»

02

Ex-aluno de Jornalismo da Unicap apresenta trabalho no III Colóquio Brasil-Argentina de Estudos da Comuniação

Foto: Gabriela Vitória

Texto: Paula Losada e Rafael Sabóia

O ex-aluno do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco e doutorando da Universitat Pompeu Fabra (Barcelona) Josuel Mariano da Silva Hebenbrock apresentou, na tarde desta sexta-feira (2), no III Colóquio Brasil-Argentina de Estudos da Comunicação, no Atlante Plaza Hotel, seu projeto de pesquisado no doutorado “Eleições presidenciais Brasil (2010) e Argetina (2011): uma análise comparativa das agendas eleitorais nos telejornais Jornal Nacional (BR) e Telefé – Notícia (AR)”.

Nascido no Recife, Josuel foi adotado aos 9 anos por um casal alemão. Depois de vários anos na Europa, decidiu fazer o curso de Jornalismo na Unicap, onde se formou em 1995. Aconselhado pelo professor de Rádio, Vlaudimir Salvador, resolveu ter uma experiência profissional antes de voltar para a Europa. Assim, trabalhou durante seis meses na editoria internacional do Diario de Pernambuco. Ao retornar a Alemanha, ingressou no mestrado em Jornalismo Investigativo na Universidade de Hamburgo e, em seguida, no mestrado em Política Internacional do Oriente Médio, na Universidade de Tel Aviv, em Israel, numa parceria com a Universidade de Hamburgo.

Com a conclusão dos dois mestrados, ingressou no doutorado em Comunicação Política, na Universidade de Hamburgo, mas não terminou por achar que não estava suficientemente maduro para desenvolver a sua tese, na ocasião. Foi, então morar em Londres, onde depois de um ano e seis meses foi para Juazeiro do Norte, no Cariri cearense. Lá, ajudou a implantar o curso de jornalismo numa universidade particular. No Ceará, ainda trabalhou com vídeo, cinema e fotografia. De passagem por São Paulo, conheceu os professores Giusepe Gifreu e Javier Diaz Noci, que são seus atuais orientadores na Universitat Pompeu Fabra. Atualmente, Josuel mora em Copenhagen, na Dinamarca, e atua como pesquisador júnior no Instituto de Ciências Sociais na Universidade de Lisboa, em Portugal.

Foto: Gabriela Vitória

Ainda no Intercom, Josuel vai apresentar o artigo “O Cariri cearense: interações cotidianas e produção de sentidos”, no VI Encontro dos Grupos de Pesquisa, no dia 6, às 14h, na sala 809 do bloco G da Unicap. Depois do congresso, ele fará uma palestra, no dia 8, às 20h, para os alunos do 8º período do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco, a convite da professora Fabíola Mendonça. Ele falará sobre teoria da comunicação.