A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
 Edições Anteriores
 Minuto Unicap
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 6 de agosto de 2009 - Ano 8

Reitor participa de inauguração na UFPE
Por André Amorim

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, participou, na manhã desta quinta-feira (6), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da inauguração do Centro de Estudos e Ensaios em Risco e Modelagem Ambiental (CEERMA).

O centro permitirá a realização de testes virtuais de degradação dos equipamentos, visualização de poços e de situações de emergência. Além disso, contará com um aparelho especial que realiza testes de vibração e choque que simula as condições a que os equipamentos estão submetidos. Além da UFPE, outras seis instituições participam da Rede Temática de Monitoração, Controle e Automação de Poços coordenada pela Petrobras.

Professores e alunos do CCBS dão dicas de prevenção contra a Gripe A(H1N1)
Por Tiago Cisneiros

No período de volta às aulas, a Universidade Católica de Pernambuco está promovendo uma campanha especial de prevenção e esclarecimento sobre a gripe A(H1N1). Os professores Eduardo Augusto, do curso de Fisioterapia, e Amaro Andrade, de Ciências Biológicas, têm liderado 47 estudantes das duas graduações no esforço de informar aos estudantes, funcionários e professores acerca dos cuidados indicados contra a doença.

Nesta quarta-feira, o professor Eduardo Augusto e o diretor do Centro de Ciências Biológicas e Saúde, Aranildo Rodrigues, conversaram com a reportagem do Boletim Unicap. O encontro resultou em uma série de dicas de prevenção e observações sobre o comportamento da comunidade acadêmica. Para quem está sentindo sintomas de gripe (os da Influenza A são muito semelhantes aos da versão sazonal ou tradicional), só existe uma orientação: ausentar-se das aulas e de locais públicos e procurar orientação médica. Segundo o professor Aranildo, os atestados apresentados à Universidade vão resultar no abono das faltas, após passarem pela avaliação do médico da Católica, Américo Ernesto.

A ida de alunos gripados às aulas, de acordo com o professor Eduardo, tem irritado os colegas de sala. “Neste início de campanha, já observamos que muita gente está se queixando da presença de pessoas doentes. A nossa dica é que esse contato seja evitado”, conta. Além do apelo para que os estudantes e funcionários enfermos se afastem da Universidade, a campanha destaca diversas medidas de prevenção contra a Influenza A. Para o professor Aranildo, a receita é simples: “Para não contrair o vírus, basta ter os cuidados básicos de higiene”. Confira a seguir a lista das principais atitudes de segurança:

- Usar copos ou garrafas próprias para armazenar água dos bebedouros públicos (evitar o uso direto do equipamento).

- Não compartilhar objetos de uso pessoal (copos, talheres, escovas de dente...)

- Evitar ambientes fechados e/ou com aglomeração de pessoas

- Lavar as mãos, principalmente após tosse, espirro, refeições e contatos físicos

- Manter, ao menos, um metro de distância nas conversas com pessoas gripadas (ou sob suspeita)

- Em caso de espirros ou coriza, usar lenços de papel descartáveis (os de pano são um meio de contaminação, pois conservam os vírus da gripe)

- Manter salas e laboratórios arejados (preferir as janelas abertas ao aparelho de ar-condicionado)

A máscara médica, que se tornou famosa na fase de aparecimento da gripe A, não é indicada para o uso de pessoas saudáveis. “Trata-se de um objeto que só serve para quem está contaminado. Mesmo assim, não pode ser usado por um dia inteiro. É descartável e precisa ser trocado a cada duas horas”, explica o professor Aranildo. É importante salientar que a boca não é a única via de contágio: a nova influenza, também, pode se disseminar por olhos e nariz. Por esse motivo, curiosamente, um problema de visão pode significar uma ajuda extra, já que os óculos dificultam o ingresso do vírus no organismo.

O professor Eduardo, um dos coordenadores da campanha de prevenção, esclarece que o trabalho não se restringe à tentativa de levar informações aos estudantes, funcionários e professores. “A proposta, também, é convocar essas pessoas para que se tornem multiplicadores dos cuidados dentro da Universidade e de outros ambientes, como família e emprego”, afirma. Junto ao professor Amaro Andrade e aos 47 alunos envolvidos no projeto, Eduardo visitará todo o campus da Católica e os estabelecimentos anexos, como bares e restaurantes. Nesta quarta-feira (5), o grupo esteve presente à Rua do Lazer e ao térreo e salas do bloco G da instituição.

