»

Oficina mostra detalhes do telejornalismo pernambucano

Por Maiara Melo

O XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2011 promoveu neste sábado (3), das 9h às 12h, a oficina Na Telinha: A experiência prática na TV pernambucana, da produção ao repórter, com a participação dos jornalistas Andrea Trigueiro (Faculdade Maurício de Nassau), Washington Gurgel (SBT) e Marjones Pinheiro (Globo Nordeste). Profissionalismo, mercado de trabalho e apuração foram alguns dos temas abordados.

Foto: Mauro Miranda

O universo do jornalismo televisivo foi explorado dos vários pontos existentes, desde a produção, construção de um programa até como fazer uma reportagem. Vídeos e experiências pessoais serviram para mostrar como funciona esse universo. O produtor Washinton Gurgel falou da importância de um profissional multifuncional. “Não dá para ser apenas uma coisa. As empresas te chamam quando sentem a necessidade”, disse.

Foto: Mauro Miranda

Andrea Trigueiro, completando a ideia, enfatizou como esse profissional é utilizado no mercado de trabalho. “O multimídia tem mais chance de ser contratado, por que ele pode não ser o melhor em apenas um segmento, mas se desenrola em vários. E isso é o que atrai”, afirmou. Trigueiro falou também sobre a forma correta de apurar uma notícia. Em uma dinâmica com o grupo, foi possível ver a facilidade de acontecer o efeito Telefone sem fio, mostrando a importância de uma boa apuração.

Marjones explorou a importância da equipe e do repórter. Como exemplo, citou uma matéria que ele fez exemplificando a função que cada pessoa da equipe ocupou e como elss influenciaram no resultado final. “Enquanto eu ia ao local, uma parte da equipe já estava lá pegando imagens, o produtor ficou entrevistando uma fonte pelo celular e o câmera estava resolvendo questões da iluminação. Só foi possível fazer a reportagem por que trabalhamos em equipe”, ressaltou.

Foto: Rapha Oliveira

Os alunos puderam colocar em prática o que viram na oficina. Eles tiveram que fazer um Stand Up na área externa da Universidade. “Essa é a primeira vez que eu participo do Intercom e fiquei impressionado, por que eu não sabia que nós veríamos na prática o que aprendemos, que estaríamos na rua. Está sendo maravilhoso”, disse Jadnaelson Souza, estudante do 6º período de jornalismo da Universidade do Estado da Bahia.

Foto: Rapha Oliveira