A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
 Edições Anteriores
 Minuto Unicap
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 19 de agosto de 2009 - Ano 8

Começa nesta quinta-feira o Simpósio Nacional de Alvenaria Resistente
Por Tiago Cisneiros

O mestrado e a graduação em Engenharia Civil da Católica vão promover, nos dias 20 e 21 de agosto, o Simpósio Nacional de Alvenaria Resistente. Os encontros serão realizados no auditório G1, no primeiro andar do bloco G da Universidade, nos turnos da manhã e da tarde. Durante o evento, os professores envolvidos na pesquisa apresentarão os resultados e propostas quanto à situação de risco dos prédios-caixão do Recife. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas, em breve, pelo site www.unicap.br .

O simpósio será aberto às 14h, desta quinta-feira (20), com a presença de professores e representantes das instituições participantes do projeto: Universidade Católica de Pernambuco, Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma) e Ministério da Ciência e Tecnologia. Às 15h30, terá início um coffee break, no Salão Receptivo da Unicap, também localizado no primeiro andar do bloco G. Em seguida, às 16h, o professor da Católica Romilde Almeida fará uma exposição geral da pesquisa e, logo após, será aberto o debate sobre o assunto com professores convidados de oito universidades brasileiras.

Na sexta-feira (21), o dia começará às 8h, com uma visita ao Laboratório de Tecnologia Habitacional do Itep. Às 10h, após um coffee break, os envolvidos no projeto vão apresentar os resultados dos ensaios sobre “Prismas e Paredinhas”. Em seguida, às 11h, serão apresentados os resultados obtidos a através de simulação computacional referente aos elementos ensaiados durante a pesquisa. Após o almoço, às 14h, terá início a mesa-redonda “Recuperação de Edifícios”, com a participação da equipe integrante do trabalho e dos debatedores convidados. A partir das 16h30, será realizada sessão técnica onde serão registradas as principais conclusões tiradas do Seminário Nacional de Alvenaria Resistente. Às 18h o evento será encerrado após Sessão de Síntese do evento.

As sessões técnicas - Exposição inicial, Primas e Paredinhas, Simulação Computacional, Recuperação de Edifícios e Síntese - serão divididas em três momentos: apresentação dos trabalhos (30 minutos), argumentação de cada debatedor (10 minutos) e debate aberto ao público (20 minutos). Os coffee breaks acontecerão no Salão Receptivo da Católica, às 15h30 do dia 20 e às 9h30 e 16h do dia 21.

Além da equipe do projeto e do público convidado, o Simpósio Nacional de Alvenaria Resistente contará com a presença de especialistas, que debaterão sobre os problemas e propostas apresentados no evento. Foram confirmadas as presenças de oito professores das universidades federais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, e da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).

O projeto

O Simpósio Nacional de Alvenaria Resistente é o marco de conclusão de um projeto iniciado em 2004, quando a Católica apresentou a proposta à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério das Ciências e Tecnologia. Intitulado “Desenvolvimento de modelos para recuperação de edificações construídas em alvenaria portante”, o estudo tinha, como objetivo, a busca por soluções de recuperação dos prédios-caixão do Recife.

A Universidade Católica de Pernambuco assumiu a função de executora do projeto, sob a coordenação geral do professor do Mestrado em Engenharia Civil Romilde Almeida de Oliveira. No total, representam a instituição seis professores e seis alunos da pós-graduação, além de alunos da graduação em engenharia civil (através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic). A UPE e a UFSC foram as co-executoras da pesquisa, que, ainda, teve o Itep como entidade proponente e a Sectma como interveniente.

Além da observação dos prédios-caixão, os estudantes e professores envolvidos no projeto desenvolveram pesquisas de laboratório e análises em computadores. Toda essa abordagem justifica-se pela intenção primordial do trabalho, de acordo com o professor Romilde Almeida. “A ideia é partir do problema dos edifícios em risco, aprofundar o estudo na Universidade, propor soluções e devolvê-las à sociedade. Além de conhecer o funcionamento e a estrutura dos prédios, podemos elaborar propostas para que as pessoas vivam em segurança”, explica.

Entre as etapas do projeto, esteve o levantamento de todos os acidentes causados pelas “manifestações patológicas”, isto é, as falhas que põem as obras em risco. De acordo com o professor Romilde Almeida, os acidentes são ocasionados, sobretudo, por uso de processos construtivos inadequados e a baixa qualidade de materiais e mão-de-obra. “A causa básica é muito séria. Costumam-se usar tijolos ou blocos úteis, apenas, para a vedação (que só suportam o peso da parede) como instrumentos de base da construção. Isso faz com que a estrutura do edifício fique bastante frágil.” No Recife, cerca de seis mil prédios-caixão apresentam o problema, colocando em risco a vida de 250 mil pessoas (10% da população da Região Metropolitana).

Dentro do projeto “Desenvolvimento de modelos para recuperação de edificações construídas em alvenaria portante”, já foram desenvolvidas sete dissertações de mestrado e uma tese de doutorado, além da obtenção de bolsas de iniciação científica. Mais quatro trabalhos de pós-graduação (duas de mestrado e duas de doutorado), ainda, estão em andamento.

O estudo serviu, ainda, de inspiração para outros dois projetos na área, voltados para a análise das fundações dos prédios caixão. O coordenador do mestrado em Engenharia Civil da Católica, Joaquim Teodoro, coordena um dos projetos que tem a participação da maioria dos componentes da equipe do Projeto MOREAR. É desenvolvido em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes), no âmbito do Programa PROCAD. A outra pesquisa tem a coordenação do professor Romilde Almeida e recursos oriundos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os principais resultados e propostas do projeto “Desenvolvimento de modelos para recuperação de edificações construídas em alvenaria portante” serão enviados à Finep após a realização do Simpósio Nacional de Alvenaria Resistente. Todas as sessões técnicas serão gravadas e transcritas, dando origem ao documento de compilação dos temas abordados.

