A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 21 de julho de 2009 Ano 8

Alunos veteranos iniciam suas matrículas
Por Rebeca Kramer

Esta segunda-feira (20) foi o primeiro dia de matrícula regular para o próximo semestre dos alunos veteranos da Universidade Católica de Pernambuco. A inscrição, que pode ser efetuada até o dia 24 de julho, é feita em dias, locais e horários específicos pré-determinados pela tabela de matrícula divulgada pela Universidade. Em caso de o aluno aceitar a proposta de disciplinas oferecidas pela instituição e não apresentar quaisquer pendências com a Universidade, seja com a biblioteca, seja com a quitação das mensalidades, o estudante tem a possibilidade de realizar todo o processo pela internet, por meio do site http://www.unicap.br/matricula/ .

Segundo a coordenadora do curso de Relações Públicas da Católica, Verônica Brayner, existe a separação dos dias de matrícula por curso e entrada para que não haja tumulto. Inclusive, agora, os cursos de Comunicação Social só têm um currículo, o que diminui ainda mais o número de pessoas que precisam vir fazer pessoalmente as matrículas.

“Normalmente, os alunos vêm às coordenações em período de matrícula a fim de se informarem a respeito de pré-requisito, de mudança de turma, para tirar dúvida acerca de créditos e quanto vai precisar pagar por disciplina. Uma coisa que vem se observando, ao menos nos cursos de Comunicação Social, é que cada vez mais se tem feito inscrições pela internet e menos pessoalmente. Os alunos que vêm pessoalmente são mais os desperiodizados ou que querem realizar alguma modificação no quadro de disciplinas a serem cursadas. Existem alunos que vêm conversar também sobre a possibilidade de estenderem o curso para não perderem certos interesses legítimos como estágios, renda etc.  Os pais também têm acompanhado os estudantes nesse processo”, relatou.

Depoimentos:

“A disciplina que eu mais gosto, até agora, é a de cálculo. Apesar de ainda estar no primeiro ciclo, que é muito básico, já pude conhecer o laboratório de química aplicada em engenharia civil, que tem uma estrutura muito boa. Pretendo estagiar já a partir do terceiro período, se puder. Os professores também são bem extrovertidos e estimulam muito o aluno com as disciplinas. Show de bola. Estou gostando bastante do curso”. Rafael Alexandre de Barros Sousa, 18 anos, indo para o segundo período de Engenharia Civil.

“Vim pessoalmente para efetuar minha matrícula porque estou desperiodizado. Sobre o curso de História, penso que possibilita uma área de trabalho bastante ampla e os professores da Universidade são muito bons. A disciplina que eu mais gostei de ter cursado foi a de História Medieval, com a professora Emanuela”. Rafael Ribeiro, 23 anos, 5º período de História.

“Não fiz minha matrícula pela internet, já que existe essa opção, porque não existem maiores detalhes disponibilizados sobre o corpo docente e sobre horários. Além disso, gostaria de cursar uma disciplina a mais nesse período, a de Humanismo e Cidadania, que eu cursaria no 6º período. Sobre o curso que eu faço, de Administração, acredito que é muito bom, com professores capacitados, embora a gente veja mais cálculo do que eu esperava quando iniciei o curso. Esperava que a gente visse mais estratégia e mercado mesmo”. Caio Glauco, 19 anos, 5º período de Administração.

“A minha intenção vindo pessoalmente efetuar a matrícula foi de mudar de turma nas cadeiras práticas, já que pela internet não existe essa opção. Acho o curso de Jornalismo da Unicap muito bom, muito bem falado e considerado o melhor do estado. Sempre tive muita vontade de estudar aqui. Conheço cursos de outras faculdades e percebo que, apesar de comparar as disciplinas do mesmo período, as cadeiras da Católica são bem mais práticas, o que facilita até para arrumar estágio”. Clara Albuquerque, 20 anos, 5º período de Jornalismo.

