A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
 Edições Anteriores
 Minuto Unicap
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 7 de agosto de 2009 - Ano 8

Reitor é homenageado pela Confraria da Educação
Por Victor Bastos

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, foi homenageado nesta sexta-feira (07), às 12h, no restaurante Boi Preto, pela Confraria da Educação. A homenagem ocorreu durante o 16º Encontro da Confraria, que acontece na primeira sexta-feira de cada mês.

O cientista político e assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade Católica de Pernambuco, Thales Castro, ficou responsável por saudar o Reitor na homenagem. “É grande a importância do magnífico Reitor, Padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira, para a Unicap. Principalmente por sua visão de gestor, sua sensibilidade de sacerdote e sua força de sertanejo”, enfatizou.

Ao receber o certificado da Confraria, Padre Pedro Rubens preferiu ‘renunciar’ ao tradicional discurso para fazer uma homenagem ao Dom da Paz e aos direitos humanos. “Fui pego de surpresa e não esperava fazer nenhum discurso. Por isso, peço um minuto de silêncio em homenagem a Dom Helder Câmara e aos direitos humanos”, formalizando seu pedido aos convidados. O Reitor disse que a homenagem não é só para ele, e sim para a instituição. “É uma homenagem que a gente percebe que é pessoal, mas, também, está dentro de um contexto institucional”, afirmou.

Segundo Padre Pedro, a homenagem reflete a importância da Unicap para a sociedade pernambucana. “A Universidade tem uma história na cidade, tem serviço prestado, uma história de cidadania. A homenagem é antes de tudo para a Católica, ao que ela vem fazendo e, também, pelo que ainda podemos fazer”, citou.

Coordenador da Confraria da Educação, Inácio Feitosa, contou que não foi difícil a escolha de Padre Pedro Rubens, já que a Universidade Católica de Pernambuco representa muito para o estado de Pernambuco no âmbito da educação. “A escolha do Reitor da Unicap foi feita de forma unânime pelos membros da Confraria da Educação, devido ao que a Católica representa para nosso estado, por ser um símbolo de educação superior de qualidade e, principalmente, pelo importante papel desenvolvido por Padre Pedro nesses últimos três anos”, disse.

Inácio Feitosa acentuou a qualidade dos participantes do evento. “Eu costumo dizer que a Confraria da Educação consegue reunir o PIB de Pernambuco, mas esse PIB é no sentido de Produto Intelectual Pernambucano. Nós temos aqui professores universitários, gestores, educadores e professores de educação básica”, afirmou.

A Confraria da Educação surgiu através de um grupo de professores universitários do Recife que teve a ideia de se reunir mensalmente para discutir temas educacionais. O intuito é de dar continuidade ao projeto do professor Cristovam Buarque (presidente de honra da Confraria) e de promover a educação no país. A filosofia do grupo é de analisar as questões sociais a partir do ponto de vista da discussão educacional.

Reitor recebe visita do gerente de Relações Institucionais da Refinaria Abreu e Lima
Por Tiago Cisneiros

Nesta quinta-feira (6) à tarde, o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, reuniu-se com o gerente de Relações Institucionais da Refinaria Abreu e Lima, Marco Antônio Ladislau Petkovic, para falar sobre as possibilidades de cooperação entre a Universidade e a Petrobras. O convidado, também, pôde conhecer algumas salas e laboratórios do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), acompanhado do coordenador dos cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental, professor Valdemir Alexandre dos Santos.

No encontro, o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, se dispôs a buscar projetos e orientações, a partir da cooperação com a Petrobras, para criar um “espaço próprio” para a Universidade na região de Suape. Marco Antônio, por sua vez, destacou o esforço da empresa para aperfeiçoar a formação de bons profissionais em diversas instituições – entre elas, a Unicap. Nesse sentido, sugeriu o desenvolvimento de uma parceria que incentive o estudante empreendedor. “Seria muito interessante realizar feiras no campus, com a exposição das ideias e trabalhos dos próprios alunos”, observou.

Para o gerente da Refinaria Abreu e Lima, é necessário criar mercado de trabalho em Pernambuco, o que pode ser obtido através do Complexo de Suape. “O conjunto de refinaria, estaleiro e as outras empresas da região podem vender a produção local para o mundo”, afirmou. Ele lembrou, também, o preconceito dos investidores do Centro-Sul em relação ao estado: “As pessoas não enxergam o que tem aqui. Quando veem o que existe, sempre se surpreendem”.