Clínica de Psicologia e Astepi promovem palestra sobre mediação familiar nesta quinta
Por Tiago Cisneiros

A Clínica de Psicologia e a Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Integração (Astepi) da Católica vão promover, nesta quinta-feira (20), uma palestra sobre Mediação Familiar, ministrada pela presidente do Instituto Nacional de Mediação e Arbitragem (Inama), professora Soraya Nunes. O evento acontecerá das 17h às 20h, na sala 824 do bloco B da Universidade. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas na secretaria da Clinica de Psicologia, localizada no oitavo andar do bloco B.

Serviço

Palestra sobre Mediação Familiar, com a professora Soraya Nunes (Inama)

Data: 20 de agosto

Horário: das 17h às 20h

Local: sala 824 do bloco B da Católica

Inscrições gratuitas, na secretaria da Clínica de Psicologia (em funcionamento das 8h às 12h e das 12h30 às 21h)

Filósofo francês ministra palestra sobre a moral atual
Por Rebeca Kramer

O ser humano, cotidianamente, diverge em pensamento com relação a teses e normas morais. A sociedade é, portanto, formada pelo dissenso. Com uma visão positiva acerca da conduta humana, apesar de considerar que a moral atual está em situação de desordem, o filósofo e jesuíta francês Paul Valadier ministrou, na noite desta terça-feira (18), na Universidade Católica de Pernambuco, a palestra: “A moral atual: entre dissolução e reconstrução”. O professor, que é especialista em Friedrich Nietzsche, já desenvolveu diversos trabalhos acerca da problemática da desconstrução moral e do niilismo.

O auditório G1 parecia não ser suficiente para comportar a grande quantidade de pessoas atraídas pela curiosidade de saber quem era aquele filósofo europeu e o que tinha a dizer. Paul Valadier, nascido em Saint-Etiènne, em 13 de janeiro de 1933, ocupa, atualmente, os cargos de professor de Filosofia moral e política nas Faculdades Jesuítas de Paris (Centre Sévres) e de diretor da revista “Arquivos de Filosofia”. Cursou licenciatura em Filosofia na Universidade de Sorbonne, além de mestrado e doutorado em Teologia na Faculdade Jesuíta de Lyon. Entre as suas principais obras, estão “A Anarquia dos Valores” (1997), “A Condição Cristã” (2003), “Um cristianismo de futuro” (1998), “Elogio da Consciência” (1994), “Inevitável moral” (1990) e “Nietzsche e a crítica ao cristianismo” (1994).

A mesa foi composta pelo Pró-reitor Acadêmico, Junot Cornélio Matos; pelo coordenador do curso de Filosofia da Unicap, professor Karl Heinz Efken; pelo coordenador do Grupo Hegel da Unicap, Padre Paulo Meneses, e pelo coordenador do curso de Teologia da Católica, professor Cláudio Vianney Malzoni. Na ocasião, houve o lançamento do livro de Paul Valadier: “A moral em desordem: um discurso em defesa do ser humano”, traduzido pelo Padre Paulo Meneses e vendido ao preço de R$25.

O coordenador do curso de Filosofia, professor Karl abriu a palestra fazendo uma breve explicação do que seria a moral e a ética, além de introduzir o assunto que seria aprofundado pelo Padre Paulo Meneses, e, posteriormente, por Paul Valadier. “Esse é um tema relevante, que diz respeito a todos nós que pensamos sobre o ser humano. Nada mais oportuno do que abrir espaço para discutir o que inspira nossa sociedade”, afirmou o professor.

Para Padre Paulo Meneses, que traduziu importantes obras como a Enciclopédia das Ciências Filosóficas de Hegel e o próprio livro do filósofo Paul Valadier “Moral em desordem”, a moral precisa ser um campo de discussão. Todos os vícios, os perigos e as inconveniências não podem ser indiscutíveis. “Existem, de fato, muitos problemas, mas nem tudo está perdido. Existe, ainda, esperança e renovação na vida social e cultural e a prova disso é que a gente existe”, comentou. De acordo com o Padre Paulo, a mídia tem disseminado uma censura a algumas formas de debates acerca de temas polêmicos. “Ela não aceita que se fale de homossexualismo, de aborto sem achar que já existe um preconceito embutido no diálogo”, contou.

Em seguida, a fala do filósofo francês foi, por ele, dividida em três partes. Inicialmente, fez algumas considerações significativas. “O que devemos não querer fazer?”, indagou Paul. A filosofia moral, como explicou o francês, trata de questões de como evitar o mal. “O que devemos nos proibir de fazer mesmo quando o podemos”. Em outras palavras, “em nome de que colocar limites a nossos poderes quando estes são, por definição, ilimitados?”. O homem, para o filósofo, deve dar passagem do eu ao nós, pois, só em conjunto, tem o poder para interferir em questões de grande porte e de forte influência social.

“O que decidimos diz respeito não só a nós, mas aos outros também. Existem algumas decisões tomadas que comprometem aqueles que também estão ao redor e são medidas que comprometem não só o presente, mas também o futuro”. Ao mencionar novas práticas que podem mudar a natureza do homem, a exemplo da genética e da nanociência, o filósofo questionou-se onde ficaria o lugar da paternidade e da maternidade quando uma criança poderia vir a ser gerada por uma terceira pessoa. “Certamente nós podemos muito, mas nós devemos sempre?”. E complementou: “É para isso que existe o sábio princípio da precaução”.

“E qual o lugar do direito?”, uma outra colocação. O direito tem o papel frágil e essencial de regular as relações entre as pessoas e grupos uma vez que falte consenso na sociedade. “Antigamente, muitas questões eram ignoradas. Hoje, não mais. Na sociedade contemporânea, não existe mais a distinção entre o público e o privado. Por exemplo, numa briga de casal ou entre pais e filhos o direito pode acabar sendo uma peça fundamental na solução de um caso”, relatou.

Ao tribunal de justiça seria, portanto, incumbida a tarefa de resolver questões que o senso comum não se mostra apto a elucidar, devido à ausência de opinião comum, em decorrência, principalmente, de uma maior democracia de expressão. No caso, todos, por exemplo, teriam direito à vida e ninguém discutiria esse ponto. No entanto, a simples interpretação do caso já poderia provocar uma divergência. Afinal, em algum momento, pode haver a discussão de que uma mulher que aborte um feto sem cérebro estivesse ofendendo o direito à vida.