“O curso de Letras da Unicap é muito bom, apesar de a gente ter que ler, muitas vezes, textos cansativos ou que a gente não goste muito. Mas é normal. Faço o curso para adquirir conhecimento especialmente na área de literatura brasileira, que é o que eu mais gosto”. Daniela Maia, 23 anos, 4º período de Letras. 

Alunos do Amigos do Saber retornam para as aulas do segundo semestre
Por Rebeca Kramer 

O estudantes que integram o Projeto Amigos do Saber, criado em 2008 e fruto de uma parceria firmada entre a Universidade Católica de Pernambuco e a Fundação Fé e Alegria do Brasil, retornaram às aulas do segundo semestre nesta segunda-feira (20). O Fé e Alegria, movimento de educação popular e promoção social, é uma das obras sociais dos jesuítas. Criado pelo Padre José Maria Velaz, quando coordenou organizações sociais na Venezuela, em 1955, o projeto nasceu como uma entidade não-governamental de solidariedade ao próximo, visando à manutenção de serviços educativos e sociais nas periferias das grandes cidades e na realidade rural. Sua ação, impulsionada pela fé cristã, existe no Brasil desde 1981 e, atualmente, está presente em 14 estados nacionais e em 19 países: da América Latina e Caribe, Europa e África.

Após uma semana de recesso, os 230 alunos do pré-vestibular do Amigos do Saber voltaram às aulas com uma calorosa recepção dos professores, que são estudantes dos cursos de licenciatura da Unicap. O Projeto atende a jovens que estão cursando o 3º ano em escolas públicas ou que já concluíram o Ensino Médio.

Segundo a estagiária na área de coordenação pedagógica do Amigos do Saber Carolina Florêncio, também estudante de Pedagogia da Universidade, entre os professores e os alunos do projeto existem vários artistas e pessoas com algum tipo de habilidade. Por isso, surgiu a ideia de realizar  um evento com voz e violão e com dinâmicas nas cinco salas do 4º andar do bloco B, onde também se realizam as aulas. No hall do bloco A também houve a apresentação da equipe de dança cover de Britney Spears: Jéssica Spears e o Grupo Deluxe, do qual o estudante do pré–vestibular Amigos do Saber Rafael Guimarães faz parte. “Rafael teve a boa vontade de também fazer um número para nós e, assim, participar ativamente dessa acolhida, apesar de, infelizmente, não termos conseguido auditório por causa do período das matrículas”, explicou. 

Ainda de acordo com Carolina, trabalhar no projeto também se faz extremamente importante para os alunos que ministram as aulas, porque eles adquirem experiência para o mercado de trabalho. “Aqui, todas as disciplinas são dadas, desde história, até matemática. E uma bolsa é disponibilizada para podermos estagiar no projeto e acabamos aprendendo bastante”, comentou. Para Carolina, dar boas-vindas aos alunos de uma forma mais dinâmica significa impulsioná-los mais aos estudos. “Se Deus quiser, este ano teremos muitos aprovados no vestibular”, complementou. 

Segundo Rafael Guimarães, 17 anos, a apresentação do grupo aconteceu com uma preparação prévia de dois meses e meio de ensaios e coreografias. A intenção da equipe era de divulgar o trabalho do grupo e a volta às aulas do pré-vestibular dos Amigos do Saber foi mais uma oportunidade de se apresentarem. De acordo com Rafael, o interesse em participar do projeto surgiu quando assistiu ao Minuto Unicap que tratava do Amigos do Saber. Então resolveu, junto com uma colega que estudou com ele no terceiro ano, no ano passado, informar-se e, assim, participar da prova. “Achei o projeto bastante interessante desde o início. Tanto é que parei tudo que estava fazendo antes, como meu curso de espanhol, para vir para cá”, relatou.  

