«

»

set
04

Conhecendo as Redes Sociais para melhor fazer uso delas

Texto: Aline Vieira Costa / Foto: Gabi Vitória

Na moda ou nas tendências atuais dos estudos de comunicação o tema Redes Sociais: Historicidade e Conteúdo não tinha como ficar de fora da 34ª edição do Intercom 2011. O assunto foi abordado neste sábado (03) pelo gestor em mídias sociais e proprietário da empresa Virozes, Rodrigo Pires, que também é jornalista e fotógrafo e tratou de fazer um comparativo histórico e de qualidades dentro de uma temática tão dinâmica e que mudou as formas de fazer comunicação.

Friendster, My Space, Orkut, Facebook, Twitter, LinkedIn, afinal que caraterísticas as diferenciam? E qual a diferença entre mídias e redes sociais? Como melhor difundir informações e ganhar audiência, seja em forma de seguidores, comentários, amigos e ‘curtidas’?“ É essencial saber o que se está falando, contextualizar para, então, estudar quais as mídias e redes apropriadas para o conteúdo e objetivo a que se quer alcançar”, explicou Rodrigo Pires, que enfocou também a interatividade característica de todas as redes, mesmo que de forma diferente. “Há inclusive os ambientes colaborativos até no próprio desenvolvimento, os chamados Open Sources”, completou ele.

Quem aproveitou bem toda a ‘conversa interativa’ foi o recém-formado em Jornalismo pela Universidade Positivo (UP), no Paraná, Antonio Senkovski. “Foi uma importante troca de experiências”, avaliou ele, cujo projeto acadêmico, apresentado no Intercom, é um livro-reportagem on line inserido num hotsite que contém todo o processo interativo de produção do trabalho. São links com histórias de entrevistas, músicas escutadas e todo o processo de interação no blog para a criação do conteúdo do livro.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.