A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
 Edições Anteriores
 Minuto Unicap
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 5 de agosto de 2009 - Ano 8

Padre José Comblin participa de Café Teológico e oficializa a doação de livros
Por Victor Bastos

Na manhã desta quarta-feira (05), a Universidade Católica de Pernambuco, recebeu às 10h, no térreo da Biblioteca Central, a visita de um dos maiores teólogos da América Latina, o Padre José Comblin. Ele formalizou a doação imediata de 2 mil livros de sua biblioteca pessoal à Universidade (que conta com cerca de 9 mil exemplares), com outros livros sendo doados gradativamente. Ele participou de um Café Teológico sobre “Perspectivas das Igrejas e das Teologias”, no qual estavam presentes professores, coordenadores e jesuítas.

O professor e coordenador do curso de História e professor do Mestrado em Ciências da Religião, Luiz Carlos Luz Marques, elogiou o acervo e citou qualidades do Padre José Comblin. “Ele sempre se interessou pelo presente, não apenas pelo passado. Por isso, tem uma diversidade de livros, uma riqueza cultural muito grande. É um dos teólogos mais importantes dos últimos 30 anos”, afirmou.

A diretora da Biblioteca Central da Unicap, Jaíse Leão, mostrou satisfação pela presença do teólogo e, principalmente, por sua ação. “Essa doação é importantíssima, pois o conteúdo dos livros abrange o que se estuda em diversos cursos da Universidade. Isso enriquece muito o nosso acervo”, disse. Jaíse contou que os livros doados por Padre José Comblin irão para o setor de coleções especiais.

Durante o Café Teológico, PadreJosé Comblin iniciou sua palestra citando o princípio da religião e as interpretações da vida de Jesus. “A primeira etapa da Teologia é voltar às origens. A Bíblia é resultado de reflexão e discussão, é assim desde os discípulos”, afirmou.

Em seguida, o teólogo citou o agir como principal forma vivenciar a fé em Jesus. “Ele agiu durante três anos e o sistema se sentiu ameaçado.. Então, Jesus veio para agir, e não para difundiir uma teoria, uma doutrina”, disse.

José Comblin ainda citou a importância de viver e praticar os ensinamentos entre os pobres. “Para ver de fato como é o Evangelho, tem que viver no meio dos pobres, assim como Jesus. As pessoas têm que agir, aqui nós temos um exemplo que foi Dom Helder”, afirmou. Segundo ele, a vivência entre os pobres, daria aos seminaristas uma formação mais completa, pois aqueles que passarem por essa experiência e sentirem prazer, estarão prontos.

A vida de José Comblin

José Comblin nasceu em Bruxelas, capital da Bélgica. É doutor pela Universidade de Lovaina e atua na América Latina desde 1958. Comblin lecionou no Equador, Chile e Brasil. Ele veio ao Recife a convite de Dom Helder Câmara, onde foi professor do Instituto de Teologia.

No final da década de 60, esteve à frente da criação de seminários rurais em Pernambuco e na Paraíba. Foram essas experiências que proporcionaram a base para a Teologia da Enxada, que culminou na sua expulsão do Brasil pelo regime militar.  Exilado no Chile durante 8 anos, esteve à frente da criação de um seminário em Talca.

Em 1977, publicou o livro “A Ideologia da Segurança Nacional”, que explicava a doutrina que servia como base para os regimes militares vigentes na América Latina. No ano de 1980 foi expulso pelo ditador Augusto Pinochet e voltou ao Brasil. Passou a morar em Serra Redonda, no estado da Paraíba, onde fundou um seminário rural e participou da formação de comunidades eclesiais de base.

Movimentos leigos criados por Padre José Comblin:

Missionários do Campo (1981)

Missionárias do Meio Popular (1986)

Missionários de Juazeiro da Bahia (1989), na Paraíba (1994) e em Tocantins (1997).

