A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
 Edições Anteriores
 Minuto Unicap
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 3 de agosto de 2009 - Ano 8

Alunos do 1º período recebem as boas-vindas
Por André Amorim e Victor Bastos

Os alunos do 1º período das turmas de Publicidade e Propaganda, Direito e Fisioterapia receberam as boas-vindas, na manhã desta segunda-feira (03), no auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco. A recepção aos novos alunos teve início com a apresentação dos assistentes culturais da Unicap, Genilson Pontes e Percy Marques, integrantes do MPB Unicap.

Em seguida, o Reitor, Padre Pedro Rubens, deu as boas-vindas aos recém-chegados. Para o Reitor, a Universidade é um mundo de sonhos que liga os estudantes às descobertas e realizações. “A Católica é um mundo de possibilidades e vocês têm que descobrir os caminhos para que ele se transforme em realizações”, disse. Padre Pedro destacou, ainda, que a Católica faz parte de mais de cinco redes de instituições de ensino superior que oferecem mais de 200 possibilidades de intercâmbio acadêmico. Numa alusão à logomarca da Católica, a asa branca, o Reitor desejou que esse primeiro passo de descobertas seja, na verdade, um grande voo de liberdade.

Também estiveram presentes o Pró-reitor Acadêmico, professor Junot Cornélio Matos; o Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Martins; a coordenadora geral do 1º Ciclo, professora Fátima Breckenfeld; o coordenador Geral da Pós-graduação, Degislando Nóbrega; a coordenadora Geral da Graduação, professora Aline Grego; a diretora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), professora Miriam de Sá Pereira; o diretor do Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS), professor Aranildo Rodrigues de Lima; o coordenador da Pastoral Comunitária, Padre Antônio Mota; o coordenador do curso de Publicidade, professor Rodrigo Duguay; o coordenador do curso de Direito, professor Marcelo Labanca; e o coordenador do curso de Fisioterapia, professor Jader Carneiro.

Coube ao professor Jader Carneiro passar algumas orientações sobre o vírus A(H1N1), a Influenza A. Segundo o professor, em reunião realizada com representantes dos principais estabelecimentos educacionais da cidade, na última sexta-feira (31), na Secretaria de Saúde de Pernambuco, não há motivos para alarde. Ainda segundo Jader, alunos de Ciências Biológicas e Fisioterapia estarão circulando pelo hall do bloco G e pela Rua do Lazer entregando panfletos com informações sobre a doença.

Depoimentos:

“Eu sempre tive dúvida entre Jornalismo e Publicidade. Aí eu tentei Jornalismo primeiro, mas descobri que me interessava mais por Publicidade. A Católica tem um prestígio muito grande. A Universidade tem uns convênios muito bons fora do país. E como eu penso em fazer alguma coisa fora também optei por Publicidade”, Mateus Guedes (20), estudante de Publicidade e Propaganda e primeiro lugar geral no vestibular da Universidade Católica de Pernambuco.

 “O que mais chamou minha atenção foi a qualidade de ensino. A Católica tem uma grande estrutura, dá suporte ao aluno. A equipe de professores é muito boa, eles realmente preparam você para o mercado de trabalho, além de ser muito bom para concursos também, que é o que eu quero. A expectativa é a melhor possível, é enorme, estou muito ansioso”, José Leonardo Diniz de Melo Santos (17), estudante de Direito.

“Sempre me falaram muito bem da Católica. Minha família estudou aqui. Assim que eu passei, meu pai disse para estudar na Católica, que valia a pena e que o curso de Direito é muito bem reconhecido. Esse  foi o principal motivo para a minha escolha. Minha primeira opção sempre foi Direito, sempre tive curiosidade e não fui induzida a fazer Direito. Meu pai é advogado, mas não foi por conta disso que eu escolhi o curso, foi por livre e espontânea vontade. Então, como sempre ouvi falar bem, fica aquela ansiedade, entende?”, Alice Mariz  (18), estudante de Direito.

