A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
 Edições Anteriores
 Minuto Unicap
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 11 de agosto de 2009 - Ano 8

Dia da Esperança atrai milhares de pessoas ao Espaço Criança Esperança de Olinda
Por Tiago Cisneiros, Victor Bastos e Diego Ximenes

Milhares de pessoas foram ao Espaço Criança Esperança de Olinda (Eceo), localizado no bairro de Rio Doce, neste sábado. Durante dez horas (das 8h às 18h), crianças e adultos puderam assistir e participar de atividades lúdicas e artísticas, tirar documentos e receber atendimento médico e jurídico. Cidadania e esperança a custo zero. Esse foi o Dia da Esperança, promovido pela Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com a Rede Globo, a Unesco e a Prefeitura de Olinda. 

A Católica, atual gestora do Espaço Criança Esperança de Olinda, não se limitou à organização do evento. A equipe fixa do projeto, composta por cerca de 50 pessoas, contou com a atuação voluntária de mais de 70 estudantes e professores da Universidade. Os serviços de apoio ao público e reportagem couberam a dez estagiários da Assessoria de Comunicação (Assecom).  

Música, teatro, esporte e alegria marcaram a abertura do Dia da Esperança, às 8h, no Ginásio do Eceo. Os primeiros visitantes foram recebidos ao som do mais tradicional ritmo pernambucano, o Frevo, com a apresentação da orquestra Maracafrevo, bonecos gigantes e passistas. A recepção teve continuidade com os agradecimentos e boas-vindas do Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, do coordenador geral do Espaço Criança Esperança de Olinda e de Extensão da Unicap, Alcivam Oliveira, do responsável da Rede Globo pelo projeto em Pernambuco, Ronan Drummond, e do prefeito de Olinda, Renildo Calheiros. Após os discursos, o público aplaudiu de pé as equipes de ginástica olímpica e teatro do Eceo.

Durante a abertura do Dia da Esperança, o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, destacou a importância da cooperação com a Rede Globo, Unesco e Prefeitura de Olinda como forma de ampliar a ação da Universidade. “Devido a essa parceria, nossa ação de extensão pode ir além do Recife, chegar aqui e, através da imagem, a muito mais longe.” Sobre os resultados do projeto, afirmou: “O termo ‘Criança Esperança’ pode parecer redundância, mas no Brasil existe um abismo entre eles. Esta iniciativa cria oportunidades para destruir essa diferença. Hoje, por exemplo, a comunidade de Rio Doce não aparece com problemas como a violência, mas, sim, como esperança e solução”.

A reportagem do Boletim Unicap conversou com os representantes das quatro entidades organizadoras do Dia da Esperança. Confira os principais trechos: 

Padre Pedro Rubens, Reitor da Católica: “O Dia da Esperança é uma oportunidade para ampliar a visibilidade da gestão da Católica no Eceo. É importante considerar que o espaço se localiza em um bairro popular de Olinda e surge como um palco de educação cidadã, a partir do esporte e da cultura. Essa situação é única no país e oferece uma nova perspectiva no imaginário educativo: a da superação dos limites humanos e sociais. Cada salto olímpico aqui é um salto real do corpo, da educação e da sociedade”. 

Alcivam Oliveira, coordenador do Eceo e de Extensão da Católica: “O Dia da Esperança é o que marca a chegada da Católica para o público. Estamos aqui há um ano, trabalhando, reconhecendo a comunidade e elaborando projetos. A expectativa é de oferecer um serviço de qualidade à população e que consigamos ter repercussão no bairro, para mostrar que a Universidade está empenhada”.  

Ronan Drummond, Rede Globo: “Hoje é um dia de parcerias, um dia em que todos procuram dar à população carente, especificamente, de Rio Doce, atividades, atendimentos e serviços. A Católica é o plus do nosso projeto. A entrada da Universidade foi muito importante, porque somou bastante no desenvolvimento do Criança Esperança em Pernambuco”. 

Renildo Calheiros, prefeito de Olinda: “Este projeto é importante para todo o país, principalmente nas cidades onde está implantado. O Criança Esperança tem um alcance social muito grande e aponta para um Brasil melhor, com mais oportunidades. As crianças daqui da região ficam o tempo todo esperando ações como o Dia da Esperança, o que mostra o interesse pelo projeto. Essa mobilização da juventude ajuda muito na construção do país”. 