Fórum discute os Direitos Humanos
Por André Amorim

Teve início na manhã desta quarta-feira (05), às 9h, no auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco, o IV Fórum de Direitos Humanos do Recife. O evento é realizado em parceria pela Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife, o Conselho Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa Social e a Unicap.

A solenidade de abertura foi realizada pela secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã,  Amparo Araújo, que, na ocasião, representou o prefeito da cidade do Recife, João da Costa. Em seu discurso, a secretária citou os artigos 1º e 19º da Declaração Universal dos Direitos Humanos que falam, respectivamente, que todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e em direitos e que todos têm direito à comunicação.

Segundo Amparo Araújo, diferentemente das últimas edições, quando o evento era voltado para um público mais esclarecido, a tônica deste ano é abrir os debates para as comunidades. Além disso, Amparo destacou a importância de ter a Católica como parceira nesse evento e os trabalhos sociais realizados pela instituição. “A Universidade é uma parceira muito importante porque é nela que se pratica a gestão do conhecimento. Além disso, ela pratica trabalhos sociais com várias comunidades”, disse.

Em seguida, a palavra foi passada para a coordenadora do Conselho Municipal de Direitos Humanos, Zuleide Silva, que agradeceu a presença de todos e parabenizou a iniciativa da Prefeitura do Recife de também realizar palestras do IV Fórum dentro das comunidades.

O Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, aproveitou para elogiar o novo estilo que o Fórum assumiu e também para falar como a prática dos direitos humanos é permanente na Universidade. “Essa prática perpassa por todas as disciplinas do curso, Nós formamos o profissional também como ser humano”, disse. Os trabalho de assessoria jurídica gratuita realizada pela Assessoria de Treinamento, Estágio e Pesquisa (Astepi) também foi lembrado. “A Astepi, que neste ano completou 35 anos, presta atendimento jurídico em 11 núcleos espalhados pela cidade, sendo a pioneira nessa prestação de serviço”, disse o Reitor.

Padre Pedro Rubens lembrou também do centenário de Dom Helder Câmara e da Cátedra de Direitos Humanos que a Universidade está criando em parceria com a Unesco. “Nós queremos associar o Recife não apenas como mais um lugar onde esses direitos são praticados, mas como a pátria deles”, disse.

Após o término da solenidade de abertura,  foi iniciada a mesa “Fundamentos de Direitos Humanos”. O corpo de expositores foi formado pelo coordenador do Programa de Pós-graduação em Direito da Unicap, professor Jayme Benvenuto, pelo representante do Movimento Nacional dos Direitos Humanos, Manoel Moraes, e pela professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ana Montoia.

Primeiro a falar, Manoel Moraes ressaltou a importância de se discutir a Declaração Universal dos Direitos Humanos e lembrou, também, de nomes como Dom Helder Câmara e Josué de Castro.

O professor Jayme Benvenuto falou sobre os fundamentos dos Direitos Humanos, tema que considera árido e que remete a inúmeras discussões filosóficas. Para introduzir o assunto, o professor utilizou imagens de momentos históricos que remetem ao tema. Segundo Benvenuto, a primeira perspectiva que busca fundamentar esses direitos é o jusnaturalismo, sendo a cosmologia, que acreditava que a natureza era a força de todo o conhecimento existente, o ponto de partida.

Em seguida viriam a tragédia grega Antígona, que une a teologia e a cosmologia; o Código de Hamurabi por ser um dos primeiros a garantir os direitos humanos; o jusnaturalismo da teologia cristã; a Carta Magna, o Positivismo Jurídico; a Revolução Francesa; o Fundamentalismo Histórico; o Universalismo; o relativismo cultural e o multiculturalismo.

Por último, a professora da UFPB Ana Montoia falou sobre a diferença entre Direitos Humanos e Direitos do Homem e do Cidadão. Segundo explicou, quando chamada pelo primeiro nome, ficamos presos a uma visão cosmológica do mundo. “Essa é a concepção cristã da coisa. É como se tivesse algo que nos antecede. Quando falamos em Direitos do Homem e do Cidadão a referência passa a ser o indivíduo”, explica.