“É uma boa Universidade e, também, minha irmã já está estudando nela. Outras pessoas conhecidas também estudam aqui, dessa forma eu já conheço bem a Católica. Estou um pouco nervosa para começar o curso. Escolhi Publicidade porque é uma boa profissão”, Stephanie Ting (19), estudante de Publicidade e Propaganda.

“Sempre me agradei muito com a Católica, sempre tive uma identidade muito forte com a instituição. Mas o principal motivo para a minha escolha foi a qualidade do curso e da Universidade. A ansiedade é muito grande. Estou aguardando para conhecer novos professores, novas disciplinas”, Hannah Haluli (19), estudante de Direito.

Alunos da tarde também recebem as boas-vindas
Por Diego Ximenes e Lilith Perboire

À tarde foi a vez dos novos alunos de Ciências Biológicas, Jornalismo e História da Universidade Católica de Pernambuco receberem as boas-vindas da comunidade acadêmica. Daniel França, ex- aluno do curso de Jornalismo da Unicap e funcionário da Assecom, conduziu o evento.

  No início foi apresentado um vídeo institucional para familiarizar os alunos novatos e apresentar alguns setores da Universidade, entre eles as Clínicas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Psicologia; a Biblioteca; os laboratórios; as quadras esportivas; o Fórum Universitário; Astepi; a Pastoral, dentre outros. Assim, os novos estudantes puderam conhecer a estrutura física da Unicap.

Estiveram no evento o Reitor da Universidade Católica, Padre Pedro Rubens; a diretora do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), Conceição Bizerra; o diretor do Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS), Aranildo Rodrigues; o coordenador de Pós-Graduação, Degislando Nóbrega; a coordenadora de Graduação,  Aline Grego; a coordenadora do 1o Ciclo, Fátima Breckenfeld; o coordenador do Curso de História, Luiz Carlos Marques; o coordenador do curso de Jornalismo, Alexandre Figueirôa; o coordenador de Fisioterapia, Jader Carneiro; a coordenadora de Ciências Biológicas, professora Goretti Sônia.

Por fim, o professor Jader Carneiro falou sobre o vírus A(H1N1) e os cuidados que devem ser tomados para evitar a contaminação, citando algumas medidas para prevenção da gripe a fim de impedir o contágio, como: não beber água, sucos ou refrigerantes no copo de outras pessoas, lavar sempre as mãos, evitar lugares fechados, ou seja, ter cuidados básicos na higiene do dia a dia. “A Católica está fazendo uma campanha de esclarecimento nesse período de volta às aulas. Alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Fisioterapia estarão na Rua do Lazer e no hall do Bloco G distribuindo panfletos e esclarecendo as dúvidas dos alunos sobre a Influenza A”, concluiu Jader.

A aluna Samylla Leal, 18 anos, do Curso de Ciências Biológicas escolheu a Católica por ser a única Universidade particular em Pernambuco com um excelente conceito. “Acredito que minha escolha foi boa, além dos professores os laboratórios são ótimos. Sem falar nos convênios que a Unicap possui”, finalizou a nova aluna.
“A Católica tem os melhores equipamentos e laboratórios. É a Universidade que mais se destaca no meu curso. Sei que aqui vou ser bem preparada para o mercado de trabalho”, disse Camila Pires, 19 anos, aluna de Jornalismo.
O aluno do Curso de História, Arthur Passos, 19 anos, acredita fez a melhor escolha. “Já conheço alguns professores da Católica e sei que são muito bons, também, tenho amizades com ex-alunos da universidade e me falaram que  o curso é ótimo”.

 

Missa homenageia Santo Inácio de Loyola
Por Rebeca Kramer

Tomé, que era um dos doze discípulos de Jesus, lá não estava quando o mestre veio. Então, proferiu: “Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos e nem puser o meu dedo nelas, não acreditarei”. Oito dias após o acontecido, Jesus adentra a casa onde todos estavam reunidos e afirma: “A paz esteja convosco”. E, então, Tomé passa a acreditar no Senhor porque o viu. E Jesus mais uma vez profere: “Bem aventurados os que creram sem ter me visto!”. Mencionando o Evangelho de João em sua fala, o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, celebrou uma missa em homenagem ao Santo Inácio de Loyola na capela da Unicap na tarde desta sexta-feira (31). Além do Padre Pedro, promoveram a celebração o Pró- reitor Comunitário, Padre Miguel Martins; o coordenador da Pastoral, Padre Antonio Mota; Padre Francisco Secchim; Padre Cloves Cabral e o Padre José Moreira.