Para Paul Valadier, a questão da moral se insere também nas relações estabelecidas entre cultura e civilização, partindo do princípio de que se deve sempre honrar o outro. “Mas, como honrar o outro?”. “Até onde reconhecer suas diferenças?”. “Todas as diferenças devem ser respeitadas e, se não, como escolhê-las?”. São indagações que demandam bastante reflexão. Tolerância. Rapidamente, Valadier tentou encontrar uma saída para essas inúmeras interrogações. Segundo ele, tal ideia de parcimônia com o outro não é antiga, viria desde o iluminismo de John Locke. “É complicado conceber as diferenças, até mesmo pelo pluriculturalismo da sociedade. O uso da burca e a prostituição, por exemplo, ainda vão representar desafios bastante difíceis e, espero, continuarem sendo objeto de debate. Com isso, comprova-se como a reflexão da moral atual está bastante viva e nos leva, também, à questão da alteridade”, destacou Paul.

Na segunda parte da apresentação, o filósofo francês colocou alguns recursos intelectuais para que esses desafios sejam, minimamente, enfrentados. Para Paul Valadier, vale a ideia da própria reflexão se a reflexão em si, acerca da moral contemporânea, estaria a altura destes desafios. Expôs, novamente, que o individualismo invasor busca sempre uma liberdade negativa, uma decisão sem interferência de outra pessoa, sem impedimentos, mas que, ao mesmo tempo, terá que assumir as consequências de seus atos. “Mas as pessoas precisam valer-se de solidariedade, sem fazer sofrer ou induzir uma outra pessoa a pena”, colocou. “Princípios que são abstratos aparentemente, têm, indubitavelmente, consequências práticas”, complementou.

Segundo Paul Valadier, o futuro tornou-se indiscernível e indeterminável. “Há quem diga que fizemos tantas coisas ao meio ambiente que o apocalipse acontecerá amanhã. E que a violência internacional é tão grande que os estados estão a ponto de se acabar”, relatou. “Mas, qual é o bem que nós podemos fazer?”. “Toda reflexão moral começa por uma interrogação. O debate deve ser democrático, como dizia Habermas, e, assim, em pé de igualdade com todas as correntes filosóficas participantes do diálogo, fazer aparecer o problema que enfrentamos, mas também as soluções que buscamos”, destacou.

Por fim, o francês abordou os conceitos da heteronomia e da autonomia. Temática estudada pelo filósofo Kant, a autonomia constitui-se no estabelecimento de leis de ação moral para si, resultantes de uma lei própria norteada pela razão, independentemente de motivações empíricas. A heteronomia, por outro lado, seria a condição de pessoa ou grupo que receba de um elemento que lhe é exterior, ou de um princípio estranho à razão. “Por ser racional, tem o poder de usar-se de sua autonomia ou a heteronomia, ou seja, tem a liberdade de frear as leis necessárias da natureza ou mesmo decidir segui-las”, argumentou.

“A pessoa autônoma pode se tornar mais perversa, se a autonomia for considerada indiscutível. Afinal, imaginemos que todos tenham a clareza sobre tudo o que desejam, e, por exemplo, no caso da eutanásia, será que o responsável pelo paciente teria autonomia para decidir sobre sua vida?”, ressaltou. E complementou mais uma vez observando que toda autonomia, para ser devidamente elucidada, deverá lidar com um processo de diálogo com outras pessoas, para que elas coloquem o que pensam a respeito. “Podemos, sim, mostrar como nossa sociedade pode se revitalizar através de seus próprios recursos”, opinou.

“A verdade acorda as consequências para as complexidades das situações e, portanto, para a complexidade do próprio ser-humano, inacabado e recolocado entre suas próprias mãos, e, logo frágil e responsável diante de si e de seu futuro”. Segundo Paul Valadier, as Igrejas, como, por exemplo, a Católica, aceitam sentar e discutir esses desafios e não somente ensinar uma verdade com V maiúsculo. “Esse é um trabalho muito difícil e árduo que temos pela frente para enfrentar”, afirmou.

“A sociedade contemporânea carece de pontos de referência éticos para as grandes decisões que concernem ao seu presente e ao seu futuro. O resultado são grandes desordens práticas: corrupções políticas e econômicas. Perplexidade dos indivíduos deixados sem normas para orientar suas vidas. Sob a ausência de referências comuns instala-se sorrateiramente uma nova ordem moral, mas de um tipo libertário. Manifesta-se em decisões recentes do legislador em matéria de costumes, porém numerosos teóricos se encarregam também de dar-lhes bases e justificações intelectuais”, concluiu Paul Valadier.

Fred 04 ministra palestra sobre Mangue Beat
Por Rebeca Kramer

A série de palestras propostas pelo Diálogos Culturais trouxe, em seu segundo dia, o Mangue Beat como tema para debate. Quem ministrou a palestra foi Fred 04, compositor e vocalista do grupo pernambucano Mundo Livre S/A, expoente do movimento Mangue. O evento aconteceu no auditório CTCH (1º andar do bloco B), às 17h30 desta terça - feira (18). 

Na ocasião, Fred fez uma retrospectiva de sua vida pessoal e profissional. O Mangue Beat, que tem como ícone Chico Science, do grupo Chico Science e Nação Zumbi, encontrou em Fred 04 um outro grande responsável pelo crescimento do movimento. O vocalista do Mundo livre S/A foi o autor do primeiro manifesto do Mangue, no ano de 1992, chamado “Caranguejos com Cérebro”. “A intenção era relacionar a parte ecológica do manguezal – berçário da maioria das espécies marítimas - com a riqueza e a diversidade de gêneros musicais que o Nordeste e Pernambuco possuem, como o Frevo, a Ciranda, o Coco, o Rock e o Maracatu”, relatou. 

