A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
 Edições Anteriores
 Minuto Unicap
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Recife, 27 de agosto de 2009 - Ano 8

Reitor lança livro sobre o pluralismo religioso
Rebeca Kramer e Tércio Amaral
Assessoria de Comunicação - Unicap

“Pedro esclarece as interrelações do religioso. Quiçá outros também façam o mesmo”.  Ao emitir tal comentário, o ex-Pró-reitor Acadêmico da Universidade Católica de Pernambuco Erhard Cholewa coloca a importância de se ter uma visão plural acerca das mais diversas temáticas que envolvem a sociedade, em especial, a religião. Na noite desta quarta-feira (26), o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, lançou o Tomo 1 da obra “O Rosto Plural da Fé: da ambiguidade religiosa ao discernimento do crer”.

Na ocasião, um dos principais teólogos do país, João Batista Libânio, ministrou uma palestra que antecedeu o momento de autógrafos da obra, intitulada: “Fazer Teologia a partir do contexto religioso brasileiro”. O evento foi realizado no auditório G1 da Universidade e, em seguida, os convidados partiram para o salão receptivo da Universidade, onde aconteceu um coquetel. Durante o evento, o estudante do curso de Direito da Unicap Antonio Marinho recitou repentes que envolvem a temática da plurirreligiosidade.

O Tomo 1 de “O Rosto Plural da Fé” é o primeiro de três volumes do estudo, defendido como tese de doutorado em Teologia por Padre Pedro no Centre Sévres, Facultés Jésuites de Paris. Segundo o Padre Pedro, a fé precisa ser uma busca constante e as próprias pessoas querem ver se as outras propostas respondem melhor ao que elas buscam. “A religião não pode ser um caminho único, porque aí é sinal de que não há liberdade religiosa. Devemos sempre considerar que o outro tem algo a dizer a cada um de nós. Afinal, o outro sempre tem uma parte da verdade”, comenta.

Para o Reitor, o homem não pode fazer juízo sobre a fé. Deve entender a fé a partir da autenticidade da experiência. “Se Deus aparecer de forma diferente, como vai ser se não tivermos abertos a isso? E se o cristianismo não tiver esse diálogo?  Jesus Cristo sofreu essa dificuldade do povo em reconhecer a novidade de Deus. Não se pode enquadrar Deus em uma certa teologia, porque ele está livre. E se a Igreja não afirmar essa ideia haverá um atentado à própria fé”, explica.

Padre Pedro comentou que, ao viajar para a França, onde fez seu doutorado, tinha a intenção de estudar o que era essa bagunça da religiosidade brasileira. “Eu falava de uma ambiguidade de religião no Brasil e, por partir de uma ambiguidade, meu orientador dizia que eu nunca iria chegar a lugar nenhum. Meu orientador não compreendia o que eu queria dizer. Então, certa vez, ele passou 5 dias em São Paulo e, então, compreendeu a variedade cultural a que eu me referia”, revela.  “Assim, busquei compreender, por meio de experiências, como o brasileiro reflete nossas ambiguidades e colocar que não existe experiência de fé perfeita”, conclui.

No prefácio de “O Rosto Plural da Fé”, o teólogo alemão Christoph Theobald destaca a importância da obra para o estudo das religiões. Segundo ele, “a obra do jovem teólogo Pedro Rubens vem preencher uma grande lacuna, porque, embora ligado às aquisições da teologia da libertação dessa época (anos 1980), satisfaz às novas exigências que a diferenciação interna do contexto religioso e cultural do continente, em particular do Brasil, põe agora ao trabalho teológico”, expõe.

Segundo o Padre Libânio, a proposta do Reitor é criar uma nova tradição, a de observar o que está à frente, cuja teologia precisa ter inteligência para observar que o mundo externo da fé também tem importância. Afinal, “até sem fé seria possível fazer teologia”. “A fé precisa ter uma capacidade crítica a partir das questões que a sociedade atual está levantando”, diz.

De acordo com teologia da libertação, uma teologia definida pela racionalidade, deve-se pensar na prática cristã dentro do mundo moderno, havendo a precisão de quatro proposições para sua realização: de práxis, para a práxis, na práxis e pela práxis, talvez, diria Padre Libânio, até motivado pela práxis.