A celebração que, além de homenagear Inácio de Loyola no dia da morte do Santo (31 de julho), ainda visou agradecer a Deus pelas conquistas obtidas com o trabalho realizado na Unicap. Segundo o Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Martins, a missa reafirmou, acima de tudo, o compromisso da Companhia de Jesus, fundada por Inácio de Loyola. “É preciso relembrar ao mundo a importância da Companhia de Jesus a serviço da fé, da justiça e da vida do ser-humano. Ela soube testemunhar Deus no mundo sob uma perspectiva espiritual”, comentou. Ainda para o Padre Miguel, o 31 de julho é um momento propício para que Jesuítas, Padres, mulheres, homens e leigos se unam em volta do mesmo propósito: Deus.

De acordo com o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, Inácio era um peregrino incansável que buscava sempre pela resposta do que realmente queria para sua vida diante de Jesus Cristo. “Que fiz, que faço, que farei pelo mestre?”. Inácio também se questionava como a pessoa conseguiria ver Deus em todas as coisas se nem todas as coisas que aparecem ou se mostram são vontade de Deus. Para isso, o Santo sugeria a reeducação do olhar. “Acima de tudo, Inácio permanecia bem dinâmico em Deus. Em outras palavras, ele era um peregrino constante na busca do senhor. Não era só encontrar Deus, mas caminhar com ele”, afirmou Padre Pedro. E complementou: “É preciso apurar o olhar no sentido de enxergar Deus onde parece ser difícil de fazê-lo”.

A missa foi, cuidadosamente, dividida em quatro momentos.  Os Ritos Iniciais foram caracterizados especialmente pelos cantos de abertura, quando os presentes cantaram algumas músicas em adoração a Deus, como ‘Cordeiro de Deus’, ‘Quando o Trigo Amadurece’, ‘Glória’ e a ‘Oração de Santo Inácio’.

Oração de Santo Inácio de Loyola

Tomai Senhor, e recebei  
Toda a minha liberdade, e a minha memória também  
O meu entendimento, e toda minha vontade  
Tudo que tenho e possuo,  
Vós me destes com amor  
Todos os dons que me destes  
Com gratidão vos devolvo  
Dispondo deles senhor  
Segundo a vossa vontade  
Dai-me somente o vosso amor vossa graça  
Isso me basta, nada mais quero pedir 

Depois, veio o momento da Liturgia da Palavra, quando aconteceu a proclamação do Evangelho de João 1,25-39; a leitura de Homilia e a recitação do Credo. Ao final, os presentes, dentre professores, coordenadores, funcionários, alunos da Unicap e do Liceu tiveram um momento de preces espontâneas.

Dando continuidade ao ritual, iniciou-se a preparação das oferendas e o Grande Amém, na Liturgia Eucarística. Ao som de vários cânticos e ao cheiro de incensos, esse momento se encerrou para o Rito da Comunhão. Após a celebração da missa, os sacerdotes convidaram os presentes para um coquetel oferecido no 1º andar da Residência dos Jesuítas.

A coerência do homem e a sentimentalidade do espírito em Santo Inácio de Loyola        

Venerado como Santo mesmo em vida, balanceando a sensibilidade do ser com a firmeza de um ex-soldado dos homens e, posteriormente, de Cristo, Santo Inácio de Loyola foi o Fundador da Companhia de Jesus, no ano de 1534, na Igreja de Santa Maria, em Montmartre, na França.  Nascido no País Basco, a 1491, foi militar até os 26 anos. Segundo o próprio Santo, ele se jogava às vaidades do mundo, deleitando-se ao exercício das armas na intenção de obter glórias. Certa vez, lutou no cerco de Pamplona, Espanha, pelos franceses, em 1521, tendo sido gravemente ferido em combate. Nesse período, suas pernas foram brutalmente quebradas por uma bala de canhão. Com o passar do tempo, as pernas foram soldando defeituosas e fez-se necessário quebrá-las novamente para remodelá-las corretamente. Mas, quando se pensava que o fim estava próximo, na véspera de São Pedro o Santo começou a se estabilizar.       

