»

Palestrantes do VI Intercom Júnior falam do jornalismo local ao global

Texto: Maiara Melo// Fotos: Otávio Portugal e Daniel Paza

A programação da manhã desta segunda-feira (5) do VI Intercom Júnior foi dedicada a apresentação de dez trabalhos sobre o Jornalismo.

O recémformado pela Universidade Federal do Piauí, Wilton Lopes, defendeu a pesquisa “Acontece na Cidade”: o papel político do jornalismo comunitário no qual abordou o programa local de Teresina como contribuinte na formação cidadã, conscientizador político e mobilizador social. “A TV tem uma maior importância dentro dos lares brasileiros. Eu tento observar como esse programa serve de mediador político, através de pautas pontuais, como exemplo um buraco que não interessa a mídia nacional, mas interessa à local”, disse.

Wilton Lopes

José Roberto

José Roberto Castro, da Universidade Federal de Juiz de Fora, fez uma análise sobre como os profissionais dos jornais Estadão e Folha de São Paulo agiam nas coberturas das eleições presidenciais, no projeto Cobertura Jornalística das eleições presidenciais em 2010: Folha, Estadão e o dilema da explicitação de apoio. “Eu queria descobrir essa diferença entre um jornal como o Estadão, que se declarou a favor de um dos candidatos e a Folha de São Paulo, que se declarava apartidária. Foi uma pesquisa pra descobrir a diferença das notícias veiculadas”, explicou.

Álvaro Filho, professor da disciplina de Redação da Universidade Católica de Pernambuco, ficou responsável pela banca examinadora. “Embora o objeto da pesquisa se concentre nos problemas locais, nas mídias locais, às vezes observando jornais estudantis e outros na grande imprensa, a preocupação é a mesma, a busca da verdade, que a mídia seja utilizada para o papel que ela foi concebida, como instrumento de controle dos outros poderes e não a serviço deles”, disse o professor.

Outros trabalhos também foram apresentados: Uma reflexão do “Jornal Escolar” na perspectiva do jornalismo, por Chloé Leurquin. Fotografias: retratos ou recortes da realidade, por Elenilda Carlos; Tomadas de posição no jornalismo econômico: uma análise de conteúdo das notícias e artigos do Jornal do Tocantis, de Jesana Jesus. A teoria na prática do Informativo Faced, por Elisa Chueiri e Adriana Santos. Verdades mediadas: jogo discursivo em Veja e Carta Capital na eleição presidencial de 2010, por João Guerra e Renata Ribeiro. O lixo e a relação do sujeito: a representação da sociedade que vive no lixão de Itabuna, Bahia, por Alane Reis e Julianna Nascimento. A teoria do agendamento na atuação da imprensa sergipiana, por Janete Cahet e Polyana Andrade. Fala, Mãe Luiza! – a voz do morro através da comunicação comunitária, por Rayanne Carvalho.