Além de receber as visitas nas salas de aula, laboratórios e escritórios, os estudantes, professores e funcionários da Católica podem buscar informações em um stand montado no térreo do bloco G. Em breve, o diretor do CCBS, Aranildo Rodrigues, enviará um e-mail para todos os universitários contendo as orientações para evitar o contágio da gripe A.

A seguir, acompanhe o planejamento completo das visitas da campanha de prevenção contra a Gripe A(H1N1).

- Sexta-feira (07/08): Reitoria, Rua do Lazer, térreo do bloco G, bares e restaurantes próximos

- Terça-feira (11/08): Clínicas da Universidade, salas do bloco J, térreo do bloco G e Rua do Lazer.

- Quinta-feira (13/08): Biblioteca Central, Astepi, Assecom, Unicap Jr., salas do bloco D, Rua do Lazer e térreo do bloco G.

- Segunda-feira (17/08): salas do bloco A, B e G; térreo do bloco G e Rua do Lazer.

- Quarta-feira (19/08): salas dos blocos G4, J, A e B; térreo do bloco G e Rua do Lazer.

A Influenza A(H1N1) é uma mutação, resultando da fusão entre os vírus da gripe humana comum, da suína e da aviária. Os sintomas da doença são: febre alta (acima dos 38 graus), dores na garganta e na cabeça, tosse, fraqueza, desconforto geral e, em alguns casos extremos, náuseas, vômitos e diarréia. Para mais informações sobre a situação da gripe no país, acesse o site do Ministério da Saúde.

Eclipse da Lua é visto por telescópios na Unicap
Por Rebeca Kramer

O Espaço Ciência, por meio do professor do curso de Física da Universidade Católica de Pernambuco, Antonio Carlos Miranda, que também é ex-coordenador e membro do Espaço Ciência, cedeu três telescópios, para a Católica, para que se pudesse assistir a um eclipse lunar penumbral.

A armação dos telescópios aconteceu no jardim do bloco G da Unicap. Além disso, o Espaço Ciência ainda montou, com o auxílio de monitores e pibiquianos, no bloco G, um planetário móvel onde se podia observar a projeção das constelações, especialmente as zodiacais. Um vídeo documentário do The History Channel sobre a origem e a história da Lua também foi exibido na Sala de Multiuso (1º andar do bloco D). Na ocasião, uma equipe da TV Globo e outra da Folha de Pernambuco registrou o evento.

Noite de Lua cheia. A Lua, a Terra e o Sol alinhados. A Terra entre esses dois outros corpos. Circunstância propícia para um eclipse lunar. De acordo com o astrofísico e professor Antonio Carlos Miranda, existem três tipos de eclipses lunares: os penumbrais, os parciais e os totais. Mas, lembra o professor, que todos os eclipses passam por um processo também penumbral, ou seja, quando a Lua atravessa somente o cone da penumbra da Terra. Sem a utilização de aparelhos especiais, no entanto, a visualização do fenômeno não ocorre. Caso não fosse a pouca chuva, porém constante, o fenômeno lunar poderia ter-se mostrado mais claramente. O início do processo, oficialmente, seria às 20h, o auge às 21h45 e o final do processo às 23h. “A chuva, quando muita e torrencial, é bastante benéfica para a observação do fenômeno porque limpa o céu, ao retirar as sujeiras”, relatou Miranda. O eclipse foi, praticamente, visto em todo o mundo, mas com maior precisão na América do Sul.

Segundo o coordenador de Astronomia do Espaço Ciência, Douglas Ramos, ao observar o fenômeno por telescópio, a pessoa perceberá uma mancha avermelhada, em consequência da refração e da dispersão da luz do Sol na atmosfera da Terra que desvia apenas certos comprimentos de onda para dentro da região da umbra (região que não recebe iluminação direta do Sol). Ainda de acordo com Douglas, podem ser encontradas as mais importantes informações astronômicas sobre posições de estrelas e de astros do Sistema Solar, orientação da Terra e configurações de planetas e satélites no Anuário Interativo do Observatório Nacional.

