»

set
03

Ex-presidente da Intercom comanda mesa sobre humor e homenagem a Gaudêncio Torquato

Foto: Micaella Pereira

Texto: Daniel França/ Foto: Micaella Pereira

O ex-presidente da Intercom e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP, Adolpho Queiroz, irá comandar várias atividades durante o Intercom 2011, que está sendo realizado na Unverisdade Católica de Pernambuco. Além de uma exposição de charge, ele irá coordenar mesa sobre humor e uma homenagem ao jornalista Gaudêncio Torquato, considerado uma referência e pioneiro em comunicação organizacional e política no Brasil.

Adolpho explicou que a mesa sobre charge e humor trará ao público do Intercom uma exposição do Salão Internacional de Piracicaba com caricaturas, cartazes, charges, histórias em quadrinho e cartoons. Artistas locais como Humberto Araújo (Jornal Commercio - Recife), Antonio Clériston de Andrade (Decom, UFPE), Samuca (Associação dos Cartunistas de Pernambuco),  e convidados de renome nacional e internacional como Paulo Caruso (chargista), Marcelo Briseno Marques de Melo (Umesp) e Luis Humberto Marcos (Museu Imprensa – Portugal) estão entre os participantes.

“Recebemos trabalhos da Europa, EUA e até do Irã. Esta é uma área muito politizada porque política é alvo fácil de crítica”, disse Adolpho com a propriedade de quem é ex-presidente do Politicom, uma sociedade de pesquisa que estuda a relação entre política e comunicação. Sobre as perspectivas de mercado de trabalho, o professor foi categórico: “É dificílimo. As novas gerações tem de batalhar muito. Para os novatos, as dicas são ler muito, estudar questões históricas e política contemporânea, e ler poesias. Isso ajuda a inspirar”.

Torquato - Pioneiro na comunicação organizacional e referência nesta área, o ex-presidente da Intercom, o jornalista potiguar Francisco Gaudêncio Torquato será um dos homenageados durante o Intercom 2011. “Nada mais justo do que homenageá-lo na escola na qual ele estudou”, explica o professor Adolpho ao se referir aos 60 anos de fundação da Universidade Católica de Pernbambuco e aos 50 anos da criação do curso de Jornalismo da instituição. Esta mesa também terá a coordenação da professora Margarida Kroling Kunsch (USP) e, como mediadora, a professora Ada Denker (Anhembi-Morumbi).

Natural da cidade de Luís Gomes, no Rio Grande do Norte, Torquato começou a exercer a atividade de repórter como colaborador de jornais e revistas do Recife em 1962, quando iniciava seus estudos no curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco. Ele exerceu o jornalismo em várias das principais publicações do Nordeste e também do Sudeste do país, entre os quais Jornal do Commercio, Folha de São Paulo e Correio da Manhã. Em 1966, Torquato ganhou o Prêmio Esso na categoria Científica, com uma série de reportagens sobre a doença da barriga d´água.

Ele se tornou professor titular da USP e consultor político,  defendeu a primeira tese no país sobre a Comunicação Organizacional. Autor de mais de dez livros, Torquato publicou o primeiro livro sobre Marketing Político no Brasil. Como analista político e social, é fonte requisitada pelos principais veículos de comunicação para opinar sobre os fatos e cenários das áreas. Conferencista e palestrante, é autor de diversos papers sobre conjunturas político-econômicas e estratégias de comunicação para série de empresas e setores produtivos.

Clique no link ao lado e conheça um pouco mais sobre a trajetória de Torquato http://www.portalintercom.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=60:programacao&catid=45&Itemid=2

Serviço:

Exposição de charges: domingo (3), a partir das 9h no salão receptivo (de vidro) do bloco G

Homenagem a Torquato: segunda (4), das 14h às 16h, bloco G4, sala 307

Mesa de Charge e Humor: terça (6), das 14h às 16h, bloco G, auditório G1