Homenagem

SUASSUNIAR: tomo 3

Há 14 dias Ariano Suaasuna foi inventar novos causos pra “além do horizonte”. E espiar os que aqui ficaram. A “tocaia” se dá pelas (re)criações da comunhão fantástica de a Arte Armorial. Ariano denominou Armorial como adjetivo, ou seja, não apenas uma definição (substantivo), mas uma qualificação. Para suas criações bebeu, entre várias simbologias -, de ícones eruditos e populares -, da Idade Média, do Barroco Brasileiro do século XVIII e da literatura de cordel.

 

Tapeçaria e Cerâmica

À esquerda, em no alto, Tapeçaria de Bayeux (detalhe)- considerada o primeiro registro heráldico. À esquerda, em baixo, Mouros Versus Cristãos (detalhe de Iluminura). À direita, Cerâmica: A Batalha dos Guararapes de Francisco Brennand (inspirada na Tapeçaria de Bayeux)

 

Da Idade Média, emblemáticas são as artes plásticas: tapeçaria, ourivesaria, esmaltes, Iluminura. Essa, a arte dos arabescos, das ilustrações, dos cabeçalhos, dos títulos e das capitulares, as letras inicias dos capítulos dos manuscritos antigos, a exemplo das Bíblias cristãs do catolicismo e do protestantismo.

 

Detalhe Iluminura e Gravura  Samico

À esquerda, detalhe de Iluminura. À direita, Gravura: Juvenal e o Dragão de Samico.

 

O universo adjetivado por Suassuna “salta aos olhos” com as ilustrações em suas Iluminogravuras e outras obras de “armorialistas”, como as de Samico, de Francisco Brennand, e de inúmeras criações-homenagens de artistas profissionais e iniciantes “encantados” pela Arte Armorial. Foi o caso do projeto Harmonia Armoral, 35 anos em movimento (versão 1.0) da Agência Experimental em Relações Públicas (Agerp) da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

 

Iluminuras e Iluminogravuras

À esquerda, Iluminuras. À direira, Iluminogravuras de Ariano Suassuna.

 

Os motes do Harmonia são (re)criações do Mestre e de outros “armorialistas” que, nas palavras de Chicó: “eu só sei que foi assim”; mas, nesse caso é “na vera”. Assim, apresenta-se as belezuras das Iluminuras, das Iluminogravuras e a versão do Harmonia Armorial. As criações arabescas são poesias gráficas: medievais e contemporâneas.

 

Capitulares

Capitulares iniciais iluminadas e arabescos. À esquerda, baseadas nas Iluminuras; à direita, baseadas na Arte Armorial para o Harmonia Armorial.

 

Postais Armoriais

Postais armoriais criados para o Harmonia Armorial.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by: Wordpress