A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
 Edições Anteriores
 Minuto Unicap
 Fotolog
 Católica na Imprensa
 Agenda

Recife, 02 de setembro de 2009 - Ano 8

Católica inaugura sistema de coleta seletiva nesta quinta-feira
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

A Universidade Católica de Pernambuco está em uma nova fase de preocupação e atuação ambiental. Nesta semana, durante a realização do 2o Simpósio de Ciências Biológicas (Simcbio), o campus recebeu quatro conjuntos de lixeiras de coleta seletiva. A entrada da instituição nas atividades de reciclagem será oficializada nesta quinta-feira, às 10h, nos jardins do campus, com a presença do Reitor, Padre Pedro Rubens.

De acordo com o Padre Pedro Rubens, a inauguração do sistema de coleta seletiva representa um esforço da Universidade em prol do meio ambiente e, consequentemente, da vida animal, vegetal e humana. A coorden (3) adora do curso de Ciências Biológicas, professora Goretti Sônia-Silva, salientou a preocupação ambiental dos participantes do 2o Simcbio: “Estamos fazendo uma ação social na Universidade, chamando atenção para a questão do lixo”. Os resíduos recolhidos na Católica serão destinados pela Empresa de Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) a estações de tratamento e reciclagem.

A partir de agora, alunos, funcionários e professores podem ampliar os cuidados com a natureza. Para isso, basta colocar o lixo na lixeira correspondente:

  • Azul: papel e papelão;
  • Amarelo: metal;
  • Vermelho: plástico;
  • Verde: vidro.

Simcbio discute relação entre o homem e o meio ambiente
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

O Simpósio de Ciências Biológicas (Simcbio) da Católica promoveu, na tarde desta terça-feira (1º), a mesa-redonda “Planeta Terra: mudanças ambientais versus evolução humana”. O encontro, realizado no auditório G2, teve a participação dos professores de Geologia Fábio José de Araújo Pedrosa e Maria da Graça Vasconcelos Xavier Ferreira e do coordenador do curso de História da Universidade, Luiz Carlos Luz Marques.

O professor Fábio Pedrosa deu início ao evento com a palestra “Ecologia profunda: coevolução em um planeta simbiótico”, na qual abordou a importância da cooperação de organismos para aumentar a sustentabilidade do ecossistema e a resistência às mudanças ambientais, sobretudo climáticas. “Precisamos mudar nossa visão antropocêntrica por um paradigma ecocêntrico. O ser humano é heterótrofo, isto é, não produz o próprio alimento e, principalmente, por isso, somos, apenas, um elo da rede da vida, dependente dela, e não necessariamente o seu topo”, afirmou.

Em seguida, a professora Maria da Graça Ferreira apresentou a relação entre as transformações do planeta, como movimentos de placas tectônicas e formação de vulcões, e a evolução do corpo e da cultura humanas. Entre os pontos abordados na palestra, esteve a tese de que o homem teria surgido no continente africano e, a partir dele, se disseminado pelo mundo. No final da apresentação, Maria da Graça desenvolveu breves reflexões a respeito dos impactos ambientais na humanidade e da sua resposta à natureza. “A velocidade das mudanças vai nos fazer evoluir ou nos extinguir. De qualquer jeito, deixaremos de ser o que somos hoje.” Ela comentou, ainda, a ideia de que as pessoas não compõem uma única espécie, mas, sim, dividem-se em grupos menores, compatíveis com os seus habitats e modos de vida. Como argumento, utilizou o exemplo de remédios úteis às populações orientais e ineficazes aos ocidentais. Por fim, destacou a necessidade de tomada de uma nova postura, como forma de preservação da existência humana. “Deus colocou um mundo às vezes inóspito, para nos mostrar a fragilidade da vida”, observou.

