»

Centenário de Marshal McLuhan será lembrado no Intercom 2011

Os 100 anos de nascimento do pensador e pesquisador canadense Marshal McLuhan serão lembrados no Intercom 2011 durante o ciclo A Galáxia de McLuhan. No dia 4, às 14h, está programada a mesa-redonda McLuhan: O legado teórico, com  a participação dos pesquisadores Carlos Collado (Universidade de Oviedo/Espanha), Oumar Kane (Universidade de Québec/Canadá) e Filomena Bonfim (Universidade Federal de Minas Gerais). O mediador será o professor Edgar Rebouças (Universidade Federal do Espírito Santo). O evento será realizado no auditório G1.

No dia 5, às 14h, será a vez da mesa-redonda Harold Innis e McLuhan: diálogos possíveis, com a participação dos pesquisadores Gaetan Tremblay (Universidade de Québec/Canadá), William Buxton (Concordia University), Octavio Islas (Universidade de Monterrey/México) e Luiz Martino (Universidade de Brasília). O mediador será o presidente da Intercom, Antonio Hohlfeldt. O evento também acontecerá no auditório G1.

Saiba mais

Herbert Marshal McLuhan nasceu em julho de 1911, em Toronto, no Canadá, e morreu em dezembro de 1980. Teórico dos meios de comunicação, foi precursor dos estudos midiológicos. Seu foco de interesse não são os efeitos ideológicos dos meios de comunicação sobre as pessoas, mas a interferência deles nas sensações humanas, daí o conceito de “meios de comunicação como extensões do homem” (título de uma de suas obras).  McLuhan introduziu as expressões o impacto sensorial, o meio é a mensagem e aldeia global como metáforas para a sociedade contemporânea, ao ponto de se tornarem parte da nossa linguagem do dia a dia. Confira algumas de suas obras:

No mundo (em inglês)
  • 1951. The Mechanical Bride: Folklore of Industrial Man.
  • 1962. The Gutenberg Galaxy: The Making of Typographic Man. Toronto: University of Toronto Press.
  • 1964. Understanding Media: The Extensions of Man. New York: McGraw-Hill.
  • 1967. The Medium is the Massage: An Inventory of Effects. New York: Bantam Books. (with Quentin Fiore)
  • 1968. War and Peace in the Global Village. New York: Bantam Books. (with Quentin Fiore)
  • 1969. “Communication in the Global Village.” In This Cybernetic Age, edited by Don Toppin. 158-67. New York: Human Development Corporation.
Em Espanhol
  • 1996. La aldea global
No Brasil
  • 1969. A Galáxia de Gutenberg: a formação do homem tipográfico. Ed. da Univ. de São Paulo. Tradução: Leônidas Gontijo de Carvalho e Anísio Teixeira.
  • 1969. Os meios de comunicação como extensões do homem (Understanding Media). Editora Cultrix. tradução: Décio Pignatari
  • 1969. O meio é a mensagem. Ed. Record. Tradução: Ivan Pedro de Martins. (com Quentin Fiore)
  • 1971. Guerra e Paz na Aldeia Global. Ed. Record. Tradução: Ivan Pedro de Martins. (com Quentin Fiore)
  • 1973. Do Clichê ao Arquétipo. Ed. Record. Tradução: Ivan Pedro de Martins. (com Wilfred Watson)
  • 2005. McLuhan por McLuhan: conferências e entrevistas. Ed. Ediouro.