Durante a visita, Marco Antônio conheceu os laboratórios de Química da Universidade, localizados no sétimo e oitavo andares do bloco D, onde conversou com o professor Valdemir Alexandre sobre o funcionamento e as utilidades dos equipamentos. Também participaram da visita e da reunião o coordenador da Coordenação Geral de Estágio (Cogest), Hélio Lima, e o professor Francisco Luiz, do curso em Física da Católica.

Cientista político norte-americano fala sobre os desafios do governo Obama na Unicap
Por Rebeca Kramer

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que tomou posse no dia 20 de janeiro de 2009, ficou conhecido no mundo inteiro como revolucionário. Garantiu retirar as tropas americanas do Iraque em 16 meses. Afirmou que se relacionaria amistosamente com os líderes de países como Coreia do Norte, Irã, Cuba e Venezuela. Prometeu cortar os impostos para a classe média, ou seja, para 95% dos americanos. Disse ainda pretender reformar o sistema de seguro de saúde e investir pesadamente em tecnologias alternativas de combustível. Com a finalidade de discutir o tema: “Os desafios de liderança vivenciados pela presidência de Obama”, o professor adjunto de Ciência Política da Universidade Estadual de Nova York (SUNY) Bruce Miroff ministrou uma palestra no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Unicap, na noite desta quinta-feira (6). A palestra abriu o semestre letivo da disciplina de Integração latino-americana Mercosul, ministrada pelo professor Thales Castro.

Essa é a primeira vez que Bruce Mirroff vem ao Brasil, tendo visitado os estados de Pernambuco, Rio de Janeiro e o Distrito Federal. Ele leciona, desenvolve pesquisas e ministra cursos nas áreas de presidência, liderança política, teoria política americana e desenvolvimento político americano tanto para alunos da graduação quanto de pós-graduação. Segundo o especialista em Diplomacia Pública do Consulado dos Estados Unidos, Edvaldo Amorim, o Consulado possui um programa que visa trazer ao Brasil profissionais norte-americanos para ministrar palestras com temas variados. “Mirrof foi um desses palestrantes, que, além de se apresentar na Universidade Católica, também esteve presente na Faculdade das Damas, na Câmara Americana de Comércio, no Jornal do Commercio e no Diario de Pernambuco”, relatou. “Bruce Mirroff está no Brasil a convite do governo americano, mas, nem por isso, deixa de falar o que pensa. Isso também é democracia”, comentou. O contato com a Universidade aconteceu por meio do Assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unicap, professor Thales Castro. 

Inicialmente, o professor sugeriu começar sua fala expondo as maiores diferenças existentes entre os governos do Democrata Barack Obama e do Republicano George W. Bush, ex-presidente dos Estados Unidos. De acordo com Mirroff, “os contrastes são dramáticos”. Bush, contou o professor, acreditava que a política americana deveria estar, exclusivamente, sob o controle do executivo, no caso, do presidente. Não se importava com os outros países, ameaçando utilizar sua potência bélica para colocar ordem no mundo. Acreditava que as outras nações atrapalhavam os Estados Unidos e desenvolvia um poder de trama contra o mundo. Adotava políticas de guerras preventivas, em resposta aos ataques terroristas do 11 de setembro, colocando que teria o pleno direito de invadir outra nação caso se sentisse ameaçado. “Ele dizia: o Iraque ainda não tem armas nucleares, mas, pode, um dia, desenvolver. Assim, possivelmente, Sadam Hussein será uma ameaça”, relatou. 

Mirroff explicou, também, que Bush não era amigável mesmo antes do 11 de setembro.  Os Estados Unidos saíram de vários tratados internacionais de acordo, como o Protocolo de Quioto. Escolheu como embaixador americano nas Nações Unidas, sem aprovação do Senado, o neoconservador John Bolton. Limitou, ainda, o embargo do acesso de americanos que tinham família no território cubano. “Os americanos que tinham o direito de adentrar em Cuba, de ano em ano, passaram a ter o direito de visitar familiares somente de três em três anos, sob a sanção do pagamento de multas altas”, informou. A eleição de Obama significou, portanto, a possibilidade de mudar essa visão individualista e ameaçadora de Bush e de seu vice, Dick Cheney.