Sobre a escolha do curso pelo qual deverá optar, Rafael contou estar em dúvida entre Turismo, Letras e Pedagogia, embora tenda mais ao curso de Pedagogia. Segundo o estudante, o fato de conhecer o pessoal da coordenação do projeto e os estagiários de perto tem despertado nele grandes expectativas. “Foi justamente por conta da coordenadora de Pedagogia do Projeto, a professora Graziela, que eu fui me interessando até mais pelo curso de Pedagogia. Eu não sabia nada sobre o curso e ela vem me esclarecendo”, afirmou. E complementou: “Além disso, amo crianças e sempre me dei bem com as pessoas. Atualmente, participo de um encontro de catequese para crianças na Igreja que frequento. Desde pequeno quero ser professor. Ano passado participei do projeto Aluno Voluntário pela escola pública onde estudei, o Barbosa Lima, e comecei a dar aulas de inglês lá”.

Alunos do Liceu realizam atividades lúdicas na volta às aulas do Fé e Alegria

Foi em clima de uma gincana de conhecimentos em Português e Matemática que os alunos da 5ª a 7ª série da manhã do Liceu de Artes e Ofício retornaram às aulas de reforço depois de uma semana de recesso, nesta segunda-feira (20), das 13h às 16h.  As aulas, oferecidas por estudantes de licenciatura em Português e em Matemática da Unicap, são o resultado do projeto Amigos do Saber, firmado entre a Universidade Católica e a Fundação Fé e Alegria do Brasil. O trabalho atende 600 alunos com aulas de reforço para estudantes de ensino fundamental e médio, além de oferecer cursinho pré-vestibular e atividades culturais no campus da Universidade.

Segundo Gustavo Cavalcanti, professor de Português e um dos organizadores da gincana, a atividade voltada aos alunos foi uma proposta de trabalhar questões de Português e Matemática por meio de jogos e brincadeiras. “A gente sai na frente das escolas e de todos que trabalham com educação porque estamos  levando aos alunos um conhecimento cognitivo de forma diferenciada, através de brincadeiras, jogos e dinâmicas, o que chamamos de um aprendizado lúdico. Assim, eles podem aprender melhor o conteúdo do que aprenderiam com aquele regime tradicional de sala de aula”, afirmou Gustavo.

De acordo com a coordenadora do projeto Gilvânia Nascimento, a intenção da gincana era a de que os alunos da manhã, divididos em 6 grupos, revissem o conteúdo dado antes do recesso, em 2009.1, mas de uma maneira mais atrativa para eles e atribuindo-lhes, também, pontuação pela participação nas atividades. Cada equipe de estudantes foi acompanhada por um professor, contou Gilvânia. “Tatiane Pessoa, Severino Batista, Maria Cecília, Adson César, Marly Carlos de Andrade e Ricardo Tibúrcio, além de professores do Liceu, são também estudantes da Unicap de licenciatura ou em Português ou em Matemática”. E complementou: “A recepção dos alunos para um novo semestre letivo foi dividida em dois dias: os estudantes das segundas e quartas foram recepcionados na segunda. Já os alunos das turmas de terça e quinta foram recebidos e puderam participar da gincana hoje, terça-feira (21), ambos no mesmo horário, das 13h às 16h”. Os alunos da oitava série e do ensino fundamental terão um evento similar em outubro, que acontece em um momento diferente em função dos alunos serem mais velhos. Hoje, 265 estudantes de ensino fundamental e médio do Liceu são beneficiados com o projeto Amigos do Saber.

Depoimentos

“As brincadeiras foram boas e divertidas. Teve muita alegria. A mais legal foi a da corrida do ovo porque foi muito ovo melado no chão! As aulas assim são melhores”.  Carlos Eduardo, 11 anos, 5ª serie.

 

 

“Eu achei essa tarde muito boa porque a gente não tem brincadeiras assim sempre, é diferente. A que eu gostei mais foi a da corrida de ovos porque tinha gente que não conseguia equilibrar o ovo, caía no chão, foi engraçado”. Lílian Dayane, 10 anos, 6ª serie.

 

“O que eu mais gostei foi da gincana da corrida com o ovo porque a gente aprende a ganhar e a perder. Ganhar e perder como no vestibular, que a gente passa ou não. Tenho vontade de estudar Culinária ou Turismo, porque eu gosto de comer e viajar!”.Thomas Moreira, 11 anos, 6ª série.