Os próximos encontros serão realizados nos dias 26 de agosto (RPA 06 não definida), 23 de setembro (RPA 03 do bairro de Casa Amarela), 07 de outubro (Unicap), 04 de novembro (RPA 06 não definida), 25 de novembro (RPA 03 do bairro de Casa Amarela) e no dia 10, o dia Internacional dos Direitos Humanos, de dezembro na Unicap.

As inscrições para o IV Fórum de Direitos Humanos do Recife são abertas uma semana antes da realização de cada palestra. As fichas de inscrição deverão ser disponibilizada no site da Prefeitura do Recife e, após preenchida, enviadas para o e-mail do Conselho Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa Social no seguinte endereço cmdh@recife.gov.br.

Missa reúne jesuítas do Nordeste e do Espírito Santo
Por Rebeca Kramer

A Igreja, para muitos, é, simplesmente, um prédio grande onde as pessoas se encontram. Para outros, é o local onde novas amizades serão firmadas, problemas pessoais receberão especial atenção e, quem sabe, o local onde uma nova perspectiva de vida se mostrará. Com o intuito de dialogar acerca dos desafios comuns, jesuítas do Nordeste e do Espírito Santo se reuniram nesta terça-feira (4), na Universidade Católica de Pernambuco, no Encontro das Paróquias dos Jesuítas da Província Brasil Nordeste, que vai até sexta-feira (7). O encontro foi aberto com a celebração de uma missa, na capela da Universidade Católica, onde a memória do Padroeiro dos Padres, São João Maria Vianney, foi celebrada.

Na celebração da missa, estiveram presentes o Pró-reitor Comunitário da Unicap, Padre Miguel Martins; o Padre Paulo César, que pároco da Igreja de Todos os Santos, na Bahia; o Padre Henrique Mocelin, da Paróquia Nossa Senhora Assunção de Anchieta, no Espírito Santo, e o Padre Ademir de Carvalho, da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, no Maranhão. Na ocasião, a estudante de Pedagogia Izabel Cristina fez a primeira leitura (capítulo 12 do Livro de Números).

Depois, Padre Paulo César  proclamou o Evangelho segundo Mateus,. Onde Jesus caminha sobre as águas. Padre Miguel Martins explicou: "A presença de Deus encoraja e encorajou os discípulos, como em Mateus, na travessia do mar em fúria. E a Igreja é o barco, que conduz os fiéis. O mar é o mundo. Os ventos são as adversidades". Segundo ele, esse encontro dos jesuítas, que ocorre anualmente, está acontecendo na Universidade Católica a pedido do superior provincial, justamente para conhecer um pouco sobre o trabalho dos jesuítas no estado de Pernambuco. A ideia é que, preferencialmente, a cada ano, um estado diferente seja escolhido para sediar as reuniões entre os párocos, irmãos jesuítas e leirgos.. São 12 Paróquias participando do encontro, totalizando cerca de 30 participantes, dos estados da Bahia, Piauí, Maranhão, Ceará, Pernambuco e Espírito Santo. "Aqui, existem duas Paróquias. Uma em Águas Compridas e outra na Estrada dos Remédios", comentou Padre Miguel.

De acordo com o coordenador do setor Paróquias da Província do Nordeste, Padre Raimundo Rezende, sócio do Provincial, os encontros estão ocorrendo no Espaço Loyola, no bloco B. O encontro tem a finalidade de discutir questões administrativas de bens temporários, como a terra, prestação de contas, de dinheiro; e questões de bens espirituais, como a administração dos sacramentos. O encontro privilegia o ministério da palavra da santificação, momento em que há uma discussão direta acerca das angústias, das preocupações e das alegrias dos fiéis.