A principal bandeira do gênero era, portanto, a diversidade de ritmos que incorporava. E essa dinâmica musical acabou contaminando outras formas de fazer cultura, como no cinema, na moda e, inclusive, nas artes plásticas. Pode-se dizer que o Mangue Beat influenciou diversas bandas em Pernambuco e no Brasil, o que fez o Recife voltar a ser um grande centro musical, antes estagnado. “Para quem frequentou o circuito cultural do Recife dos anos 90, não deve ter dificuldade em entender a intensidade de diálogo entre músicos e artistas com a sociedade, com a juventude. Interação essa que ficou muito mais conhecida e foi muito mais intensa na mídia nacional que, propriamente, na mídia local”, comentou. 

Fred 04, que é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, na década de 90, tornou-se repórter de televisão, mas, com um mês, foi demitido. Disseram-lhe “ser muito alegórico, que enfeitava demais os textos”. “Então, curti um período de ócio criativo, com seguro desemprego e investi na música, onde eu realmente podia me aprofundar com as temáticas que me interessavam”, brincou o vocalista. “Assim, começamos a viajar pelo Brasil e, certa vez que fomos a São Paulo, nos surpreendemos porque, naquela época, não havia orkut ou email onde nós pudéssemos divulgar nosso trabalho. E o boca- a- boca rendeu uma página de destaque na Folha de São Paulo. Éramos os Mangueboys. Dei graças a Deus por aquela demissão”, revelou. 

O vocalista, entretanto, temeu que acontecesse no Recife o mesmo que aconteceu em Salvador, de bandas que estavam no auge pararem de fazer sucesso. Mas contou que a banda que se popularizou nos anos 90 e que existia já como banda de garagem desde 84 conseguiu guardar o seu espaço no cenário musical. O vocalista comentou que nos primeiros shows que fizeram sofreram muito preconceito de maneira geral. “O ambiente era muito conservador. E ainda é. Muitas bandas que tocam hoje não têm espaço na grande mídia, encontrando espaço basicamente na mídia alternativa.

Curso sobre relações internacionais para jornalistas aborda a hegemonia americana
Por André Amorim

Conceitos, teorias, entraves entre países e a hegemonia americana. Esses foram alguns dos assuntos debatidos nesta quarta-feira (19) na segunda aula do minicurso de extensão em Relações Internacionais, que faz parte do programa Universidade Não Tem Idade. O minicurso, ministrado pelo assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade Católica de Pernambuco, professor Thales Castro, aconteceu no auditório do 1º andar do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH).

Retomando a aula do dia 12, o professor Thales iniciou o minicurso falando sobre a ultrapassada teoria formalista, criada há três séculos, e a não formalista, também conhecida como substancial, que chega para complementar a anterior. A primeira prega que um Estado, para assim ser considerado, precisa ter população permanente, governo aceito internamente e internacionalmente, território demarcado, além de exercer plenamente sua soberania. No entanto, foi visto que mais do que cumprir os pré-requisitos da teoria formalista, é preciso que o Estado funcione.

“O exemplo, hoje, concreto, de que não adianta apenas responder aos pré-requisitos da teoria fundamentalista é o Sudão, maior país da África, e que sofre com conflitos na região de Darfur. Esses são os chamados Estados falidos”, disse o professor Thales. Além do Sudão, ele lembrou  de situações semelhantes vividas na Somália, Libéria, Serra Leoa e Ruanda, onde 1 milhão de pessoas morreram no conflito entre as etnias Hutus e Tutsis.

Além disso, o professor Thales falou sobre a centralização do poder nas mãos dos norte-americanos. O começo do processo, que teve início no fim da Segunda Guerra Mundal, e momentos que estremeceram a hegemonia estadunidense (crise do petróleo, Guerra do Vietnã e os atentados de 11 de setembro de 2001) foram analisados para mostrar como e em que estágio encontra-se a posição dos EUA.

professor Thales também falou sobre a relação entre competitividade tecnológica, economia e hegemonia mundial. Segundo ele, a competitividade tecnológica está atrelada não apenas à economia, mas também à educação do país. Para exemplificar o fato, mostrou o caso da Coreia do Sul, país que até o término da Segunda Guerra Mundial possuía economia agrícola, mas que a partir de investimentos em educação e economia conseguiu se tornar um país exportador de tecnologia de ponta.

Último dia de apresentações na 11ª Jornada de Iniciação Científica
Por Victor Bastos

O último dia de apresentações de projetos dos alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) na 11ª Jornada de Iniciação Científica foi dedicado às áreas de Engenharia e Saúde. A banca avaliadora para as engenharias foi composta pelos professores Francisco Madeiro Bernardino Júnior, Vicente Francisco de Souza Neto e Eliane Cardoso de Vasconcelos (coordenadora). Os estudantes de Ciências da Saúde foram avaliados pelos professores Albenise de Oliveira Lima, Maria de Fátima Vilar de Melo e Nadia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo (coordenadora).

Durante todos os dias, cada projeto pode ser apresentado oralmente, com o auxílio de slides durante 10 minutos. Ao término de cada apresentação, a comissão avaliadora tinha 5 minutos para debater ou questionar algo com os bolsistas. Os alunos foram avaliados pela comissão em 10 critérios. Porém, segundo a coordenadora Geral de Pesquisa, Arminda Saconi, o conteúdo do trabalho e o domínio do assunto são os pontos mais importantes nas apresentações dos projetos.

Os autores dos trabalhos vencedores deste ano serão conhecidos durante o encerramento oficial da 11ª Jornada de Iniciação Científica nesta sexta-feira (21). A solenidade de premiação acontecerá às 15h no anfiteatro, localizado no 3º andar do bloco G4.