Quando se elegeu, em 2007, muitos se perguntaram por que eleger um homem tão jovem e inexperiente, que era senador somente desde 2004. Além disso, afroamericano, com nome fora do comum, e com o mesmo sobrenome do ditador que os Estados Unidos derrubaram no Iraque. Ele era, de fato, uma novidade. Ganhou muitos votos do público jovem, negro e latino sem os quais não teria sido eleito pelos democratas. Obama é um homem de origens não convencionais e filho das contradições étnicas e sociais. Criado pela mãe, uma americana branca e de ascendência europeia e filho de pai negro, nascido no Quênia, o “pequeno Orfeu Negro” estudou as leis na Universidade de Harvard, e foi criado entre os livros. Firmava a ideia de que os Estados Unidos deveriam trabalhar em conjunto, em colaboração com outras nações.

Na opinião de Obama, cada nação deveria escolher, individualmente, como alcançar sua democracia, sem precisar se submeter a nenhuma outra. O presidente negou, ainda, a ideia de guerras como medidas elucidativas de discórdias entre nações, salvo em últimas instâncias. E, ainda que algum país agisse primeiro com violência, o retorno deveria ser, insistentemente, pacífico e por meio do diálogo. 

Com uma história de lutas e conquistas, o novo presidente americano era motivo de orgulho para os afrosdescendentes e africanos. A sua vitória remeteu, indubitavelmente, às lutas travadas, especialmente na década de 60, pelos ativistas seguidores de Martin Luther King, o pastor da Igreja Batista que lutou pelos direitos civis para negros e mulheres, por meio de uma campanha de não violência e de amor para com o próximo. Mas, atualmente, pesquisas vem mostrando que a popularidade de Barack Obama vem sofrendo uma queda. 

Dentre os motivos atribuídos para a queda da popularidade de Obama, estão as preocupações com a economia norte-americana e uma diminuição no apoio dos republicanos ao presidente dos EUA. Também a questão da reforma do sistema de saúde, pois poucos cidadãos acreditam que a qualidade dos seus planos privados de saúde irá melhorar com a reforma defendida por Obama, que se comprometeu para que uma lei entrasse em vigor antes do fim do ano. E, além disso, as pessoas continuam desempregadas. “Entretanto, essa queda da popularidade não significa que ele esteja impopular”, opinouMirroff.

Vencedora do Concurso UnicapDoc recebe prêmio
Por André Amorim

Foi realizado na manhã desta sexta-feira (7), às 10h30, no Salão Nobre do prédio da Reitoria, a entrega de um notebook, premiação do concurso de roteiros UnicapDoc, à aluna do último período de Jornalismo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Manuela Arruda Galindo, autora do roteiro vencedor, Diadorins. O concurso de roteiros fez parte da 1ª Mostra Internacional de Cinema Documentário (MiradasDoc), realizado no mês de junho, na Universidade Católica de Pernambuco.

Diadorins é um roteiro de documentário para curta-metragem que traça um paralelo entre Diadorim, personagem do livro Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosas, que se veste de jagunço para vingar a morte do pai, e mulheres sertanejas que ocupam cargos tradicionalmente ocupados por homens, seja na esfera pública ou privada. Manuela, autora do roteiro, explica que a ideia é justamente mostrar a luta e as estratégias dessas mulheres.

O Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, destacou o papel da Universidade como um espaço de produção artístico-cultural e mediador para a construção de um local melhor para todos. O Reitor também felicitou Manuela por ter vencido o concurso e falou sobre a possibilidade da aluna, futuramente, rodar o curta.-metragem. Também estiveram na entrega do prêmio o assessor cultural da Católica e diretor do MiradasDoc, Padre Hugo Ara, o coordenador da 1ª Mostra, Leo Tabosa,  e o webmaster da Assessoria de Comunicação da Católica (Assecom), Padre Kiko Secchim.

A banca avaliadora dos projetos inscritos, composta pelo assessor cultural da Católica e diretor do MiradasDoc, Padre Hugo Ara, e pelos professores do curso de Jornalismo da Universidade Aline Grego (coordenadora de Graduação), Ricardo Mello e Alexandre Figueirôa (coordenador do curso de Jornalismo), atribuiu notas de 1 a 5 nos critérios criatividade artística, originalidade, ineditismo, qualidade de comunicação e relevância em qualidade de abordagem do tema proposto.