Além das autoridades, o Dia da Esperança contou com a presença da atriz Cacau Melo, que interpreta a personagem Deva na novela “Caminho das Índias”, da TV Globo. Atenciosa, Cacau esforçou-se para posar para fotos e distribuir autógrafos às dezenas de fãs (principalmente, crianças). Durante a abertura do evento, encantou-se com as apresentações das equipes de ginástica olímpica e de teatro e entrou na dança junto aos passistas de Frevo. Cacau Melo revelou que o convite para o dia de ações sociais foi uma agradável surpresa. “Estou muito feliz com a chance de poder ajudar. É muito bom saber que sua pessoa pode contribuir de alguma forma”, afirmou. A atriz considera que o Dia da Esperança deveria ser uma realização constante, mas que, por ser uma data única, atrai a mídia e o público. “Esse é um evento que deveria acontecer todos os dias. No entanto, é claro que, quando acontece apenas uma vez, conquista maior atenção de todos. É muito bom cuidar do próximo, cuidar de crianças que, realmente, precisam.”

Um dos destaques na abertura do Dia da Esperança, a equipe de ginástica olímpica do Eceo já  está revelando grandes talentos. A atual professora, Polyana Félix, 22, ingressou no grupo há seis anos, quando o espaço foi criado. De atleta, tornou-se auxiliar e, hoje, comanda 110 meninas com idades entre 7 e 24 anos. Polyana ministra as aulas, nas segundas, quartas e sextas-feiras. Para ela, o evento deste sábado é um “diferencial para a comunidade, um dia de oportunidades para muita gente”. Sobre a visível alegria das ginastas em participar da festividade, não se mostrou surpresa: “Elas são sempre animadas. O grupo tem muita força e garra e, por isso, cresce a cada dia”. 

Letícia Lima, de apenas 12 anos é campeã pernambucana e tricampeã brasileira. Este currículo é digno de muito orgulho para qualquer atleta profissional. No Dia da Esperança, ela comemorou exatos seis anos como participante do projeto, a que deve importantes resultados na vida esportiva e pessoal. “Estar aqui me ajudou a melhorar em muita coisa, inclusive no colégio. É uma coisa benéfica para toda a população. Vou continuar fazendo o melhor que puder”, declarou.

Vila: saúde, cultura e diversão 

A vila do Espaço Criança Esperança de Olinda, localizada ao redor do ginásio, concentrou a maior parte dos serviços oferecidos durante o Dia da Esperança. Parcerias com o Sesc, Sesi, Marinha, Exército, Força Aérea e Fundação Altino Ventura possibilitaram a realização de diversas atividades de saúde, cultura e entretenimento.

A Unidade Móvel Odontológica do Sesi recebeu dezenas de pessoas interessadas em receber um tratamento dentário de qualidade e gratuito. Para a odontóloga Zilka Farias, o trabalho voluntário no evento é uma prova de uma atividade de cidadania. “Aqui, estamos ajudando a formar os cidadãos e, ao mesmo tempo, melhorando a saúde da comunidade”, avaliou. 

O cuidado com os dentes não ficou por aí. Ao lado da Unidade Móvel, foi montado o Escovódromo do Sesi. No local, as crianças puderam assistir às explicações de profissionais da área e a vídeos sobre o assunto. Entre as dicas, estão a de realizar a escovação, ao menos, três vezes por dia e a de que a principal hora para a limpeza é antes de dormir. Os participantes com até 15 anos de idade receberam kits especiais, com escova, pasta e fio dental. Após ouvirem as orientações, os meninos e meninas passavam para a parte prática da lição: escovar os dentes em pias personalizadas, sob a orientação das dentistas voluntárias. 

A Fundação Altino Ventura, também, esteve presente no Dia da Esperança. O tratamento oftalmológico atraiu muita gente, de todas as idades. Na primeira parte da consulta, os pacientes passaram pelos tradicionais testes de visão, com base em uma placa de diferentes símbolos a cerca de quatro metros de distância. Em seguida, receberam os cuidados de um profissional no carro-consultório da entidade. A dona de casa Regina Coeli, 51 anos, salientou o bom nível do serviço oferecido no evento: “Isso aqui está maravilhoso. Eu já havia pensado em ir à Fundação Altino Ventura, mas sempre existe muita gente buscando tratamento lá. Aqui, eu posso ser atendida com qualidade, coisa que nem sempre existe entre as clínicas onde a gente pode ir”.