Já o coordenador do curso de História da Católica, professor Luiz Carlos Luz Marques, apresentou a palestra “Quando o ‘berço esplêndido’ transforma-se em ‘armadilha mortal’”, que toma o Hino Nacional como ponto de partida para uma reflexão sobre a ação da humanidade. “As pesquisas mostram que o planeta é mais vulnerável do que imaginamos. Como exemplos, temos o desaparecimento dos neandertais, há 28 mil anos, como resultado de mudanças radicais do meio ambiente, e a extinção de vários grupos populacionais nos últimos 200 mil anos”, alertou, em referência aos riscos atuais. Em seguida, ironizou o chavão de que o interesse pela História evita repetir os erros no futuro, citando a lei recém-aprovada em Santa Catarina que reduz o espaço de preservação florestal no estado, poucos meses após a tragédia provocada pelas enchentes. Luiz Carlos Marques recordou, ainda, o historiador Isaac Epstein, que previu o desaparecimento de 2/3 de todas as espécies de aves, mamíferos e plantas dentro deste século. Depois de analisar as cinco ondas de extinções do planeta, ocorridas entre 440 e 65 milhões de anos atrás, finalizou: “A diferença é que a grande extinção de hoje é provocada pelo homem. Possivelmente, não poderemos nos precaver de catástrofes geológicas ou astronômicas, mas podemos evitar a destruição dos ecúmenos, proteger espécies ameaçadas e criar refúgios ecológicos”.

Em seguida, foi aberto espaço para perguntas e comentários do público. Sobre o projeto de transposição do rio São Francisco, a professora Maria da Graça fez uma comparação com o corpo humano: “A alteração do leito não vale a pena, porque as águas seguem um ciclo, um percurso, como o do sangue no organismo. Como mexer num rio dessa extensão em um período de mudança climática? As experiências do tipo já mostraram que não deve dar certo”. Ela falou, ainda, sobre os problemas do Recife, que tem se tornado uma “ilha de calor”, devido à construção sem critérios de edifícios. “Com isso, a cidade fica aquecida, gerando mais chuva e impedindo a passagem das nuvens carregadas para abastecer os mananciais”, explicou. Por fim, alertou para os prejuízos causados pela independência pretendida pelo Brasil em relação ao petróleo. “Para cada um litro de álcool, são produzidos 14 litros de vinhaça ou vinhoto, que não são absorvidos pela natureza. A gente comemora essa autonomia, mas continua com o passivo ambiental.”

Por fim, os palestrantes elogiaram a organização do 2o Simpósio de Ciências Biológicas, que tem, como tema, “Evolução biológica: Fatos e Teorias”. A professora Maria da Graça destacou a importância do evento para o processo de educação. “Existem outras maneiras, até mais eficientes do que a sala de aula, para aprender. Neste momento, estou passando o bastão para vocês, que vão, em breve, tomar as próprias decisões como profissionais”, disse. Para o professor Fábio Pedrosa, a mesa-redonda “Planeta Terra: mudanças ambiental versus evolução humana” marca um dia histórico para a Universidade. “Aqui, temos o conhecimento sem a divisão em departamentos, porque reunimos dois geólogos e um historiador para abordar um assunto ligado à biologia.”

Palestra de biologia aborda genética das populações e o vetor da leishmaniose
Rebeca Kramer
Assessoria de Comunicação - Unicap

O terceiro dia do II Simpósio de Ciências Biológicas da Universidade Católica de Pernambuco foi encerrado com a conferência: “Genética de Populações e Filogeografia de Lutzomya longipalpis, vetor da Leishmania infantum na região Neotropical”. O convidado para ministrar o conteúdo foi o professor do departamento de genética da Universidade Federal de Pernambuco Valdir Balbino. O evento aconteceu às 20h30 desta terça-feira (1º), no auditório G2 da instituição.

Na ocasião, o professor focou a apresentação na análise da doença Leishmaniose Visceral. Segundo Valdir, o assunto, quando iniciou seus estudos, não era muito conhecido, mas, devido a sua relevância e pelo vetor ser responsável por uma importante doença, isso tem motivado mais os biólogos a estudarem o tema. “É a tentativa de mostrar a complexidade de um organismo tão pequeno, mas que pode comprometer enormemente a saúde pública”, observou. Nas Américas, a leishmaniose visceral é causada pelo protozoário flagelado leishmania chagasi e transmitida pelo inseto díptero Lutzomyia Longipalpis.