O notebook foi um presente da PIX Soluções em Informática, empresa parceira da Católica no evento. Ruth Nei Santos, representante da empresa na entrega do prêmio, destacou que a Pix apóia iniciativas que incentivem a cultura.

CCT promove encontro de docentes
Por Rebeca Kramer 

O início do semestre letivo de 2009.2 da Universidade Católica de Pernambuco está sendo marcado por encontros entre os docentes de cada um dos cinco centros acadêmicos da Instituição. O Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) promoveu, na noite desta quinta-feira (6), na Sala Multiuso (1º andar do bloco D), o encontro de docentes 2009.2. Na ocasião, estiveram presentes o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens; o Pró-reitor Administrativo, Luciano Pinheiro; o diretor do CCT, professor José Orlando; o diretor do Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS), professor Aranildo Rodrigues de Lima; a diretora do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), professora Conceição Bizerra; o coordenador da Pastoral, Padre Antonio Mota; a professora do curso de Fonoaudiologia Márcia Rejane; o professor de estatística Cezar Cerqueira; e o jornalista da Assessoria de Comunicação Daniel França.

O encontro teve início com um momento musical às 18h, com o pastoralista Gilmar Araújo. Em seguida, o Reitor, Padre Pedro Rubens, e o diretor do CCT, professor José Orlando, fizeram a abertura oficial. Logo depois, o professor Aranildo Rodrigues deu algumas orientações sobre a Influenza A, popularmente conhecida como gripe suína. A professora Márcia Rejane, depois, explicou a importância que existe em cuidar bem da voz dentro do processo da comunicação. Contou que a voz é um fator da personalidade humana e, muitas vezes, as pessoas não prestam atenção quanto a melhor forma de utilizá-la. Comentou, também, algumas formas de cuidar da voz e de prevenir danos. “Evitar pigarrear, tossir bruscamente, ficar exposto ao ar condicionado muito tempo por provocar ressecamento, beber sempre água, evitar contato direto com poeira e mofo. Faz-se bastante importante, também, ter um repouso vocal por mais ou menos cinco minutos, após a atividade profissional, especialmente os professores”, relatou.

Dando sequência ao evento, Padre Mota falou um pouco acerca do trabalho da Pastoral da Unicap e sua importância para a construção do saber e no processo de ajuda individual da pessoa humana. “Atualmente, estamos promovendo uma avaliação do trabalho realizado pela Pastoral nos últimos 10 anos, tanto no campo religioso, como no campo da convivência humana”, afirmou Padre Mota.  Depois foi a vez do jornalista Daniel França falar sobre o trabalho desenvolvido pela Assessoria de Comunicação da Católica (Assecom). “Trabalhamos também na tentativa de integrar o corpo docente da Universidade à mídia, para que o trabalho dos professores da instituição seja divulgado e valorizado”, explicou Daniel.

A diretora do CTCH, Conceição Bizerra, e o professor Cezar Cerqueira falaram sobre a avaliação da Católica pelo Ministério da Educação (MEC), que, numa escala de 1 a 5, atingiu o conceito 4. Por fim, o Pró-reitor Luciano Pinheiro falou sobre a Pesquisa de Opinião realizada sobre a Universidade. Ao final do evento, foi realizado um coquetel.

Católica e Rede Globo promovem o Dia da Esperança
Por Tiago Cisneiros

O Espaço Criança Esperança de Olinda (ECEO), criado pela Rede Globo em parceria com a Unesco e coordenado pela Universidade Católica de Pernambuco, realizará, neste sábado (8), das 8h às 17h, o Dia da Esperança. O evento, que integra uma iniciativa nacional em torno da campanha anual de arrecadação de recursos para o projeto, contará com a atuação voluntária de diversas instituições públicas e privadas. Professores e estudantes de 12 cursos da Universidade Católica de Pernambuco (atual gestora do ECEO), também, vão participar da ação, combinando o conhecimento teórico à prática humanitária. O evento está sendo organizado pelo coordenador de Extensão da Unicap e gestor do ECEO, professor Alcivam Oliveira

O Dia da Esperança será aberto às 8h, na quadra do Ginásio da Vila Olímpica, pelo prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, e pelo Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens. Além da Prefeitura e dos professores e alunos da Universidade, o evento terá a atuação de integrantes de Exército, Marinha, Força Aérea, Sesc, Sesi, Fundação Altino Ventura, Secretaria de Saúde de Olinda, Palhaço Chocolate, Instituto Tavares Buril e Ministério do Trabalho.