 

Uma pesquisa publicada pela Agência Senado em março de 2009 indica que o brasileiro lê, em média, 2,5 livros por ano - dos quais, apenas 0,9 não são didáticos, isto é, exigidos pelos colégios aos alunos. O número é quatro vezes inferior à estatística dos Estados Unidos e seis, em relação a Suécia ou Dinamarca. Para tentar transformar esse quadro, o Sesc mantém uma Biblioteca Móvel em Pernambuco.  

Atualmente, o serviço está disponível no Espaço Criança Esperança de Olinda, oferecendo, além de obras didáticas, publicações de biografia, romance, religião, psicologia e de literatura infanto-juvenil. O empréstimo é gratuito e tem duração de 15 dias. Para participar, basta se cadastrar – também sem custo – na biblioteca do Sesc, apresentando foto, documento de identidade e comprovante de residência. Segundo os funcionários Humberto Keller e Gisele Oliveira, a unidade da BiblioSesc já está há quatro anos no Eceo e recebe muitos visitantes da comunidade de Rio Doce. Ao lado da Biblioteca Móvel, as crianças divertiram-se com as apresentações de um contador de histórias. 

O lazer, também, foi a proposta da tenda do Sesinho, onde as crianças fizeram fila para participar de atividades de pintura, além de receber brindes, como pipoca, pirulito, livros e presentes feitos com material reciclado. De acordo com a funcionária do Sesinho Marleide Rocha, o projeto promove visitas a escolas, colégios e comunidades, oferecendo entretenimento (desenho, leitura e brincadeiras) e educação ambiental às crianças. Vinícius Santana, de 8 anos,  não escondia a satisfação de comparecer ao Dia da Esperança. “Eu não podia perder. Como meus pais não puderam me trazer, vim com a família de um amigo. Estou gostando muito daqui. O melhor foi pintar o sesinho tomando banho de piscina”.

Outro serviço bastante procurado pelo público foi o de corte de cabelo, oferecido, gratuitamente, pelo Sesi. Entre os beneficiados, está o pedreiro Marcelo Barros, 36, que tirou proveito de diversas oportunidades criadas pelo Dia da Esperança. “Em vim para fazer uma identidade e acabei dando uma passadinha aqui também. Estou saindo bastante satisfeito, o pessoal me atendeu muito bem”, contou. Marcelo acredita que, pela importância e, principalmente, pelos benefícios para a população, o sentimento em torno do evento deveria existir todos os dias.

Muita gente aproveitou a ida ao Espaço Criança Esperança para conferir como anda a sua saúde. Esse foi o caso de Edmilson Cosmo de Lima, motorista de 39 anos e morador de Maranguape 1. “Trouxe minhas duas filhas pequenas para ver o show do Palhaço Chocolate. Como estava aqui, resolvi dar uma olhada na pressão e no nível de glicose. Esse tipo de evento é muito proveitoso”, explica, em referência aos serviços oferecidos pelo Sesc nas áreas próximas à entrada do Eceo.  

As Forças Armadas Brasileiras (FAB), também, marcaram presença no Dia da Esperança. De acordo com o major Eickhoff, comandante da equipe selecionada para o evento, o Exército foi representado pelo Comando Militar do Nordeste (do qual faz parte), Centro de Preparação de Oficiais da Reserva, Colégio Militar do Recife e Junta de Serviço Militar. Além de cederem materiais para as outras entidades envolvidas na ação de cidadania, os soldados ofereceram serviços médicos, recreativos, de alistamento e deram explicações sobre os equipamentos, armas e formas de ingresso militar. Sobre a participação do Exército, afirmou: “Fomos convidados e ficamos muito satisfeitos em contribuir para um momento tão importante para a sociedade”.

Aproveitando a área arborizada do Eceo, o Exército montou um circuito de lazer para as crianças. Meninos e meninas precisaram encarar o medo para participar de atividades como pista de equilibro, rapel e cabo aéreo (ou tirolesa). Thiago Luiz, de apenas 6 anos, foi um dos corajosos que se aventurou na brincadeira. Sem esconder a adrenalina após descer pela tirolesa, garantiu que voltaria para a fila, apesar da resistência da mãe, que o esperava pacientemente. “É muito bom, valeu muito esperar. A fila é grande, mas eu vou voltar, quero ir de novo”, comemorou.

Arte cidadã, saúde e educação 

Quem procurou os serviços do Dia da Esperança, também, pôde se divertir e aprender com as apresentações artísticas e as oficinas realizadas durante o evento. Para as crianças, o destaque foi o show do Palhaço Chocolate, que teve início às 16h, no palco do Eceo. Os adolescentes e adultos aproveitaram para conhecer mais sobre saúde, profissão, administração de negócios, direitos e deveres dos idosos e do consumidor. 

