»

Intercom faz abertura inesquecível

Por Filipe Falcão/Foto: Jackie Feitosa

O XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2011  foi aberto oficialmente sábado (3), numa noite que ficará na memória de todos os que participaram do evento. A multiculturalidade de Pernambuco deu o tom à solenidade. O público, que lotou o auditório G2, o maior da Universidade Católica de Pernambuco, fez um percurso pela música pernambucana, sob o comando do Maestro Spock e da Companhia de Dança Brasileira, numa verdadeira aula-espetáculo. O show terminou com os congressistas dançando frevo e ciranda.  Antes, porém, foram realizados os discursos do Reitor da Unicap, Prof Dr. Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira, e do presidente da Intercom, Antonio Honhlfeldt, além da entrega dos prêmios Vera Giagrande, Francisco Morel e Freitas Nobre.

O evento foi aberto pelo Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, que deu as boas-vindas aos congressistas e falou da honra e do orgullho de sediar um evento do porte do Intercom no ano em que a Universidade comemora seus 60 anos de fundação e o curso de Jornalismo, seus 50 anos de implantação.  Ele lembrou que o curso de Jornalismo da Católica é pioneiro em Pernambuco e que foi fundado pelo jornalismo pernambucano Luiz Beltrão, que também fundou na Unicap, em 1963, o primeiro centro acadêmico nacional de estudos midiátios, o Instituto de Ciências da Informação. Destacou, ainda, que o curso de Jornalismo da Católica é responsável por quase 70% dos profissionais que atuam em Pernambuco, como jornalistas, professores, pesquisadores ou gestores da comunicação. “Temos orgulho do passado e o Intercom realizado aqui apenas confirma o nosso compromisso com o hoje e com o futuro”, destacou o Reitor.

Logo depois, foi a vez do presidente da Intercom, Antônio Honhlfeldt, saudar a todos os que colaboraram para a realização do evento com destaque para a Pró-reitora Acadêmica, Aline Grego.  Honhlfeldt destacou que a escolha do local para sediar a 34ª edição do Intercom é quase uma metáfora de volta às origens. “O curso foi fundado por Luiz Beltrão, que dá nome a um importante prêmio do congresso”, explicou e, desta forma, agradeceu por todos os participantes terem sido recebidos de braços abertos pela Unicap.

Premiação – A cerimônia de abertura do Intercom 2011 também foi a ocasião para a entrega dos prêmios Vera Giagrande, Francisco Morel e Freitas Nobre. Os trabalhos, em níveis de graduação, mestrado e doutorado, foram apresentados na edição passada do congresso, realizado em Caixas do Sul. Cada categoria teve três vencedores, divididos em primeiro, segundo e terceiro lugar. O jovem Reuben da Cunha Rocha, da USP, ficou em terceiro lugar no prêmio Prêmio Morel, para trabalhos de mestrado.

“Fiquei muito contente e mal acreditei quando soube da premiação”, explicou Reuben, que desenvolveu o projeto “Leitura, Questão Semiótica”. Ele ganhou um curso de verão em São Paulo. O segundo lugar ganhou uma câmera fotográfica e o primeiro, um computador. Quanto ao congresso, Reuben afirma que está muito animado, mas que além da vivência acadêmica, também quer aproveitar para conhecer a capital pernambucana, já que essa é a primeira vez dele no Recife.

A mesma opinião era dividida pela jornalista Cristina Soares, do Espírito Santo. “É a minha primeira vez em Pernambuco e quero encontrar alguma folga entre uma oficina e outra para passear um pouco”, afirmou. E foi quase como uma aula prática da cultura pernambucana que o Maestro Spock e a Companhia Brasileira de Dança comandaram o show de encerramento da cerimônia. Talvez por estar diante de um público de pessoas de todo o Brasil, e até de outros países, Maestro Spock teve o cuidado de explicar cada um dos ritmos antes das apresentações formando uma verdadeira colcha de retalhos da cultura pernambucana como frevo, caboclinho, maracatu, entre outros. Após o show, todos foram convidados para um coquetel. Um começo perfeito para um evento inesquecível.

1. Sérgio Wanderleydisse:

O Show de Spock foi maravilhoso! É muito bom ver a representação da cultura pernambucana ser mostrada de forma tão plena! Música; Dança e a nossa alegria!

2. Rute Ivete Andrade das Chagasdisse:

O rastreamento da cultura pernambucana feito pelo maestro spok foi inesquecível. Parabéns aos organizadores.Parabenizo também o prof. Antônio Honhlfeldt quando no seu discurso ressaltou os nomes dos vultos históricos pernambuanos. Gostaria, saber se o prof. Antônio Honhlfeldt poderia disponibilizar uma cópia desse discurso ,no meu e.mail, pois, sou docente e irá me ajudar na construção de aberturas de eventos como esse.Obrigada rute