O teólogo ressalta que a prática da religião, dada uma maior pluralidade, pode acontecer, inclusive, sem fé, por haver pessoas que entram em diferentes instituições “só para ver como é”. “Até mesmo os próprios sociólogos estudam a religião, mesmo com a finalidade de encará-la como fenômeno humano”, afirma. Ainda de acordo com o Padre Libânio, os próprios religiosos da atualidade não correspondem mais ao estereótipo de padre medieval. “Os dois usam batina, mas o segundo, ao tirá-la vai malhar na academia”, brinca.

Padre Libânio encerra sua fala abordando a grande importância do outro, ao comentar uma pesquisa realizada nos 10 países mais ricos da Europa. O estudo questiona “qual o maior valor para os europeus”. E o resultado: a satisfação das necessidades físicas, sexuais, humanas. E o que traria a satisfação? O casal. “Le couple”. “E o que significa esse casal? O outro. Na verdade, o que está em questão é a não-solidão”, diz.

De acordo com o Pró-reitor Comunitário da Católica, Padre Miguel Martins, as pessoas estão mais abertas a conviver com o diferente e o povo já se aceita como uma nação plural. “A mídia ajuda a conviver com essa pluralidade, assim como a globalização”, afirma. Ele percebe a pluralidade como um fenômeno disseminado. “Mesmo que ainda haja algum preconceito como com homossexuais e com a cultura indígena, ao menos as pessoas já conhecem esses grupos e os aceitam com maior naturalidade”, destaca. 

A grande mobilidade que vem acontecendo de pessoas que vão de uma Igreja a outra, ainda para Padre Miguel, acontece devido à busca de responder uma necessidade pessoal de bem-estar, mesmo. E a religião que triunfa é a que passa a paz de espírito, nem que seja momentaneamente. “Por exemplo, como acontece bastante com as chamadas Igrejas Pentecostais, cujas pessoas entram na instituição por conta de adultério, de alcoolismo, por motivo de doença... Para ganhar fieis ou não perdê-los, o representante religioso da Igreja precisa ser próximo, simples, afetuoso à pessoa. Uma Igreja que revela essa compassividade entende mais as dores do ser-humano”, salienta.

Para o Reitor da Universidade Federal de Pernambuco, professor Amaro Lins, que prestigiou o lançamento do livro de Padre Pedro, é muito importante um reitor sendo padre trazer um trabalho de pesquisa que se desenvolveu com base científica, utilizando metodologia específica e não posições pessoais. “O Padre Pedro Rubens, nesse sentido, pode ser considerado um padre cientista”, observa.

Pró-reitor Acadêmico e ex-alunos do Mestrado em Ciências da Linguagem lançam livro
Rebeca Kramer e Tércio Amaral
Assessoria de Comunicação - Unicap

O Centro Cultural Padre Francisco Tavares de Bragança (Casarão Azul) sediou, na noite desta quarta-feira (26), a solenidade de lançamento da primeira publicação do laboratório “Linguagem, educação e organização sociocultural”, do Mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco. O livro “Linguagem e educação: diálogos culturais” foi organizado pelo Pró-reitor Acadêmico da Católica, professor Junot Cornélio Matos, e pela ex-aluna do Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem Shalimar Michele Gonçalves Silva.

A obra tem o respaldo da editora Fasa e divide-se em 20 capítulos, distribuídos por 344 páginas, todos escritos por professores e ex-alunos do Mestrado da Católica. O lançamento foi realizado pela ex-aluna Shalimar Gonçalves Silva que, na ocasião, também representou o professor Junot Matos, que não compareceu ao evento por motivos de saúde. Segundo ela, a importância dessa publicação foi divulgar a produção acadêmica no campo da linguagem, sem esquecer os conhecimentos relacionados ao campo.

“Os principais assuntos abordados são transdisciplinares, ou seja, consequências de uma síntese interdisciplinar, que é um saber originado da interdependência de vários aspectos da realidade”, afirmou a organizadora. Os temas dessa edição foram sobre educação matemática, o ensino da língua portuguesa, a produção de textos, variedade linguística, dinâmica de grupo, papel educacional dos meios de comunicação e algumas tendências pedagógicas atuais, a exemplo das relações entre a educação e a saúde.

O livro nasceu de problemáticas frequentes na área de educação. E assim surgiu um dos capítulos da obra, intitulado: O discurso e o ethos do professor de matemática, de Carlos Cordeiro.  “O objetivo da pesquisa foi justamente mostrar que o professor de matemática é autoritário em seu discurso na sala de aula. E esse tipo de comportamento pode prejudicar a aprendizagem do aluno”, destacou Cordeiro.