O professor Miranda contou também que, ao total, o ano de 2009 passa por quatro eclispes lunares, tendo acontecido em fevereiro, julho, agosto e uma outra em 31 de dezembro, que será parcial. Miranda comentou, ainda, que 2009 foi considerado, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Ano Internacional da Astronomia, medida acatada por vários outros países e que, desde o início do ano, vem sendo comemorada. Além disso, há 400 anos, Galileu Galilei, pai da Ciência Moderna, observou, pela primeira vez, um aumento visual na observação dos astros por uma luneta. Também, há 40 anos, foi a vez de o homem ir à Lua. Há 370 anos, para complementar, o primeiro Observatório Astronômico das Américas foi instalado pelos holandeses no Recife.

Um eclipse lunar dura mais tempo que o solar. De acordo com Miranda, um eclipse solar dura, aproximadamente, 30 segundos. Ao passo que o registro do maior eclipse lunar já registrado esteve por volta de 6h. Um eclipse solar ocorre quando a Lua fica entre o Sol, com a Lua na fase nova. Eclipses não ocorrem diariamente porque o plano da órbita da Terra em torno do Sol não é o mesmo da órbita da Lua em torno da Terra. Caso contrário, todo mês haveria dois eclipses, um do Sol e outro da Lua.

Contou Miranda que, quando a bandeira do Brasil foi concebida, o astrônomo presente na ocasião associou cada estrela, que corresponde a cada estado brasileiro, a uma estrela das constelações do céu. A de Pernambuco, portanto, corresponde à Estrela Mi da Constelação de Escorpião. O único cometa, segundo Miranda, encontrado no Brasil, foi achado em Olinda. Comentou, ainda, que o ex-prefeito da cidade do Recife João Paulo não tomava decisões de trabalho antes de consultar um astrólogo que definisse se aquele momento era, de fato, positivo para aquela atividade. Com o estudo da Lua, afirmou o professor, é possível confirmar as variações das marés, o afastamento da Lua da Terra e, para os místicos, representa muito mais do que um astro: pode ser motivo de rezas e adorações.

De acordo com o diretor do Espaço Ciência e professor de Química da Universidade Federal de Pernambuco, Antonio Carlos Pavão, o professor Miranda é parceiro do Espaço já há muito tempo.  “Ao sugerir que realizássemos o evento aqui, no campus da Universidade, sabíamos que ia ser sucesso garantido. A Católica sempre foi parceira do Espaço Ciência, inclusive, em outros momentos, como na Noite da Astronomia e na Semana Nacional de Ciências e Tecnologia”, comentou Pavão, que já é diretor do Espaço Ciência há 15 anos. “Precisamos estar juntos dos verdadeiros produtores de conhecimento, como a Católica, para a realização de um trabalho de divulgação científica com qualidade. Afinal, a informação vem sendo utilizada como mero produto de obtenção dos consumidores”, relatou Pavão. E brincou: “Vende-se pasta de dente com clorofila. Lembra o verde e todos nós estamos na onda do verde. O consumidor tende a adquirir o produto, mas com que necessidade, se os nossos dentes não realizam fotossíntese?!”.

Com a intenção de tornar a ciência mais próxima do dia-a-dia do cidadão comum, o Espaço Ciência possui o maior museu de conhecimento científico ao ar livre do país. Pavão, portanto, coloca o local como, incomparavelmente, a maior forma de divulgação científica que o estado possui. Entretanto, outras instituições e pessoas também colaboram em tal finalidade. “Temos consciência da importância de trabalhar junto a outros centros de pesquisa devido a sua relevância dentro da comunidade científica”, afirmou. Dentre outros Centros e Programas que permitem a divulgação científica no estado, Pavão citou as outras Universidades, a Agência Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH), a Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste (CECINE-Órgão Suplementar da UFPE), os projetos científicos desenvolvidos pelo alunado e o próprio professor Miranda. “Miranda, que também é professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco e que também trabalha na prefeitura, é um grande disseminador da ciência. Aonde ele vai, leva-a com ele”.

A temática da Astronomia ainda poderá ser abordada na Semana de Física da Unicap, nos dias 9, 10 e 11 de setembro. Outras informações no site: www.penasestrelas.wordpress.com.

Aluna laureada de Pedagogia sonha com um Brasil melhor
Por Tiago Cisneiros

Bolsista do Prouni, engajada em movimentos estudantis e defensora da melhoria das condições educacionais no país. Esse é o perfil de Ana Carolina Martins Lobo, 27 anos, aluna laureada da turma de Pedagogia 2009.1 da Católica, com o coeficiente de curso 9,07. A cerimônia de colação de grau, no próximo dia 14 (sexta-feira), marca o início de uma nova fase na vida e na carreira de uma professora que, desde já, promete.