O quadro clínico dessa Leishmaniose, também conhecida por Calazar, segundo Valdir, é bastante severa. “10% das pessoas que pegam a doença morrem. É a forma mais letal das leishmanioses, endêmica em pelo menos 88 países. É considerada um doença emergente e reemergente”, revelou. A patologia, de acordo com o professor, acomete pessoas e cães e é mais propícia de acontecer em áreas menos iluminadas do Globo, como América Latina, África e Ásia. “A ocupação desordenada de periferias e o amontoado de pessoas e de cães são fontes de alimentação para os vetores. Aliados a isso estão a ausência de saneamento básico e péssimas condições de moradia. O clima favorável à reprodução do vetor e a condição de muita arborização dá as condições ideais de reprodução ao vetor”, afirmou.

Indivíduos humanos apresentam febre de longa duração, fraqueza, emagrecimento e palidez como sintomas. Fígado e baço podem ter seu tamanho aumentado, já que a doença acomete estes órgãos, podendo atingir também a medula óssea. O ciclo da Leishmaniose envolve, basicamente, três elementos: o hospedeiro vertebrado, o parasita etiológico e o vetor. “Em Pernambuco, segundo Valdir, está ocorrendo uma expansão gradual da doença. No entanto, no Recife, a comunidade científica não entende o porquê, mas ainda não foi acometido pelo Lutzomya longipalpi”, salientou. O vetor, segundo Valdir, alimenta-se de quase qualquer fonte de sangue. “O macho também é menor que a fêmea, que tem cerca de 2mm”, afirmou.

Ainda de acordo com o professor, os métodos utilizados no reconhecimento das espécies crípticas do complexo Lutzomya longipalpis são, principalmente: as pintas abdominais e a Love Songs, dança de acasalamento que os machos reproduzem para atrair as fêmeas e que, ao mesmo tempo, emitem espécies de sons.

Para diagnóstico, exame de sangue para análise de anticorpos específicos, punção - com inoculação do material em cobaias - ou biópsia dos possíveis órgãos afetados são as principais formas de confirmar a presença do patogênico.

Evolução Molecular é tema de palestra
Rebeca Kramer
Assessoria de Comunicação - Unicap

A professora da Universidade Católica de Pernambuco Aline Elesbão do Nascimento ministrou, às 19h desta terça-feira (1º), no auditório G2, a palestra intitulada: “Evolução Molecular”. O evento inseriu-se dentro da programação do II Simpósio de Ciências Biológicas da Instituição. “A área genômica, hoje, tem papel muito importante, especialmente pelo projeto genoma. Ao disseminar tais informações, e utilizando os genes como objetos de estudos, podemos distinguir as características dos genomas que colaboraram para a evolução molecular”, afirmou Aline.

Inicialmente, Aline comentou um pouco da história dos genomas. Mas, para isso, definiu o termo como um conjunto de genes de uma espécie. “Os genomas estão contidos na área da ciência denominada genética, responsável pelo estudo da reprodução, herança, variação e de aspectos relacionados à descendência”, explicou. “Terminologia cunhada em 1930 por Hans Winkler”, prosseguiu. 

Até  meados de 1800, as proteínas constituíam o elemento mais importante da célula. Posteriormente, Friedrich Miescher, em 1869, descobriu as primeiras evidências da presença de DNA no núcleo das células, ao identificar uma substância rica em fósforo que não se enquadrava como nenhuma das substâncias protéicas conhecidas até aquele momento. A esta substância ele deu o nome de nucleina. E assim, seguiu a evolução: Walther Flemming, em 1882, identificou material filiforme no núcleo das células, denominado cromatina, que se encurtavam e se dividiam durante a divisão celular. Em 1888, Wilhelm Waldeyer cunhou o termo cromossomo. No ano seguinte, Richard Altman obteria amostras de nucleina livre de proteína e cunharia uma denominação mais apropriada para a substância: ácido nucléico

Em 1895, Albrecht Kossel (1895) descobriria que a nucleina continha purinas e pirimidinas. Em 1930, haveria avanços no conhecimento da estrutura do ácido nucléico: A nucleina se tornou o ácido nucléico desoxirribose e, posteriormente, ácidodesoxirribonucléio. Em 1949, Erwin Chargaff definiria a razão de duas purinas para duas Pirimidinas. Em 1951, Rosalind Franklin realizaria a cristalografia de raio-X de moléculas de DNA. 