Após o fato, Inácio converteu-se completamente. Passou a ler sobre a vida de Cristo e cursou faculdade em Paris, onde estendeu sua educação literária e teológica, com a finalidade de ingressar no sacerdócio. A irmandade Companhia de Jesus adveio de companhia no sentido de militarismo e de Jesus no sentido de capitão dessa empreitada. O grande objetivo da associação era justamente a reconquista católica em regiões protestantes utilizando-se da educação como instrumento primordial. Em outras palavras, houve, pelos jesuítas, a fundação de missões, retiros, colégios e universidades para essa finalidade. No Brasil, os jesuítas que merecem destaque são os Padres José de Anchieta e Antonio Vieira.       

Santo Inácio de Loyola foi um homem que tinha uma vida interior profunda e buscava estar sempre na presença de Deus. Era uma pessoa que selecionava e amava os súditos, assim como também os punia independente de posição social. Utilizava-se da racionalidade que possuía para apontar os erros, mas não deixava a doçura faltar em suas palavras. Morreu em Roma, a 31 de julho de 1556, tendo sido canonizado em 1662.

Católica e Rede Globo promovem o Dia da Esperança

Por Tiago Cisneiros

O Espaço Criança Esperança de Olinda (ECEO), Criado pela Rede Globo em parceria com a Unesco, coordenado pela Universidade Católica de Pernambuco realizará, no próximo sábado (8), das 8h às 17h, o Dia da Esperança. O evento, que integra uma iniciativa nacional em torno da campanha anual de arrecadação, contará com a atuação voluntária de diversas instituições públicas e privadas. Professores e estudantes de 12 cursos da Universidade Católica de Pernambuco (atual gestora do ECEO), também, vão participar da ação, combinando o conhecimento teórico à prática humanitária. O evento está sendo organizado pelo coordenador de Extensão da Unicap e gestor do ECEO, professor Alcivam Oliveira

O Dia da Esperança será aberto às 8h, na quadra do Ginásio da Vila Olímpica, pelo prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, e pelo Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens. Além da Prefeitura e dos professores e alunos da Universidade, o evento terá a atuação de integrantes de Exército, Marinha, Força Aérea, Sesc, Sesi, Fundação Altino Ventura, Secretaria de Saúde de Olinda, Palhaço Chocolate, Instituto Tavares Buril e Ministério do Trabalho.

A Católica estará representada por alunos e professores dos cursos de Biologia, Direito, Terapia Ocupacional, Ciências Contábeis, Fisioterapia, Psicologia, Economia, Serviço Social, Letras, Matemática, Ciência da Computação e Fonoaudiologia. Também vão participar funcionários e estagiários da Assessoria de Comunicação (Assecom) da Universidade, que ajudarão a orientar o público durante o evento.

Na programação do Dia da Esperança, serão prestados diversos serviços gratuitos para a população. Entre os benefícios oferecidos, estão: exames oftalmológicos, atendimento odontológico, aferição de pressão e glicemia, retirada de documentos, agilização processual, atendimento médico (pediatria, clínica-geral e dermatologia), corte de cabelo e aulões de caratê, capoeira, ginástica e dança. A iniciativa, também, contará com a realização de várias oficinas, como “Orientação para a saúde da voz e auditiva”, “Direitos e deveres dos idosos”, “Serviço de atenção ao adolescente e prevenção ao uso de drogas”, “Direito ao consumidor”, “Orientação Profissional para Adolescentes” e “Relaxando e Alongando”.