Os trabalhos apresentados nesta quarta-feira (19), na sala de Teleconferência foram os seguintes:

Bolsista: Andréa Karla Silva de Oliveira
Área de Conhecimento: Ciências da Saúde
Título do Resumo: Atenção interdisciplinar à saúde de sujeitos com doença de Parkinson: análise da fala desses sujeitos
Orientador: Erideise Gurgel da Costa Silveira

Bolsista: Andressa Michelly de Andrade Silva Aguiar
Área de Conhecimento: Ciências da Saúde
Título do Resumo: Perfil da deglutição em portadores de doença de Alzheimer
Orientador: Erideise Gurgel da Costa Silveira

Bolsista: Aline Fernanda de Andrade
Área de Conhecimento: Ciências da Saúde
Título do Resumo: Estudo comparativo entre dois exames de triagem auditiva para sujeitos portadores de doença de Alzheimer
Orientador: Erideise Gurgel da Costa Silveira

Bolsista: Vanessa Paulino de Aquino Silva
Área de Conhecimento: Ciências da Saúde
Título do Resumo: A saúde auditiva em crianças do município do Recife
Orientador: Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima

Bolsista: Bárbara Zimmermann
Área de Conhecimento: Ciências da Saúde
Título do Resumo: Doença de Alzheimer e a intervenção nas alterações de deglutição
Orientador: Maria da Conceição Cavalcanti da Silveira Lins

Bolsista: Marília Maciel Nepomuceno
Área de Conhecimento: Ciências da Saúde
Título do Resumo: Criança com atraso de linguagem: avaliação de aspectos pragmáticos
Orientador: Jônia Alves de Lucena

Os trabalhos apresentados nesta quarta-feira (19), no Anfiteatro, foram os seguintes:

Bolsista: Camila de Figueiredo Albuquerque
Área de Conhecimento: Engenharias
Título do Resumo: Utilização da flotação em coluna para a o tratamento de efluente da indústria Láctea
Orientador: Christine Lamenha Luna Finkler

Bolsista: Danielly Novaes Lima
Área de Conhecimento: Engenharias
Título do Resumo: Avaliação do índice de qualidade das águas do rio Tapacurá
Orientador: Maria Helena Paranhos Ganizeu

Bolsista: Gabrielly dos Santos Barros
Área de Conhecimento: Engenharias
Título do Resumo: Macrófita aquática seca: uma alternativa de tratamento para remoção de matéria orgânica em efluentes de casas de farinha
Orientador: Maria Helena Paranhos Ganizeu

Bolsista: Érika Marcela da Silva
Área de Conhecimento: Engenharias
Título do Resumo: Estudo comparativo das resistências de prismas cerâmicos de dois e três blocos para uso em controle tecnológico
Orientador: Romilde Almeida de Oliveira

Bolsista: Marcílio Tavares de Melo Neto
Área de Conhecimento: Engenharias
Título do Resumo: Argamassa com saibro, do desempenho à construção civil
Orientador: Sílvio Romero de Melo Ferreira

Bolsista: Ricardo Abath Matos
Área de Conhecimento: Engenharias
Título do Resumo: Caracterização física das argamassas com uso de cal e avaliação do desempenho através de suas propriedades
Orientador: Sílvio Romero de Melo Ferreira

Projetos de Ciências Humanas e Sociais marcam a última tarde de apresentações do Pibic
Por Tiago Cisneiros

A última tarde de apresentações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Católica teve, como base, os projetos de alunos das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. As conferências, com duração de dez minutos cada, aconteceram na sala de teleconferências e no anfiteatro do bloco G4 da Universidade. Veja os projetos a seguir:

Sala de Teleconferências

1) Título do resumo: A preservação do patrimônio moderno do Recife.
Bolsista: Deborah Cristina Alves de Brito
Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
Orientador: Paula Maria Wanderley Maciel do Rego Silva

2) Título do resumo: Acesso à Justiça do Trabalho e tutela mandamental.
Bolsista: Raiana Barros Mendonça Salsa
Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
Orientador: Sérgio Torres Teixeira

3) Título do resumo: Acesso à Justiça do Trabalho: Justiça itinerante e tutela mandamental como mecanismos de efetividade do modelo processual contemporâneo.
Bolsista: Maria Rita Dias Ramalho
Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
Orientador: Sérgio Torres Teixeira

4) Título do resumo: Análise das estratégias discursivas operadas pela imagem dos programas televisivas religiosos pernambucanos.
Bolsista: Anna Maria Salustiano de Andrade Lima
Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
Orientador: Alexandre Figueirôa Ferreira

5) Título do resumo: Edgar D’Amorim e o manejo do repertório moderno.
Bolsista: Isabella Fernanda Alves Soares
Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
Orientador: Amélia Maria de Oliveira Reynaldo Alves

6) Título do resumo: Arbitragem nas relações de consumo.
Bolsista: Renata Castro Arcoverde
Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
Orientador: Fábio Túlio Barroso

7) Título do resumo: Análise comparativa entre o Direito Canônico e a principiologia do processo administrativo pátrio
Bolsista: Ingrid Pires Leite de Melo
Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
Orientador: Francisco Caetano Pereira

8) Título do resumo: As concessões de rádio e televisão no Brasil em conflito com os princípios constitucionais reguladores da comunicação.
Bolsista: Marília Gomes Oliveira
Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
Orientador: Gustavo Ferreira dos Santos

9) Título do resumo: O papel da radiodifusão pública na União Europeia.
Bolsista: Juliana Feliciano de França
Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
Orientador: Gustavo Ferreira dos Santos

Anfiteatro

1) Título do resumo: Construção de tipologias dos estabelecimentos escolares das mesorregiões do estado de Pernambuco
Bolsista: Diego Bezerra de Melo Maciel
Área de conhecimento: Ciências Humanas
Orientador: Cezar Augusto Cerqueira

2) Título do resumo: Análise das condições de infraestrutura das escolas de ensino fundamental em Pernambuco
Bolsista: Thiago Alexandro Nascimento de Andrade
Área de conhecimento: Ciências Humanas
Orientador: Cezar Augusto Cerqueira

3) Título do resumo: As relações entre as gerações em famílias co-residentes na cidade do Recife
Bolsista: Everton Rosildo Ataíde Amorim
Área de conhecimento: Ciências Humanas
Orientador: Cristina Maria de Souza Brito Dias

4) Título do resumo: Um estudo acerca da gemealidade proveniente de reprodução assistida
Bolsista: Karine de Andrade Torres
Área de conhecimento: Ciências Humanas
Orientador: Cristina Maria de Souza Brito Dias

5) Título do resumo: As relações entre as diversas gerações na família: distinções entre meio rural e urbano
Bolsista: Nathália Costa Cezar de Albuquerque
Área de conhecimento: Ciências Humanas
Orientador: Cristina Maria de Souza Brito Dias