A Católica estará representada por alunos e professores dos cursos de Biologia, Direito, Terapia Ocupacional, Ciências Contábeis, Fisioterapia, Psicologia, Economia, Serviço Social, Letras, Matemática, Ciência da Computação e Fonoaudiologia. Também vão participar funcionários e estagiários da Assessoria de Comunicação (Assecom) da Universidade, que ajudarão a orientar o público durante o evento.

Na programação do Dia da Esperança, serão prestados diversos serviços gratuitos para a população. Entre os benefícios oferecidos, estão: exames oftalmológicos, atendimento odontológico, aferição de pressão e glicemia, retirada de documentos, agilização processual, atendimento médico (pediatria, clínica-geral e dermatologia), corte de cabelo e aulões de caratê, capoeira, ginástica e dança. A iniciativa, também, contará com a realização de várias oficinas, como “Orientação para a saúde da voz e auditiva”, “Direitos e deveres dos idosos”, “Serviço de atenção ao adolescente e prevenção ao uso de drogas”, “Direito ao consumidor”, “Orientação Profissional para Adolescentes” e “Relaxando e Alongando”.

O Dia da Esperança, ainda, promoverá uma programação cultural, com apresentações do Maracatu ECEO, do conjunto Hip Hop Rio Doce, do Palhaço Chocolate, da Orquestra de Frevo e Passistas e do Chorinho do Sesc. Os shows têm início previsto para as 15h, na Vila Olímpica do Espaço Criança Esperança.

O Espaço Criança Esperança Olinda localiza-se na Avenida Brasil, sem número, entre a Rua da Araponga e a Rua do Canário do Império. Mais informações ligue para (81) 3492 7568.

Fórum Inter-religioso retoma atividades na segunda-feira
Por André Amorim

O Fórum Inter-religioso da Universidade Católica de Pernambuco retomará suas atividades, a partir de segunda-feira (10), às 17h, no auditório do 1º andar do bloco B. O Fórum reúne pessoas interessadas em silenciar a sua própria tradição de crença e que estejam dispostas a aprender a respeitar e reverenciar os caminhos religiosos dos outros.

No encontro de segunda-feira, a comunidade da Fé Bahá’i deve apresentar as suas convicções da religião. Fundada na antiga Pérsia, durante o século XIX, por Bahá'u'lláh, a Fé Baha’i é uma religião monoteísta que enfatiza a unidade espiritual da humanidade. Os ensinamentos Bahá’is atribuem grande importância ao conceito de unidade das religiões: para seus seguidores a história religiosa da humanidade é vista como um processo de desenvolvimento gradual. Além disso, a Fé Bahá’i busca a verdade, a eliminação de todas as formas de preconceitos e discriminação, a igualdade de direitos e oportunidades para o homem e a mulher, e a harmonia entre religião, razão e ciência. 

Mesmo não possuindo dogmas, clero e nem sacerdócio, estima-se que a religião tenha entre 5 e 6 milhões de adeptos espalhados por mais de 200 países. Mais informações sobre a religião pelo site www.bahai.org.br.

Diretor de fotografia fala sobre cinema digital em palestra na Unicap
Por Rebeca Kramer

Às 19h desta segunda-feira (11), acontecerá na sala 510 do bloco A da Universidade Católica de Pernambuco, uma palestra com o diretor de fotografia Flávio Ferreira sobre as novas perspectivas do cinema contemporâneo, intitulada: Do grão ao Pixel. O tema envolve desde a produção e a escolha de equipamentos até a interação entre linguagens, gêneros e mídias.  

Flávio Ferreira é diretor de fotografia com mais de 30 anos de experiência, responsável pela fotografia de premiadas obras como Música do Brasil, Eco Aventura Amazônica e Intervalo Clandestino. Atua também como consultor de cinematografia digital, em filmes como Brasileirinho e Justiça. Na televisão a cabo, realizou dezenas de produtos para veiculação em canais como Discovery Channel, BBC, Futura e NGC. Na TV aberta, trabalhou em programas como Xica da Silva, O Cravo e a Rosa, Free Jazz Festival e Brasil Legal. Seu currículo conta com parcerias bem-sucedidas com diretores como Walter Avancini, Zelito Viana, Richard Lester e Tisuka Yamasaki. Participou de documentários e clipes para artistas como Gilberto Gil, Paul McCartney, Paralamas do Sucesso, O Rappa e Gabriel Pensador. Desde os anos 80, ministra palestras, cursos e oficinas sobre fotografia e cinematografia digital. 