Em 1953, Watson e Crick revelariam a estrutura em dupla hélice da molécula do ácido desoxirribonucleico (ADN). As investigações proporcionaram os meios para compreender como se copia a informação hereditária. Eles descobriram que a molécula de ADN é formada por compostos químicos chamados nucleotídeos e que cada um deles consta de três partes: um açúcar, chamado desoxirribose, um grupo fosfórico e uma das quatro possíveis bases nitrogenadas: Adenina, Timina, Guanina e Citosina. 

Durante das décadas de 50 e 70, Aline disse ter sido descoberto que o tamanho dos genomas não está relacionado, unicamente, ao tamanho dos genes e à complexidade dos organismos. “Os mecanismos que atuam determinando variações no tamanho do genomas são os DNAs repetitivos não codificantes, os Pseudogenes, os Introns, os Rearranjos cromossômicos e a Poliploidia”, relatou. 

Segundo Aline, a comparação de genoma pode ser em dois níveis: por meio da comparação de elementos dos genomas, sem que se observe a ordem dos mesmos, ou seja, em análise de séries ortólogas, ou por meio de estudos de sintenia e homeologia. “A sintenia refere-se à propriedade de dois ou mais genes estarem localizados no mesmo cromossomo. Já o termo homeologia diz respeito ao estudo dos elementos ordenados linearmente, tais como o estudo da ordem de genes em cromossomos ou dos segmentos em animais de corpo segmentado”, explicou. E complementou: “Muitos genes fazem parte de grandes famílias. Assim, não precisam de um gene para cada expressão fenotípica”.  

De acordo com a professora, as mutações são a principal causa da diversidade entre populações, constituindo a base para o estudo da evolução molecular. E a frequência com que essas mutações ocorrem varia entre indivíduos, táxons, genes ou regiões gênicas. “É possível estimar a presença ou frequência dessas mutações pela comparação de sequências nucleotídicas entre indivíduos ou táxons”, afirmou. “Mas, não é possível sequenciar nenhum genoma de uma só vez. Precisa-se passar pelas etapas da fragmentação, do sequenciamento e, então, da reunião dos fragmentos seqüenciados”, salientou. 

Aline destacou ainda as diferenças entre os projetos de sequenciamento de genomas eucariontes dos procariontes. “Além das características básicas de não possuir membrana delimitando o material genético, a célula procarionte é mais simples e menor que a eucarionte. Na célula procarionte, o genoma está arranjado em um único cromossoma e existem poucas organelas celulares. 

  Por outro lado, a célula eucarionte é mais complexa. Possui vários cromossomas. É geralmente maior que a procarionte e possui muitas organelas”, disse. 

Na ocasião, a professora ainda falou acerca do Projeto Genoma Humano que, dentre outros objetivos, identifica e faz o mapeamento de genes do DNA do corpo humano. “Mas, para isso, faz-se necessário dividir os cromossomos em fragmentos menores que possam ser propagados e caracterizados”, finalizou.

Pluralidade religiosa marca solenidade de abertura da Mostra de Cinema & Religião
Tércio Amaral
Assessoria de Comunicação - Unicap

“É uma mostra ecumênica, sem preconceitos, atenta às manifestações religiosas”, assim definiu o curador da Mostra de Cinema & Religião, César Sartorelli, a respeito da proposta do evento, que acontece na Católica até esta quinta-feira (3). A exibição do filme Filho de Maria, de Harnid Jebelli, nesta terça-feira (1), marcou a solenidade de abertura de uma programação especial de 13 produções cinematográficas. O evento aconteceu na sala de multiuso do 3º andar do Bloco G4.