A partir das 11h30, o público assistiu à apresentação do grupo de maracatu do Espaço Criança Esperança de Olinda, no ginásio. Cerca de 50 crianças e adolescentes – inclusive um grupo de portadores de Síndrome de Down – animaram o Dia da Esperança com muita música e dança, saindo em cortejo pela Vila do Eceo.  

No Espaço Multicultural, montado ao lado da Biblioteca Móvel do Sesc, houve apresentações dos grupos de dança e de percussão do Eceo. A área, também, foi aberta para aulas de dança para idosos e adolescentes, karatê e capoeira.  

As salas 2, 4, 5, 6 e 7 da Escola Polivalente, localizada nas proximidades do Eceo passaram por uma transformação inusitada durante o Dia da Esperança. Das 9h às 15h, a população contou com os serviços voluntários de clínicos, farmacêuticos, dermatologistas e pediatras. Em outras sete salas, foram realizadas 14 oficinas sobre diversos temas, como “Direitos e Deveres dos Idosos”, “Direito ao Consumidor”, “Orientação para a saúde da voz e auditiva”, “Educar para prevenir”, “Gerenciamento de Pequenos Negócios” e “Atenção ao trabalhador em situação de desemprego”. Para os jovens, a principal opção foi a Orientação Profissional, dividida em dois momentos: “O futuro que posso escolher...” e “Como me sinto com a profissão que quero escolher?”.  

A professora do curso de Ciências Biológicas da Católica Sônia Silva e os alunos Pedro Lima, Catarina Barbosa e Tarcísia de Moura ministraram a oficina “Conhecer para educar”. Nas aulas, foram discutidas questões de saúde pública, como o combate a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e a prevenção contra escorpiões (comuns em Rio Doce nesta época do ano).

A fórmula “saúde e educação”, também, foi destaque nos aulões ministrados no ginásio do Eceo. Das 9h às 11h, muitas crianças se divertiram nos equipamentos de ginástica olímpica utilizados na abertura do Dia da Esperança. Entre 10h e 11h30, o grupo “Relaxando e Alongando”, formado por alunos do curso de Fisioterapia da Católica, deu dicas de postura e exercícios para jovens e idosos. 

A equipe “Relaxando e Alongando”, criada há sete anos, sob a coordenação da professora Francisca Motta, se reúne para estudar os exercícios fisioterápicos que serão aplicados nos eventos dos quais participa. Na primeira vez em que trabalhou com crianças, os estudantes optaram por destacar as atividades lúdicas, com muita movimentação e alegria. Ao lado da roda infantil, os idosos – principal público do grupo – receberam orientações de postura e aprenderam a realizar exercícios simples, mas eficazes para a manutenção da saúde física. 

Escola para a vida 

A retirada de documentos e os atendimentos jurídicos estiveram entre os serviços mais procurados do Dia da Esperança. Na Escola Polivalente, muita gente aproveitou a oportunidade de solicitar as carteiras de trabalho e de identidade, solucionar dúvidas sobre procedimentos legais e agilizar processos judiciais. 

A desempregada Elisângela Olímpia dos Santos, 28 anos, saiu do Dia da Esperança com a sua primeira carteira profissional. Embora já tenha trabalhado informalmente, ela resolveu usufruir da chance de retirar o documento com comodidade. “Para a gente que mora aqui em Olinda, essa oportunidade é ótima: dá para resolver as pendências sem pagar nada”, elogiou. 

Além da carteira profissional, Elisângela foi ao Espaço Criança Esperança para solicitar a segunda via do documento de identidade. O serviço atraiu centenas de pessoas para a Escola Polivalente e, sem dúvida, foi o mais procurado no Dia da Esperança. Quem deu entrada no processo poderá retirar o RG daqui a 40 dias, no ginásio do Eceo. Esse foi o caso do pedreiro José Filho da Silva, 32 anos, que foi de bicicleta do bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, até Rio Doce. “Esqueci minha identidade no bolso da calça e a coloquei para lavar. Então, estava precisando da segunda via urgentemente e esta oportunidade foi ótima porque não precisei pagar nada.”