Filha de uma ex-aluna de Jornalismo da Católica, Ana Carolina conseguiu a bolsa do Prouni no final do primeiro período na Universidade. “Entrei normal, mas me mobilizei. Passei pelas etapas de burocracia e obtive o desconto a partir do segundo semestre de aulas”, conta. A inclusão no grupo de bolsistas deve-se, entre outras razões, ao fato de ter cursado o Ensino Médio na escola pública Centro de Estudos Supletivos.

Como estudante de Pedagogia, participou, do segundo ao quarto período, do Programa de Iniciação Científica (Pibic) da Universidade, com a orientação do professor de Teologia João Luiz Correia Jr. Nos dois anos de pesquisa (2006 e 2007), desenvolveu os trabalhos “Pedagogia de Jesus” e “Educação Popular da Prática de Jesus”.

Além dos estudos, Ana Carolina, sempre, esteve engajada em movimentos estudantis, o que lhe custou algumas dificuldades durante o curso na Católica. “Nunca pensei em ser a primeira de turma, porque tive atropelos devido às faltas provocadas por esse envolvimento”, argumenta. Para suprir as ausências em sala de aula, Carolina precisou correr atrás dos conteúdos perdidos – e de algo mais. “Sempre gostei dessa área e acredito que, quando a pessoa gosta de algo, ela busca mais e se interessa pelo assunto. Eu costumava ler muitas coisas que estão fora do programa de aula da Universidade.”

O interesse pelos estudos deu resultado. No histórico dos sete períodos de curso (hoje, com o novo currículo, a graduação ganhou um semestre a mais), Ana Carolina obteve a média dez em oito disciplinas: Língua Portuguesa e Metodologia de Ensino I, Estágio Curricular na Escola, Estágio Curricular de Ensino Fundamental I, Estágio Curricular de Ensino Fundamental II, Ludicidade e Corporeidade, Didática, Literatura Infanto-juvenil e Política Educacional e Legislação.

Agora, a professora Ana Carolina considera que está passando por uma “fase de muitas interrogações”. A intenção é dar início na carreira em uma escola, onde possa trabalhar como coordenadora pedagógica ou educadora. A participação em concursos não é uma prioridade, embora não esteja fora da lista de possibilidades da ex-aluna da Católica. De acordo com Carolina, a opção por ingressar em cursos de especialização e mestrados fica para depois: “Um professor me disse para ver a vida e, só mais tarde, escolher um tema para aprofundar nos estudos. Não quero ter, apenas, o diploma na gaveta”.

Educação: Saída para o Brasil

O envolvimento em movimentos estudantis demonstra a preocupação de Ana Carolina com o ensino no Brasil. Durante o curso de Pedagogia, ela estagiou na Escola Estadual Assis Chateaubriand, em Brasília Teimosa, e nas municipais Padre José de Anchieta e Antônio de Brito Alves, no bairro da Mustardinha.

O estágio na escola Assis Chateaubriand fez parte do programa Amigos do Saber, através de um convênio entre o grupo JCPM, a Universidade Católica de Pernambuco e a Fundação Fé e Alegria. Na escola Antônio de Brito Alves, Ana Carolina participou do projeto Alfaletramento, criado pela Prefeitura do Recife para ajudar a alfabetizar estudantes da quinta à oitava série do Ensino Fundamental. A experiência, embora tenha colocado a ex-aluna em contato com sua disciplina favorita (Língua Portuguesa), deixou más impressões sobre a educação pública na cidade.

“Foi difícil desenvolver o projeto do Alfaletramento, porque não existe estrutura, condição de trabalho nas escolas. Quando a biblioteca estava disponível, era ótimo. Se não, precisava dar as aulas na sala dos professores. Às vezes, pela falta de lugar, eu passava o dia à toa, olhando para o vento”, relata Ana Carolina. A participação na escola Antônio de Brito Alves faz parte da grade curricular do curso de Pedagogia da Católica (os alunos escolhem uma instituição de ensino e realizam um plano de intervenção). No caso de Ana Carolina, a experiência foi diferente, já que os problemas da escola impossibilitaram a execução do planejamento. “O normal é que os graduandos escrevam um relatório sobre o projeto desenvolvido. No nosso caso (ela e o colega Ivanilso Santos da Silva), precisamos fazer uma monografia sobre as dificuldades encontradas. O trabalho – intitulado “A produção de analfabetos nas escolas da rede municipal do Recife: uma discussão a partir do Alfaletramento” - ficou muito bonito.”