 

“O que eu achei mais interessante e produtivo foi a brincadeira das perguntas e das respostas de Português com um minuto para responder e de Matemática com dois minutos. Assim, os alunos se entretêm e aprendem ao mesmo tempo. Tenho vontade de fazer Jornalismo, que eu gosto desde a 5ª série quando fiz alguns cursos na área”. Caroline Manta, 13 anos, 7ª série.

Assessor de Relações Internacionais visita a Guiné Equatorial
Por André Amorim

O assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade Católica de Pernambuco, Thales Castro, viajou segunda-feira (20) para o continente africano, a convite do governo da República de Guiné Equatorial.

A viagem tem como objetivo firmar laços de cooperação acadêmico-cultural, científico e também empresarial. Colonizada por portugueses e espanhóis, o país, que adotou o espanhol e, mais recentemente, o português como línguas oficiais, possui a maior renda per capta da África, embora ainda tenha um baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Padre Paulo Meneses lança livro nesta quarta-feira
Por Tiago Cisneiros

O coordenador do Grupo Hegel Unicap, Padre Paulo Meneses, lançará, nesta quarta-feira (22), o livro “Homilias na Unicap”. O evento será realizado a partir das 17h, no terraço (primeiro andar) da Residência dos Jesuítas da Universidade Católica de Pernambuco.   Padre Paulo Gaspar Meneses possui graduação em Filosofia pela Faculdade Pontifícia de Friburgo, concluindo o curso em 1947. O título de doutor veio em 1959, após quatro anos de estudos na Universidade Católica de Pernambuco, onde trabalha desde 1978. Desde junho de 1987, ocupa os cargos de assessor do Reitor e de coordenador do Grupo Hegel Unicap. Em 1950, fundou o curso de Ciências Econômicas da Universidade.   Padre Paulo Meneses possui fluência em alemão, inglês, francês, italiano, espanhol, grego e latim. A habilidade com as línguas estrangeiras reflete-se na sua produção bibliográfica, que conta com as traduções da Enciclopédia das Ciências Filosóficas de Hegel e do livro “Moral em desordem. Um discurso em defesa do ser humano”, de autoria do filósofo francês Paul Valadier, que apresentará uma palestra na Católica, no dia 19 de agosto.

Cosan abre inscrições para estágio
Por Rebeca Kramer

A Cosan Combustíveis e Lubrificantes está com inscrições abertas até o dia 30 de agosto para estágio no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Porto Alegre e Salvador. O salário inicial é de R$ 950 a R$ 1,4 mil (de acordo com a vaga). Requisitos: estar cursando os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Economia e Informática e ter previsão de conclusão do curso para 2010. Para se candidatar, basta que envie seu Curriculum Vitae pelo website www.cosan.com.br.

Inscrições para alunos especiais dos mestrados terminam no dia 24
Por André Amorim

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até sexta-feira (24), para os interessados em cursar disciplinas isoladas de mestrados. Os candidatos devem comparecer à Secretaria de Registros Acadêmicos da Pós-graduação, sala 003 no térreo do bloco G4, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h, portando os seguintes documentos para cada disciplina que deseja cursar:

  • Currículo com comprovações (preferencialmente o Currículo Lattes)
  • Cópia e original do RG
  • Cópia e original do CPF
  • Cópia e original do Título de Eleitor, além da comprovação de voto na última eleição
  • Cópia e original do histórico do curso de graduação
  • Cópia e original do diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação

As inscrições passarão pelo processo de análise dos documentos para, só após a seleção, o candidato poder cursar até duas disciplinas. Outras informações: (81) 2119.4369 ou (81) 2119.4388.      