6) Título do resumo: A secularização na perspectiva de Gianni Vattimo
Bolsista: Alexandre Teles da Silva
Área de conhecimento: Ciências Humanas
Orientador: Degislando Nóbrega de Lima

7) Título do resumo: A atualidade da concepção antigo-oriental da justiça e da salvação
Bolsista: Dalton Tavares Pessoa
Área de conhecimento: Ciências Humanas
Orientador: Degislando Nóbrega de Lima

8) Título do resumo: Reprodução assistida e gemelidade: o que pensam os pais a esse respeito?
Bolsista: Renato Marin Crespo
Área de conhecimento: Ciências Humanas
Orientador: Célia Maria Souto Maior de Souza Fonseca

9) Título do resumo: Anticoncepcionais: repercussões sócio-conjugais da Encíclica Humanae vitae no Recife
Bolsista: Gilvan Pereira da Silva Junior
Área de conhecimento: Ciências Humanas
Orientador: Newton Darwin de Andrade Cabral

10) Título do resumo: Tradição e resistência: as raízes religiosas do maracatu rural
Bolsista: José Roberto Feitosa de Sena
Área de conhecimento: Ciências Humanas
Orientador: Sérgio Sezino Douets Vasconcelos

11) Título do resumo: Particularismo: a noção de povo escolhido no judaísmo
Bolsista: Eduardo Manoel Silva Carroll
Área de conhecimento: Ciências Humanas
Orientador: Sérgio Sezino Douets Vasconcelos

12) Título do resumo: Lideranças femininas nas religiões afrobrasileiras
Bolsista: Nadijja Carmo Domingos da Silva
Área de conhecimento: Ciências Humanas
Orientador: Zuleica Dantas Pereira Campos

13) Título do resumo: Religião afrobrasileira e internet: entre a tradição e a pós-modernidade
Bolsista: Karina Oliveira Bezerra
Área de conhecimento: Ciências Humanas
Orientador: Zuleica Dantas Pereira Campos

14) Título do resumo: Práticas afrobrasileiras: tradição e virtualidade
Bolsista: Eduardo Gomes Pereira
Área de conhecimento: Ciências Humanas
Orientador: Zuleica Dantas Pereira Campos

15) Título do resumo: Oficinas de recursos expressivos como dispositivo para intervenção clínica com adolescentes de 14 a 20 anos
Bolsista: Heleno Pereira Nunes
Área de conhecimento: Ciências Humanas
Orientador: Maria Aparecida Craveiro

Prazo para matrículas em cursos de especialização termina na sexta-feira
Por Tiago Cisneiros

As matrículas para os cursos de especialização em História e Cultura Afrobrasileira, Sexualidade Humana e Ensino de Matemática podem ser feitas até esta sexta-feira (21), na Secretaria dos Cursos de Especialização da Católica, que funciona das 14h às 20h30, no térreo do bloco J (sala 19). Os alunos aprovados no processo de seleção devem efetuar o pagamento da primeira mensalidade no ato da matrícula. Confira os valores:

História e Cultura Afrobrasileira: R$ 210,00

Sexualidade Humana: R$ 250,00

Ensino de Matemática: R$ 245,00

Serviço

Secretaria dos Cursos de Especialização

Horário: das 14h às 20h30
Local: térreo do bloco J (sala 19), na rua Nunes Machado, 42 – Boa Vista.
Contato: (81) 2119 4134

Mestrado em Ciências da Linguagem irá promover palestra com professor norte-americano
Por Victor Bastos

O professor norte-americano da Universidade Santa Bárbara Charles Bazerman irá ministrar uma palestra na próxima terça-feira (25), às 9h, no auditório do 3º andar do bloco G4. O tema da apresentação será “Organização Social, letramento e cognição”.

A palestra está sendo organizada pelo Mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco. A entrada é gratuita.

Alemanha oferece programa de intercâmbio para jovens jornalistas
Por André Amorim

A IJP (Internationale Journalisten-Programme) está organizando, com apoio do Ministério Federal de Imprensa da Alemanha e de empresas privadas, um programa de intercâmbio entre jovens jornalistas da Alemanha e da América Latina. Os selecionados vão trabalhar por dois meses como redator-visitante em um veículo de comunicação da Alemanha.

O objetivo do programa é oferecer aos jornalistas das duas regiões a oportunidade de conhecer de perto a realidade do outro país. Durante os dois meses de trabalho no veículo de comunicação alemão, os jornalistas latino-americanos poderão se familiarizar com a realidade política e econômica do país, além de conhecer a cultura e a mentalidade dos germânicos.

O programa é dirigido para jornalistas com idade entre 23 e 35 anos, com conhecimentos regulares da língua alemã, ou, em casos excepcionais, fluência na língua inglesa. Os selecionados devem estar trabalhando como redatores, estagiários ou colaboradores fixos em um veículo de comunicação brasileiro (jornal, revista, televisão, rádio ou internet).

O estágio será realizado entre os meses de março e abril de 2010, no entanto uma aula introdutória será realizada no dia 27 de fevereiro, na Alemanha, com a presença de todos os bolsistas participantes. Em seguida, os jornalistas iniciarão os estágios em um dos órgãos de imprensa alemão (jornal, revista, televisão rádio ou internet).

Os interessados devem apresentar seus pedidos até o dia 25 de setembroàembaixada ou ao consulado da Alemanha. Deverão incluir currículo, foto, cópia de três artigos ou reportagens e uma carta de recomendação do redator-chefe de seu veículo de comunicação. Além de uma descrição da capacidade profissional do jornalista, a carta deve servir como permissão para que o interessado possa participar do programa por dois meses. O currículo, de alguma maneira, deve comprovar os conhecimentos no idioma exigido. O resultado da comissão de seleção será divulgado até o dia 1º de dezembro.

Os selecionados receberão um auxílio de € 3300 (euros). Com esse dinheiro, o bolsista deverá custear gastos como viagem, alojamento e alimentação. Espera-se que o bolsista se responsabilize com algumas despesas. O trabalho durante o estágio não será remunerado. Caso seja necessário, o bolsista terá ajuda para encontrar um alojamento na Alemanha.