De acordo com Elissandra Ribeiro, que veio de São Luís, no Maranhão, pela primeira vez, a convite do Padre Ademir, representando a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, as Paróquias desempenham papéis cruciais para as comunidades. Elissandra está participando do encontro partilhando um pouco sobre o trabalho da Pastoral da Criança, que fica na comunidade Nossa Senhora das Graças, no bairro do Camboa, em São Luís, no Maranhão. "Por meio de nós, agentes, as crianças dessa comunidade recebem orientação de vacinas, fazemos campanhas contra desnutrição, orientamos grávidas, abordamos o tema saúde etc", relatou.

Cientista político norte-americano faz palestra nesta quinta-feira na Católica
Com informações da Assessoria de Imprensa do Consulado Americano

O professor norte-americano de Ciências Políticas Bruce Miroff está no Recife, até sexta-feira (7), para falar sobre “Os desafios de liderança vivenciados pela presidência de Obama”.  Miroff leciona e desenvolve suas pesquisas na Universidade Estadual de Nova York, na cidade de Albany (capital do estado de Nova York).

Na palestra, que será realizada nesta quinta-feira (6), às 19h45, no auditório do CTCH, o  professor vai abordar os seguintes assuntos:

• Os primeiros 100 dias da administração de Obama

• A administração Obama: perpectivas da política externa dos EUA

• Desafios políticos da presidência de Obama

• A administração Obama e a América Latina

Miroff é responsável por cursos nas áreas de presidência, liderança política, teoria política americana e desenvolvimento político americano tanto para alunos da graduação quanto da pós-graduação. Ele tem vários livros e artigos publicados sobre a política dos Estados Unidos, dentre os quais destaca-se Icons of Democracy:  American Leaders as Heroes, Aristocrats, Dissenters, and Democrats (1993) (Ícones da Democracia: Líderes Americanos como Líderes, Aristocratas, Dissidentes e Democratas).

Webmaster da Católica participa de fórum internacional no Rio de Janeiro
Por Tiago Cisneiros

O webmaster da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Kiko Secchim, participará, no dia 15 de agosto, do Fórum Internacional de Design e Tecnologia Digital (Find). O evento, organizado pelo Arteccom, reunirá importantes nomes da área no Teatro Odylo Costa Filho, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Neste ano, o Find vai receber cerca de mil participantes, que poderão assistir às palestras de quatro renomados profissionais do campo de design e tecnologia digital. Além do brasileiro Raphael Vasconcelos, estão na lista de conferencistas o iraniano Mehdi Saeedi, o mexicano Masa e o holandês Chris Baylis. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site http://www.foruminternacional.com.br/ .

Grupo Hegel promove curso e lançamento de livro sobre a filosofia de Carl Schmitt
Por Tiago Cisneiros

“A Filosofia Jurídico-Política de Carl Schmitt” é o tema do próximo curso promovido pelo Grupo Hegel Unicap. As aulas acontecerão entre os dias 25 e 27 de agosto, das 14h às 17h, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas da Católica (primeiro andar do bloco B). Durante o evento, será lançado o livro “Carl Schmitt contra o império”, organizado pelos ministrantes do curso, Danilo Vaz-Curado e Luiz Vicente Vieira.

O livro “Carl Schmitt contra o império”, publicado pela EDUFPE, é composto por diversos textos do filósofo e jurista alemão. Durante o curso, a obra poderá ser adquirida por R$ 15,00.

As inscrições para o curso podem ser feitas com o funcionário Henrique, na secretaria da graduação em Filosofia da Católica, localizada no primeiro andar do bloco B. Os participantes receberão um certificado de atividade complementar. Confira as duas opções de pagamento:

a)      Inscrição simples para o curso: R$ 15,00

b)      Inscrição dupla (curso + livro): R$ 25,00 – desconto de R$ 5 no valor do livro

Danilo Vaz-Curado é formado em Direito pela Católica, doutorando em Filosofia pela UFRGS e integrante do Grupo Hegel Unicap. Em maio, ele participou da mesa-redonda “A filosofia de Henrique Lima Vaz”, realizada pelo curso de Filosofia da Universidade. Já Luiz Vicente Vieira é graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente, trabalha como professor do Mestrado em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco.