Junto ao grupo do movimento estudantil, Ana Carolina pretende levar adiante um projeto autônomo (sem vínculo com instituições), um coletivo de Educação Libertária, para qualificar o ensino na cidade. “Criamos um laço de amizade e estamos nos formando ao mesmo tempo. Quando há clareza sobre o que, realmente, se quer, você vai atrás. Sabemos que não vamos encontrar um paraíso, mas precisamos lutar pelas condições de trabalho, ocupar o nosso espaço de militância”, esclarece.

Coordenador de Jornalismo irá apresentar trabalho no Intercom 2009
Por Tiago Cisneiros

O coordenador do curso de Jornalismo da Católica, professor Alexandre Figueirôa, apresentará o trabalho “Mise-en-Image do Discurso Religioso nos Programas Neopentecostais Pernambucanos” na 32ª edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2009. O evento - que tem, como tema, “Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital” - será realizado em Curitiba, entre os dias 4 e 7 de setembro.

A pesquisa, desenvolvida por Figueirôa com o apoio da Universidade Católica de Pernambuco, contou com a participação dos alunos do curso de Jornalismo Marcelo Costa e Anna Salustiano, envolvidos no Programa de Iniciação Científica (Pibic) da Unicap. No estudo, são abordados as estratégias e resultados das produções dos evangélicos, baseadas nas promessas de benefícios materiais e curas milagrosas, nos discursos persuasivos e na mistura de gêneros televisivos consagrados, como os talk-show, os programas de auditório e os spots publicitários.

A pesquisa “Mise-en-Image do Discurso Religioso nos Programas Neopentecostais Pernambucanos” surgiu dos contatos entre o professor Alexandre Figueirôa e os integrantes do curso de Teologia da Católica. “Eles me pediram para ministrar um seminário sobre mídia e religião para o Mestrado em Ciências da Religião. Tivemos, também, um grupo de estudos sobre isso. De vez em quando, eu era chamado para fazer algumas análises de filmes. A partir daí, criei um interesse pelo assunto das produções evangélicas e desenvolvi esse projeto, junto com os alunos Marcelo Costa e Anna Salustiano”, explica.

Embora não considere um trabalho inovador, Figueirôa destaca o significado de um estudo acerca dos programas televisivos regionais. “Foi interessante observar como a produção reproduz o modelo nacional que funciona, assim como acontece em outras áreas da comunicação. No congresso da Intercom, existe muito espaço para essa discussão sobre os programas locais. Para mim, essa pesquisa possibilitou um aprendizado importante.”

O projeto desenvolvido por Figueirôa segue a linha da análise imagética (da imagem), afastando-se do estudo de texto, mais comum nas pesquisas acadêmicas sobre comunicação. “Essa abordagem mais tradicional não me interessava muito, porque sou mais da área do audiovisual. O termo “mise-en-image” resume a ideia de como os programas religiosos se organizam esteticamente, isto é, a utilização de certos planos, enquadramentos e movimentos de câmera, por exemplo”, afirma. Depois de assistir, gravar e analisar as produções locais e estabelecer um estudo comparativo, Figueirôa concluiu que a programação regional é muito reduzida, praticamente restrita à Igreja Universal e aos modelos por ela criados.

Professor de Jornalismo apresenta palestra e lança livro em encontro de comunicação comunitária
Por Tiago Cisneiros

O professor do curso de Jornalismo da Católica Ricardo Mello apresentará o painel “O papel das rádios comunitárias na comunicação de interesse público”, nesta sexta-feira (7) à tarde, durante o Encontro de Formação em Comunicação Comunitária, realizado no município de Juazeiro, no Sertão do São Francisco, na Bahia. Convidado pela Coordenação de Relações Sociais da Assessoria de Comunicação do Governo da Bahia, Ricardo baseará o seu relato de experiência no livro “Comunicação de interesse público – a escuta popular na comunicação pública: abrindo caminho para uma nova política”, que, também, será lançado durante o evento.

O Encontro de Formação em Comunicação Comunitária – Etapa Sertão do São Francisco será realizado nesta sexta-feira e sábado, no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro. Além da apresentação e do lançamento do livro do professor Ricardo Mello, o evento contará com a apresentação do Programa Ondas Livres, debates, dinâmicas de grupo, rodas de diálogos, oficinas técnicas e palestras.