Os problemas de família, como pensão alimentícia e divórcio, e a retificação de registros foram as principais queixas no serviço de atendimento jurídico oferecido no Dia da Esperança. Professoras e ex-alunos do curso de Direito da Católica orientaram o público sobre as possíveis medidas de resolução dessas questões. Os casos em que há necessidade de ação judicial foram encaminhados para a Astepi – órgão de assistência jurídica da Unicap. Para a securitária Núbia Queiroz, 47, a assistência é uma chance única para a população. “Muitas pessoas precisam disso e não têm acesso. Esta é uma oportunidade jurídica diferente, que ajuda a resolver várias situações”, afirmou.

Na Astepi, aliás, trabalham as duas professoras que coordenaram o serviço voluntário de atendimento jurídico do Dia da Esperança. Maria Helena Giaquinto e Maria da Conceição Alves de Sousa fazem parte do cinqüentenário curso de Direito da Católica há quase 40 anos. Ambas concluíram a graduação em 1975, passaram a integrar o corpo docente da Universidade em 1977 e, hoje, são responsáveis pela disciplina “Prática Jurídica”. 

A série de coincidências não acaba aí. Maria Helena e Maria da Conceição têm uma longa história de serviço voluntário. Mais de três décadas ajudando a melhorar a sociedade e nenhum sinal de cansaço: têm a certeza de que vale a pena continuar. “Este trabalho é muito gratificante. Estamos aqui promovendo o resgate da cidadania, em busca da paz e da justiça.” 

__________________________________________________

 .: Outras Notícias :.

Católica oferece vagas em grupos artísticos da Universidade

Intercâmbio 2010.1 está com inscrições abertas

D.A de Direito promove cine-debate no dia 12

Blog Futsal Universitário: uma experiência que deu certo

Professora de Publicidade e Propaganda lança blog sobre consumo

Relação socioambiental com a Teologia é tema de conferência na Unicap

Cursos de extensão para jornalistas e alunos de jornalismo começam no dia 12 de agosto

Grupo de estudos analisa obra de Aristóteles

Católica promove Festival de Primavera em setembro

Coordenador de Jornalismo irá apresentar trabalho no Intercom 2009

Webmaster da Católica participa de fórum internacional no Rio de Janeiro

Grupo Hegel promove curso e lançamento de livro sobre a filosofia de Carl Schmitt

Unicap Jr. e a CDT promovem curso de ventilação mecânica não invasiva

Católica In recebe estudantes do Ensino Médio em setembro

Professores de Direito da Católica apresentam conferências em simpósio na Paraíba

Tribunal Regional do Trabalho irá homenagear 50 anos do curso de Direito da Católica

Alunos de Jornalismo têm trabalhos selecionados para encontro nacional

Professores de Publicidade têm trabalhos selecionados para o Intercom 2009

Cursos de extensão para jornalistas e alunos de jornalismo começam no dia 12 de agosto

Universidade não tem idade abre inscrições para minicursos

Filósofo francês Paul Valadier fará palestra na Católica no dia 18 de agosto

Mestrado em Ciências da Religião promove seminários no 2º semestre

Curso de Biologia irá promover II Simpósio de Ciências Biológicas

Reitor lançará livro no dia 26 de agosto

Fé e Alegria promoverá oficina gratuita de maracatu de baque virado

Católica realizará Mostra Cinema e Religião em setembro

Teologia promove conferências em agosto

Instituto Cervantes oferece desconto para alunos e funcionários da Católica

Católica vai promover 11ª Jornada de Iniciação Científica em agosto

Estão abertas inscrições para o 14º Ciso

__________________________________________________

.: Edições Anteriores :.

10/08/2009 CCS promove encontro de docentes

07/08/2009 Reitor é homenageado pela Confraria da Educação

06/08/2009 Reitor participa de inauguração na UFPE

05/08/2009 Padre José Comblin participa de Café Teológico e oficializa a doação de livros

04/08/2009 Reitor participa de evento no Rio de Janeiro

Outras Edições Anteriores >>


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza , André Amorim, Beatriz Lacerda, Lílith Perboire, Marília Simas, Rebeca Kramer, Tiago Cisneiros e Victor Bastos  (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza de Paulo, Karoline Costa e Rodrigo Lyra (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Armindo Simão Filho e Maria Eduarda de Albuquerque (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, env ie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
AGOSTO
 
 
Mestrado em Ciências da Religião promove seminários no 2º semestre
 
Católica realizará inscrições para acesso ao estacionamento nos dias 10 e 11
   
 
 
Pró-reitoria Comunitária promove Celebração Eucarística de Santo Inácio de Loyola
 
Curso de Biologia irá promover II Simpósio de Ciências Biológicas
 
 
Católica vai promover 11º Jornada de Iniciação Científica
 
Teologia promove conferências
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000