Para ele, um dos objetivos alcançados nessa pesquisa é mostrar soluções ao profissional de educação. “Esse artigo, em especial, é resultado de três anos de vivência, dois no mestrado e um para a elaboração do livro”. Durante a pesquisa, foram entrevistados diversos professores de matemática, além dos alunos. A partir da produção no mestrado, Cordeiro concluiu que “Ensinar é a arte de provocar desejos”, fazendo referência à motivação dos educadores em sala de aula.

No evento, também foi apresentado o edital para uma nova publicação do Mestrado em Ciências da Linguagem, que foi festejado por uma das autoras do livro Fernanda Griz. “Essa experiência rompe os obstáculos que separam o conhecimento acadêmico da sociedade”, disse.  O segundo livro trará o mesmo conceito de interdisciplinaridade entre linguagem e educação.

Projeto da Volkswagen pode levar alunos da Católica à Alemanha
Daniel França
Edição - Assessoria de Comunicação - Unicap

Representantes da Vokswagen estiveram nesta quinta-feira (27) na Católica para apresentar os detalhes do concurso Volkswagen Route a professores, coordenadores de curso e diretores de centro. O objetivo é incentivar projetos de pesquisas em todas as áreas do conhecimento que explorem a ecosustentabilidade. A apresentação foi feita pela gerente de Relacionamentos da Decidindo, Sirlei Souza, agência sediada em São Paulo que está desenvolvendo a campanha.

Ela explicou que esta ação está ocorrendo em outras cinco cidades brasileiras. Aqui no Recife, somente a Católica e a Universidade de Pernambuco (UPE) estão participando. Para disputar o Volkswagen Route, o aluno de qualquer curso pode escolher um professor-orientador para desenvolver a pesquisa. Os trabalhos podem ser feitos em dupla e professores também têm a opção de escolher os alunos. “A pesquisa tem de ser nos moldes de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)”, detalhou Sirley.

As pesquisas não precisam ser necessariamente no âmbito automotivo, daí a possibilidade de estudantes de qualquer curso poderem participar. A disputa promete ser acirrada. Os três melhores trabalhos da Católica escolhidos por uma comissão interna da própria Universidade, serão julgados por uma outra comissão da montadora alemã. Os vencedores serão premiados com uma viagem para conhecer a fábrica de Wolfsburg, no norte da Alemanha.

Mas o Volkswagen Route vai trazer várias outras atividades que irão movimentar o campus da Católica. Nos próximos dias uma carreta personalizada no estilo Fórmula Truck estará na Católica. Dentro do veículo haverá disputas de autorama, além de dinâmicas e palestra. Em 22 de setembro, às 19h, o tema será Design – da ideia ao projeto final. No dia 24, o público conhecerá o Sistema Ambiental da Volks. Outras informações podem ser obtidas no site www.vw.com.br/route .

Começa no dia 31 o II Simpósio de Ciências Biológicas
Rebeca Kramer e André Amorim
Assessoria de Comunicação - Unicap

O Centro de Ciências Biológicas e Saúde da Universidade Católica de Pernambuco (CCBS) irá promover, entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, o II Simpósio de Ciências Biológicas (II SIMCBIO), com o tema: “Evolução Biológica: Fatos e Teorias”. O evento ocorrerá em homenagem aos 200 anos de nascimento de Charles Darwin e aos 150 anos da publicação de sua teoria – “Origem das Espécies”. Além disso, os biólogos comemoram 30 anos de profissão regulamentada.

A abertura do evento será realizada pelo Reitor, Padre Pedro Rubens, no dia 31, às 19h30, no auditório G1 da Universidade. Em seguida, o coordenador do Mestrado em Ciências da Religião, Gilbraz Aragão, fará a conferência de abertura “Evolução rima com criação”. Ao todo serão realizadas mais de 15 atividades entre conferências, mesas-redondas, palestras e minicursos, Além disso, uma gincana também será realizada com os inscritos. O objetivo da brincadeira é arrecadar livros, roupas, brinquedos e alimentos para doação.

