»

02

A Comunicação e o Espaço Público foi tema da segunda sessão do III Colóquio Brasil-Argentina de Estudos da Comunicação

Texto: Rafael Sabóia/ Foto: Gabriela Vitória

Após a primeira sessão do III Colóquio Brasil-Argentina de Estudos da Comunicação ter sido realizada na manhã desta sexta-feira,(2), no Hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem, onde foram debatidos questões envolvendo o tema de Pesquisa, Poder e Política na Comunicação,sob a coordenação do diretor de relações internacionais da Intercom,professor Edgard Rebouças, à tarde foi a vez da segunda sessão do Colóquio, que desta vez abordou como tema a Comunicação e o Espaço Público, sob a coordenação da professora Doris Fagundes Houssem.

Coube a Houssem, responsável pela coordenação da mesa debatedora abri a segunda parte do III Colóquio Brasil-Argentina de Estudos da Comunicação. A professora apresentou aos congressistas, os debatedores que componham a mesa e suas respectivas pesquisas a serem apresentadas naquela tarde. Foram apresentadas as pesquisas das professoras Maria Soledad Segura, da Universidad Nacional de Córdoba e da professora Mara Sesmero, da Universidad Nacional del Nordeste. A primeira teve como base o tema – “De Lo Alternativo a lo Público. La Sociedad Civil en las disputas por democratizar las comunicaciones(Argentina,2001-2009). Já a segunda, foi baseada no tema – Acción de La Comisión de los Derechos a la Comunicación e Información en el marco del Observatório de Derechos Humanos Corrientes-Chaco.

Com base nas pesquisas apresentadas pelas professoras, foram apresentados em seguida, dois trabalhos acadêmicos de doutorado e um de mestrado. “O rádio público no Brasil: Construindo um modelo nacional pela programação”, tese de doutorado, apresentada pela professora doutora Valci Regina Mousquer Zuculoto, da Universidade Federal de Santa Catarina; “A Perspectiva Sociocultural dos gêneros de programação da TV pública: Análise comparada Brasil-Argentina”, tese de doutorado, apresentada pelo professor Antônio Teixeira de Barros, da PPG do Centro de Formação da Câmara dos Deputados; e “O Brasil na imprensa argentina: A teia noticiosa do periódico Clarín- do Futebol à produção de sentido da notícia, tese de mestrado, do professor Marcelo da Silva, da Universidade do Sagrado Coração – Bauru-SP.

Resumo das teses de doutorado e mestrado apresentadas na tarde de sexta-feira

O rádio público no Brasil: construindo um modelo nacional pela programação – De Valci Regina Mousquer Zuculoto (Universidade Federal de Santa Catarina)

Este artigo propõe apresentar, analisar e atualizar o resgate da história das rádios educativas, estatais, culturais e universitárias brasileiras, especialmente quanto às suas linhas de programação. Resume e dá continuidade à minha pesquisa de doutorado sobre “A Construção histórica da programação de rádios públicas brasileiras” (ZUCULOTO, 2010). Estas emissoras operam há mais de 70 anos e hoje já são centenas em todo o país. Até os anos 90, quando somava aproximadamente 100 estações, este segmento não comercial da radiodifusão era conhecido como sistema educativo de rádio. Mas a partir daquela época e com mais força desde o início deste século 21, a maior parte destas rádios passa a se autoproclamar pública. E vem tentando, pela programação, construir um modelo público de rádio para o Brasil.

Perspectiva sociocultural dos gêneros de programação da TV pública: análise comparada Brasil-Argentina – De Antônio Teixeira de Barros (PPG do Centro de Formação da Câmara dos Deputados)

Estudo comparativo sobre os gêneros de programação predominantes na TV Pública da Argentina e do Brasil, ambas mantidas pelo Poder Executivo de cada país. O foco é o perfil geral da programação e os gêneros predominantes, com o objetivo de avaliar os pontos de convergência e/ou divergência entre ambas. Parte-se das seguintes questões: a programação atual, dos dois canais, ainda reflete o caráter educativo e político que norteou sua criação? Até que ponto os conteúdos representam a diversidade cultural e política desses países ou continuam atrelados a finalidades políticas? Conclui que o caráter educativo e político que norteou a criação dessas emissoras mantém-se até hoje, o que pode servir aos governos de ambos os países como uma forma de controle dos conteúdos veiculados.

O Brasil na imprensa argentina: a teia noticiosa do periódico Clarín – do futebol à produção de sentido da notícia – De Marcelo da Silva (Universidade do Sagrado Coração, Bauru)

Brasil enunciado no Clarín carrega uma série de estereótipos, formações discursivas reificadoras e legitimadores de uma “face” imagem negativa que pode produzir no imaginário coletivo argentino e em diferentes mediações sócio-culturais uma concepção de Brasil vincada muito mais em critérios de noticiabilidade e de audiência, que em explicações plausíveis dos acontecimentos brutos que erigem no Brasil e são levados às páginas do Clarín. No afã de organizar e deter o caos – esse caldo amorfo que serve de cultura à confusão, ao inusitado e ao inesperado – o jornal Clarín, ao construir acontecimentos nas notícias, parece intoxicar e fazer perder a noção de funcionamento do mundo e de Brasil, ao mesmo tempo em que busca informar e esclarecer sobre o que ocorre no ventre da sociedade brasileira, neste artigo no enquadramento noticioso acerca do futebol.