A história de Rahman, um menino cantor de uma mesquita que desenvolve uma amizade com o padre de uma igreja cristã é enredo central de Filhos de Maria. O filme contou com a presença dos professores do curso de Jornalismo Alexandre Figueiroa, Aline Grego e Cláudio Bezerra. Como pesquisador de produções na área do audiovisual, Cláudio Bezerra destacou a importância de exibições como essa na universidade. “A Mostra tem formas alternativas de aprendizado. E o cinema é um dos caminhos mais atraentes para os dias atuais. Inclusive, para temas difíceis de serem assimilados, como os filosóficos”, afirmou.

César Sartorelli destacou o compromisso da pluralidade e o olhar humano sobre os fenômenos religiosos. “O principio de toda religião é melhorar a vida das pessoas. É assim que pensamos a Mostra, crescer junto com o progresso humano”, salientou. Questionado sobre esse sentido, ele advertiu que existem erros cometidos por pessoas que fazem parte de grupos religiosos. “Os desvios de comportamento são humanos, é questão de caráter. Tem ou não tem”, defendeu.

A Mostra de Cinema & Religião surgiu em 2003, quando César Sartorelli era coordenador de eventos do Centro Cultural da cidade de São Paulo. Ele lembra que, ao concluir o Mestrado em Ciências da Religião, levou a experiência para a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mas, foi a partir de 2007 que a exibição ganhou o caráter itinerante, passando por cidades como Trento, na Itália, e Deca, capital de Blangadesh, na Ásia.

Especialização em Administração Esportiva promove seminário sobre Psicologia do Esporte
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

O curso de especialização lato sensu em Administração Esportiva promoverá, no próximo sábado (5), o seminário Psicologia do Esporte e Administração Esportiva. O evento, que faz parte da disciplina de Psicologias nos Esportes, ministrada pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Antônio Santos será realizado no bloco J. As inscrições são gratuitas. Veja a programação:

Horário: 9h às 10h

Seminário: A intervenção na Psicologia do esporte

Convidados: Carla Lopes e Rosângela Ricardo (Psicólogas)

Horário: 10h às 11h

Seminário: A Liderança no Esporte

Convidado: Professora Ana Luiza Barbosa Vieira (Universo)

Horário: 11h20 às 12h30

Seminário: O Perfil dos Gestores Públicos de Esportes dp Grande Recife

Convidado: Professor Vilde Menezes (Fasne)

Horário: 12h30 às 13h – Avaliação do Seminário

Iniciado no mês de abril, o curso de especialização lato sensu em Administração Esportiva está sendo realizado no bloco J. A previsão é que no final do ano a 2ª turma seja aberta. Outras informações com o coordenador do curso, professor Sales Vidal, pelo telefone 9278-5112 ou 2119-4173 e pelo e-mail salesvidal@unicap.br

Último dia de minicurso de Relções Internacionais discute atuação da ONU
André Amorim
Assessoria de Comunicação - Unicap

O papel da Organização das Nações Unidas e as dificuldades que a entidade enfrenta para atuar em missões de paz. Esse é o tema de Terra de Ninguém, filme exibido nesta quarta-feira (02), no último encontro dos participantes do minicurso de extensão em Relações Internacionais. O curso, ministrado pelo Assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade Católica de Pernambuco, professor Thales Castro, foi realizado no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), 1º andar do bloco B.

TerradeNinguém é um filme que mostra a atuação das forças de paz da ONU durante a guerra da Bósnia. O conflito, que envolveu a Sérvia (antiga Iugoslávia) e Bósnia, ocorreu entre 1992 e 1995 e deixou mais de 200 mil mortos. Além de mostrar a atuação das forças de paz, o filme também mostra a atuação e o papel da mídia internacional na guerra. Após a exibição, do filme um debate foi realizado entre os participantes.

Para o professor Thales Castro, o minicurso  conseguiu cumprir seu papel de mostrar um pouco sobre teorias e o cenário internacional. “Esse minicurso teve um saldo positivo não apenas por conta da participação e engajamento, mas porque cada um que participou do minicurso vai carregar reflexões teóricas sobre as relações internacionais”, disse. Além disso, o professor acredita que conseguiu quebrar alguns mitos e mostrar como o cenário internacional influencia a cena local.

s certificados de participação no minicurso podem ser retirados na Pró-reitoria Comunitária, sala 03 no térreo do bloco B, a partir do dia 15 de setembro.

