»

jun
27

Pró-reitora Acadêmica destaca importância para a Unicap de sediar o Intercom 2011

Professora Aline GregoA Universidade Católica de Pernambuco vai sediar de 2 a 6 de setembro o XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2011, que este ano terá como tema central a questão “Quem tem medo da pesquisa empírica?”. Em entrevista ao Boletim Unicap, a Pró-reitora Acadêmica da Católica e coordenadora local do Intercom 2011, Aline Grego, enfatiza a importância para a Unicap de sediar o maior evento da área de comunicação da América Latina, apresenta os principais destaques da programação e revela as novidades do Congresso neste ano.

Boletim Unicap – Qual a importância para a Universidade Católica de Pernambuco de sediar o Intercom 2011?

Aline Grego -  O Congresso da Intercom é o maior da América Latina. Ele vem coroar o trabalho, a dedicação e o respeito que os cursos de comunicação da Unicap são detentores. É, em especial, uma homenagem ao nosso curso de Jornalismo, que este ano completa 50 anos de existência e cujo fundador empresta o nome ao principal prêmio da Intercom, o Prêmio Luiz Beltrão, concedido a pesquisadores que se destacam nessa área. Vale destacar, também, que o Congresso irá propiciar o intercâmbio científico e cultural entre pesquisadores, profissionais e estudantes de comunicação, reunindo desde os jovens da graduação até os mais respeitados e renomados pesquisadores/autores dessa área. Assim, essa será uma grande oportunidade para alunos e professores da Unicap vivenciarem essa grande experiência acadêmica.

Boletim Unicap – Quais são os destaques da programação do Intercom 2011?

Aline Grego – Sou suspeita, pois acho que toda a programação do evento merece destaque. Desde as apresentações do Intercom Júnior e da Expocom aos trabalhos que serão apresentados no encontro dos vários grupos de pesquisa e na mesa de abertura com Rosental Calmon Alves, da Universidade do Texas. Mas destacamos, também, o Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, que trará, entre outros, os conferencistas Michel Maffesoli (IUF/França), Juremir Machado (PUC/RS), Octavio Islas (Universidade de Monterrey/México), Joseph Calstas-Chittilappilly (Instituto de Imprensa e Comunicação/Genebra), Eduardo Namburete (Universidade Eduardo Mondlane/Moçambique), Maria Immacolata Vassalo Lopes (USP), entre outros.  Teremos, ainda, as mesas: “50 anos de Jornalismo na Unicap”, com as participações de Alexandre Figueirôa (Unicap), José Marques de Melo (Umesp), Evaldo Costa (Secretaria de Imprensa de Pernambuco), Salette Tauk (UFRPE), Maria Luiza Nóbrega (UFPE) e Ana Cláudia Elói (Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco); “Harold Innis e McLuhan: Diálogos possíveis?”, com as participações de Antonio Hohlfeldt (presidente da Intercom), Gaetan Tremblay (Montreal), William Buxton (Concordia University), Octavio Islas (Universidade de Monterrey) e Luiz Martino (UNB); “Charge e humor”, com os chargistas Paulo Caruso, Samuca (Associação dos Cartunistas de Pernambuco e Diario de Pernambuco), Humberto Araújo (Jornal do Commercio), Marcelo Briseno Marques de Melo (Umesp) e Antonio Clériston de Andrade (UFPE), além de Adolpho Queiroz (Umesp) e Luís Humberto Marcos (Museu Imprensa/Portugal). Por fim, destaco a palestra de Zileide Silva, da TV Globo, e o painel “Mercado jornalístico regional: Em foco o Nordeste”, com Igor Ribeiro (Revista Imprensa), Adísia de Sá (O Povo/Revista Imprensa), Ivanildo Sampaio (Jornal do Commercio), Vandeck Santiago (Diario de Pernambuco), Henrique Barbosa (Folha de Pernambuco) e Ricardo Mello (Unicap).

Boletim Unicap – Quais são as novidades do Intercom 2011 em relação ao dos anos anteriores?

Aline Grego – Temos duas grandes novidades no Intercom deste ano. A primeira é o Espaço Institucional Intercom, que irá apresentar aos congressistas, numa tenda instalada no campus da Unicap, a trajetória e as produções da Intercom. A outra diz respeito às oficinas e aos minicursos. Além de serem oferecidos, como já ocorre tradicionalmente, no dia da abertura do Congresso (3 de setembro), pela primeira vez elas também vão acontecer no dia do encerramento do Congresso, 6 de setembro. Será o maior número de oficinas e minicursos ofertados num Congresso da Intercom – quase 100.

Boletim Unicap - Quantas pessoas estão envolvidas na preparação do evento?

Aline Grego - Hoje, na organização local da Unicap, fazem parte diretamente da nossa comissão 15 pessoas. Indiretamente, são quase 25.

Boletim Unicap – Quantas pessoas estão sendo esperadas no Intercom 2011?

Aline Grego - A previsão da Intercom é que o Congresso no Recife, na Unicap,  reúna 5 mil pessoas.

Boletim Unicap – Quem quiser participar ainda tem tempo de se inscrever?

Aline Grego – Sim, as inscrições podem ser feitas até o final de julho. Mas, atenção, os que estão interessados em apresentar trabalhos científicos deverão se inscrever e enviar os trabalhos até o dia 15 de julho.