As inscrições para o II SIMCBIO podem ser feitas até o dia 26 de agosto, no entanto estudantes e profissionais da área que efetuarem o pagamento até o dia 30 de julho pagam, respectivamente, R$ 100,00 e R$ 200,00. A partir dessa data, o valor será, respectivamente, R$ 120,00 e R$ 150,00. O mesmo acontece para quem deseja se inscrever em um dos cinco minicursos: o valor para estudantes e profissionais que pagarem até o dia 30 de julho será, respectivamente, R$ 50,00 e R$ 100,00. A partir dessa data, o valor será, respectivamente, R$ 80,00 e R$ 160,00.

Os interessados têm até esta sexta-feira (28) para realizar a inscrição na coordenação dos cursos de Ciências Biológicas e Saúde, sala 715 do bloco B. A ficha de inscrição e a lista completa com o nome dos minicursos, palestras, mesas-redondas e conferencias você confere no site: http://www.unicap.br/eventos/simcbio/

Coordenador de Teologia da Católica lança livro na segunda-feira
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

O coordenador do curso de Teologia da Católica, professor Cláudio Vianney Malzoni, lançará, nesta segunda-feira (31), o livro “25 Lições de Iniciação ao Grego do Novo Testamento”. O evento será realizado na sala de extensão da Biblioteca Central da Universidade (térreo), a partir das 17h, e contará com o show “Samba e Teologia”, apresentado por alunos do bacharelado de Teologia, sob a regência de Eduardo Carroll.

O livro é resultado da atuação como professor da disciplina “Grego do Novo Testamento”. De acordo com Cláudio Vianney, a obra pode ser bastante útil para os estudiosos de Teologia. “As lições permitem o contato com o vocabulário, as palavras-chave da Bíblia e escritos teológicos”, explica.

As 108 páginas da publicação dividem-se em duas partes. Na primeira, estão disponíveis diversas informações linguísticas, como noções de alfabeto, sinais, palavras, conjugações, verbos e artigos. A segunda consiste em uma lista dos 174 termos que aparecem mais de cem vezes no Novo Testamento, com a respectiva frequência e significado básico em português. No lançamento, o livro “25 Lições de Iniciação ao Grego do Novo Testamento” será vendido por R$ 10.

Grupo Hegel Unicap promove minicurso sobre Filosofia do Direito
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

O Grupo Hegel Unicap promoverá, entre os dias 8 e 10 de setembro, o minicurso “Preleções conceituais da filosofia do direito”, ministrado pelo professor Alfredo Moraes, ex-aluno da Católica e coordenador do Mestrado em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco. As aulas acontecerão das 14h às 17h, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), no primeiro andar do bloco B da Universidade.

As inscrições custam R$ 20 e podem ser feitas a partir da próxima semana, na secretaria do curso de Filosofia da Católica, também localizada no primeiro andar do bloco B. Os participantes receberão certificados de carga complementar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2119 4230.

Conceitos e obras de Carl Schmitt são analisadas em minicurso
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

Nesta quarta-feira (26), segundo dia do minicurso “A Filosofia Jurídico-política de Carl Schmitt”, o professor Danilo Vaz-Curado deu continuidade à explicação sobre os conceitos políticos utilizados pelo jurista alemão e iniciou a abordagem da obra “Terra e Mar”. As aulas aconteceram até esta quinta-feira (28), das 14h às 17h, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), localizado no primeiro andar do bloco B da Católica.

Depois dos conceitos de decisão, constituição e soberano, Danilo Vaz-Curado detalhou o significado dos termos “legitimidade” e “político” na obra schmittiana. Esse conjunto permeia toda a análise jurídico-política do autor, cujo nome foi manchado devido ao envolvimento com o Partido Nacional Socialista Alemão, de Adolf Hitler.

A noção de legitimidade de Schmitt, embora tenha sido desenvolvida há várias décadas, continua bastante próxima da atual. Na obra “Die legale Weltrevolution”, o autor assim conceitua o termo: “Legitimidade significa a fórmula de identidade e auto-apresentação moral, ideológica ou cosmovisional de uma ordem estatal”. Essa definição relaciona-se com a tese de Schmitt de que a legitimidade não pode se basear nas normas (ou legalidade), já que as estruturas sociais devem ser superiores às jurídicas. Tal argumento foi utilizado pelo jurista para impedir a alteração da Constituição Federal no período Entre-guerras, quando o Partido Comunista controlava a Alemanha.