Coordenador de mestrado da Católica apresenta palestra em fórum de ensino religioso
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

O coordenador do Mestrado em Ciências da Religião da Católica, professor Gilbraz Aragão, apresentará, no dia 25 de setembro, das 19h30 às 21h30, no Colégio Marista São Luís, a palestra “Redescoberta do sagrado”. O evento integra a programação do 1o Fórum Marista do Ensino Religioso, que aborda o tema “Fenômeno religioso na sala de aula: um desafio à prática do educador”.

No dia 24, o Fórum terá, como convidado, o frei curitibano Claudino Giltz, que ministrará a conferência “Ensino religioso na sala de aula: formação do cidadão”. As inscrições custam R$ 30, podem ser feitas na Livraria Vozes ou no Colégio Marista São Luís e conferem direito ao certificado de participação e a um exemplar do “Livro Didático na formação do professor de ensino religioso”, escrito por Frei Claudino.

O Colégio Marista São Luís está localizado na Avenida Rui Barbosa, 1104, no bairro das Graças. Para mais informações, ligue para (81) 3423 4100 e (81) 4009 5352 ou entre em contato pelos e-mails promtor1.10@vozes.com.br e sroberto@marista.edu.br .

Professora de Direito da Católica apresenta palestra em seminário internacional
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

A professora do curso de Direito da Católica Fernanda Fonseca ministrará a palestra “Justiça restaurativa e crianças em situação de rua” no 1o Seminário Internacional de Justiça Restaurativa, que acontece em São Paulo, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro. O evento é uma etapa preparatória para o 1o Congresso Mundial de Justiça Juvenil Restaurativa, que será realizado em novembro, no Peru.

A palestra “Justiça restaurativa e crianças em situação de rua”, também, será apresentada no Congresso Mundial, no Peru, e na Universidade Católica de Pernambuco, no dia 22 de outubro, durante a Semana de Criminologia do curso de Direito. Para conferir a programação do Seminário Internacional de Justiça Restaurativa, acesse www.uniabc.br .

Católica promove Passeio Ciclístico pela Paz no dia 27
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

O Festival de Primavera, realizado durante todo o mês de setembro, terá uma grande novidade no dia 27 (domingo). O 1o Passeio Ciclístico Católica pela Paz será uma oportunidade para combinar o exercício físico e a mobilização por justiça e bem-estar social, além de celebrar os 58 anos de fundação da Universidade Católica de Pernambuco. De acordo com os organizadores, os ciclistas devem usar camisas brancas, em referência à causa da paz proposta na atividade.

O 1º Passeio Ciclístico Católica pela Paz percorrerá ruas, avenidas e praças do Recife Antigo e do Centro, das 9h às 11h30. Entre a saída, na Rua do Príncipe, até o encerramento, na Praça do Arsenal, os participantes passarão por diversos pontos turísticos da cidade, como a Câmara de Vereadores, a Faculdade de Direito, o Teatro de Santa Isabel, a Ponte de Ferro, a Casa da Cultura, o Forte das Cinco Pontas, a Ponte Giratória e o Marco Zero. Para garantir a segurança e conforto dos ciclistas, a atividade contará com a presença de agentes militares e de trânsito, caminhões de apoio e distribuição de água e ambulância com profissionais habilitados. A diversão ficará por conta dos conjuntos artísticos da Unicap, do grupo de dança Mandacaru e do Maracatu Tambores D’Olorum.

As inscrições para o passeio estão abertas, até o dia 25, na Coordenação Geral de Esportes e Recreação, situada na Rua Almeida Cunha, próximo ao estacionamento dos alunos da Católica. Para participar, basta entregar um quilo de alimento não-perecível, que será doado ao Lar Fabiano de Cristo, onde crianças, adolescentes e idosos de baixa renda recebem assistência social. No dia 27, os interessados podem se inscrever das 8h às 8h55, durante a concentração para a saída. Às 8h40, o Reitor da Universidade, Padre Pedro Rubens, fará um breve pronunciamento sobre a atividade.

