»

Análise de gêneros televisivos é tema de minicurso no Intercom

Por Marília Simas/ Foto: Eduardo Araújo

O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Igor Sacramento ministrou, na tarde deste sábado (3), no XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2011, um minicurso sobre a análise dos gêneros televisivos. O curso, que aconteceu na Universidade Católica de Pernambuco, teve o objetivo de fazer uma análise sobre as questões midiáticas e introduzir debates sobre o  gênero televisivo, seus formatos e  seus tipos de narrativas. Dentro das perspectivas apresentadas pelo palestrante, os congressistas tiveram a oportunidade de debater sobre a televisão como programação, o fluxo da programação televisiva e a programação como estratégia. O foco principal das atividades desenvolvidas em sala de aula foi o de tentar esclarecer os fenômenos televisivos traçando um paralelo histórico do que já foi produzido e os trabalhos que estão sendo feitos na atualidade neste veículo.

Mestre em comunicação e doutorando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Igor Sacramento destacou a importância de se debater sobre o tema. “É interessante destacar esse tema e trocar experiências com outros profissionais e estudantes. Aqui, pretendemos levantar a questão midiática e também destacar que não existe apenas um tipo de narrativa televisiva. Esta é uma parte da pesquisa que estamos desenvolvendo na universidade, no campo da televisão”, contou o palestrante. Além disso, o professor falou também que no início de 2012 pretende lançar um livro pela Editora Sulina, de Porto Alegre. ”Eu e a professora Ana Paula Goulart Ribeiro e Marco Roxo estamos fazendo uma coletânea”. Dentre as obras do acadêmico, está o livro lançado no ano passado, “História da TV no Brasil”, que faz uma rememória dos 60 anos da televisão no país.

A jornalista Viviane Cavalcante, que trabalha como assessora de imprensa em Aracaju, contou o que chamou a atenção para participar deste minicurso. “Eu tenho um interesse muito grande em trabalhar na área de televisão, e vi nesse minicurso uma oportunidade de atualização. Vim por curiosidade mesmo e o conteúdo era o que eu esperava”, explicou. O professor Igor Sacramento atua no Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação da UFRJ e tem como principal linha de pesquisa  a mídia e mediações socioculturais.