Do mesmo modo, Schmitt acredita que o conceito do Estado pressupõe o conceito do político, isto é, este último é uma condição para compreensão daquele. “Para ele, o político se efetiva por vias estatais, mas o Estado não o domina. Essa ideia é confirmada no final de uma de suas obras, na qual ele anuncia o fim do Estado de direito, mas mantém o político”, explicou Danilo Vaz.

“O político é a vida das instituições, movendo a vida humana tanto na crise quanto na normalidade”, afirmou o professor, caracterizando o conceito como polêmico, “antítese de neutralização e despolitização”. A definição de político baseia-se, na obra schmittiana, na distinção entre amigo e inimigo, permitindo que toda ação seja politizada, a partir de escolhas prévias, sem se restringir ao âmbito jurídico. Schmitt explica que a diferenciação amigo-inimigo tem o sentido de “designar o grau de intensidade extrema de uma ligação ou separação, de uma associação ou dissociação”.

Além do envolvimento com o Partido Nacional Socialista, Carl Schmitt guarda uma série de curiosidades. Entre elas, está o costume de cunhar conceitos alegóricos, que permitem um alto grau de interpretação, e frases de efeito para apresentá-los. O reconhecimento que conquistou na Espanha e em Portugal é, comumente, justificada pela convergência ideológica entre os chefes de Estado Hitler, Franco e Salazar. O professor Danilo Vaz-Curado discorda da explicação: “Essa fama deve-se à extrema capacidade de apreensão de mundo de Schmitt. Ele conhecia muito bem as situações portuguesa e espanhola e, até, o parlamentarismo no Brasil”.

Em outra fase de sua obra, Carl Schmitt migrou da análise jurídico-política para a linha meta-histórica. “O livro Terra e Mar trouxe uma reflexão sobre a história universal. Trata-se de uma obra metafórica, com o objetivo de ensinar a sua filha a compreender a trajetória da humanidade e, principalmente, o momento que viviam”, esclareceu Danilo Vaz.

A publicação fundamenta-se nos quatro elementos naturais na tentativa de compreender a história dos povos, culturas e normas. Na Grécia pré-socrática, os filósofos Tales de Mileto, Heráclito e Anaxímenes apontaram, respectivamente, a água, o fogo e o ar como os componentes básicos do mundo. Schmitt, então, observa, como justificativa para a não-utilização teórica da terra: “O homem é um ser que não se deixa absorver por seu entorno”.

No entanto, o elemento terra tinha grande importância para o Partido Nacional Socialista, defensor da expansão territorial da Alemanha (como se percebe nas ações militares da Segunda Guerra Mundial). A partir da terra e da água, Schmitt analisa a história dos povos, sempre vinculados a um desses componentes e em constante alternância de poder. No final da obra meta-histórica, o autor anuncia a “segunda revolução”, cujos detalhes só são fornecidos no livro “Nomos da Terra”. A nova publicação apresenta o surgimento do ar como elemento de quebra da relação água-terra e a conquista técnica (ou industrial) do homem.

Professora de Engenharia Ambiental apresentará trabalhos em congresso nacional
André Amorim
Assessoria de Comunicação - Unicap

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) realizará, a partir do dia 20 de setembro, o 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. A abertura do evento acontecerá às 19h30 no Centro de Convenções de Pernambuco. Após a solenidade de abertura, será inaugurada a VIII Feira Internacional de Tecnologia de Saneamento (Fitabes).

Além de palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos, o 25º encontro, que neste ano tem como tema “Saneamento Ambiental: Universalização é Justiça Social”, contará ainda com minicursos e seminários em horários e datas alternativas. Durante o evento, a professora dos cursos de Engenharia Química e Ambiental da Universidade Católica de Pernambuco Alexandra Salgueiro, juntamente com seus alunos, apresentará alguns trabalhos.

Segundo a professora Alexandra, o saneamento é um tema que vem ganhando bastante relevância, e que parece não ter sido afetado pela crise financeira mundial. “Neste ano, por conta de projetos como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), essa área deve crescer 20%, indo na contramão da crise financeira”, disse.

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site "25º CBESA" As informações sobre as palestras, minicursos, mesas-redondas e toda a programação também estão no site.

Fé e Alegria abre inscrições para o 2° simulado do novo Enem
Beatriz Lacerda
Assessoria de Comunicação - Unicap

A sede da Fundação Fé e Alegria do Brasil no Recife está com inscrições abertas para o 2° simulado do novo Enem, a ser realizado nos dias 10 e 11 de setembro. O simulado é aberto ao público e contemplará todas as áreas do conhecimento abordadas pelo exame, além da redação. Os testes serão aplicados nas salas de aula do bloco B da Universidade Católica de Pernambuco, nos horários de 14h às 16h (no dia 10) e de 14h às 17h (no dia 11).