Católica sedia lançamento de livro de Padre Airton sobre a Fundação Terra
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

O Padre Airton Freire lança, nesta quinta-feira (3), na Católica, o livro “Causos”, em que relata, com um linguajar interiorano, os 25 anos de história da Fundação Terra. O evento será realizado no auditório G1, localizado no primeiro andar do bloco G, a partir das 20h.

O lançamento, presidido pelo Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, terá, também, a participação do presidente estadual do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Dorany Sampaio, que apresentará o livro “Causos” ao público. Na publicação, Padre Airton conta os detalhes da Fundação Terra, desde o processo de criação e construção dos prédios até a vida dos personagens, como as curandeiras que marcaram o início do projeto.

A renda obtida com as vendas do livro “Causos” (R$ 30 por exemplar) será revertida para as obras assistenciais organizadas pelo Padre Airton Freire. Entre os projetos sociais que coordena, o mais conhecido é a Fundação Terra, criada em 1984 na comunidade da “Rua do Lixo”, em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. Conheça mais no site http://www.fundacaoterra.org.br/pt .

Fé e Alegria no Recife reúne mais de 200 alunos em Aulão na Católica
Beatriz Lacerda
Assessoria de Comunicação - Unicap

Fé, alegria e atenção. Foi esse o clima do Aulão que reuniu 247 alunos de escolas públicas e particulares da Região Metropolitana do Recife que sonham com uma vaga nas universidades do estado. 

A Fundação Fé e Alegria do Brasil, que tem uma das suas sedes no Recife, promoveu o primeiro Aulão pré-vestibular da instituição no ano de 2009, realizado no sábado 22 de agosto, no auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco.

O evento teve início com o aulão de ciências humanas, ministrado pela professora Rozeane Carapeba, que leciona a disciplina de geografia há 20 anos. Entre outros assuntos, Rozeane abordou o tema da violência urbana, no contexto social, sob a influência da mídia. Convidada pelo coordenador da Fundação Fé e Alegria do Brasil no Recife, Luís Justino, a professora acredita que iniciativas como o Aulão são muito válidas no processo de preparação dos alunos para o vestibular.

 “O Aulão surte efeito na questão da memorização, a própria folia já faz o aluno se sentir mais engajado no processo. Mesmo errando, eles tiveram a iniciativa de perguntar, se engajaram mesmo”, afirmou Rozeane, elogiando e receptividade e a motivação dos alunos.

Após um breve e animado intervalo, o professor do curso de Letras da Católica Robson Teles manteve a atenção do auditório quase lotado com o aulão de ciências da linguagem, no qual abordou os  gêneros textuais e sequências tipológicas, numa proposta de leitura, interpretação e compreensão baseada no que o novo Enem irá cobrar.

No fim da aula, Robson ainda apresentou uma proposta de redação, cujo tema foi “ A participação da nossa juventude na construção da cidadania”, que o professor acredita ser um assunto cogitado como uma das propostas de redação do novo Enem. “Eu acho esse tipo de iniciativa ótimo. Acredito que o que eu aprendi, eu tenho que dividir com os demais”, incentivou o professor, entusiasmado com o Aulão.

A expectativa de que os alunos tivessem uma boa receptividade ao evento e apresentassem um bom aproveitamento foi facilmente superada pela satisfação dos organizadores. “Os alunos colaboraram muito com a divulgação do evento e participaram ativamente. Além disso, a equipe de professores e coordenadores da Fé e Alegria é muito unida e se dedicou ao sucesso do Aulão”, comentou a estagiária de pedagogia Carolina Florêncio, que integra a equipe do projeto Amigos do Saber, no qual os alunos da Fundação Fé e Alegria do Brasil no Recife recebem aulas gratuitas de pré-vestibular e reforço escolar.

Aluna do Fé e Alegria,  Josineide  Amadeu, 16 anos, vai prestar vestibular para o curso de Engenharia Civil: “Achei a proposta do Aulão muito legal por ser com os professores do projeto Amigos do Saber, com os quais nós já temos contato”. Josineide convidou a amiga Gabriela Caroline, 17 anos, que optou por concorrer ao curso de Jornalismo e gostou do evento por ter sido bastante dinâmico e organizado.