O Dia da Esperança, ainda, promoverá uma programação cultural, com apresentações do Maracatu ECEO, do conjunto Hip Hop Rio Doce, do Palhaço Chocolate, da Orquestra de Frevo e Passistas e do Chorinho do Sesc. Os shows têm início previsto para as 15h, na Vila Olímpica do Espaço Criança Esperança.

O Espaço Criança Esperança Olinda localiza-se na Avenida Brasil, sem número, entre a Rua da Araponga e a Rua do Canário do Império. Mais informações ligue para (81) 3492 7568.

Alexandre Figueirôa é o novo coordenador do curso de Jornalismo da Católica
Por Tiago Cisneiros

O professor Alexandre Figueirôa é o novo coordenador do curso de Jornalismo da Católica. A novidade foi anunciada na tarde desta segunda-feira (3), durante a recepção aos novos estudantes da Universidade. Formado na Unicap em 1984 e integrante do corpo docente desde 1992, Figueirôa assume um cargo de coordenação pela primeira vez na carreira.

Para Figueirôa, a nova experiência é um desafio para quem sempre viveu entre o ensino e a pesquisa. “Já fui sondado para o cargo outras vezes, mas estava com muitas atividades. Agora, chegou a ocasião propícia para isso: a Universidade precisava de alguém e eu não poderia recusar”, afirma.

A preocupação inicial na nova função, segundo Figueirôa, é conhecer as rotinas da coordenação. “De imediato, não tenho muitos planos. É preciso saber mais sobre o dia a dia do cargo e o contato com professores e alunos”, explica. Como uma das primeiras tarefas, aponta a necessidade de comprovar a importância da formação superior para o jornalista. “Essa questão de o diploma não ser mais exigido, já discutida na gestão da professora Paula Reis, é secundária. Queremos mostrar o significado da base técnica, humanística e ética para o trabalho jornalístico. Com o tempo, através do diálogo, vamos aprimorar essa trajetória do nosso curso, que é o mais antigo do Norte e Nordeste. Este é o momento de investir na qualidade.”

Mesmo diante da não-obrigatoriedade do diploma, Alexandre Figueirôa não se mostra surpreso com o interesse dos novos alunos pelo curso de Jornalismo. “Quem quer ser jornalista não vai se impressionar com isso. Podemos perceber isso pelo exemplo dos estudantes de Publicidade e Propaganda, uma área em que, também, não é exigida a formação superior. A comunicação desperta interesse e abre muitas portas, seja na mídia tradicional ou nas assessorias de imprensa e movimentos sociais”, argumenta. “Não falta espaço para quem quer exercer a profissão com qualidade e responsabilidade social.”

Alexandre Figueirôa formou-se em Jornalismo pela Católica, em 1984, e concluiu o mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo, em 1990. Em 1999, obteve o título de doutor em Estudos Cinematográficos e Audiovisuais, pela Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle). Atualmente, além de professor da Unicap, é coordenador do Núcleo de Pesquisa Comunicação Audiovisual da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e desenvolve pesquisas na área audiovisual (cinema, teatro e televisão).

Tribunal Regional do Trabalho irá homenagear 50 anos do curso de Direito da Católica
Por Tiago Cisneiros

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 6a Região homenageará, no dia 14 de agosto, os 50 anos de criação do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco. A solenidade será realizada às 15h, na sala de Sessão do Tribunal Pleno, localizado no Cais do Apolo, 739, no Recife Antigo.

A homenagem ao curso de Direito da Católica está inserida nas festividades do dia da criação dos cursos jurídicos no Brasil (11 de agosto). Na ocasião, também serão promovidas uma palestra alusiva à data comemorativa e a aposição de fotografias nas galerias de ex-presidente e ex-corregedor do TRT da 6a Região.