Para mais informações, ligue para (81) 2119 4176.

Reitor vai receber homenagem sexta-feira
PorAndré Amorim

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, será homenageado, na próxima sexta-feira (7), no 16º Encontro da Confraria da Educação. Mensalmente, o grupo presta homenagem a personalidades e instituições de ensino que se destacam no meio educacional.

Na ocasião, os candidatos à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco (OAB-PE) Henrique Mariano, Júlio Oliveira e Ricardo Correia irão apresentar as propostas de campanha. O 16º Encontro da Confraria da Educação será realizado a partir das 12h no restaurante Boi Preto.

Católica oferece vagas em grupos artísticos da Universidade
Por André Amorim

Além de ser destaque por sua excelência nos cursos de graduação e pós-graduação, a Universidade Católica de Pernambuco também oferece para seus alunos a possibilidade de participar de um dos cinco grupos culturais da instituição.

O grupo de dança Mandacaru, que neste ano completou 15 anos, é coreografado por Ana Cecília Soares. O grupo trabalha com danças populares da região com a intenção de contribuir para a preservação das raízes culturais nordestinas.

Com a liderança do Mestre Corisco, a Capoeira da Unicap, a primeira de uma instituição de ensino superior, vem fazendo parte, desde que foi criada, do universo dos alunos, professores e funcionários da Universidade.

O grupo Flor de Maracujá foi criado em 2006 e toca em seu repertório apenas chorinho. Criado há mais de 25 anos, o MPB Unicap é formado por alunos, ex-alunos e funcionários da Católica que tocam o melhor da Música Popular Brasileira. Ambos estão sob a responsabilidade do assistente cultural da Universidade, Percy Marques.

O Wave Unicap, grupo que leva esse nome em homenagem ao compositor Tom Jobim, foi criado há 11 anos com o intuito de resgatar o apreço pela música instrumental, seja nacional ou internacional. O assistente cultural responsável pelo grupo é Genilson Pontes.

Para participar de algum dos grupos musicais, o aluno precisa saber tocar algum instrumento musical ou cantar, e ter disponibilidade para ensaios. Os interessados em participar têm até o dia 31 de agosto para se dirigir à Coordenação de Ação Comunitária (CAC), sala 002, térreo do bloco B, das 9h às 12h ou das 14 às 22h. Outras informações pelo telefone 2119-4186.

Unicap Jr. e a CDT promovem curso de ventilação mecânica não invasiva
Por Victor Bastos

A Unicap Junior e a CDT- Central de Cursos irão promover o 1º Curso de Princípios da Ventilação Mecânica Não Invasiva, no dia 12 de setembro, no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem. O curso será ministrado pelos professores Alexandre Roque e Noberto Fernandes da Silva (docente da Universidade Católica de Pernambuco).

As inscrições serão feitas através do e-mail cdtcentralde ou através das organizadoras do curso, Cláudia Santos (81287138) ou Tatyana Borges (86020626). Estão sendo disponibilizadas 40 vagas. Até o dia 31 de agosto os interessados pagarão uma quantia promocional de R$ 100, porém o prazo de inscrição vai até o dia 12 de setembro no valor de R$ 120.

Conteúdo Programático

Teórico:

  1. Conceito
  2. Objetivos – Indicações e contra-indicações
  3. Interfaces – Tipos e tecnologias
  4. Modalidades de VNI
  5. VNI Aplicada – EAP, DPOC, SAHOS, IRpA, Pós-Operatório

Prático:

Demonstrações e Atividades Práticas com Aparelhagem de última geração:

  1. Interfaces
  2. Ventiladores
  3. Circuitos
  4. Gabaritos

Católica In recebe estudantes do Ensino Médio em setembro
Por Tiago Cisneiros

As portas da Universidade Católica de Pernambuco estarão abertas entre os dias 14 e 18 de setembro, na terceira edição do “Católica In Formação Profissional”. O evento visa a oferecer orientações sobre profissões e cursos universitários aos estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Recife. As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas.

