Texto:Rafael Sabóia / Foto: Julia Teles
Dando sequência à série de atividades realizadas no XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2011, que está sendo promovido no campus da Universidade Católica de Pernambuco, foi realizada na tarde deste domingo(4), na sala 402 do bloco G, a apresentação do trabalho “O jornalismo popular e as práticas publicitárias”, dos professores Mirian Martins da Motta Magalhães e Alexandre Carlos Madruga, ambos da Unisuam do Rio de Janeiro. O trabalho foi apresentado na Sessão 1 do XI Encontro dos Grupos de Pesquisa da Intercom, cujo tema central foi “Jornais de referência, populares e popularescos: Múltiplas abordagens”, sob a coordenação da professora Elza Aparecida de Oliveira Filha (Unicenp).
O trabalho se baseia na análise do jornalismo considerado popular, com o objetivo de mostrar para os acadêmicos que um novo público consumidor da notícia está surgindo, e que é importante trazer a temática do jornalismo popular para o meio acadêmico, e não fazer dos cursos de jornalismo algo restrito ao jornalismo de referência. “Temos que mostrar aos nossos colegas docentes que há uma lista imensa de jornais populares e que, em consequência disso, também temos uma grande quantidade de profissionais atuando neste tipo de jornalismo. Porém, dentro da universidade, ainda não temos uma área específica que estude como fazer jornalismo popular”, disse Alexandre Carlos Madruga, professor da Unisuam (RJ).
No trabalho também foram apresentados gráficos comparativos do tipo de público consumidor dos dois maiores jornais considerados populares do estado de Rio de Janeiro, os Jornais Extra e Meia Hora, nos quais foi baseada a pesquisa dos professores Mirian e Madruga. Foram também discutidas a tipologia usada nesses tipos de jornais, a edição e a diagramação, além de discussões a respeito de como se dá a produção das capas desses jornais. Também foram discutidas as práticas publicitárias nos jornais voltados para a classe “C” e a maneira como os anúncios publicitários são publicados entre notícias que muitas vezes são consideradas chocantes, e que nesses jornais são tratadas de forma irônica.