Na carta enviada à Universidade Católica de Pernambuco, a presidente do TRT da 6a Região, Eneida Melo Correia de Araújo, vincula a realização da cerimônia ao “compromisso institucional dessa renomada instituição de sempre buscar a excelência no sistema de estudos em prol da capacitação, aperfeiçoamento e desenvolvimento do seu corpo docente e discente”. No último dia 7 de maio, a desembargadora esteve entre os componentes da mesa na homenagem da Assembleia Legislativa de Pernambuco aos 50 anos do curso de Direito da Unicap. Para saber mais sobre o evento, leia a reportagem “Curso de Direito da Católica é homenageado na Assembleia Legislativa de Pernambuco”, no link http://www.unicap.br/assecom2/boletim/2009/maio/boletim_08.05.2009.html.

De acordo com o coordenador do curso de Direito da Católica, professor Marcelo Labanca, a homenagem deve-se à importância da Universidade na formação de juízes para o Tribunal Regional do Trabalho da 6a Região. “No quadro do TRT, existem vários magistrados que foram ex-alunos daqui. Por isso, essa cerimônia pode ser vista como uma forma de reconhecer a função da Unicap na preparação de profissionais para a área”, explica. Quanto à importância do evento, destaca: “É uma grande honra para nós que fazemos uma instituição de tanta relevância na vida social do país. Isso é fruto de um esforço, que vem sendo reconhecido tanto pelos órgãos da educação, (como o Mec, que avaliou a graduação com o conceito 4, em uma escala de 1 a 5), quanto pelos profissionais, como o TRT”.

Católica realizará inscrições para acesso ao estacionamento nos dias 10 e 11 de agosto
Por Tiago Cisneiros

As inscrições para o uso do estacionamento da Católica poderão ser feitas nos dias 10 e 11 de agosto, das 8h30 às 20h30, no auditório G2 da Universidade (primeiro andar do bloco G). Os estudantes cadastrados receberão um adesivo, que deverá ser colado sobre o canto esquerdo do vidro dianteiro do automóvel, ou uma carteira de autorização, no caso de motociclistas.

Os documentos necessários para a inscrição são:

  1. Exibição do original da carteira de identidade.
  2. Original e cópia do certificado de propriedade do veículo (CRV).
    • Caso esteja vinculado ao nome do cônjuge, pai, mãe, irmão ou empregador do aluno, será exigida uma procuração ou declaração com firma reconhecida em cartório, autorizando o uso do automóvel.
    •  Se o veículo pertencer a alguma empresa, a procuração ou declaração deverá estar acompanhada de cópia do contrato social, a fim de se verificar a regularidade da representação.

Se o aluno foi usuário do estacionamento no período 2009.1, é necessária a renovação do vínculo. Confira os documentos solicitados:

  1. Exibição do original da carteira de identidade.
  2. Original do certificado de propriedade do veículo.

O acesso ao estacionamento será permitido, exclusivamente, aos carros que possuírem o adesivo colado sobre o vidro dianteiro. No caso das motocicletas, o condutor deverá apresentar a carteira de autorização referente à inscrição como usuário.

O estacionamento da Universidade Católica de Pernambuco está localizado na Rua Almeida Cunha, em frente à entrada do bloco G. A capacidade total é de 350 carros e 40 motos. O espaço está aberto de segunda à sexta-feira, das 6h30 às 22h30, e aos sábados, das 6h30 às 13h. Para mais informações, ligue para (81) 2119 4094.

Alunos de Jornalismo têm trabalhos selecionados para encontro nacional
Por André Amorim

Alunos do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco, sob orientação da professora Aline Grego, tiveram trabalhos selecionados para o Encontro Nacional de Estudo da Mídia. O evento será realizado na cidade de Fortaleza, entre os dias 19 e 21 de agosto.

Os trabalhos selecionados foram “O fazer e o sentir: espaços interdisciplinares entre o jornalismo e a história no suplemento da Folha da Manhã”, do aluno bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic), Tércio de Lima Amaral, 5º período, e “Revistas recifenses do século XX: desafiando crises”, dos alunos do 7º período e também bolsistas do Pibic, Gabriel Marquim, Rosimere Albuquerque e Rute Pajeú.

Além disso, o trabalho “A presença do jornalismo cultural nas revistas recifenses: os casos da Jazz-Band Revista Carnavalesca, Moderna, Capibaribe, Continente Multicultural e Coquetel Molotov”, produzido pela professora Aline Grego, também foi selecionado.