O Católica In 2009 será realizado nos turnos da manhã (das 7h30 às 11h30) e da tarde (das 13h30 às 17h30). Os estudantes de Ensino Médio interessados poderão cadastrar-se para mais de um dia do evento, mas, apenas, em um dos horários disponíveis. As vagas são limitadas a 500 alunos por turno e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site <> http://www.unicap.br/CatolicaIn/  .

Confira os cursos que serão detalhados durante o evento, assim como suas respectivas datas e horários.

Dia 14 de setembro – das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS): cursos de Ciências Biológicas, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional.

Dia 15 de setembro – das 7h30 às 11h30

Centro de Ciências Sociais (CCS): cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Serviço Social.

Dia 15 de setembro – das 13h30 às 17h30

Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH): cursos de Filosofia, História, Letras, Pedagogia e Teologia.

Dia 16 de setembro – das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Centro de Ciências Sociais (CCS): cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Cursos Tecnológicos

Dia 17 de setembro – das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Centro de Ciências e Tecnologia (CCT): cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Química, Física, Licenciatura em Química e Licenciatura em Matemática.

Dia 18 de setembro – das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Centro de Ciências Jurídicas (CCJ): curso de Direito.

As atividades do Católica In serão divididas em cinco momentos por turno. Das 7h30 às 8h e das 13h30 às 14h, os participantes passarão pela fase de credenciamento. Das 8h às 8h30 e das 14h às 14h30, os alunos do Ensino Médio vão ser recepcionados no auditório G2 da Universidade, localizado no primeiro andar do bloco G. A partir das 9h (ou 15h, no horário da tarde), eles poderão escolher entre oficinas, visitas às salas e laboratórios da Unicap e encontros de informação profissional.

No ato da inscrição, os estudantes terão o direito de optar por uma das oficinas oferecidas pela Universidade durante o Católica In. A entrada na atividade será permitida mediante a entrega de um quilo de alimento não-perecível. Após preencher o formulário de inscrição, no site http://www.unicap.br/CatolicaIn/ , o aluno acessará a lista das oficinas disponíveis em sua área de interesse.

Oportunidade para alunos da Católica

Se você é estudante da Católica, pode participar do Católica In como voluntário, auxiliando na orientação aos alunos do Ensino Médio. Para se inscrever, entre em contato com a Assessoria de Comunicação (Assecom) da Universidade, através do e-mail assecom.web@gmail.com. Basta informar o seu nome completo, o curso que realiza, telefone e e-mail de contato e a disponibilidade de horário para o evento. No campo “assunto”, escreva “Voluntariado – Católica In”.

A participação como voluntário do Católica In dá direito a um certificado de horas trabalhadas, que poderá ser utilizado pelo estudante para completar a exigência de carga complementar de seu curso.

Serviço

Católica In Formação Profissional 2009

Dias: de 14 a 18 de setembro

Turnos: manhã (das 7h30 às 11h30) e tarde (das 13h30 às 17h30)

Local: Campus da Universidade Católica de Pernambuco – Rua do Príncipe, 526, bairro da Boa Vista, no Recife.

Inscrições e informações:  http://www.unicap.br/CatolicaIn/

Inscrições para voluntários: assecom.web@gmail.com

Teologia promove conferências em agosto
Por Rebeca Kramer

O curso de Teologia da Universidade Católica de Pernambuco irá promover, durante o mês de agosto, uma série de conferências.  Mais informações pelo fone 2119.4090. Confira a programação:

Teologia e ecologia

Conferencista: Lúcio Flávio Ribeiro Cirne
Dia 11 de agosto (terça-feira), às 18h30
Local: auditório do CTCH – 1º andar do Bloco B

