do gênero violência à violência de gênero: um estudo sobre a violência contra a mulher
Vagas*:30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professoras: Vanessa Pedroso e Marília Montenegro Pessoa de Melo
Início do curso: 06/05/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

Da curiosidade à pesquisa: dicas metodológicas
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professora: Karina Nogueira Vasconcelos
Início do curso: 07/04/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

“Honra teu pai e tua mãe”: Direitos Fundamentais do Idoso
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: José Maria Silva
Início do curso: 06/04/2009
Horário: 16h às 19h
Sala: 102 - bloco G

Direito a alimentos: Garantias Constitucionais
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: José Maria Silva
Início do curso: 18/05/2009
Horário: 16h às 19h
Sala: 102 - bloco G

Sexualidade no amadureSer
Vagas*: 40
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 50,00
Professora: Maria do Amparo Rocha Caridade
Início do curso: 05/05/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 824 - bloco B   

Espiritualidade e saúde: a contribuição da fé para o bem-estar físico e psíquico
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 70,00
Professor: Moab Duarte Acioli
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 17h às 20h
Sala: 824 - bloco B

Ativando a memória: você se lembra?
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professoras: Mauricéa Tabosa e Márcia Crócia
Início do curso: 09/05/2009
Horário: 8h30 às 12h
Sala: 710 - bloco B

Drogas: quando o beco encontra uma saída
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 130,00
Professora: Irinéa Nunes Almeida Gonçalves Catarino
Início do curso: 05/05/2009
Horário: 09h às 12h
Sala: 824 - bloco B

Quem não se comunica se complica
Vagas*: 25
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 85,00
Professora: Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima
Início do curso: 06/04/2009
Horário: 17h às 18h30
Sala: 711 - bloco B

No stress: técnicas de massagens terapêuticas
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 105,00
Professor: Francisca Maria Alves Mota
Início do curso: 18/04/2009
Horário: 9h às 12h
Sala: 501 - bloco G4

Xadrez para iniciantes
Vagas*: 25
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 95,00
Professor: Vicente Francisco de Sousa Neto
Início do curso: 06/05/2009
Horário: 16h40 às 18h20
Sala: 003 - bloco D

Produza o seu próprio combustível: o Biodiesel a partir do óleo de fritura
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 90,00
Professores: Valdemir Alexandre e Maria Helena P. Gazineu
Início do curso: 25/05/2009
Horário: 14h50 às 18h20
Sala: 702 - bloco D

Viajando na melhor idade
Vagas*: 40
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 60,00
Professora: Roberta Cajaseiras
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 9h às 12h
Sala: Auditório do Unicap Júnior

Relações Humanas: a alma do negócio
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 100,00
Professora: Marinalva da Silva
Início do curso: 09/05/2009
Horário: 8h às 12h
Sala: Auditório do Unicap Júnior

Como aplicar bem seu dinheiro
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 75,00
Professor: Egenilton Rodolfo de Farias
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 13h às 17h
Sala: Laboratório 03 do CTI

No princípio era o mito: a dimensão simbólica da vida
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 80,00
Professora: Martha Solange Perrusi
Início do curso: 07/04/2009
Horário: 16h30 às 18h30
Sala: 210 - bloco B

Católica vai sediar 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito
Por André Amorim

Entre os dias 30 de abril e 3 de maio, a Universidade Católica irá sediar o 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito (ERED). O evento, articulado pelo D.A., com o tema “A luta pela efetivação dos direitos humanos no Nordeste”, faz parte do calendário oficial de comemoração dos 50 anos do curso de Direito da Unicap.

Além de facilitar a integração entre os futuros bacharéis, outro intuito do encontro, que deve contar com, segundo estimativa da organização, 500 estudantes dos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, é a troca de conhecimento sobre a realidade jurídica de cada estado. Para Carla Varea Guareschi, presidente do D.A. de Direito, a realização desse encontro na Universidade é motivo de comemoração. “Esse é um encontro construído pelos estudantes e para os estudantes”, ela enfatiza.

Outras informações no site do D.A. de Direito: www.dafesc-unicap.com


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Jaime Mitchell, Manuela Ramos, Rebeca Kramer, Tiago Cisneiros (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza Vanessa, Janine Burgos, Jeyse Araújo (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: José Vianney Alencastro, Maria Eduarda de Albuquerque (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
ABRIL








MAIO






 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000