Reitor lançará livro no dia 26 de agosto
Por Tiago Cisneiros

O Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, lançará, no dia 26 de agosto, o Tomo 1 da obra “O Rosto Plural da Fé: da ambiguidade religiosa ao discernimento do crer”, publicado pelas Edições Loyola. Na ocasião, um dos principais teólogos do país, João Batista Libânio, apresentará a palestra “Fazer Teologia a partir do contexto religioso brasileiro”. O evento será realizado a partir das 19h, no auditório G1 da Universidade, localizado no primeiro andar do bloco G.

O Tomo 1 de “O Rosto Plural da Fé” é o primeiro de três volumes do estudo (em tradução livre, Discernir a fé nos contextos religiosos ambíguos), defendido como tese de doutorado em Teologia no Centre Sévres, Facultes Jésuites de Paris. Na segunda parte do livro, intitulada “Apresentação da edição brasileira”, João Batista Libânio explica que a escolha pela divisão da obra deve-se a “razões didáticas e de facilitação de acesso a leitores diversificados”.

A publicação, que está distribuída em cinco partes, divididas em 18 capítulos e 199 páginas, procura permitir o discernimento teológico da situação religiosa. Para tanto, o Reitor, Padre Pedro Rubens, relaciona o catolicismo popular brasileiro a três fenômenos surgidos após a década de 1960: as comunidades eclesiais de base, a renovação carismática católica e o pentecostalismo nacional. “A minha intenção é oferecer um diagnóstico da complexidade da realidade religiosa no Brasil, sem fazer um julgamento, mas, sim, propondo a necessidade de um discernimento, com o reconhecimento dos valores das diversas experiências”, explica.

De acordo com o Padre Pedro Rubens, o livro fornece uma visão que destoa do senso comum sobre o contexto religioso. “As pessoas, normalmente, tratam essa questão da diversidade como um conflito de religiões. Eu estou abordando essas experiências pelos valores veiculados por elas, que não podem ser descartados, mas vistos como um fator de enriquecimento.”

No prefácio de “O Rosto Plural da Fé”, o teólogo alemão Christoph Theobald salienta a importância da obra para o estudo das religiões. Segundo ele, “a obra do jovem teólogo Pedro Rubens vem preencher uma grande lacuna, porque, embora ligado às aquisições da teologia da libertação dessa época (anos 1980), satisfaz às novas exigências que a diferenciação interna do contexto religioso e cultural do continente, em particular do Brasil, põe agora ao trabalho teológico”. No dia 3 de setembro, Christoph Theobald apresentará, na Católica, a palestra “O cristianismo como estilo: uma maneira de fazer teologia na pós-modernidade”. Confira os detalhes na reportagem “Teologia promove conferências em agosto”, de Rebeca Kramer.

A tese Discerner la foi dans dês contextes religieux ambigus, origem da obra “O Rosto Plural da Fé”, foi traduzida pelo coordenador do Grupo Hegel Unicap, Padre Paulo Meneses, que lançará o livro “Homilias na Unicap”, na próxima quarta-feira, na Católica. Saiba mais sobre o evento na matéria “Padre Paulo Meneses lança livro no dia 22 de julho”, de Tiago Cisneiros.

Nascido em Vazantes, Doutor em Paris, cidadão do Recife

Padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira nasceu no município de Vazantes, no interior do Ceará, em 1961. Vinte anos depois, ingressou na Ordem dos Jesuítas, tendo sido ordenado presbítero em 1993. Cursou Filosofia (1985 a 1987) e Teologia (1990 a 1993) na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. O diploma civil de Filosofia foi obtido em 1989, depois de estudar dois anos na Universidade Católica de Pernambuco.

De 1994 a 2002, Padre Pedro Rubens concluiu o mestrado e o doutorado em Teologia Fundamental nas Facultés Jésuites de Paris (Centre Sèvres). Entre 2002 e 2005, foi professor de Teologia Fundamental e Metodologia nos programas de Graduação, Mestrado e Doutorado da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Minas Gerais. Desde 17 de janeiro de 2006, ocupa os cargos de Reitor e professor do Mestrado em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco. No último dia 19 de junho, recebeu o título de cidadão do Recife, em cerimônia realizada na Câmara Municipal.