A moral atual: entre dissolução e reconstrução

Conferencista: Paul Valadier
Dia 19 de agosto (quarta-feira), às 19h
Local: auditório do G-I (atividade em conjunto com todo o CTCH)

Religião e confiança: aproximação sociológica ao fato religioso

Conferencista: Patrick Watier (sociólogo belga)
Dia 24 de agosto (segunda-feira), às 18h30
Local: auditório do CTCH – 1º andar do Bloco B

Mosaico religioso

Lançamento do livro de ex-alunos do mestrado
Dia 25 de agosto (terça-feira), às 18h30
Local: auditório do CTCH – 1º andar do Bloco B

Fazer teologia a partir do contexto religioso brasileiro

Lançamento do livro: Rosto plural da fé, de Pedro Rubens
Conferencista: João Batista Libânio
Dia 26 de agosto (quarta-feira), às 19h
Local: auditório do G-I

O cristianismo como estilo: uma maneira de fazer teologia na pós-modernidade

Conferencista: Christoph Theobald
Dia 3 de setembro (quinta-feira), às 19h
Local: auditório do CTCH – 1º andar do Bloco B

O ensino religioso nas escolas: desafios e perspectivas

Conferencista: Maria Inês Carnioto, paulina autora de livros sobre o assunto
Dia 21 de setembro (sexta-feira), às 18h30

__________________________________________________

 .: Outras Notícias :.

Professores de Direito da Católica apresentam conferências em simpósio na Paraíba

Católica abre inscrições para interessados em cursar disciplinas isoladas de Teologia

Nova edição da revista IHU traz entrevista com o Reitor da Católica

Católica e Rede Globo promovem o Dia da Esperança

Odebrecht abre vagas para trainee

Tribunal Regional do Trabalho irá homenagear 50 anos do curso de Direito da Católica

Católica realizará inscrições para acesso ao estacionamento nos dias 10 e 11 de agosto

Alunos de Jornalismo têm trabalhos selecionados para encontro nacional

Professores de Publicidade têm trabalhos selecionados para o Intercom 2009

Cursos de extensão para jornalistas e alunos de jornalismo começam no dia 12 de agosto

Universidade não tem idade abre inscrições para minicursos

Ministério Público de Pernambuco vai abrir seleção para estagiários de Direito

Ipad oferece estágio para alunos do curso de Serviço Social

Filósofo francês Paul Valadier fará palestra na Católica no dia 18 de agosto

Mestrado em Ciências da Religião promove seminários no 2º semestre

Católica oferece aos alunos diversas modalidades esportivas

Curso de Biologia irá promover II Simpósio de Ciências Biológicas

Reitor lançará livro no dia 26 de agosto

Fé e Alegria promoverá oficina gratuita de maracatu de baque virado

Católica realizará Mostra Cinema e Religião em setembro

Fórum Inter-religioso da Católica anuncia encontros no segundo semestre

Teologia promove conferências em agosto

Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais está com inscrições abertas

Instituto Cervantes oferece desconto para alunos e funcionários da Católica

Católica vai promover 11ª Jornada de Iniciação Científica em agosto

Estão abertas inscrições para o 14º Ciso


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza , André Amorim, Beatriz Lacerda, Lílith Perboire, Marília Simas, Rebeca Kramer, Tiago Cisneiros e Victor Bastos  (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza de Paulo, Karoline Costa e Rodrigo Lyra (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Armindo Simão Filho e Maria Eduarda de Albuquerque (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, env ie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
AGOSTO
 
 
Mestrado em Ciências da Religião promove seminários no 2º semestre
 
Católica realizará inscrições para acesso ao estacionamento nos dias 10 e 11
   
 
 
Pró-reitoria Comunitária promove Celebração Eucarística de Santo Inácio de Loyola
 
Curso de Biologia irá promover II Simpósio de Ciências Biológicas
 
 
Católica vai promover 11º Jornada de Iniciação Científica
 
Teologia promove conferências
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000