Eternamente Ariano Suassuna!

Ariano  - 1 ano para RP

Há um ano, o tinhoso, o tresmalhado, o cabreiro, o arengueiro, o cambrião, o visionário – referendado por tantos; despeitado por outros -, o transgressor de belezuras culturais, o genial, o imortal Ariano (Vilar) Suassuna foi criar e contar seus causos em outro patamar, em outro cenário, com outras (?) estéticas e outros conteúdos mais evoluídos, mais harmoniosos que os nossos, meros mortais. Deve está aprontando muitas, boas e engraçadas…!

Aqui, brigou – desde o final dos anos 1940 -, com meio mundo de gente, para termos uma cultura genuinamente nacional, fundamentada na união de elementos eruditos e de contextos populares, da qual denominou de a Arte Armorial. Elegeu (transversalmente) algumas áreas do conhecimento: literatura, música, pintura, teatro, cinema, escultura, dança, arquitetura (essa, como apenas um “exemplar” reconhecido por Ele: A Casa da Flor no Rio de Janeiro)… Sua paixão, entre outros, foram os contextos dos versos populares e as rústicas iconografias das xilogravuras.

Aguardamos o lançamento do inédito O Jumento Sedutor, lapidado por cerca de 35 anos.

Obrigados, Ariano! Homenagem do curso de Relações Públicas e da Agência Experimental em Relações Públicas (Agerp) da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Assinatura RP e Agerp

 

Contextos relacionados:

– SUASSUNIAR: o Auto da Cultura Armorial!

– SUASSUNIAR: tomo 2

– SUASSUNIAR: tomo 3

– SUASSUNIAR: tomo 4

– SUASSUNIAR: tomo 5

– SUASSUNIAR: tomo 6

Ou, ainda, no projeto multidisciplinar O Romance de um Romanceiro Arengueiro ou A Eterna Peleja de um Cabra Sabido em Busca de uma Identidade Nacional ou Harmonia Armorial, 35 Anos em Movimento (Versão 1.0).






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...