»

Publicom movimenta Salão Receptivo no Intercom Unicap

A Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) promoveu mais um Publicom. O evento é destinado aos autores e pesquisadores que desejam divulgar suas obras durante o encontro. A última edição, realizada hoje (5) à noite no Salão Receptivo da Unicap, reuniu pesquisadores de todo o país. A atividade proporcionou ao público a experiência de conhecer o que há de mais moderno na produção científica nacional.

Um dos trabalhos apresentados esta noite foi o da professora Mônica Fantin. Ela lançou o livro “Criança, cinema e educação: além do arco-íris”. A obra tem o selo da editora Anna Blume e promete dar grandes subsídios aos educadores que pretendem dinamizar suas aulas utilizando o audiovisual. “O livro é resultado de uma pesquisa e um doutorado sanduíche realizado no Brasil e Itália”, conta Mônica.

Segundo ela, o estudo foi realizado entre crianças brasileiras e italianas, na faixa etária dos oito aos 10 anos. “Gravamos algumas experiências de crianças no Brasil e mostramos na Itália. Também fizemos o mesmo com crianças de lá e exibimos aqui”. Segundo Mônica, um dos benefícios da introdução da produção audiovisual na escola é o desenvolvimento dos alunos na criação de narrativas. “Eles começam a usar também alguns temos do próprio cinema”, comenta.

O professor do curso de Jornalismo da Unicap Paulo Nunes César Fradique, que foi o responsável pela organização do Publicom este ano, afirmou que o encontro proporciona aos estudantes de comunicação o contato direto com os pesquisadores. “Eles podem adquirir o livro pelas mãos do escritor. Além disso, neste espaço pode começar os primeiros contatos numa orientação de pesquisa”, frisou.