Os pedidos devem ser apresentados com endereço, telefone, fax e e-mail à embaixada ou ao consulado da Alemanha. Mais informação com Martin Spiewak pelo e-mail spiewak@ijp.org ou pelo site http://www.ijp.org/.

Sistema Jornal do Commercio promove curso de Inovação em Jornalismo nos dias 24 e 25
Por Tiago Cisneiros

O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) irá promover, nos dias 24 e 25 de agosto (segunda e terça-feira), o curso Inovação no Jornalismo, ministrado pela professora Bella Palomo, da Universidade de Málaga (Espanha). As aulas serão realizadas no auditório do SJCC, localizado na Rua do Lima, em Santo Amaro, Recife.

O curso será focado em estratégias de combate à atual crise do jornalismo, caracterizada pela falência de veículos de informação e o desemprego dos profissionais da área. Em 2009, apenas nos Estados Unidos, foram fechados 150 jornais e demitidos 23 mil jornalistas. A saída proposta nos encontros baseia-se no desenvolvimento da relação mídia-tecnologia. Por isso, o curso divide-se nos quatro módulos a seguir:

  • Web 2.0 – aplicações da web social na comunicação institucional
  • Efeitos da crise nas mídias – balanço e soluções
  • O blog como ferramenta de micropersuasão
  • Novas tendências no design de portais.

Os temas seguem o quadro de eixos fundamentais apontados por estudiosos e profissionais como possíveis vias de mudança do modelo atual da comunicação. De acordo com a análise dominante, a readequação depende do exercício de jornalismo com qualidade, da convergência de mídias, da relação entre o meio e o cidadão (através de blogs e foros) e das novas tendências de design.

Os alunos e profissionais de comunicação interessados em participar do curso podem se inscrever pelo e-mail eventos@sjcc.com.br , informando nome completo, telefone de contato e nome da empresa ou da instituição de ensino em que trabalha ou estuda. As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas.

Fé e Alegria de Ilhéus prepara atividades no mês do Folclore
Por Beatriz Lacerda

Agosto é conhecido nacionalmente como o mês do folclore, um período de comemorações e justas homenagens à cultura popular brasileira. Apesar de comemorado oficialmente no dia 22 deste mês, o folclore é lembrado ao longo do ano em atividades pedagógicas do Centro Educativo Fé e Alegria de Ilhéus (CEFA), no estado da Bahia.

Além das atividades permanentes, dinâmicas diferenciadas relacionadas ao tema são trabalhadas pelo CEFA, que prepara uma semana com uma programação didática  especial para os alunos do ensino fundamental.

Lendas, histórias, adivinhações, trava línguas, músicas de roda  e provérbios que fazem parte do universo popular são retratados pelos alunos dos três ciclos do CEFA, que, divididos por fases,  correspondem às séries do ensino fundamental.

Todos os alunos estão envolvidos nas atividades lúdicas preparadas pelo centro, e apresentarão, uns aos outros, o resultado dos seus trabalhos no pátio da instituição. Este será o momento da culminância, que ocorrerá na sexta-feira (21), às vésperas da data comemorativa oficial do folclore, quando as crianças poderão apresentar poesias musicalizadas, brincadeiras, trava línguas, teatro de fantoches, entre outras atividades.

Através desta série de apresentações compartilhadas, a iniciativa do CEFA objetiva proporcionar aos seus alunos a interação simbólica entre as diversas formas de expressão do folclore brasileiro.

Diretoria Nacional do Fé e Alegria visita sub-regional Rio Grande do Norte
Por Beatriz Lacerda

Até sábado (22), a Fundação Fé e Alegria do Rio Grande do Norte receberá, na cidade de Natal, a visita da Diretoria Nacional, acompanhada do Provincial dos Jesuítas do Brasil. O objetivo do encontro é apresentar o trabalho que o FyA está desenvolvendo no município de Natal, situando a Diretoria no contexto sociopolítico e cultural da cidade.

Durante os quatro dias do encontro, uma vasta programação norteará as principais atividades da visita. Hoje (19) houve o Momento na Câmara de Vereadores de Natal, quando foi feita uma pausa na sessão ordinária da Câmara para que o presidente do Fé e Alegria, Padre Carlos Fritzen, transmitisse uma mensagem da Fundação.

Além de conhecer as atividades do Centro de Desenvolvimento Comunitário do Loteamento Boa Esperança, a Diretoria visitará o Arcebispo Dom Matias, no intuito de estreitar os laços com a Arquidiocese de Natal. A programação ainda inclui visitas institucionais que objetivam discutir parcerias.

O último dia será reservado para a festa de confraternização, que está dividida em dois momentos solenes: o primeiro inclui os lançamentos dos livros “O Rosto Plural da Fé”, do diretor do FYA NE Padre Pedro Rubens, e “Relatoria da ONU – Efetivação do Direito à Moradia na Cidade de Natal”, da professora Dulce Bentes; e ainda a divulgação do livro “Cidade Sustentável”, da promotora do meio ambiente, Drª Gilka da Mata.

No segundo momento haverá uma homenagem de reconhecimento público às pessoas e instituições que inspiram e animam as práticas éticas, justas e solidárias atuando junto ao FyA RN, com a entrega da Comenda Fé e Alegria do Mérito Social.

Artigos de ex-alunos e professores do Mestrado em Psicologia serão reunidos em livro
Por Tiago Cisneiros

O livro “Aconselhamento Psicológico numa Perspectiva Fenomenológica Existencial”, que reúne textos de ex-alunos e professores das pós-graduações em Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco e da Universidade de São Paulo, será lançado no dia 23 de outubro, na Livraria Cultura do Recife Antigo. A obra, publicada pela Editora Guanabara, teve a coordenação das professoras Carmen Barreto (Unicap) e Henriette Tognetti (USP) e do estudante André Prado Nunes (USP).

O lançamento no Recife contará com a presença da professora Henriette Tognetti, da Universidade de São Paulo. O evento marcará o encerramento do 9o Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituições, promovido pelo Mestrado em Psicologia Clínica da Católica nos dias 22 e 23 de outubro. Para mais informações, acesse o site http://laclife.wordpress.com/ .