Fé e alegria promoverá oficina gratuita de maracatu de baque virado
Por Tiago Cisneiros  

O Movimento Fé e Alegria em Pernambuco estará com inscrições abertas, entre os dias 3 de agosto e 4 de setembro, para o Projeto Tambores da Alegria, uma oficina gratuita de maracatu de baque virado para alunos da rede pública de ensino. As aulas serão realizadas aos sábados, de 5 de setembro a 5 de dezembro, das 8h às 12h, no Liceu Nóbrega, localizada na Rua do Príncipe, no bairro da Boa Vista.

Criada com o patrocínio do Banco do Nordeste, através do financiamento do BNB de Cultura 2009, a oficina terá 35 vagas para estudantes da rede pública de ensino, com idades entre 14 e 18 anos. As inscrições poderão ser feitas na sede do Movimento Fé e Alegria, localizada no quinto andar do bloco B da Universidade Católica de Pernambuco.

Além de promover benefícios sociais, educativos e culturais, o Projeto Tambores da Alegria pretende habilitar os alunos da oficina a integrarem outros grupos de maracatu, inclusive nos cargos de instrutor ou monitor. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2119 4448.

Serviço

Projeto Tambores da Alegria: oficina gratuita de maracatu de baque virado

Local de inscrição: sede do Movimento Fé e Alegria – 5o andar do bloco B da Católica

Período de inscrição: de 3 de agosto a 4 de setembro

Local das aulas: Liceu Nóbrega (Rua do Príncipe, Boa Vista, Recife – PE)

Período das aulas: de 5 de setembro a 5 de dezembro

Horário das aulas: aos sábados, das 8h às 12h.

Informações: (81) 2119 4448

Católica realizará Mostra de Cinema e Religião em setembro
Por Tiago Cisneiros

O projeto Bíblia, Comunicação e Arte e a Assessoria de Cultura da Católica promoverá, entre os dias 1o e 3 de setembro, a Mostra Cinema e Religião Olhares sobre o Sagrado. O evento, que tem, como tema, “Religião e Ritos de Passagem: nascer, viver e morrer”, será realizado no anfiteatro do bloco G4 da Universidade, com três sessões diárias.

Veja a programação a seguir:

Primeira sessão, das 9h às 11h: exibição e debate dos vídeos da Série Religiões do Mundo, de Hans Kung.

Segunda sessão, das 17h às 19h15: exibição de documentários sobre Ritos de Passagem.

Terceira sessão, das 19h30 às 21h30: exibição de filmes e debate sobre o Sagrado na Vida.

Mais informações sobre a Mostra Cinema e Religião Olhares sobre o Sagrado podem ser obtidas pelo fone (81) 2119 4171.

Fórum Inter-religioso da Católica anuncia encontros no segundo semestre
Por Tiago Cisneiros

O Mestrado em Ciências da Religião da Católica divulgou, nesta quarta-feira, os temas e as datas dos encontros do Fórum Inter-religioso no segundo semestre de 2009. Este é o terceiro ano do projeto, que promove reuniões mensais para apresentar e debater as diversas religiões e crenças praticadas pela sociedade brasileira.

As reuniões do Fórum Inter-religioso acontecem às segundas-feiras, das 17h às 18h30, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), localizado no primeiro andar do bloco B da Católica. Confira as datas e assuntos dos encontros do segundo semestre:

Dia 10 de agosto: Fé Ba’hai

Dia 14 de setembro: Judaísmo

Dia 19 de outubro: Igreja Batista

Dia 9 de novembro: Islamismo

No primeiro semestre de 2009, o Fórum Inter-religioso realizou encontros sobre o Presbiterianismo, a Jurema Sagrada, a Igreja Congregacional e a Pajelança dos índios Xucuru de Pesqueira. As informações sobre o projeto estão disponíveis no site www.unicap.br/observatorio ou pelo telefone (81) 2119 4171.

