»

set

Surfe vira tema de pesquisa midática

Por Marília Simas / Foto: Eduardo Araújo

Para aproximar o tema de pesquisa com o público jovem, o professor  da Universidade Federal do Rio de Janeiro , Rafael Fortes Soares, decidiu trazer à tona um assunto que ainda não havia sido abordado na área acadêmica. A história da mídia do surfe no Brasil foi retratada no minicurso oferecido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), na Universidade Católica de Pernambuco, na tarde deste sábado (3). Com um projeto em andamento desde 2005, o professor realizou um levantamento sobre como era tratado o assunto nos diversos veículos de comunicação desde a década de 70.

Segundo o acadêmico, a ideia de fazer um trabalho com o foco neste esporte surgiu pelo próprio interesse pelo assunto. “Na verdade eu sou de Niterói, cidade vizinha do Rio de Janeiro onde a cultura do surfe é muito forte entre a molecada da classe média e como o tema também era de meu interesse tive a ideia de fazer uma pesquisa sobre isso. A minha linha de pesquisa em relação aos estudos culturais de massa ”, explicou.

O estudante de oitavo período da Universidade Federal de Sergipe - UFS, Matheus Albuquerque Fortes, 22, disse que o que mais chamou a atenção dele para esse minicurso foi o tema. “Por mais que eu não pratique esse esporte, eu queria conhecer um pouco sobre como anda esse patamar de estudo sobre mídias nesse esporte. Gostei do minicurso e desconheço outras pessoas que saibam falar sobre esse tema de forma tão aprofundada”, destacou o estudante.

O trabalho apresentado na tarde de hoje foi fruto de uma pesquisa de doutorado apresentada em 2009. O livro “O surfe nas ondas da mídia: esporte, juventude e  cultura”, vai ser lançado na próxima segunda-feira, às 18h, na Intercom.