Serviço:

Dia: 11/08/09

Local: Sala 510, 5º andar do Bloco A

Hora: 19h

Grupo de estudos analisa obra de Aristóteles
Por André Amorim

O curso de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco promoverá, a partir da próxima quinta-feira (13), um grupo de estudos que analisará a obra do filósofo grego Aristóteles, Retórica. Os encontros, coordenados pela professora Eleonoura Enoque da Silva, serão realizados na sala 203 do bloco B, sempre as quintas-feiras, das 17h às 18h20. Os interessados em participar dos encontros podem entrar em contato pelo e-mail retoricc@yahoo.com.br ou pelo telefone da secretaria do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) 2119-4171.

Católica realizará inscrições para acesso ao estacionamento nos dias 10 e 11 de agosto
Por Tiago Cisneiros

As inscrições para o uso do estacionamento da Católica poderão ser feitas nos dias 10 e 11 de agosto, das 8h30 às 20h30, no auditório G2 da Universidade (primeiro andar do bloco G). Os estudantes cadastrados receberão um adesivo, que deverá ser colado sobre o canto esquerdo do vidro dianteiro do automóvel, ou uma carteira de autorização, no caso de motociclistas.

Os documentos necessários para a inscrição são:

  1. Exibição do original da carteira de identidade.
  2. Original e cópia do certificado de propriedade do veículo (CRV).
    • Caso esteja vinculado ao nome do cônjuge, pai, mãe, irmão ou empregador do aluno, será exigida uma procuração ou declaração com firma reconhecida em cartório, autorizando o uso do automóvel.
    •  Se o veículo pertencer a alguma empresa, a procuração ou declaração deverá estar acompanhada de cópia do contrato social, a fim de se verificar a regularidade da representação.

Se o aluno foi usuário do estacionamento no período 2009.1, é necessária a renovação do vínculo. Confira os documentos solicitados:

  1. Exibição do original da carteira de identidade.
  2. Original do certificado de propriedade do veículo.

O acesso ao estacionamento será permitido, exclusivamente, aos carros que possuírem o adesivo colado sobre o vidro dianteiro. No caso das motocicletas, o condutor deverá apresentar a carteira de autorização referente à inscrição como usuário.

O estacionamento da Universidade Católica de Pernambuco está localizado na Rua Almeida Cunha, em frente à entrada do bloco G. A capacidade total é de 350 carros e 40 motos. O espaço está aberto de segunda à sexta-feira, das 6h30 às 22h30, e aos sábados, das 6h30 às 13h. Para mais informações, ligue para (81) 2119 4094.

Católica promove Festival de Primavera em setembro
Por Tiago Cisneiros

Durante todo o mês de setembro, a Universidade Católica de Pernambuco vai promover o Festival de Primavera, que comemora os 58 anos da instituição e o conceito 4 - numa escala de 1 a 5 - obtido na avaliação institucional do Ministério da Educação (MEC). O evento, que engloba atividades do programa Bíblia, Comunicação e Arte, destaca-se pela diversidade na programação, com exibições de filmes, apresentações artísticas, lançamentos, minicursos e oficinas.

Nos três primeiros dias do Festival (1º, 2 e 3 de setembro), será realizada a Mostra de Cinema & Religião da Católica, que integra o programa Bíblia, Comunicação e Arte. Com o tema “Religião e ritos de passagem: nascer, viver e morrer”, o evento terá exibições dos filmes Cílios, O Oráculo, Um pequeno canto do Tibete, Filho de Maria, Truth and Beyond, Dia de Decisão, Gosto de Cereja, Sapucaia, Vá indo que eu já vou, Memória poética – São Francisco Xavier, Vida de Giácomo, Dança das Cabeças e Aliança: a mulher, Deus e tudo. A mostra se dividirá em duas sessões diárias (das 17h às 19h15 e das 19h30 às 22h), com debates ao término das exibições, comandados pelos professores Alexandre Figueirôa (dia 1o), Gilbraz Aragão (2) e Sérgio Douets (3).

