«

»

set
03

Redes sociais é assunto de debate no Intercom 2011

Texto: Luana Pimentel / Fotógrafa: Gabriella Lucena

Beatriz Brandão fez questão de interagir com os alunos

A professora Beatriz Brandão Polivanov, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), ministrou na tarde deste sábado (3) a oficina Redes sociais online: definições, valores e apropriações, parte da programação do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2011. A aula aconteceu na sala 503 do bloco G4 da Universidade Católica de Pernambuco e teve como objetivo discutir conceitos e analisar projetos de marketing.

A apresentação da acadêmica foi feita, principalmente, com base nos estudos de uma das maiores especialistas brasileiras em redes sociais, Raquel Recuero. Em primeiro lugar, Beatriz fez questão de diferenciar os termos mídias sociais, redes sociais e sites de redes sociais, que são facilmente confundidos. As redes sociais, também chamadas de sites de relacionamentos, são ambientes virtuais em que as pessoas se reúnem e se associam  para interagir com outros membros.  Mídias sociais são as ferramentas que permitem conversação e divulgação de conteúdo, muitas vezes em massa e instantaneamente. A primeira faz parte da segunda. 

Maria Luíza trocou experiências durante a oficina

Além disso, Beatriz também fez uma análise dos valores do sujeito que participa desses espaços virtuais; o que ele quer, o que ele disputa e quais os cuidados que ele deve tomar. Para encerrar, ela analisou campanhas de marketing que fizeram uso dessas redes como estratégia. Projetos bem e mal-sucedidos foram discutidos. A experiência foi importante para a aluna do 6º período de Jornalismo da UNIRON (RO), Maria Luísa. Ela trabalha com assessoria e gerência de redes sociais para empresa e eventos. “Achei a oficina interessante por causa do conteúdo e porque a professora interage com os alunos e dá poder de voz”, afirmou.

A aluna de Jornalismo da Faculdade Maurício de Nassau Joice Fernandes, que ainda está no início do curso, está gostando bastante das aulas. “Esta foi a segunda oficina que assisti. Além da interatividade, os professores utilizam uma linguagem bastante acessível. Isso é ótimo para estudantes como eu, que ainda não têm tanto conhecimento teórico. Os palestrantes também são bastante qualificados”.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.