Para incentivar a solidariedade, os interessados em participar do evento deverão doar 1kg de alimento não-perecível. As inscrições poderão ser feitas até o dia 8 de setembro, no 5° andar do bloco B da Católica. O primeiro simulado em 2009 da Fundação Fé e Alegria do Brasil no Recife ocorreu nos dias 25 e 26 de junho e aproximadamente 200 alunos participaram. 

A pouco mais de um mês da realização do Enem, a coordenadora pedagógica da Fé e Alegria no Recife, Graziela Brito, comenta a importância da realização destes simulados: “é um momento que eles terão para se avaliar e saber a necessidade que têm em cada área e, a partir disso, buscar o apoio e a orientação dos professores nas disciplinas em que estiverem com dificuldade”. A Fundação Fé e Alegria do Brasil no Recife atende atualmente a uma média de 200 alunos que participam do projeto Amigos do Saber, no qual recebem aulas gratuitas de pré-vestibular. 

O novo Enem substituirá a primeira fase do vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e será etapa única para a seleção da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

_________________________________________________

  Confira mais Notícias

Bingo beneficente marcará o aniversário do Reitor

Madrigal fará show de encerramento de festival de coro nesta sexta-feira

Intercâmbio 2010.1 está com inscrições abertas até esta sexta-feira

Palestra do professor Mozart Neves abrirá o Católica In 2009

Unicap irá promover Semana da Pessoa Idosa

Católica In recebe estudantes do Ensino Médio em setembro

Alemanha oferece programa de intercâmbio para jovens jornalistas

Artigos de ex-alunos e professores do Mestrado em Psicologia serão reunidos em livro

Curso de Introdução à Filosofia para jornalistas vai se concentrar em temas contemporâneos

Abertas inscrições para cursos de extensão em Teologia Pastoral

Católica promove Festival de Primavera em setembro

Unicap Jr. e a CDT promovem curso de ventilação mecânica não invasiva

Mestrado em Ciências da Religião promove seminários no 2º semestre

Fé e Alegria promoverá oficina gratuita de maracatu de baque virado

Católica realizará Mostra Cinema e Religião em setembro

Teologia promove conferências em agosto

Instituto Cervantes oferece desconto para alunos e funcionários da Católica

Estão abertas inscrições para o 14º Ciso

Topo  

_________________________________________________

  Edições Anteriores

26/08/2009 Arcebispo participa de homenagem da Católica a Dom Helder nesta quinta-feira

25/08/2009 Reitor lançará livro nesta quarta-feira

24/08/2009 Católica premia jovens cientistas

21/08/2009 Católica premia jovens cientistas

20/08/2009 Prazo para matrículas em cursos de especialização termina nesta sexta-feira

19/08/2009 Começa nesta quinta-feira o Simpósio Nacional de Alvenaria Resistente

18/08/2009 Católica vai realizar Simpósio Nacional de Alvenaria Resistente nos dias 20 e 21

17/08/2009 Filósofo francês fará palestra na Católica nesta terça-feira

14/08/2009 Começa segunda-feira a 11ª Jornada de Iniciação Científica

Outras Edições Anteriores >>

Topo


Boletim Unicap

Expediente

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza , André Amorim, Beatriz Lacerda, Diego Ximenes, Lílith Perboire, Rebeca Kramer, Tiago Cisneiros e Victor Bastos.

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza de Paulo, Karoline Costa e Rodrigo Lyra.

PUBLICIDADE & WEB: Armindo Simão Filho e Maria Eduarda de Albuquerque.

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, env ie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
 
AGOSTO
 
 
Mestrado em Ciências da Religião promove seminários no 2º semestre
   
Fé e alegria promoverá oficina gratuita de maracatu de baque virado  
 
Curso de Biologia irá promover II Simpósio de Ciências Biológicas
 
Teologia promove conferências  
   
SETEMBRO  
   
 
   
 
   
Católica realizará Mostra de Cinema e Religião  
   
Unicap Jr. e a CDT promovem curso de ventilação mecânica não invasiva  
   
Unicap irá promover Semana da Pessoa Idosa  
 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000