Teologia promove conferências em agosto
Por Rebeca Kramer

O curso de Teologia da Universidade Católica de Pernambuco irá promover, durante o mês de agosto, uma série de conferências.  Mais informações pelo fone 2119.4090. Confira a programação:

Café Teológico: Religião e Teologia em prospectiva
Conferencista: Padre José Comblin
Dia 05 de agosto (quarta-feira), às 10h
Local: térreo da Biblioteca Central

Teologia e ecologia Conferencista: Lúcio Flávio Ribeiro Cirne
Dia 11 de agosto (terça-feira), às 18h30
Local: auditório do CTCH – 1o. andar do Bloco B  

A moral atual: entre dissolução e reconstrução
Conferencista: Paul Valadier
Dia 19 de agosto (quarta-feira), às 19h
Local: auditório do G-I
(atividade em conjunto com todo o CTCH)  

Religião e confiança: aproximação sociológica ao fato religioso
Conferencista: Patrick Watier (sociólogo belga)
Dia 24 de agosto (segunda-feira), às 18h30
Local: auditório do CTCH – 1o. andar do Bloco B  

Mosaico religioso Lançamento do livro de ex-alunos do mestrado
Dia 25 de agosto (terça-feira), às 18h30
Local: auditório do CTCH – 1o. andar do Bloco B

Fazer teologia a partir do contexto religioso brasileiro
Lançamento do livro: Rosto plural da fé, de Pedro Rubens
Conferencista: João Batista Libânio
Dia 26 de agosto (quarta-feira), às 19h
Local: auditório do G-I

O cristianismo como estilo: uma maneira de fazer teologia na pós-modernidade
Conferencista: Christoph Theobald
Dia 3 de setembro (quinta-feira), às 19h
Local: auditório do CTCH – 1o. andar do Bloco B

O ensino religioso nas escolas: desafios e perspectivas Conferencista: Maria Inês Carnioto, paulina autora de livros sobre o assunto
Dia 21 de setembro (sexta-feira), às 18h30.

__________________________________________________

 .: Outras Notícias :.

20/07/2009 Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais está com inscrições abertas

20/07/2009 Instituto Cervantes oferece desconto para alunos e funcionários da Católica

20/07/2009 Católica anuncia datas e locais das colações de grau de 2009.1

15/07/2009 Instituto Itaú Cultural realiza concurso sobre jornalismo cultural

15/07/2009 Odebrecht inicia seleção para programa Jovem Parceiro 2010

15/07/2009 Filósofo francês Paul Valadier fará palestra na Católica

14/07/2009 Católica vai promover 11ª Jornada de Iniciação Científica em agosto

14/07/2009 Universidade não tem idade anuncia minicursos para o 2º semestre

14/07/2009 Católica vai promover cursos de extensão para jornalistas e alunos de jornalismo

13/07/2009 Jornada de Cursos de Computação da Católica

13/07/2009 Católica abre inscrições para especialização em Tecnologia Assistiva

13/07/2009 Católica abre inscrições para especialização em Ensino de Matemática

13/07/2009 Católica abre inscrições para especialização em História e Cultura Afro brasileira

13/07/2009 Católica abre inscrições para especialização em Sexualidade Humana

13/07/2009 Católica abre inscrições para especialização em Serviço Social na Área de Saúde

13/07/2009 Estão abertas inscrições para o 14º Ciso


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza , André Amorim, Beatriz Lacerda, Lílith Perboire, Marília Simas, Rebeca Kramer, Tiago Cisneiros e Victor Bastos  (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza de Paulo, Karoline Costa e Rodrigo Lyra (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Armindo Simão Filho e Maria Eduarda de Albuquerque (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, env ie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
JULHO
 

6 a 30 - Jornada de Computação

 
Pró-reitoria Comunitária promove Celebração Eucarística de Santo Inácio de Loyola
 
Curso de Biologia irá promover II Simpósio de Ciências Biológicas
 
 
Católica vai promover 11º Jornada de Iniciação Científica em agosto
 
Teologia promove conferências em agosto
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000