José Marques de Melo é o homenageado do Flinorte 2009
Por Tiago Cisneiros

O jornalista e ex-aluno da Católica José Marques de Melo será o homenageado do Festival Literário Internacional do Litoral Norte (Flinorte), que acontecerá entre os dias 24 e 27 de setembro, em faculdades, hotéis e escolas do município do Paulista. Em 2009, os 50 anos de atuação profissional de Marques de Melo têm sido bastante celebrados no Brasil e no mundo. No evento, o comunicador receberá a Comenda do Mérito Cultural 2009, oferecida pela Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural, e o título de Cidadão Honorário de Pernambuco, conferido pela Assembleia Legislativa do Estado.

Autor de mais de 50 livros sobre o trabalho, a história e o mercado midiáticos, José Marques de Melo formou-se em Jornalismo, pela Universidade Católica de Pernambuco, em 1966. Atualmente, é professor da Universidade Metodista de São Paulo, onde é diretor da Cátedra da Unesco de Comunicação. Possui, ainda, graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado e livre-docência em Ciências da Comunicação – Jornalismo, pela Universidade de São Paulo.

No último dia 14 de julho, Marques de Melo recebeu o prêmio Comunicador da Paz 2009, da Organização Católica Latinoamericana de Comunicação (OCLACC). Em outubro, viajará a Quito, no Equador, para tomar posse da presidência da Confederação Ibero-Americana de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação Social. No mês seguinte, será homenageado como patrono da 4a Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Atualmente, preside a Comissão de Especialistas em Jornalismo, responsável pela proposta de revisão das diretrizes curriculares do bacharelado, e a recém-criada Confederação Internacional de Comunicação.

Na Católica

Neste ano, em abril, José Marques de Melo lançou o livro “Vestígios da Imprensa – da imprensa à internet: 50 anos de jornalismo” (Editora Paulus, R$ 30). O evento integrou a programação da Semana do Jornalismo da Católica. Na ocasião, além de explicar sobre a nova obra, o comunicador contou suas memórias dos tempos de estudante da Universidade.

José Marques de Melo participou da primeira turma da graduação em Jornalismo da Católica, criada em 1961 (a mais antiga do Norte e Nordeste). Entretanto, devido ao envolvimento com o governo de Miguel Arraes, foi preso pelos militares e precisou adiar a conclusão do curso para o ano de 1966. Ainda aluno da Universidade, venceu o Prêmio Esso de Reportagem Regional, com a matéria “Decreto caça do São Francisco a malha rodoviária”.

Biblioteca inaugura Espaço de Xadrez
Por Victor Bastos

Na última segunda-feira (3), começou a funcionar na Universidade Católica de Pernambuco o Espaço de Xadrez Professor Manoel Caetano. O espaço está localizado embaixo da escada principal da Biblioteca Central. O local destinado para a prática de xadrez, pode ser utilizado no horário de funcionamento da biblioteca, das 7h30 às 21h30.

O espaço é fruto de uma parceria entre o curso de Matemática e a Biblioteca Central. Segundo a diretora da Biblioteca Central, Jaíse Leão, o nome do espaço é uma homenagem ao idealizador do projeto, o professor do Centro de Ciências e Tecnologia, Manoel Caetano Eustachio da Silva. “Ele é um admirador do xadrez, e também joga”, disse a diretora.

Estão sendo disponibilizados dois tabuleiros, as peças e um relógio para  praticar o xadrez. Os alunos, funcionários e professores interessados em praticar essa atividade no Espaço de Xadrez Professor Manoel Caetano precisam apenas ter o cadastro da biblioteca. As peças do jogo estão no setor de atendimento do térreo, com a bibliotecária, mas os jogadores podem, também, trazer suas peças.

Jaíse Leão informou que a intenção do espaço é incentivar e auxiliar os frequentadores nos estudos. “Estaremos promovendo torneios internos, oficinas, minicursos. Para quem não sabe jogar aprender e, para quem sabe, aprimorar. Tudo isso visando um melhor aprendizado”, afirmou. Jaíse contou que dependendo da aceitação, o espaço será ampliado, provavelmente, para uma sala ao lado do espaço de leitura de jornais, no térreo da biblioteca.