Já o trabalho “A trajetória das revistas recifenses: do século XX aos dias atuais”, também elaborado pelos alunos Gabriel Marquim,  Rosimere Albuquerque e Rute Pajeú juntamente com a professora Aline Grego, foi selecionado para o XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação 2009 (Intercom). Este ano, o encontro, que acontece entre os dias 4 e 7 de setembro em Curitiba, tem como tema “Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital”.

Odebrecht abre vagas para trainee
Por André Amorim

O grupo Odebrecht está com inscrições abertas até o dia 31 de agosto para selecionar jovens para ocupar vagas de trainee e estagiários. A iniciativa faz parte do programa Jovem Parceiro 2010, que todos os anos identifica, integra e desenvolve jovens profissionais dispostos a trabalhar na empresa.

A empresa está a procura de universitários com formação prevista entre dezembro de 2010 e dezembro de 2011 ou profissionais que tenham se formado entre dezembro de 2006 e dezembro de 2008. Os candidatos precisam ter domínio em inglês e informática. As inscrições devem ser feitas pelo site www.odebrecht.com.

__________________________________________________

 .: Outras Notícias :.

Professores de Publicidade têm trabalhos selecionados para o Intercom 2009

Cursos de extensão para jornalistas e alunos de jornalismo começam no dia 12 de agosto

Estão abertas as inscrições para professores e pesquisadores interessados em participar dos editais MCT/CNPq/FINEP e MCT/CNPq

Ministério Público de Pernambuco vai abrir seleção para estagiários de Direito

Ipad oferece estágio para alunos do curso de Serviço Social

Filósofo francês Paul Valadier fará palestra na Católica no dia 18 de agosto

Aluna de Jornalismo da Católica apresentará trabalho no Intercom 2009

Abertas inscrições para oficina cinematográfica

Mestrado em Ciências da Religião promove seminários no 2º semestre

Curso de idiomas oferece vagas de estágio

AmBev está com inscrições abertas para o Programa Trainee 2010

Católica oferece aos alunos diversas modalidades esportivas

Curso de Biologia irá promover II Simpósio de Ciências Biológicas

Universidade não tem idade abre inscrições para minicursos no 2º semestre

Reitor lançará livro no dia 26 de agosto

Fé e Alegria promoverá oficina gratuita de maracatu de baque virado

Católica realizará Mostra Cinema e Religião em setembro

Fórum Inter-religioso da Católica anuncia encontros no segundo semestre

Teologia promove conferências em agosto

Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais está com inscrições abertas

Instituto Cervantes oferece desconto para alunos e funcionários da Católica

Instituto Itaú Cultural realiza concurso sobre jornalismo cultural

Odebrecht inicia seleção para programa Jovem Parceiro 2010

Filósofo francês Paul Valadier fará palestra na Católica

Católica abre inscrições para especialização em Tecnologia Assistiva

Católica abre inscrições para especialização em Ensino de Matemática

Católica abre inscrições para especialização em História e Cultura Afro-brasileira

Católica abre inscrições para especialização em Sexualidade Humana

Católica abre inscrições para especialização em Serviço Social na Área de Saúde

Estão abertas inscrições para o 14º Ciso


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza , André Amorim, Beatriz Lacerda, Lílith Perboire, Marília Simas, Rebeca Kramer, Tiago Cisneiros e Victor Bastos  (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza de Paulo, Karoline Costa e Rodrigo Lyra (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Armindo Simão Filho e Maria Eduarda de Albuquerque (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, env ie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
AGOSTO
 
 
Mestrado em Ciências da Religião promove seminários no 2º semestre
 
Católica realizará inscrições para acesso ao estacionamento nos dias 10 e 11
   
 
 
Pró-reitoria Comunitária promove Celebração Eucarística de Santo Inácio de Loyola
 
Curso de Biologia irá promover II Simpósio de Ciências Biológicas
 
 
Católica vai promover 11º Jornada de Iniciação Científica
 
Teologia promove conferências
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000