»

Nelson Werneck Sodré é celebrado no último dia do Intercom

No ultimo dia do Intercom, professores, pesquisadores e estudantes discutiram o centenário de nascimento de Nelson Werneck Sodré. O evento, realizado na tarde desta terça-feira (06), último dia do Intercom, foi mediado pela professora Ana Paula Goulart Ribeiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e contou com a presença do presidente de honra da Intercom, o jornalista José Marques de Melo; a professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e filha do homenageado da mesa, Olga Sodré; a antropóloga da UERJ, Luitgarde Cavalcanti Barros, e da pesquisadora da Fundação Armando Alvares Penteado, Gisely Hime.

foto: Felipe Bueno

Para a professora Ana Paula Goulart Ribeiro, mediadora do evento, mais do que celebrar os cem anos do nascimento de Nelson Werneck Sodré, o encontro tem como objetivo rediscutir a obrar de um dos mais importantes historiadores brasileiros. “O nosso papel é rediscutir a obra dele. Não apenas comemorar o centenário, mas rediscutir o trabalho dele e tirar o que a gente puder”, disse.

Mesmo ainda faltando um ano para a realização do próximo Intercom, o presidente de honra da sociedade fala com entusiasmo da edição do ano que vem. “Foi muito importante termos discutido Sodré e McLuhan. Espero que ano que vem nós possamos trabalhar como o do equatoriano José Fernandez”, disse.

Olga Sodré, filha do escritor, agradeceu a presença dos presentes e a disponibilidade em discutir a obra de Nelson Werneck. “O professor José Marques de Melo vem trabalhando o tema. Ano passado tivemos uma mesa coma presença de Luitgard e o Intercom, que é um grande parceiro”, disse.

Quem foi Nelson Werneck Sodré

Nelson Werneck Sodré nasceu no Rio de janeiro, em abril de 1911. Sua estreia na imprensa aconteceu em 194, quando Sodré tinha apenas 14 anos. Até o início da década de 1950, Sodré foi considerado um militar promissor. Por conta de ideias consideradas contrárias ao governo, em 1951 ele foi desligado do Estado-maior. Quinze anos mais tarde, em 1966, o escritor lançou uma obra de diferença que vinha preparando há alguns anos, o livro História da Imprensa no Brasil.

História da Imprensa

Na noite da última segunda-feira, a filha de Nelson Werneck Sodré, a também historiadora Olga Sodré, relançou o clássico “História da Imprensa no Brasil”, agora, publicado pela Intercom em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Os detalhes do lançamento você acompanha na matéria de Tércio Amaral [link matéria].