Católica conquista títulos no tênis de mesa
Por André Amorim

A equipe de tênis de mesa da Universidade Católica de Pernambuco encerrou sua participação no Campeonato Pernambucano da modalidade por equipes com três títulos e um vice-campeonato. O evento, que terminou no último domingo (2), foi realizado no Ginásio de Esportes Marcelino Lopes, do Sport Clube do Recife.

Além das equipes do Sport e da Católica, participaram da competição as equipes do Clube Português do Recife, da Associação Bongí, do MarchioretoTableTennis do bairro de Piedade e do Central Esporte Clube de Caruaru. As disputas, todas no masculino, ocorreram em sete categorias: mirim, infantil, juvenil, juventude, adulto, sênior e veterano.

A primeira conquista da Universidade, que participou de apenas quatro categorias, veio na categoria juvenil, em que competem atletas com até 18 anos. A equipe formada por Moisés Junior, Henrique Reis e Erick Morais venceu por 3x1 o Marchioretto Table Tennis. Na categoria sênior, a equipe composta por André Dowsley (aluno de Ciências Contábeis) e Rubens Tin venceu o Sport por 3x2 e conquistou mais uma medalha de ouro para a Unicap.

A terceira conquista foi também a mais emocionante. Na categoria adulta, a equipe formada por Edmar Azevedo (ex-aluno do curso de Direito), Daniel Ribeiro (ex-aluno de Ciências da Computação), Breno Rocha (ex-aluno de Biologia) e Chen Chuan derrotou a equipe do Sport, favorita da competição, por 3x2 de virada. A equipe da Católica, que chegou a estar perdendo por 2x1, conseguiu empatar a final em 2x2 e levar a final para o set desempate. Chen venceu o set e garantiu mais a medalha de ouro. Na categoria juventude os atletas Francisco Ivo Filho (aluno de Direito) e Lukas Andrade conquistaram a medalha de prata.

O próximo evento da Federação Pernambucana de Tênis de Mesa (FPETM) deverá ocorrer no 29 de agosto, com mais uma etapa do Campeonato Pernambucano Individual, nas dependências da Coordenação de Esportes e Recreação da Católica.

Relação socioambiental com a Teologia é tema de conferência na Unicap
Por André Amorim

O curso de Teologia da Universidade Católica de Pernambuco realizará, na próxima terça-feira (11), a partir das 18h30, no auditório do 1º andar do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTHC), a conferência “Da possibilidade do desenvolvimento sustentável: um olhar crítico da Teologia sobre a questão socioambiental”. O conferencista da noite será Lúcio Flávio Ribeiro Cirne.

Grupo Hegel promove curso e lançamento de livro sobre a filosofia de Carl Schmitt
Por Tiago Cisneiros

“A Filosofia Jurídico-Política de Carl Schmitt” é o tema do próximo curso promovido pelo Grupo Hegel Unicap. As aulas acontecerão entre os dias 25 e 27 de agosto, das 14h às 17h, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas da Católica (primeiro andar do bloco B). Durante o evento, será lançado o livro “Carl Schmitt contra o império”, organizado pelos ministrantes do curso, Danilo Vaz-Curado e Luiz Vicente Vieira.

O livro “Carl Schmitt contra o império”, publicado pela EDUFPE, é composto por diversos textos do filósofo e jurista alemão. Durante o curso, a obra poderá ser adquirida por R$ 15,00.

As inscrições para o curso podem ser feitas com o funcionário Henrique, na secretaria da graduação em Filosofia da Católica, localizada no primeiro andar do bloco B. Os participantes receberão um certificado de atividade complementar. Confira as duas opções de pagamento:

a)      Inscrição simples para o curso: R$ 15,00

b)      Inscrição dupla (curso + livro): R$ 25,00 – desconto de R$ 5 no valor do livro

Danilo Vaz-Curado é formado em Direito pela Católica, doutorando em Filosofia pela UFRGS e integrante do Grupo Hegel Unicap. Em maio, ele participou da mesa-redonda “A filosofia de Henrique Lima Vaz”, realizada pelo curso de Filosofia da Universidade. Já Luiz Vicente Vieira é graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente, trabalha como professor do Mestrado em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco. Para mais informações, ligue para (81) 2119 4176.