No dia 4, a Católica irá receber o teólogo jesuíta alemão Christoph Theobald, que apresentará a conferência “O Cristianismo como estilo: uma maneira de fazer teologia na pós-modernidade” e lançará o livro “Transmettre un Évangile de Liberté”. O evento faz parte do ciclo de palestras organizado pelo curso de Teologia da Universidade (saiba mais na reportagem “Teologia promove conferências em agosto”, de Rebeca Kramer).

Entre os dias 8 e 11, o professor do curso de Teologia João Luiz Correia Junior ministrará o minicurso “A arte de interpretar a Bíblia com Dom Helder”. As aulas acontecerão das 17h às 18h30, no Espaço Loyola (térreo do bloco B da Católica). Dentro do festival, ainda serão oferecidas oficinas de “Neorealismo italiano”, “Crítica de cinema”, “Oficina de teatro – interpretação”, “Canto e técnica vocal para o teatro” e “Expressão oral”. As vagas são limitadas e as inscrições custam R$ 40.

No fim de tarde das quintas-feiras, o térreo do bloco G receberá os momentos lúdicos do Ritmo e Poesia. Durante o mês de setembro, o projeto abordará os temas “Nota 4” (obtida na avaliação institucional do MEC), “Pessoas que construíram a Unicap: homenagem aos que se foram e permanecem”, “Os ex-alunos que fazem história e ajudam a construir o país” e “Quem somos nós?”.

A programação do Festival de Primavera contará, também, com a presença de diversos artistas e grupos da Católica. No dia 9, às 20h30, o assessor cultural Padre Hugo Ara realizará o show de lançamento do CD “Por Amor”. A inauguração do Museu Itinerante de Luiz Gonzaga, no dia 21, será acompanhada pelo grupo “Wave Unicap”, que homenageará o pernambucano do século 20. A comemoração pelos 58 anos da Universidade acontecerá no dia 28, com a participação do Madrigal Marlos Nobre, no show “Un Viaggio per ir mondo dell’opera”. No encerramento do festival (dia 30), o conjunto “Flor de Maracujá” fará uma apresentação especial em homenagem ao compositor e intérprete Cartola.

Além dos grupos artísticos da Católica, o festival terá a participação da Orquestra Cidadã dos Meninos do Coque (dia 18) e da Banda Sinfônica do Recife (25). Também vão se apresentar a banda Wisqueiro, o Balé Contemporâneo: Grupo Experimental e o trompetista Roque Neto.

Mais informações e a programação completa do Festival de Primavera estão disponíveis no site www.unicap.br/eventos/festival .

Coordenador de Jornalismo irá apresentar trabalho no Intercom 2009
Por Tiago Cisneiros

O coordenador do curso de Jornalismo da Católica, professor Alexandre Figueirôa, apresentará o trabalho “Mise-en-Image do Discurso Religioso nos Programas Neopentecostais Pernambucanos” na 32ª edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2009. O evento - que tem, como tema, “Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital” - será realizado em Curitiba, entre os dias 4 e 7 de setembro.

A pesquisa, desenvolvida por Figueirôa com o apoio da Universidade Católica de Pernambuco, contou com a participação dos alunos do curso de Jornalismo Marcelo Costa e Anna Salustiano, envolvidos no Programa de Iniciação Científica (Pibic) da Unicap. No estudo, são abordados as estratégias e resultados das produções dos evangélicos, baseadas nas promessas de benefícios materiais e curas milagrosas, nos discursos persuasivos e na mistura de gêneros televisivos consagrados, como os talk-show, os programas de auditório e os spots publicitários.

A pesquisa “Mise-en-Image do Discurso Religioso nos Programas Neopentecostais Pernambucanos” surgiu dos contatos entre o professor Alexandre Figueirôa e os integrantes do curso de Teologia da Católica. “Eles me pediram para ministrar um seminário sobre mídia e religião para o mestrado em Ciências da Religião. Tivemos, também, um grupo de estudos sobre isso. De vez em quando, eu era chamado para fazer algumas análises de filmes. A partir daí, criei um interesse pelo assunto das produções evangélicas e desenvolvi esse projeto, junto com os alunos Marcelo Costa e Anna Salustiano”, explica.

