»

set
04

Últimos trabalhos são apresentados no III Colóquio Brasil-Argentina de Estudos da Comunicação

Texto:Rafael Sabóia / Foto: Rafael Fernandes

Com o tema “Comunicação e fronteiras”, foram encerradas, na tarde deste sábado,(3), as apresentações dos trabalhos de professoras de universidades argentinas e brasileiras, que estiveram participando do III Colóquio Brasil-Argentina de Estudos da Comunicação, sob a coordenação da professora Valci Zuculoto.

Foram apresentados os trabalhos “Portal de ingreso y configuración territorial. Tránsito,comunicación y identidad, da professora Maria Rosa Carbonari, da Universidad Nacional de Río Cuarto; “Rurbanidad y Sistema de objetos. De SUS (in) visibilidade en La prensa y La política pública”, da professora Silvana Galimbert, da Universidad Nacional de Río Cuarto: e “Las TIC em El campo moderno.Los espacios críticos Del desarollo rural”, do professor Edgardo Carniglia, da Universidad Nacional de Río Cuarto.

Com base nesses trabalhos foram apresentados os artigos “Emissoras de TV do Brasil e da Argentinaa: um estudo preliminar sobre os canais televisivos presentes na fronteira”, do professor Flavi Ferreira Lisbôa Filho, da Universidade Federal de Santa Maria; e “Produção cultural na mídia fronteiriça Brasil-Argentina, da professora Lúcia Spacil Raddatz (UNIJUÍ).

No fim da tarde do sábado, está prevista a Sessão Plenária de encerramento oficial do III Colóquio Brasil-Argentina de Estudos da Comunicação, sob a orientação dos professores Dóris Fagundes Haussen, Gustavo Cimadevilla e Sonia Virgínia Moreira.

Confira resumos dos trabalhos apresentados:

Emissoras de TV do Brasil e da Argentina: um estudo preliminar sobre os canais televisivos presentes na fronteira – De Flavi Ferreira Lisbôa Filho (Universidade Federal de Santa Maria)

Este estudo tem o propósito de analisar como se dá a produção e a cobertura televisiva nos espaços fronteiriços do Brasil (mais especificamente no RS) com a Argentina. Partimos do pressuposto de que a produção televisiva é pautada por inúmeros recursos técnicos e estéticos, que são perpassados por aspectos culturais, econômicos, sociais e tecnológicos. Este processo investigativo caracteriza-se como qualitativo, pelo estudo da produção dos sentidos e dos conteúdos daprogramação televisiva. Por outro lado, é também quantitativo. Até o momento, podemos perceber que todos os canais possuem uma parte da programação produzida localmente, mas, a grande maioria, dos espaços televisivos é ocupada por programas nacionais ou produtos audiovisuais importados pelos grupos de comunicação, que controlam as redes televisivas tanto no Brasil quanto na Argentina.

Produção cultural na mídia fronteiriça Brasil-Argentina – De Vera Lúcia Spacil Raddatz (UNIJUÍ)

O artigo traz a discussão sobre comunicação e produção cultural na mídia de
fronteira e tem como contexto de análise a fronteira Brasil-Argentina nos limites
do Rio Grande do Sul com Corrientes e Misiones. O estudo está focado nas marcas
culturais presentes nas emissoras de rádio e jornais dessa região. A fronteira é Intercom 2011 | Unicap | Recife – PE 33 Colóquio Brasil – Argentina olhada aqui na sua dimensão cultural e não como um espaço geopolítico de demarcação de limites. A música, a história, a língua e as relações de vizinhança estabelecidas neste espaço são elementos importantes e estão presentes na mídia local, abrindo o debate para o tipo de cultura que por ali é produzida e circula, quais as fontes de origem e os traços que a caracterizam como cultura de fronteira.