Já a estudante Rayane Minéia, 18 anos, foi uma das mais animadas participantes do Aulão. Também aluna do projeto Amigos do Saber, Rayane escolheu o curso de Letras para concorrer ao vestibular e adiantou o pedido comum a todos os participantes do evento: “Espero que tenha um outro Aulão do Fé e Alegria antes da prova do Enem para a gente relaxar!”.

Para a alegria de Rayane, o segundo Aulão da Fé e Alegria já está confirmado. Porém, no próximo evento,  será a vez das ciências exatas e naturais.

Abertas inscrições para cursos de extensão em Teologia Pastoral
Assessoria de Comunicação - Unicap

O programa Universidade não tem idade, organizado pela Católica, está com novos minicursos para o segundo semestre de 2009 na área de Teologia Pastoral. As inscrições já podem ser feitas pelo site www.unicap.br ou na sala da Pró-reitoria Comunitária da Unicap, localizada no térreo do bloco B, no horário das 8h às 11h e das 14h às 16h. Os minicursos são voltados para pessoas engajadas nas comunidades cristãs. O objetivo de repassar os conhecimentos do campo epistemológico da Teologia Pastoral é o de promover a formação contínua daqueles que partilham da responsabilidade eclesial. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4140. Confira a relação dos cursos oferecidos a partir de setembro:

CURSO

 VALOR DO INVESTIMENTO

DATA DE INÍCIO

Liturgia: Teologia da Eucaristia

R$ 95,00 

03/09

Liturgia na vida: uma incursão na prática celebrativa

R$ 95,00

03/09

Nascimento do Cristianismo: evangelho de João

R$ 20,00 

26/09

A Reforma Protestante (séculos 16 ao 18): um resgate histórico

R$ 25,00 

12/09

Rosto plural da fé

R$ 55,00

18/09

A chegada do Protestantismo no Brasil (séculos 19 e 20): um resgate histórico

R$ 25,00

26/09

Topo  _________________________________________________

  Confira mais Notícias

Conferência discute formas de fazer teologia na pós-modernidade

Diversidade e imaginário coletivo: as Américas em diálogo é o tema do X Congresso Abecan

Programa oferece bolsa de pós-graduação no Canadá

Grupo Hegel Unicap promove minicurso sobre Filosofia do Direito

Professora de Engenharia Ambiental apresentará trabalhos em congresso nacional

Fé e Alegria abre inscrições para o 2° simulado do novo Enem

Unicap irá promover Semana da Pessoa Idosa

Católica In recebe estudantes do Ensino Médio em setembro

Alemanha oferece programa de intercâmbio para jovens jornalistas

Artigos de ex-alunos e professores do Mestrado em Psicologia serão reunidos em livro

Curso de Introdução à Filosofia para jornalistas vai se concentrar em temas contemporâneos

Abertas inscrições para cursos de extensão em Teologia Pastoral

Católica promove Festival de Primavera em setembro

Unicap Jr. e a CDT promovem curso de ventilação mecânica não invasiva

Mestrado em Ciências da Religião promove seminários no 2º semestre

Fé e Alegria promoverá oficina gratuita de maracatu de baque virado

Teologia promove conferências em agosto

Instituto Cervantes oferece desconto para alunos e funcionários da Católica

Estão abertas inscrições para o 14º Ciso

Topo  

_________________________________________________

  Edições Anteriores

1º/09/2009 Palestra com Mozart Neves abre o Católica In 2009

Outras Edições >>

Edições de Agosto >>

Topo


  Boletim Unicap

Expediente

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza , André Amorim, Beatriz Lacerda, Diego Ximenes, Lílith Perboire, Rebeca Kramer, Tércio Amaral, Tiago Cisneiros e Victor Bastos.

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza de Paulo e Rodrigo Lyra.

PUBLICIDADE & WEB: Armindo Simão Filho.

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
   
 
Busca  
 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000