A obra integra a série didática “Fundamentos de Psicologia”, organizada pela Universidade de São Paulo, destinada a estudantes de graduação e pós-graduação da área. De acordo com a professora Carmen Barreto, a proposta da coletânea é lançar um livro para cada campo de abordagem psicológica. “O objetivo é buscar todas as matrizes, para que o aluno possa entrar em contato com essa variedade do pensamento e da prática”, argumenta.

A professora Carmen Barreto foi responsável pela organização dos textos produzidos no Recife e vinculados ao Laboratório de Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial da Católica (Laclife), do qual é coordenadora. Sobre a seleção dos artigos locais, que ocupam a metade da publicação, revela: “Foi bastante difícil, porque muita gente concorreu. A partir do nosso critério, escolhemos as produções que marcassem perspectivas inovadoras (originalidade) e contribuíssem para a linha de abordagem do livro”.

Autora do capítulo 3 do livro, intitulado “Ação clínica e a perspectiva fenomenológica existencial”, Carmen destaca que a participação da Católica endossa a qualidade do Mestrado em Psicologia Clínica. “Ser lembrado pelos organizadores foi um excelente reconhecimento do nosso trabalho, além de se tratar de uma abertura muito grande para a instituição”, aponta.

Além de Católica e USP, o livro tem a colaboração de professores da Universidade Federal do Espírito Santo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Universidade Federal Fluminense, que compõem o Conselho Editorial da série “Fundamentos de Psicologia”. Segundo a professora Carmen Barreto, o caráter interinstitucional é um fator de qualificação para a obra.

O livro “Aconselhamento Psicológico numa Perspectiva Fenomenológica Existencial”, publicado pela Editora Guanabara, contém 27 capítulos distribuídos em 406 páginas. O custo do exemplar é de R$ 85.

Bingo beneficente marcará o aniversário do Reitor
Por André Amorim

Já virou tradição. Pelo quarto ano consecutivo o aniversário do Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens será comemorado com um bingo beneficente, com a renda revertida para uma cooperativa de agricultores de Vazantes, cidade cearense onde Padre Pedro nasceu.

O Reitor acredita que esse modo de comemorar o aniversário é também uma forma de agradecer e ajudar a cidade onde nasceu. “Desde o meu primeiro ano como Reitor eu tenho comemorado dessa maneira os meus aniversários, sempre procurando ajudar uma instituição de Vazantes”, disse. A condição para que a cooperativa selecionada receba o dinheiro apurado com o bingo é que, após um ano, o valor recebido seja doado para uma nova instituição de Vazantes.

Alunos, professores e funcionários da Universidade estão convidados para participar dessa festa. Os prêmios sorteados serão um ventilador, um DVD com karaokê, um liquidificador, uma impressora, um pen drive e um final de semana no Mar Hotel.

O bingo será realizado no dia de 28 agosto, a partir das 17h, no Centro Cultural Padre Francisco Tavares de Bragança. As cartelas custam R$ 4 - mas quem comprar três pagará R$ 10 - e podem ser adquiridas na ocasião ou antecipadamente pelos telefones (81) 2119-4120 / 4204.

__________________________________________________

 .: Outras Notícias :.

Ex-aluno de Arquitetura se destaca no Canadá

Curso de Introdução à Filosofia para jornalistas vai se concentrar em temas contemporâneos

Universidade não tem idade oferece 19 minicursos no 2º semestre

Lançamento do livro Mosaico Religioso, Faces do Sagrado será no dia 25

Intercâmbio 2010.1 está com inscrições abertas

Católica promove Festival de Primavera em setembro

Grupo Hegel promove curso e lançamento de livro sobre a filosofia de Carl Schmitt

Unicap Jr. e a CDT promovem curso de ventilação mecânica não invasiva

Católica In recebe estudantes do Ensino Médio em setembro

Mestrado em Ciências da Religião promove seminários no 2º semestre

Curso de Biologia irá promover II Simpósio de Ciências Biológicas

Reitor lançará livro no dia 26 de agosto

Fé e Alegria promoverá oficina gratuita de maracatu de baque virado

Católica realizará Mostra Cinema e Religião em setembro

Teologia promove conferências em agosto

Instituto Cervantes oferece desconto para alunos e funcionários da Católica

Estão abertas inscrições para o 14º Ciso

__________________________________________________

.: Edições Anteriores :.

18/08/2009 Católica vai realizar Simpósio Nacional de Alvenaria Resistente nos dias 20 e 21

17/08/2009 Filósofo francês fará palestra na Católica nesta terça-feira

14/08/2009 Começa segunda-feira a 11ª Jornada de Iniciação Científica

13/08/2009 TRT homenageia 50 anos do curso de Direito da Católica nesta sexta-feira

12/08/2009 Curso de Teologia inicia conferências

11/08/2009 Dia da Esperança atrai milhares de pessoas ao Espaço Criança Esperança de Olinda

10/08/2009 CCS promove encontro de docentes

07/08/2009 Reitor é homenageado pela Confraria da Educação

06/08/2009 Reitor participa de inauguração na UFPE

Outras Edições Anteriores >>


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza , André Amorim, Beatriz Lacerda, Diego Ximenes, Lílith Perboire, Rebeca Kramer, Tiago Cisneiros e Victor Bastos.

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza de Paulo, Karoline Costa e Rodrigo Lyra.

PUBLICIDADE & WEB: Armindo Simão Filho e Maria Eduarda de Albuquerque.

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, env ie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
AGOSTO
 
 
Mestrado em Ciências da Religião promove seminários no 2º semestre
 
Curso de Biologia irá promover II Simpósio de Ciências Biológicas
   
Sistema Jornal do Commercio promove curso de Inovação em Jornalismo nos dias 24 e 25  
   
Lançamento do livro Mosaico Religioso, Faces do Sagrado será no dia 25  
 
 
Teologia promove conferências  
   
SETEMBRO  
   
 
   
 
   
Católica realizará Mostra de Cinema e Religião  
   
   
 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000