Teologia promove conferências em agosto
Por Rebeca Kramer

O curso de Teologia da Universidade Católica de Pernambuco irá promover, durante o mês de agosto, uma série de conferências.  Mais informações pelo fone 2119- 4090. Confira a programação:

Teologia e ecologia

Conferencista: Lúcio Flávio Ribeiro Cirne
Dia 11 de agosto (terça-feira), às 18h30
Local: auditório do CTCH – 1º andar do Bloco B

A moral atual: entre dissolução e reconstrução

Conferencista: Paul Valadier
Dia 19 de agosto (quarta-feira), às 19h
Local: auditório do G-I (atividade em conjunto com todo o CTCH)

Religião e confiança: aproximação sociológica ao fato religioso

Conferencista: Patrick Watier (sociólogo belga)
Dia 24 de agosto (segunda-feira), às 18h30
Local: auditório do CTCH – 1º andar do Bloco B

Mosaico religioso
Lançamento do livro de ex-alunos do mestrado

Dia 25 de agosto (terça-feira), às 18h30
Local: auditório do CTCH – 1º andar do Bloco B

Fazer teologia a partir do contexto religioso brasileiro
Lançamento do livro: Rosto plural da fé, de Pedro Rubens

Conferencista: João Batista Libânio
Dia 26 de agosto (quarta-feira), às 19h
Local: auditório do G-I

O cristianismo como estilo: uma maneira de fazer teologia na pós-modernidade

Conferencista: Christoph Theobald
Dia 3 de setembro (quinta-feira), às 19h Local: auditório do CTCH – 1º andar do Bloco B

O ensino religioso nas escolas: desafios e perspectivas

Conferencista: Maria Inês Carnioto, paulina autora de livros sobre o assunto
Dia 21 de setembro (sexta-feira), às 18h30

__________________________________________________

 .: Outras Notícias :.

Webmaster da Católica participa de fórum internacional no Rio de Janeiro

Reitor vai receber homenagem sexta-feira

Católica oferece vagas em grupos artísticos da Universidade

Unicap Jr. e a CDT promovem curso de ventilação mecânica não invasiva

Católica In recebe estudantes do Ensino Médio em setembro

Católica abre inscrições para interessados em cursar disciplinas isoladas de Teologia

Nova edição da revista IHU traz entrevista com o Reitor da Católica

Católica e Rede Globo promovem o Dia da Esperança

Odebrecht abre vagas para trainee

Tribunal Regional do Trabalho irá homenagear 50 anos do curso de Direito da Católica

Católica realizará inscrições para acesso ao estacionamento nos dias 10 e 11 de agosto

Alunos de Jornalismo têm trabalhos selecionados para encontro nacional

Professores de Publicidade têm trabalhos selecionados para o Intercom 2009

Cursos de extensão para jornalistas e alunos de jornalismo começam no dia 12 de agosto

Universidade não tem idade abre inscrições para minicursos

Ministério Público de Pernambuco vai abrir seleção para estagiários de Direito

Ipad oferece estágio para alunos do curso de Serviço Social

Filósofo francês Paul Valadier fará palestra na Católica no dia 18 de agosto

Mestrado em Ciências da Religião promove seminários no 2º semestre

Católica oferece aos alunos diversas modalidades esportivas

Curso de Biologia irá promover II Simpósio de Ciências Biológicas

Reitor lançará livro no dia 26 de agosto

Fé e Alegria promoverá oficina gratuita de maracatu de baque virado

Católica realizará Mostra Cinema e Religião em setembro

Fórum Inter-religioso da Católica anuncia encontros no segundo semestre

Teologia promove conferências em agosto

Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais está com inscrições abertas

Instituto Cervantes oferece desconto para alunos e funcionários da Católica

Católica vai promover 11ª Jornada de Iniciação Científica em agosto

Estão abertas inscrições para o 14º Ciso


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza , André Amorim, Beatriz Lacerda, Lílith Perboire, Marília Simas, Rebeca Kramer, Tiago Cisneiros e Victor Bastos  (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza de Paulo, Karoline Costa e Rodrigo Lyra (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Armindo Simão Filho e Maria Eduarda de Albuquerque (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, env ie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
AGOSTO
 
 
Mestrado em Ciências da Religião promove seminários no 2º semestre
 
Católica realizará inscrições para acesso ao estacionamento nos dias 10 e 11
   
 
 
Pró-reitoria Comunitária promove Celebração Eucarística de Santo Inácio de Loyola
 
Curso de Biologia irá promover II Simpósio de Ciências Biológicas
 
 
Católica vai promover 11º Jornada de Iniciação Científica
 
Teologia promove conferências
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000