Embora não considere um trabalho inovador, Figueirôa destaca o significado de um estudo acerca dos programas televisivos regionais. “Foi interessante observar como a produção reproduz o modelo nacional que funciona, assim como acontece em outras áreas da comunicação. No congresso da Intercom, existe muito espaço para essa discussão sobre os programas locais. Para mim, essa pesquisa possibilitou um aprendizado importante.”

O projeto desenvolvido por Figueirôa segue a linha da análise imagética (da imagem), afastando-se do estudo de texto, mais comum nas pesquisas acadêmicas sobre comunicação. “Essa abordagem mais tradicional não me interessava muito, porque sou mais da área do audiovisual. O termo “mise-en-image” resume a ideia de como os programas religiosos se organizam esteticamente, isto é, a utilização de certos planos, enquadramentos e movimentos de câmera, por exemplo”, afirma. Depois de assistir, gravar e analisar as produções locais e estabelecer um estudo comparativo, Figueirôa concluiu que a programação regional é muito reduzida, praticamente restrita à Igreja Universal e aos modelos por ela criados.

Relação socioambiental com a Teologia é tema de conferência na Unicap
Por André Amorim

O curso de Teologia da Universidade Católica de Pernambuco realizará, na próxima terça-feira (11), a partir das 18h30, no auditório do 1º andar do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTHC), a conferência “Da possibilidade do desenvolvimento sustentável: um olhar crítico da Teologia sobre a questão socioambiental”. O conferencista da noite será Lúcio Flávio Ribeiro Cirne.

__________________________________________________

 .: Outras Notícias :.

Teologia promove conferências em agosto

Webmaster da Católica participa de fórum internacional no Rio de Janeiro

Reitor vai receber homenagem sexta-feira

Católica oferece vagas em grupos artísticos da Universidade

Unicap Jr. e a CDT promovem curso de ventilação mecânica não invasiva

Católica In recebe estudantes do Ensino Médio em setembro

Católica abre inscrições para interessados em cursar disciplinas isoladas de Teologia

Nova edição da revista IHU traz entrevista com o Reitor da Católica

Católica e Rede Globo promovem o Dia da Esperança

Odebrecht abre vagas para trainee

Tribunal Regional do Trabalho irá homenagear 50 anos do curso de Direito da Católica

Católica realizará inscrições para acesso ao estacionamento nos dias 10 e 11 de agosto

Alunos de Jornalismo têm trabalhos selecionados para encontro nacional

Professores de Publicidade têm trabalhos selecionados para o Intercom 2009

Cursos de extensão para jornalistas e alunos de jornalismo começam no dia 12 de agosto

Universidade não tem idade abre inscrições para minicursos

Ministério Público de Pernambuco vai abrir seleção para estagiários de Direito

Ipad oferece estágio para alunos do curso de Serviço Social

Filósofo francês Paul Valadier fará palestra na Católica no dia 18 de agosto

Mestrado em Ciências da Religião promove seminários no 2º semestre

Católica oferece aos alunos diversas modalidades esportivas

Curso de Biologia irá promover II Simpósio de Ciências Biológicas

Reitor lançará livro no dia 26 de agosto

Fé e Alegria promoverá oficina gratuita de maracatu de baque virado

Católica realizará Mostra Cinema e Religião em setembro

Fórum Inter-religioso da Católica anuncia encontros no segundo semestre

Teologia promove conferências em agosto

Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais está com inscrições abertas

Instituto Cervantes oferece desconto para alunos e funcionários da Católica

Católica vai promover 11ª Jornada de Iniciação Científica em agosto

Estão abertas inscrições para o 14º Ciso


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza , André Amorim, Beatriz Lacerda, Lílith Perboire, Marília Simas, Rebeca Kramer, Tiago Cisneiros e Victor Bastos  (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza de Paulo, Karoline Costa e Rodrigo Lyra (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Armindo Simão Filho e Maria Eduarda de Albuquerque (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, env ie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
AGOSTO
 
 
Mestrado em Ciências da Religião promove seminários no 2º semestre
 
Católica realizará inscrições para acesso ao estacionamento nos dias 10 e 11
   
 
 
Pró-reitoria Comunitária promove Celebração Eucarística de Santo Inácio de Loyola
 
Curso de Biologia irá promover II Simpósio de Ciências Biológicas
 
 
Católica vai promover 11º Jornada de Iniciação Científica
 
Teologia promove conferências
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000