»

Projetos são apresentados no VI Intercom Júnior

Fotos: Daniel Paza

Por: Vítor Albuquerque

Na manhã desta segunda-feira (5), as salas do 4º andar do bloco B da Universidade Católica de Pernambuco se tornaram palco das apresentações de trabalhos do VI Intercom Júnior, uma sessão na qual estudantes de comunicação apresentaram projetos de iniciação científica que foram desenvolvidos ao longo do ano.

Na sala 406 aconteceram 10 apresentações de alunos de universidades de todo o país. Confira os projetos:

- “A AIDS no ‘Jornal Nacional” – Tatiana Silva, da Universidade Federa de Minas Gerais.

- “Intertextualidade: a utilização de fórmulas fixas no jornal ‘Aqui PE’”- Gabriel Catunda e Tatiana Cardozo, da Universidade Católica de Pernambuco.

- “O Berro D’água: um grito de resistência à imprensa hegemônica na cidade de juazeiro-BA” – Anna Souza e Tito Eugênio Souza, da Universidade Estadual da Bahia.

- “Proposta metodológica para uma análise da coluna ‘Prosa de Sábado’, do jornal ‘O Estado de São Paulo’”. –Felipe de Oliveira Mateus, da Universidade Estadual Paulista.

- “A transmissão de futebol pelo rádio no Brasil e na Espanha” – Guilherme Giavoni, da Universidade de Sorocaba.

- “O espaço na construção da narrativa de ‘A Sangue Frio’” Natália Santana, da Universidade do Estado da Bahia.

- “A construção da narrativa de ‘A Sangue Frio’” – Jadnaelson Souza e Amanda Franco, da Universidade Estadual da Bahia.

“A contrução do contrato de leitura a partir do tema ‘Drogas’ nos jornais ‘Meio Norte’ e ‘O Dia’” – Tamires Coelho e Carlos Rocha, da Universidade Federal do Piauí.

“Os mecanismos de interatividade do projeto ‘Diário na Vila’: descrição e funcionalidade” – Josieli Rodrigues, da Faculdade Cenecista de Rondonópolis.

“A definição de cultura no jornalismo cultural: um olhar sobre a revista ‘Bravo!’ – Anna Cavalcanti, da Universidade Federal do Ceará.

Tatiana dos Santos Silva é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais e conta um pouco sobre seu projeto: “Apresentei algumas reflexões sobre o modo como a AIDS tem sido abordada pelo Jornal Nacional nos últimos quatro anos. Considerando o papel da cobertura midiática especial do Jornal, na forma como as pessoas entendem a doença.” Tatiana ainda ressalta que não é o primeiro congresso que participa: “Participei do Intercom Regional em São Paulo e acredito que esse congresso é bastante interessante. O que eu gosto do Intercom é que abre espaço para que pessoas de todos os níveis possam participar. Acho que permite com que essas pessoas possam construir suas teorias e têm esse espaço para expor,” frisou Tatiana.

Jadnaelson Souza, estudante de Jornalismo do 6º período da Universidade Federal da Bahia fez seu trabalho sobre uma análise da construção dos personagens Perrry e Dick no livro “A Sangue Frio” de Truman Capote: “É a primeira vez que venho ao Intercom. Um congresso maravilhoso, recepção muito boa, evento bastante organizado e ainda temos a troca cultural que quebra os estereótipos que possam existir”, ressaltou Jadnaelson. Seu trabalho falou sobre como era que literatura e Jornalismo se misturavam, então foi estudado quais os elementos que constroem uma narrativa além de analisar os personagens.

“Fiquei feliz com a organização, tudo muito perfeito, todos os voluntários dando as informações necessárias e guiando. A estrutura da Unicap é muito boa e as palestras e os minicursos estão acrescentando muito nas graduações de todo o Brasil,” frisou Amanda Franco, estudante de Jornalismo do 6º período da Universidade Federal da Bahia.

Tamires Coelho é estudante do 8º período de Jornalismo da Universidade Federal do Piauí e conta que seu trabalho foi sobre a  análise a partir de algumas matérias do Jornal de maior tiragem do Piauí, Jornal Meio Norte e o Jornal O Dia. “Fizemos uma análise comparada a partir do tema drogas, pois existia a caminhada Piauí sem drogas e analisamos como foi a repercussão, já que havia um agendamento e como os jornais abrangeram esse tema. Nós escolhemos, pois nos últimos anos o Piauí virou centro de procura tanto de tratamento quanto de consumo de drogas. Então percebemos que é um tema de relevância social.”, explicou. Tamires também comenta sobre o evento: “A Unicap tem uma estrutura muito boa e com isso possibilita que tenhamos uma organização perfeita. A quantidade de voluntários também ajuda muito na organização do Congresso,” elogiou.

Anna Cavalcanti, estudante de Jornalismo do 7º período da Universidade Federal do Ceará, falou sobre Jornalismo Cultural. “Eu gosto muito de cultura e venho estudando desde que entrei na universidade. Estou com monitoria da disciplina de Teorias da Comunicação e isso já influencia bastante no tema que estudei. Já participei do Intercom Regional e estou adorando o Intercom Nacional aqui na Unicap. As instalações são muito boas, as pessoas bastante receptivas e atenciosas. Estão de parabéns”, disse Anna.

As atividades tiveram continuidade das 14h às 18h, com mais nove trabalhos.